Ir para o conteúdo
Entrar para seguir isto  
ManuelaF

Doações e impostos

Recommended Posts

pauloaguia

Eu sei que a permuta e doações, são dias coisas diferentes, a minha ideia seria mesmo a doação. O problema é as casas terem empréstimo/hipoteca. A ideia da doação tinha mesmopor base o não mexer nos empréstimos. Já fiz a simulação e são valores muito superiores. Penso que por lei duas pessoas doarem coisas entre si é possivel.

Sim, claro, é perfeitamente legal as pessoas doarem imóveis :)

Mas se lhe doas um imóvel ele vai pagar imposto sobre o que lhe é doado (10% do valor pela doação; mais 0,8% de imposto de selo pela transmissão do imóvel). Ele doando-te outro imóvel pagas tu imposto sobre o que recebes.

Havendo permuta, apenas se paga imposto sobre a diferença... no limite, se as duas partes dos imóveis a transferir tiverem o mesmo valor, é a diferença entre pagarem 10,8% do valor dos imóveis cada um pela doação; ou não pagarem nada de imposto pela permuta.

Creio que não é o facto de ser doação ou permuta que vai levar os bancos a decidir num ou noutro sentido... mas, mais uma vez, só falando com os bancos para ver se eles aceitam essa proposta ou não.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Leonor Oliveira

Bom dia

Obrigada pelos esclarecimentos. Claro que tudo são hipoteses, os bancos podem aceitar ou não. O problema é a permuta obriga a novo empréstimo, com os juros que eu tenho no actual, seria um mau investimento, já fiz as simulações. Pelos valores dos imóveis em causa não pagaria IMT, só o de selo e os da possivel doação. A grande questão e conseguir doar um imóvel

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Visitante

Boa tarde

Tenho algumas perguntas:

1) Pode uma pessoa doar um imóvel a apenas um dos filhos com o consentimento dos restantes? Neste caso o imposto a pagar é apenas 0.8% do valor que está nas finanças ou tem de se actualizar o valor?

2) No caso de uma venda de pai para filho (mas a prestações) isto implica IMT? sobre o valor do imovel nas fiananças ou tem de ser actualizado também?

3) Caso seja atualizado o pai poderá ter de pagar mais valias?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Pedro Pais

1) Com o consentimento dos outros filhos, pode. Será os 0,8%. Julgo que o VPT é actualizado na data da transmissão.

2) Sim. É uma transmissão onerosa. 

3) Numa transmissão onerosa é possível. Numa doação, não. 

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entrar para seguir isto  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa