Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• O meu 1º Crédito de Habitação...

DannySimon

Recommended Posts

Boas....

Recebi hoje noticia indesejada novamente... Reprovaram de novo o crédito de seguintes valores: 95% de financiamento, que serviria para pagar casa e liquidar o empréstimo do carro, por forma e dissipar a taxa de esforço....

Já é uma novela isto... Vamos tentar pela última vez junto do banco BPI, o valor somente para casa (125.000€), corresponde a 88% financiamento, e a Sr.ª vai colocar uma nota, de que os empréstimos serão liquidados em breve, tentar "ajudar"...  :-\

Pois, eu já estou farto desta situação, que até desejo recorrer alguém que perceba mais disto, ( que eu (pouco percebo) e o vendedor (que pouco faz, ainda estou a espera de uma simulação pedida desde Junho)).

Qual o custo do serviço? De alguém que resolva isto? Que consiga obter o melhor negócio possível? já nem sei como agir para conseguir a casa, é que adoramos a casa e já fizemos mudanças nela, de revestimentos e acabamentos....

Amanhã irei ao BES, fazer uma simulação com dados mais concretos e com novas actualizações. (efectividade)

Já tinha ponderado em fazer uma simulação através da linha da caixa Galícia, mas preferia que fosse num balcão e como não existe nenhuma nos arredores de Algarve... No entanto, apesar da nossa taxa de esforço ser elevada, vou tentar amanhã também uma simulação, já que online não são os valores concretos.

Vamos ver como é o final desta novela, tenho pena é o facto de estar a 1 ano a espera de casa, e como vou ter que sair da casa alugada onde estou, este assunto não se resolva de certeza até ao final deste mês. Vêm aí dias de aventura e stress.

O que estou mais indignado é o facto do companheiro de casa, ter feito escritura este mês, sem nunca ter sido cliente do BPI, com recomendação da minha parte para ir aquele balcão, e obter um spread de 1%. Diferenças???? O meu é estacionamento na cave e o dele é em Box, o meu tem vista mar e ria, o dele pra lado nenhum (R/C), áreas iguais, T2 também, valor de avaliação da dele 155.000.................minha 142.000. É triste uma pessoa ser cliente há mais de 6 anos, ter empréstimos lá, com historial positivo, e assim é que agradecem....  >:( >:( >:(

Cumprimentos, desculpem o desabafo para quem é do BPI...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que estou mais indignado é o facto do companheiro de casa, ter feito escritura este mês, sem nunca ter sido cliente do BPI, com recomendação da minha parte para ir aquele balcão, e obter um spread de 1%. Diferenças???? O meu é estacionamento na cave e o dele é em Box, o meu tem vista mar e ria, o dele pra lado nenhum (R/C), áreas iguais, T2 também, valor de avaliação da dele 155.000.................minha 142.000. É triste uma pessoa ser cliente há mais de 6 anos, ter empréstimos lá, com historial positivo, e assim é que agradecem....  >:( >:( >:(

Penso que normalmente podes recorrer da avaliação. Apresentaste essa argumentação, ao menos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Pauloguia, esta argumentação não foi apresentada pelo facto de ter descoberto isto tudo após ter feito a reapreciação.

CFinanceiro, Já tinha lido este tópico, e acho muito bom existir uma parceria, mas como posso usufruir do mesmo? Entrando em contacto via email? Certeza que não existe custos inerentes, se for pelos 100€, que mencionaram no site do pedropais, não me importo desde que tenha uma certeza que vou obter o melhor crédito possível na actual conjuntura... (conjuntura essa idealizada e favorecida pelos bancos)....

Novo episódio, Lá fui eu ao BES tentar uma nova simulação, tendo combinado com o gestor da conta dos fiadores, uma reunião para esse efeito, e lhe ter perguntado se houve melhorias no spread, de Fevereiro pra cá, disse que poderia ver mas no entanto seria melhor passar pelo banco. Ora já estava informado que os spreads tinham subido, mas ele poderia ter logo dito isso pelo telefone, tinha poupado o tempo dele e o meu... Cheguei com a documentação, tudo bem, quando foi para falar da simulação, avisou-me logo de que o BES tinha mudado de politica e financiar um limite de 80%....  :'(  :D :D :D lol, claro que assim não dá, não podia ter dito logo ao telefone? ah e tal, preferia falar consigo pessoalmente... xiça, para dizer isto? e que ainda por cima os spreads subiram... Andei meses a tentar resolver isto e nada... Agora que chegou a hora, viram todos costas.... Sabem o que me apetece fazer? o mesmo, claro.... Alguém há querer ganhar dinheiro. Por isso que digo que os bancos andam nestas jogadas e aproveitando-se da crise, e daqui um ano quando chegar apresentação de lucros, ui ui, é só zeros à direita.... (2.000.000€ no minimo......)

Não percebo, anda uma pessoa a tentar comprar, tentar levantar a economia, com compra de casa, (que há por aí aos pontapés, 40.000.000 de casas para 10.000.000 de portugueses) e não é possível...

Porque estamos em crise??? vontade própria? ou dá jeito?

Bem, o próximo capítulo é tentar abordar a caixa Galícia, visto que a minha namorada é sócia da DECO, para ver se existe possibilidade..

Enquanto espero resposta à 3ª proposta que o BPI está a fazer para nós... Consiste em financiar os 125.000 que corresponde a 88%, e avisar de que os empréstimos serão líquidados num futuro próximo, agora ainda não me disseram, mas já estou a imaginar que só poderei comprar casa (fazer escritura), após dos empréstimos líquidados............ Aí já não preciso deles, pois, acho que existem propostas melhores, nessas condições...

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

CFinanceiro, Já tinha lido este tópico, e acho muito bom existir uma parceria, mas como posso usufruir do mesmo? Entrando em contacto via email? Certeza que não existe custos inerentes, se for pelos 100€, que mencionaram no site do pedropais, não me importo desde que tenha uma certeza que vou obter o melhor crédito possível na actual conjuntura... (conjuntura essa idealizada e favorecida pelos bancos)....

Entra em contacto usando este tópico: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,2546.0.html

Ou aguarda que entrem em contacto contigo!...  ;)

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas

Uma dúvida... ??? ??? Pensamos no seguinte, ajuda alguma coisa mudar o nome do carro e o respectivo crédito em nome do fiador? Sei que vou ter gastos inerentes à mudança, mas o receio é se o fiador continua a ser considerado um bom fiador, visto que fica com um encargo de 400€ na totalidade da sua despesa mensal. Pensei nisto como forma de aliviar a nossa taxa de esforço para 32%.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

FINALMENTE!!!

Hoje lembrei-me de ir questionar a minha dúvida anterior no balcão da bpi, e disseram que assim o fiador passará a ter uma taxa de esforço maior. Ou seja, fazem as contas a contar que a gente algum dia não terá dinheiro algum para pagar, e assim o fiador teria que suportar os custos do crédito da Hab., do carro, e o seu próprio CH (150€).... Neste caso não era admitido o fiador.

Finalmente, obtive hoje aprovação do CH, com spread de 1,55%  :-\  O mínimo que praticam é de 1,20%... e com o meu financiamento, acho que até compreendo, daí que não reclamei e nem me deram hipótese... (após 2 reprovações)

Como andei a chatear novamente o amigo, que iniciou o processo do crédito, e demonstrei a minha indignação pelo facto do meu colega ter tido umas condições melhores, quando fui eu que indiquei aquele banco, e sem ele ter alguma vez uma conta no banco bpi. Lá estudaram melhor o meu caso, e "viram" que tinha sido bom cliente até agora, e que nunca faltei com nada.

Avisaram-me que tinha que ter bastante cuidado e para não faltar com 1 cêntimo que seja, porque o meu negócio como foi superior a taxa de financiamento admitida (85%) e tive (88%), que foi com "muito esforço" que conseguiram o negócio... (LOOOOL) até parece que lhes falta dinheiro.......

Mas pronto, compreende-se, andam com receio da conjuntura e não querem "perder" os seus lucros...

Continuo na mesma a tentar que o construtor baixe 1000€, indicação que o vendedor me transmitiu que seria o máximo de rebaixamento possível... Sempre ajuda em alguma despesa e muito...

Hoje ainda estive para pedir uma análise do banco da Galícia, mas tive receio que algum dia mais tarde fosse necessário de tratar de alguma coisa e que teria que ir a Lisboa tratar do assunto, é pena não terem um balcão no SUL do país...

Obrigado por toda ajuda que me facultaram até hoje, e vou dando notícias, pelo menos para que sirva de exemplo para alguém..

ABRAÇO

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

FINALMENTE!!!

...

Continuo na mesma a tentar que o construtor baixe 1000€, indicação que o vendedor me transmitiu que seria o máximo de rebaixamento possível... Sempre ajuda em alguma despesa e muito...

Hoje ainda estive para pedir uma análise do banco da Galícia, mas tive receio que algum dia mais tarde fosse necessário de tratar de alguma coisa e que teria que ir a Lisboa tratar do assunto, é pena não terem um balcão no SUL do país...

Ainda bem para si.

Gostaria só de deixar uma pequena informação para o esclarecer. Em relação ao protocolo DECO/Caixa Galicia, tem mais vantagens se efectuar a troca de informações/dados via online (net ou telefone e consequentemente via correio) do que indo presencialmente a algum balcão físico. A resposta não será diferente e seguindo o outro processo ganha em tempo e comodidade!...

Espero que corra tudo bem a partir de agora!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boas malta,

Chegou a carta de aprovação final, foi para uma morada que já tentei alterar no banco, mas como não tinha comprovativo da nova (casa alugada), não fizeram a mudança. Ou seja, a carta anda perdida.

Então pedi que me enviassem por email, e verifico na mesma, caso eu não volte ao banco para reinvidicar algo que seja acerca do acordo durante 7 dias, então considera-se aceite por minha parte. Tudo bem, ok.

Agora surge umas dúvidas:

(retirado da carta)

1. (...) 2,25 pontos percentuais (spread), a rever em cada 3 meses. Nesta data esta taxa seria de 2,895%

2. À taxa nominal indicada no ponto anterior corresponde uma TAE de 3,709%, calculada nos termos do Art. 4º do Decreto Lei Nº 220/94 de 23/08, sendo de trezentos e sessenta o número de dias do ano subjacente ao cálculo dos juros e uma TAER de 3,709% calculada nos termos do Decreto-Lei 51/2007, com a redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei 192/2009.

3. O spread a adicionar ao indexante pode ser reduzido de 0,700 pontos percentuais, caso se verifiquem cumulativamente, em cada momento, as seguintes situações:

- Que dois dos Mutuários procedam à 'Domiciliação Automática de Ordenado' entendendo-se como tal a transferência dos ordenados dos Mutuários, directamente das respectivas entidades patronais para crédito da conta de depósitos à ordem de que aqueles sejam titulares no Banco, mediante instruções assinadas e dadas por escrito à empresa ordenadora pelos Mutuários;

- A Contratação pelo(s) mutuário(s) de Seguro de vida e de Seguro Multi-riscos (Imóvel), desde que, em qualquer caso, se encontrem associados ao Crédito Habitação BPI e hajam sido comercializados através do Banco BPI;

- Que os Mutuários contratem com o Banco, pelos menos, duas Domiciliações de Pagamentos de Despesas. Ficam excluídas as ordens de pagamento a favor de Instituições de Crédito e Instituições Financeiras;

- Posse de um Cartão de Crédito BPI;

4. O Spread que em cada momento se mostrar aplicável ao presente empréstimo em resultado da aplicação das respectivas disposições contratuais, será acrescido de Zero vírgula três pontos percentuais caso se verifique incumprimento do crédito e a partir do vencimento da segunda prestação sucessiva em mora.

O valor de 2.985%, aparece nas últimas páginas, que se referem à simulação dos pagamentos. Éste valor que vai ficar? Já está considerado o valor a reduzir de 0.7% (dos produtos), ou vão ainda retirar destes 2.985%?

Agora é que vi, que a TAE é elevado, ui, isto é que é dar dinheiro.... Suponho que consequente este baixe também 0.7%, caso no anterior também aconteça, não?

Um aparte, tenho um crediformação, em que a garatia é "Garantia -  Tipo Garantia Inexistente ", o que sucede caso não pague este crédito? Só curiosidade, porque tenciono mesmo pagar, é que isto de dever ao estado não tenho boa experiência e já paguei pelos erros (1500€ dos descontos de recibos verdes, de uma vez só, até doeu...).

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    José Ribeiro

Boas malta,

Chegou a carta de aprovação final, foi para uma morada que já tentei alterar no banco, mas como não tinha comprovativo da nova (casa alugada), não fizeram a mudança. Ou seja, a carta anda perdida.

Então pedi que me enviassem por email, e verifico na mesma, caso eu não volte ao banco para reinvidicar algo que seja acerca do acordo durante 7 dias, então considera-se aceite por minha parte. Tudo bem, ok.

Agora surge umas dúvidas:

(retirado da carta)

1. (...) 2,25 pontos percentuais (spread), a rever em cada 3 meses. Nesta data esta taxa seria de 2,895%

2. À taxa nominal indicada no ponto anterior corresponde uma TAE de 3,709%, calculada nos termos do Art. 4º do Decreto Lei Nº 220/94 de 23/08, sendo de trezentos e sessenta o número de dias do ano subjacente ao cálculo dos juros e uma TAER de 3,709% calculada nos termos do Decreto-Lei 51/2007, com a redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei 192/2009.

3. O spread a adicionar ao indexante pode ser reduzido de 0,700 pontos percentuais, caso se verifiquem cumulativamente, em cada momento, as seguintes situações:

- Que dois dos Mutuários procedam à 'Domiciliação Automática de Ordenado' entendendo-se como tal a transferência dos ordenados dos Mutuários, directamente das respectivas entidades patronais para crédito da conta de depósitos à ordem de que aqueles sejam titulares no Banco, mediante instruções assinadas e dadas por escrito à empresa ordenadora pelos Mutuários;

- A Contratação pelo(s) mutuário(s) de Seguro de vida e de Seguro Multi-riscos (Imóvel), desde que, em qualquer caso, se encontrem associados ao Crédito Habitação BPI e hajam sido comercializados através do Banco BPI;

- Que os Mutuários contratem com o Banco, pelos menos, duas Domiciliações de Pagamentos de Despesas. Ficam excluídas as ordens de pagamento a favor de Instituições de Crédito e Instituições Financeiras;

- Posse de um Cartão de Crédito BPI;

4. O Spread que em cada momento se mostrar aplicável ao presente empréstimo em resultado da aplicação das respectivas disposições contratuais, será acrescido de Zero vírgula três pontos percentuais caso se verifique incumprimento do crédito e a partir do vencimento da segunda prestação sucessiva em mora.

O valor de 2.985%, aparece nas últimas páginas, que se referem à simulação dos pagamentos. Éste valor que vai ficar? Já está considerado o valor a reduzir de 0.7% (dos produtos), ou vão ainda retirar destes 2.985%?

Agora é que vi, que a TAE é elevado, ui, isto é que é dar dinheiro.... Suponho que consequente este baixe também 0.7%, caso no anterior também aconteça, não?

Um aparte, tenho um crediformação, em que a garatia é "Garantia -   Tipo Garantia Inexistente ", o que sucede caso não pague este crédito? Só curiosidade, porque tenciono mesmo pagar, é que isto de dever ao estado não tenho boa experiência e já paguei pelos erros (1500€ dos descontos de recibos verdes, de uma vez só, até doeu...).

Só um pequeno esclarecimento, o spread é de 2,25%, 2,895% ou de 2,985%?

Se aderir aos produtos e pelo que li, é o que a maioria pede, descem-lhe 0,700% ao valor acima mencionado!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desculpem, o 2,985% é para esquecer, troquei o 9 com o 8...  :-[

O valor do spread (sem produtos) 2,25%.

Ficará nos 1,55%, depois de adesão a todos os produtos mencionados.

A minha dúvida, é que aparece nas simulações 2,895% (correcto este), mas baixa? no caso de aderir aos produtos.

"Um aparte, tenho um crediformação, em que a garatia é "Garantia -  Tipo Garantia Inexistente ", o que sucede caso não pague este crédito? Só curiosidade, porque tenciono mesmo pagar, é que isto de dever ao estado não tenho boa experiência e já paguei pelos erros (1500€ dos descontos de recibos verdes, de uma vez só, até doeu...). "  ----->  Alguém sabe a resposta? obrigado.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha dúvida, é que aparece nas simulações 2,895% (correcto este), mas baixa? no caso de aderir aos produtos.

Os 2,895% são a taxa nominal (spread + Euribor).

Obviamente, se o spread baixar em 0,7% por contratares mais alguns produtos, a taxa nominal baixa da mesma forma...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desculpem, o 2,985% é para esquecer, troquei o 9 com o 8...   :-[

"Um aparte, tenho um crediformação, em que a garatia é "Garantia -   Tipo Garantia Inexistente ", o que sucede caso não pague este crédito? Só curiosidade, porque tenciono mesmo pagar, é que isto de dever ao estado não tenho boa experiência e já paguei pelos erros (1500€ dos descontos de recibos verdes, de uma vez só, até doeu...). "   ----->   Alguém sabe a resposta? obrigado.

Cumps

Naõ tenho a certeza mas devem começar pelos teus rendimentos e depois por penhoras...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

WOOOOW, penhorar rendimentos e/ou penhoras????

Então mas a garantia que está lá mencionada é inexistente, e se o estado (entendido como fiador), tem capacidades de interferir com os nossos rendimentos??? penhorar o que estiver em meu nome ainda compreendo, quando são béns imóveis, agora salário...  >:(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então mas a garantia que está lá mencionada é inexistente, e se o estado (entendido como fiador), tem capacidades de interferir com os nossos rendimentos??? penhorar o que estiver em meu nome ainda compreendo, quando são béns imóveis, agora salário...  >:(

Não farias essa cara de zangado se fosses tu o credor a quem devem dinheiro ;)

Que história é essa do Estado ser fiador? ???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

;D ;D ;D

O empréstimo de crediformação, fiz numa altura inicial deste pacote, no qual, é a taxa fixa de 5%, (e disseram que não mudariam para taxa variavél, não percebo porque não....  :-[ ) e nessa altura, o tipo de garantia para o banco era "inexistente", o que significa, segundo o banco, que o estado é o meu fiador. Na altura, não se precisava de fiadores, agora não sei  como está....

Daí que perguntei, por curiosidade, se caso deixasse de pagar, seria o estado a pagar??  :D :D

Sei que nessas coisas nem a brincar, dever ao estado é igual a enforcar... eles apertam por todo lado... eheh..

abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites