Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Anexo B - Duvidas, é a 1ª vez que faço

smarisam

Recommended Posts

Olá

este ano vou fazer pela 1ª vez o IRS com anexo B. E tenho algumas duvidas.

Sou cat. A e Cat. B (com rendimentos de prestação de serviços com programador e também com um CAE para vender mercadoria).

Sendo assim,

- no Quadro 4 tenho de preencher o total de venda de mercadorias, certo ? mas valores sem IVA ?

- e também o de outras prestações de serviços ? certo?

- Que depois estes totais vão ser novamente colocados no quadro 11, certo?

O valor das compras das mercadorias não é lançado em lado nenhum ? Esta dúvida é porque, acho estranho, estamos a declarar o valor total das vendas de mercadorias, mas como sabem quanto ganhamos nessa mercadoria ? É estranho, não percebo isso. Na declaração do IVA mencionamos tudo, mas no IRS não???

Essencialmente é isto, que precisava que me ajudassem, é mais por segurança, estou com receio de me enganar.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

- no Quadro 4 tenho de preencher o total de venda de mercadorias, certo ? mas valores sem IVA ?

Certo, sem IVA. Ese é para outra declaração :)

- e também o de outras prestações de serviços ? certo?

Sim...

- Que depois estes totais vão ser novamente colocados no quadro 11, certo?

Exactamente. Senão a declaração não fica válida.

O valor das compras das mercadorias não é lançado em lado nenhum ? Esta dúvida é porque, acho estranho, estamos a declarar o valor total das vendas de mercadorias, mas como sabem quanto ganhamos nessa mercadoria ? É estranho, não percebo isso. Na declaração do IVA mencionamos tudo, mas no IRS não???

Se estiveres no regime simplificado o Estado calcula automaticamente o teu rendimento líquido: 20% das vendas ou 70% dos serviços.

Se estiveres no regime de contabilidade organizada ou se tratar de acto isolado ou rendimentos acessórios, podes declarar os encargos nos campos 406 e 407 (este último é depois discriminado no quadro 9).

Se esperares até ao fim da semana podes meter a declaração online - é muito mais seguro, porque a aplicação faz uma série de validações dos dados que metes, tem lá estas instruções todas e mais algumas e também recebes o reembolso mais depressa, se for caso disso ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites