Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Contrato de prestação de serviços, preciso de ajuda

warriorforumgirl

Recommended Posts

warriorforumgirl

Sou freelancer e vou assinar um contrato de prestação de serviços com um cliente pela primeira vez e estou um pouco confusa.

Ou seja, depois de eu e o cliente assinarmos o contrato, este deverá dar entrada nas finanças? E quem deverá fazer isto, eu ou o cliente? Também quem deverá passar o recibo? Pela lógica será o cliente?

Ou seja, da minha parte o que tenho que fazer, além de iniciar actividade nas finanças como trabalhadora independente?

Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também quem deverá passar o recibo? Pela lógica será o cliente?

Quem passa o recibo, obviamente é quem recebe o dinheiro, ou seja tu. Quando vais ao médico por exemplo, não és tu que passas recibo ao médico, pois não? ;)

Tens de comprar um livro de recibos verdes.

Quanto ao contrato não te sei responder. À partida julgo que o contrato fica só entre ti e o cliente, mas eventualmente pode depender do tipo de actividade... Mas podes sempre colocar essa questão nas Finanças, já ficas a saber se tens que entregar lá alguma coisa ou não...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    warriorforumgirl

Sim, faz sentido ser eu a passar o recibo, obrigada pela resposta.

Vou às finanças perguntar se tenho de lhes mostrar o contrato ou não.

Só mais uma questão: os 21% de IVA que tenho de pagar às finanças mais Segurança Social são os únicos impostos que tenho que pagar ou ainda acresce o IRS?

E sabem quando é que tenho que pagar isto tudo? Se é mensalmente, trimestral ou anualmente?

Obrigada, isto deixa-me mesmo confusa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites