Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recibos Verdes - Despesas com IVA Dedutivel

investidorx

Recommended Posts

Boas,

Precisava da vossa ajuda.

Abri recentemente a actividade, sendo que vou prestar serviços de consultoria. Ingressei no Regime simplificado, com retenções na fonte e IVA.

A minha questão é, em que despesas posso deduzir IVA?

Tenho um carro comercial em meu nome, a gasóleo, pelo que penso que posso deduzir:

- 50% gasóleo (já que tenho de andar de um lado para o outro para prestar os serviços);

- despesas com manutenção do carro (pneus, inspecção, mecanica, compras de oleos e outros produtos para o mesmo...);

- internet;

- telefone;

- telemoveis e comunicações;

- material informatico (computadores, impressoras, discos, cds, pens,...);

- livros;

- material de papelaria;

- Cursos de inglês ou outros indispensáveis ao exercicio da profissão.

Estou correcto? Posso deduzir o IVA de que coisas mais?

Obrigado pela vossa ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Talvez uma pergunta descabida, não sei. Há dias em conversa com um colega, este disse-me que quem inicia actividade agora (este ano?) já não pode optar pelo regime simplificado. Só pode ficar e continuar 3 anos quem já estava nesse regime.

Estranhei, não li nada sobre o assunto....Alguém me pode esclarecer?

Forr€eta, não me mandes para os códigos, são muito grandes  ;):D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estando a evitar perder tempo com leituras pesadas de códigos, e uma vez que sei que há aqui entendidos nestas matérias, foi por isso que pedi a vossa ajuda...  :)

Sim estas despesas de que falei são essenciais para o desempenho da minha acitividade, uma vez que tenho de fazer auditorias a lojas, andar de um lado para o outro e preencher relatórios em inglês...

Agora, existem outras despesas que consiga deduzir o IVA e me esteja a esquecer....?

Obrigado pela ajuda e não me mandem para o Código... please...:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, a sede é em casa.

Basicamente a actividade é prestar consultoria a empresas na area da gestão e fazer auditorias a lojas, na area da qualidade, para ver se esta tudo a funcionar ok, tipo cliente mistério, pelo que também preciso d me deslocar mt d carro.

Posso entao deduzir tb a agua e luz na totalidade?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Não, claro que não pode deduzir toda a despesa de água e luz, senão toda a gente se colectava para deduzir essas despesas. Pode deduzir até ao máximo de 25%, por analogia com o código de IRS.

O que diz o CIRS é bem explícito:

- Quando o sujeito passivo afecte à sua actividade empresarial e profissional parte do imóvel destinado à sua habitação, os encargos dedutíveis com ela conexos referentes a amortizações ou rendas, energia, água e telefone fixo não podem ultrapassar 25% das respectivas despesas devidamente comprovadas.

Por analogia, o Fisco aceita as deduções de IVA na proporção de horas trabalhada, e geralmente não criam problemas quando andam perto da percentagem fixada para IRS.

All right?!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites