Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Privat Bank

Tone

Recommended Posts

Olá

Imaginameos que o Privat Bank «estoura» e há necessidade de um depositante se socorrer do Fundo de Garantia de Depósitos ( até 100000 Euros) para ser imdeminizado.

Como se processa o accionamento desse Fundo de garantia? É o próprio jnteressado a fazê-lo ou o Banco de Portugal desempenha esse papel? Se for o próprio, onde o faz, em Portugal ou no país de origem do Banco?

Obrigado

De acordo com o Bando de Portugal e sendo a Letónia menbro da UE,

"

A garantia dos depósitos captados pelas sucursais em Portugal de instituições de crédito é dada:

Para as instituições com sede noutros Estados-Membros da União Europeia – pelo regime de garantia do país da respectiva sede, pelo valor de 100.000 euros;

Para as instituições com sede em países não membros da União Europeia – pelo Fundo de Garantia de Depósitos de Portugal, salvo se estiverem cobertos por um sistema de garantia do país de origem em termos que o Banco de Portugal considere equivalentes e sem prejuízo de acordos bilaterais existentes sobre a matéria.

"

Nem no site do FGB, encontrei informação sobre como proceder em caso de o banco ter problemas, no entanto pelo que tenho pesquisado e lido aqui, aqui ou aqui, a Letónia actualmente parece ter uma economia mais sólida e robusta que a Portuguesa, por isso nem perco muito tempo a pensar em tal possibilidade. Apesar de perceber os receios de quem pensa abrir conta no Privat pois também eu tive todas essas dúvidas.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• ruicarlov

156

• JRJordao

81

• futsal78

72

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Acho este artigo um bocado alarmista e pouco imparcial. 1) em novembro, o PrivatBank tinha procedido a um corte significativo na remuneração dos depósitos. Assim, aconselhamos os clientes desta ins

Pretendo retirar todo o dinheiro do Privat Bank e aproveitar os últimos dias com taxas decentes dos Certificados de Aforro/CTPM. Uma vez que tenho AforroNet, penso que a forma mais rápida e económic

Corrigam-me se estiver errado, mas penso que a questão da saúde económica dos paises não terá uma grande relevância nesse aspecto, mas sim  o próprio fundo, olhando para um noticia há uns meses atrás sobre o relatório de contas do FGD Português, chega-se á conclusão que se tivesse que accionar o FGD para salvar os DPS dos principais bancos o mesmo não chegaria para todos, a pergunta é se o FGD da Letónia está nas mesmas circunstâncias, até calculo que não, mas também não conheço o relatório do FGD deles...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos :)

Desde já, espero que estejam a ter um dia de Natal feliz.

Estava aqui a ver os formulários que me foram disponibilizados aquando da abertura de conta e surgiu-me uma dúvida. Num dos formulários tenho um IBAN diferente do IBAN da conta à ordem, alguém me sabe explicar porque (raio) é que tenho 2 IBAN diferentes?

Cumprimentos,

Sorcha

Boas,

Também criei conta no Privat e reparei no mesmo.

Retirei o Nib pelo cartão multibanco que me atribuíram e o numero não bate certo com nenhuma das 2 contas!

Alguem sabe o porquê?

Obrigado e Boas Festas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ora viva,

Então é assim o meu 1º pé de meia a 6M venceu hoje. Já está como concluído com os juros e imposto e isso tudo.

A minha questão é como é que tenho acesso ao dinheiro par ao transferir para o meu 2º pé de meia?

É que o € não aparece na conta à ordem! Será por ser fim de semana?

No chat do privat24, deve estar algum Bot de serviço pois só me diz me boa tarde!

Alguém me pode explicar qual o procedimento que devo realizar?

Cumps.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Também criei conta no Privat e reparei no mesmo.

Retirei o Nib pelo cartão multibanco que me atribuíram e o numero não bate certo com nenhuma das 2 contas!

Alguem sabe o porquê?

Obrigado e Boas Festas

Bem... a resposta do meu gestor é que um IBAN é da conta à ordem e o outro é do cartão de débito.

Nunca tinha sequer pensado que um cartão de débito teria outro IBAN associado que não o da conta à ordem... :S

Quanto ao NIB, não faço ideia, mas pelo menos o meu gestor respondeu prontamente à minha dúvida via e-mail, acho que devias fazer o mesmo.

Cumprimentos,

Sorcha

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos :)

Desde já, espero que estejam a ter um dia de Natal feliz.

Estava aqui a ver os formulários que me foram disponibilizados aquando da abertura de conta e surgiu-me uma dúvida. Num dos formulários tenho um IBAN diferente do IBAN da conta à ordem, alguém me sabe explicar porque (raio) é que tenho 2 IBAN diferentes?

Cumprimentos,

Sorcha

Achei curiosa essa informação de 2 IBAN´s diferentes uma vez que eu não tenho  nenhum IBAN LOL O que me deram foi o "Formulário de Pedido de Acesso ao Sistema de Gestão de Conta à distância e activação das ferramentas de acesso (para particulares), Formulário de Pedido de Abertura de Conta e de Emissão de Cartão para Particulares". Este último nem percebo o porquê visto que o privat pelo que sei não tem cartões de multibanco. Tenho ainda a FIN para depósitos e anexos com os custos das transferências, etc...

Se alguém me souber indicar aonde é que posso ver o IBAN agradecia ;D  não é que seja urgente mas agora fiquei com a impressão que me falta algum papel.

PS- Eu sei o que é o IBAN. (Número Internacional de Conta Bancária).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Achei curiosa essa informação de 2 IBAN´s diferentes uma vez que eu não tenho  nenhum IBAN LOL O que me deram foi o "Formulário de Pedido de Acesso ao Sistema de Gestão de Conta à distância e activação das ferramentas de acesso (para particulares), Formulário de Pedido de Abertura de Conta e de Emissão de Cartão para Particulares". Este último nem percebo o porquê visto que o privat pelo que sei não tem cartões de multibanco. Tenho ainda a FIN para depósitos e anexos com os custos das transferências, etc...

Se alguém me souber indicar aonde é que posso ver o IBAN agradecia ;D  não é que seja urgente mas agora fiquei com a impressão que me falta algum papel.

Não tens acesso à conta via net? na conta de certeza que deverá haver um sitio onde tens o NIB, IBAN...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Adiciono mais informação sobre a o Fundo de Garantia de Depósitos da Letónia e que ainda não tinha visto por aqui.

O que está no site do Privat:

"O Fundo de Garantia de Garantia de Depósitos português manifestou junto do “Financial and Capital Market Commission” – autoridade gestora do sistema de garantia de depósitos da Letónia – a sua disponibilidade para, em conjunto, definirem procedimentos e mecanismos de cooperação entre os dois sistemas de garantias de depósitos, no âmbito da Directiva 2009/14/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, nomeadamente, com especial incidência nos esquemas de reembolso dos depósitos constituídos junto de sucursais estabelecidas por instituições de crédito em Estados-Membros diferentes do Estado-Membro em que estão sediadas."

O endereço do Fundo de Garantia de Depósitos da Letónia (sempre dá para acompanhar algumas notícias financeiras que se vão passando no país):

http://www.fktk.lv/lv/

As regras do acordo entre os dois fundos e suas assinaturas (ver ficheiro .pdf em inglês):

http://www.fktk.lv/en/commission/collaboration/memorandum_of_understanding/2012-12-18_agreement_between_financ/

Os contactos do Fundo:

Kungu iela 1, Rīga, LV 1050

Phone: + (371) 6 7774800

Fax: + (371) 6 7225755

E-mail: fktk@fktk.lv

A Lei de Garantia de Depósitos (copiar endereço e colar no Google Tradutor para a tradução):

http://www.likumi.lv/doc.php?id=48457

Segundo entendi, para accionar o Fundo de Garantia da Letónia, deve-se contactar directamente o mesmo. Este reúne informação junto com o Fundo de Garantia Português e após deliberação, informará directamente o cliente dos passos a seguir.

Só fiquei com a dúvida, se o fundo será pago em lats (visto a Letónia ainda não ter o euro) ou em euros, visto que o banco funciona com sucursal em Portugal. :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Adiciono mais informação sobre a o Fundo de Garantia de Depósitos da Letónia e que ainda não tinha visto por aqui.

O que está no site do Privat:

"O Fundo de Garantia de Garantia de Depósitos português manifestou junto do “Financial and Capital Market Commission” – autoridade gestora do sistema de garantia de depósitos da Letónia – a sua disponibilidade para, em conjunto, definirem procedimentos e mecanismos de cooperação entre os dois sistemas de garantias de depósitos, no âmbito da Directiva 2009/14/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, nomeadamente, com especial incidência nos esquemas de reembolso dos depósitos constituídos junto de sucursais estabelecidas por instituições de crédito em Estados-Membros diferentes do Estado-Membro em que estão sediadas."

O endereço do Fundo de Garantia de Depósitos da Letónia (sempre dá para acompanhar algumas notícias financeiras que se vão passando no país):

http://www.fktk.lv/lv/

As regras do acordo entre os dois fundos e suas assinaturas (ver ficheiro .pdf em inglês):

http://www.fktk.lv/en/commission/collaboration/memorandum_of_understanding/2012-12-18_agreement_between_financ/

Os contactos do Fundo:

Kungu iela 1, Rīga, LV 1050

Phone: + (371) 6 7774800

Fax: + (371) 6 7225755

E-mail: fktk@fktk.lv

A Lei de Garantia de Depósitos (copiar endereço e colar no Google Tradutor para a tradução):

http://www.likumi.lv/doc.php?id=48457

Segundo entendi, para accionar o Fundo de Garantia da Letónia, deve-se contactar directamente o mesmo. Este reúne informação junto com o Fundo de Garantia Português e após deliberação, informará directamente o cliente dos passos a seguir.

Só fiquei com a dúvida, se o fundo será pago em lats (visto a Letónia ainda não ter o euro) ou em euros, visto que o banco funciona com sucursal em Portugal. :o

Também tive essa dúvida em tempos mas penso que depois as dissipei mas confesso que não me recordo onde eheh, é pago em Euros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu lembro-me de isso já ter sido abordado. Na altura chegou-se à conclusão que o montante coberto era em Lats, mas na altura do reembolso convertiam logo para euros. Agora já não me lembro era do racioncínio utilizados para chegar a esta conclusão. Acho que foi alguém que perguntou qualquer coisa lá no banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para além dos formulários que referiste, também tenho o "Formulário de pedido de abertura de conta, emissão de cartão de débito e acesso de gestão de conta à distância para particulares". Pelos vistos, agora já têm cartão de débito e é este o formulário que tem o IBAN do cartão de débito.

O IBAN é o "Nº de conta reservada", está logo no topo dos formulários.

Cumprimentos,

Sorcha

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso que sou cliente da CGD e tenho transferências programadas da CGD para o Privat a CGD dá autorização às 00:00 e eu mais tardar às 11h já tenho o dinheiro na conta à ordem. O que me aconteceu no passado foi estar quase 48h à espera, mas porque na transferência da CGD não colocava qualquer comentário nas caixas de texto. Se a transferência for interbancária julgo que a transferência só é realizada depois das 00h e tem de ser realizada num máximo de 24h. Mas corrijam-me se estiver enganado.

Cumps

Tenho que testar isso. Então se escreveres qualquer coisa na caixa de "Comentário" do Caixadirecta on-line o dinheiro fica disponível mais rapidamente? Mas o que costumas escrever, qualquer coisa do tipo: "Dinheiro para constituição ou reforço de depósito a prazo"? Honestamente, não consigo perceber em que é que isso altera a rapidez da transferência. Mas também... não consigo perceber como é que o PrivatBank demora tanto tempo a disponibilizar o dinheiro, quando a transferência já foi efetuada na sexta-feira passada (entenda-se que a CGD efetuou a transferência nesse dia).

>:(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vais a contas, saldos e verificas se já tem mais que um nib...por exemplo eu sigo esses passos, vou onde diz todas as contas e no meu caso aparece-me 3 nib, o da ordem e 2 pé de meia....

Pois a mim também me aparecem 3 nibs, 2 a zero e um em que está a quantia. Acho pouco esclarecedor o site. No BIG é muito mais pratico aparece tipo tabela com todos os valores discriminados e no que estão aplicados, não é preciso tantos nibs.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho que testar isso. Então se escreveres qualquer coisa na caixa de "Comentário" do Caixadirecta on-line o dinheiro fica disponível mais rapidamente? Mas o que costumas escrever, qualquer coisa do tipo: "Dinheiro para constituição ou reforço de depósito a prazo"? Honestamente, não consigo perceber em que é que isso altera a rapidez da transferência. Mas também... não consigo perceber como é que o PrivatBank demora tanto tempo a disponibilizar o dinheiro, quando a transferência já foi efetuada na sexta-feira passada (entenda-se que a CGD efetuou a transferência nesse dia).

>:(

Viva,

Apercebi-me dessa situação dos comentários, pois na minha conta não tinha qualquer comentário e demorava mais de 24h a aparecer o dinheiro à ordem no privat, na minha segunda conta da CGD, coloquei um comentário tipo E Pe de Meia 6M, e logo desde a primeira transferência que a quantia antes das 11h já estava disponível na conta à ordem. Depois coloquei um comentário idêntico na minha 1ª conta da CGD e a transferência foi muito igualmente mais rápida. Não sei explicar esta situação, só sei que foi o que se passou comigo! Suponho que talvez esteja relacionado com o sistema de gestão do Privat ou algo do estilo, mas também não é algo que me incomode, até me ajuda a perceber os movimentos de conta no extracto digital de ambos os bancos.

Aos fins-de-semana o sistema tipo que "hiberna", por isso é que agendei as minhas transferências todas para as 00:00 das segundas-feiras ;) e para mais com a passagem de ano, eu no meu caso só amanhã é que devo ter na conta à ordem o € do meu 1º pé de meia que terminou a 29/12/2012, um sábado! Felizmente o 2º que criei já termina durante a semana. :D

Infelizmente, este tipo de informação dos horários e dos comentários não consta de lado nenhum, e se o sei é por experiência própria, pois de início também "paniquei";) um bocadito pois o € demorava a aparecer na conta.

Cumps e bom ano

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigada Zafa. Assim farei na minha próxima transferência.

O dinheiro lá acabou por chegar. Já para evitar grandes "panicanços" fiz uma transferência simbólica, mas antes de começar a fazer transferências de valor mais significativo ainda vou testar esta dica.

Agora, achei foi o site um pouco... básico demais. Como é que vocês fazem o reforço de um E-pé de meia? E onde é que vocês consultam qual o tipo (E-pé de meia ou outro) de depósito a prazo que constituíram, quanto dinheiro têm por tipo, qual o TANB e quando termina o prazo?  ???

Cumprimentos,

Sorcha

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico