Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações Benfica SAD

NelsonR

Recommended Posts

Então será correcto dizer que se pode dividir o valor do pedido de investimento por 3,5, para saber qual o investimento final?

Não sei se será assim tão simples!...   :o

É um pouco mais complicado.

1. Atribuição de 20 Obrigações (= 100€) a cada Ordem de Subscrição;

2. Atribuição de um número de Obrigações proporcional à quantidade solicitada na respectiva Ordem de Subscrição, e não satisfeita pela aplicação do critério anterior, em lotes de 1 Obrigação, com arredondamento por defeito;

3. Atribuição sucessiva de mais 1 Obrigação às ordens de subscrição que, após a aplicação dos critérios anteriores, mais próximo ficarem da atribuição de um lote adicional de Obrigações.

Penso que na prática o valor investido será aproximadamente 100€ + ((valor subscrito - 100€) / 3,5).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 65
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

21

• José Ribeiro

20

• Pedro Pais

6

• 100do

4

Li algures que cada investidor irá ficar com cerca de 100 a 500 obrigações consoante o montante investido e o montante disponível.

Atendendo a que em breve haverá tributação de mais valias, cerca de 20%, neste tipo de investimento, parece-me que irá haver muitos prejuizos!...  :-X

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Li algures que cada investidor irá ficar com cerca de 100 a 500 obrigações consoante o montante investido e o montante disponível.

Nada disso. Eu fiquei com 28,43% (cerca de 1/3,5) das obrigações que subscrevi. O factor de rateio aplica-se proporcionalmente a cada montante subscrito, não há limite absoluto de número de obrigações por subscritor (além das 8.000.000 emitidas :D).

Atendendo a que em breve haverá tributação de mais valias, cerca de 20%, neste tipo de investimento, parece-me que irá haver muitos prejuizos!...  :-X

A tributação vai incidir sobre a alienação de obrigações ou seja, a sua venda em bolsa. Não tem a ver com o juro (6%), que já é sujeito a 20% tal como os depósitos a prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nada disso. Eu fiquei com 28,43% (cerca de 1/3,5) das obrigações que subscrevi. O factor de rateio aplica-se proporcionalmente a cada montante subscrito, não há limite absoluto de número de obrigações por subscritor (além das 8.000.000 emitidas :D).

Segundo o presidente da Euronext Lisbon, Miguel Athayde Marques, a procura pelas obrigações superou em 3,5 vezes a oferta, atingindo, contas feitas, perto de 140 milhões de euros. Este sucesso garantiu à Sociedade Anónima Desportiva (SAD) dos encarnados um encaixe de 40 milhões de euros, máximo permitido por esta operação.

Os dados divulgados pela Euronext demonstram também que a procura válida das obrigações da SAD do Benfica foi de 28 025 364 títulos. tendo sido 6270 o número de investidores que compraram as obrigações. Destes, 6105 são de Portugal, 130 da Europa e 35 do resto do Mundo.

Com os 40 milhões de euros obtidos nesta operação, o Benfica assegurou o reembolso do empréstimo obrigacionista efectuado em 2007, que era de 20 milhões (portanto, paga a anterior divida com metade do valor desta!...) e, na actual oferta, a SAD propõe aos investidores um juro anual bruto de 6,08%, valor inferior ao da última operação, na qual a taxa era de 6,15%, sendo a taxa líquida de 4,85 por cento. No total, 2077 investidores obtiveram entre 100 a 500 acções (era a este "grosso" de investidores que me estava a referir!...), 1330 entre 500 a 1000 e 1687 entre 1000 a 5000. Por último, 211 investidores adquiriram entre 5000 e 10 000 obrigações e 30 mais de 10 000.

Curiosidade: A admissão à negociação das obrigações da sociedade que gere o futebol profissional das águias foi efectuada na sexta-feira, depois da aprovação do prospecto. O preço das obrigações era de 5 euros, tendo sido invalidadas 53 ordens de compra por duplicação de boletins de subscrição, prática proibida por lei.

A tributação vai incidir sobre a alienação de obrigações ou seja, a sua venda em bolsa. Não tem a ver com o juro (6%), que já é sujeito a 20% tal como os depósitos a prazo.

Dúvida: No final do prazo, cada investidor vai ter de "desembolsar" estes 20% ou será só no caso de as pretender vender antes do prazo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dúvida: No final do prazo, cada investidor vai ter de "desembolsar" estes 20% ou será só no caso de as pretender vender antes do prazo?

Os juros pagos semestralmente são líquidos de imposto ou seja, já sem os 20%.

Pelo que percebi, se os títulos forem vendidos em bolsa, no IRS referente ao ano da venda terá que se pagar 20% do lucro obtido. Se tiverem sido transaccionados outros títulos (incluindo acções), é calculado sobre o lucro final. Penso também que os primeiros 500 euros de lucro continuam sujeitos a 10%, sendo apenas o restante sujeito a 20%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então vou tentar fazer as contas, arredondando para 500€, considerando:

comissão de subscrição = 1,56€

custódia = 7,2€ / trimestre

comissão de proc. juros (supondo juros a 6% ao ano) = (500 * 6% * 2%) + 20%[iVA] ~= 1€  

Rentabilidade ao fim de 3 anos, aproximadamente igual a 21€, se as contas estiverem bem!...  ???

Para quem quiser investir com alguma segurança, deverá aguardar até próximo do final do prazo por forma a verificar a existência ou não de rateio!...  ;)

Isto confirma-se?

Ora bem, eu subscrevi e obviamente, o valor ficou reduzido a menos de 1/3 do que eu pretendia.

Subscrevi num balcão do BES e fui aconselhado pelo meu gestor de conta. Acontece que não me explicou tudo. Pelo menos nunca me falou de comissões...

Portanto, tive conhecimento da comissão no dia 23 e só agora vi a questão da custódia. Confirma.se que me vao descontar estes 7,20€ todos os trimestres??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isto confirma-se?

Ora bem, eu subscrevi e obviamente, o valor ficou reduzido a menos de 1/3 do que eu pretendia.

Subscrevi num balcão do BES e fui aconselhado pelo meu gestor de conta. Acontece que não me explicou tudo. Pelo menos nunca me falou de comissões...

Portanto, tive conhecimento da comissão no dia 23 e só agora vi a questão da custódia. Confirma.se que me vao descontar estes 7,20€ todos os trimestres??

Sim, é como foi escrito acima, se bem que acho que é preciso um pouco mais de 500€ para não dar prejuízo (só em comissões de custódia são 28,8€, bem mais do que os 24€ de juros líquidos para os 500€ do exemplo).

Se já tiveres outros títulos, não pagas mais custódia, já estás a pagá-la de qualquer forma... nesse caso podes ignorá-la nas contas, ou pelo menos entrar só com a quota parte correspondente.

Agora é assim:

- se o gestor de conta te disse que não havia comissões, podes reclamar e ver se pega (ainda há dias alguém comentava que acabou por ficar isento de uma das comissões por esse motivo). Não é seguro, mas se o banco dá informação errada devia responsabilizar-se por isso.

- se foste tu que não te procuraste informar, arcas com o prejuízo. Até porque o folheto fazia claramente referência ao facto de que os interessados se deviam informar junto do banco sobre as comissões...

Quando muito, se vires que dá prejuizo, podes tentar vender as obrigações no mercado. Mas podes vir a receber menos do que pagaste por elas, não sei em quanto está a cotação...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, é como foi escrito acima, se bem que acho que é preciso um pouco mais de 500€ para não dar prejuízo (só em comissões de custódia são 28,8€, bem mais do que os 24€ de juros líquidos para os 500€ do exemplo).

Se já tiveres outros títulos, não pagas mais custódia, já estás a pagá-la de qualquer forma... nesse caso podes ignorá-la nas contas, ou pelo menos entrar só com a quota parte correspondente.

Agora é assim:

- se o gestor de conta te disse que não havia comissões, podes reclamar e ver se pega (ainda há dias alguém comentava que acabou por ficar isento de uma das comissões por esse motivo). Não é seguro, mas se o banco dá informação errada devia responsabilizar-se por isso.

- se foste tu que não te procuraste informar, arcas com o prejuízo. Até porque o folheto fazia claramente referência ao facto de que os interessados se deviam informar junto do banco sobre as comissões...

Quando muito, se vires que dá prejuizo, podes tentar vender as obrigações no mercado. Mas podes vir a receber menos do que pagaste por elas, não sei em quanto está a cotação...

Ou pode vir a receber mais, atendendo à procura que houve nestas obrigações!...  ;)

As informações base, qualquer "funcionário" poderia/deveria dar. Agora as contas já não são da responsabilidade deles. Houve aqui uma troca de impressões sobre rentabilidades em torno destas obrigações!...  :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, se eu tivesse visto este tópico antes...

Eu pensei em investir 1500€, mas com o rateio, baixou para 495€  >:(

Pelo que aqui explicaram, para além de não ter rendimento, ainda vou ter prejuízo.

No banco eu perguntei se havia riscos. O que me foi dito foi apenas que em teoria, só se a SAD fosse à falência, e que mesmo assim, o banco garantia o valor. Não me falaram em nada de despesas ou comissões.

Vou ter que lá passar mas antes disso:

A custódia é descontada nos juros ou será retirado da minha conta trimestralmente? Para já a despesa que tive foi 1,56€.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A custódia é descontada nos juros ou será retirado da minha conta trimestralmente? Para já a despesa que tive foi 1,56€.

É descontada da conta. Os juros só são pagos nos períodos convencionados (tipicamente semestral ou anualmente) e, como já deu para perceber, estão sujeitos, para além da retenção do IRS (20%) a comissões do banco  8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Está visto, com isto tudo, vou perder dinheiro... Amanhã vou ao banco.

Não sei se este exemplo pode servir para ajudar mas em tempos, quando houve uma primeira oferta de compra de acções da EDP, houve investidores que se "arrependeram" de as comprar e venderam-nas com algum lucro a "amigos".

Não te precipites nalguma decisão, pois pode ser que haja algum investidor interessado em adquirir as tuas obrigações. E se ele as comprar por 5,01€ já sais a ganhar, isto se não houver alguma comissão penalizadora por antecipar a venda!...    :o

P.S. Não sei se o JRJordao não seria um desses investidores interessados em aumentar o número de obrigações que possui actualmente!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

P.S. Não sei se o JRJordao não seria um desses investidores interessados em aumentar o número de obrigações que possui actualmente!...  ;)

:)

Infelizmente essas operações são muito caras.

O Best cobra um mínimo de 100€ + IS por Compra/Venda de Obrigações (https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/PRE_PRF_titulos.pdf#comissoes-obrigacoes&pagemode=bookmark&page=2)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda não fui ao banco. Até porque o mais certo é agora não ir lá a fazer nada.

No dia em que me tirarem dinheiro da conta então vou lá pedir satisfações.

Curiosamente hoje ligaram-me do banco para responder a um inquérito de satisfação. Pelo menos aí já expressei o que sinto em relação ao banco.

Às vezes digo: se não fosse o crédito habitação mudava de banco. Mas infelizmente passa-se o mesmo com todos. Se não estamos atentos, estamos tramados.

Se fosse possível agora vender sem prejuízo, era já.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda não fui ao banco. Até porque o mais certo é agora não ir lá a fazer nada.

No dia em que me tirarem dinheiro da conta então vou lá pedir satisfações.

Curiosamente hoje ligaram-me do banco para responder a um inquérito de satisfação. Pelo menos aí já expressei o que sinto em relação ao banco.

Às vezes digo: se não fosse o crédito habitação mudava de banco. Mas infelizmente passa-se o mesmo com todos. Se não estamos atentos, estamos tramados.

Se fosse possível agora vender sem prejuízo, era já.

Não percebo porque o funcionário não te pode pôr a par das possibilidades para que não tenhas os prejuízos esperados. Procura saber de que forma o banco pode majorar os teus rendimentos. Eles estão lá é para informar devidamente o cliente!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 8 years later...
    PassosDiasAguiar

A Benfica SAD vai lançar uma Oferta Pública de Subscrição Obrigações Benfica SAD 2019-2022 e uma Oferta Pública de Troca de“Obrigações Benfica SAD 2017-2020” por “Obrigações Benfica SAD 2019-2022”. - em anexo o folheto

Estou em dúvida qual delas devo subscrever (estou consciente dos riscos destas obrigações, tendo em conta as "contas" dos clubes de futebol ;))

Se escolher Oferta Pública de Troca:

- as novas Obrigações têm uma taxa inferior às de 2017-2020, 3.75% vs 4%,. Durante o próximo ano iria "perder" 0,25% de juro;

- mas oferecem por cada obrigação um prémio em numerário no valor de €0,025 (equivalente a 0,50% do valor nominal unitário - cada obrigação vale €5) - sujeito a impostos, comissões e outros encargos.

Uma vez que estou a pensar Subscrever ou Trocar os mesma quantidade, parece-me a troca mais vantajosa. Ou estou a fazer mal as contas?

Outra dúvida que tenho é em relação às comissões a pagar (no meu caso B.Best)

Neste caso, ignorando a comissão Guarda de Valores Mobiliários

Temos as seguintes comissões:

-  Oferta Pública Subscrição - 0,20% (mínimo: € 5,00) + Imposto (4%) - será que pela troca tenho que pagar esta comissão?

- Pagamento de Juros - 2,00% + IVA (mínimo: € 2,50 + IVA) - Pela penso penso que terei que pagar uma comissão extra referente aos juros corridos entre a última data de pagamento de juros anterior relativos às Obrigações Benfica SAD 2017-2020 (26/04/2019 e a data de troca (21/05/2019).

- Amortização de Obrigações - 0,20% + IVA - será que pela troca tenho que pagar esta comissão?

OPS_OPT-Benfica-SAD-2019_Folheto.pdf

Editado por PassosDiasAguiar
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites