Ir para o conteúdo
Entrar para seguir isto  
NelsonR

Obrigações Benfica SAD

Recommended Posts

José Ribeiro

Nas Obrigações Porto SAD, após o rateio fiquei com 37 titulos (185 euros). Tendo subscrito 100 titulos (500 euros).

Antes de subscrever questionei o Activo Bank 7 se havia alguma comissão de guarda de titulos e alguma comissão de subscrição. Em ambas a resposta foi negativa, não havia qualquer comissão.

Em Janeiro 2010 cobraram 6 € de comissão de guarda de titulos. Questionei o motivo de cobrarem essa comissão, porque os serviços do Activo Bank 7 TINHAM ME INFORMADO A INEXISTÊNCIA DA COMISSÃO.

Após analisarem a minha reclamação o Activo Bank 7 decidiu anular a comissão cobrada, por ter sido mal informado pelos serviços deles.

Mas com custo fixo trimestral de 6 € de guarda de titulos, tinha como consequência uma rentabilidade negativa nas obrigações Porto Sad.

Por isso vendi as obrigações (com um valor superior a 185 euros) mas fiquei prejudicado neste negocio com as comissões de venda de titulos. No fim das contas perdi uns 7 euros, com um erro de funcionário de banco.

Por isso tenham atenção, os 6% das obrigações do benfica são interessantes mas se não houverem comissões de subscrição ou guarda de titulos.

E foi nesse sentido que sugeri a leitura/inclusão das comissões no artigo do Pedro Pais (http://www.pedropais.com/obrigacoes-benfica-sad-1154.html)!...  ;)

Para esse artigo deveria ter em conta as contas às comissões cobradas e que estão calculadas aqui, para 2 exemplos: « Responder #20 em: Abril 07, 2010, 18:23:08 »: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,2466.msg23945.html#msg23945

É que neste tipo de investimento, quando há rateio, as contas podem sair furadas ao "pequeno" investidor e a dita rentabilidade descer para rentabilidades normalissímas ao nível de um depósito a prazo comum ou inferior!...  :o

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
JRJordao

Alguém me sabe dizer se actualmente já vai existir rateio?

Quando foi feita a subscrição das obrigações do FCP, diariamente no site da CMVM era possível verificar as subscrições feitas até ao mento.

Tudo indica que sim: http://economico.sapo.pt/noticias/sad-do-benfica-ja-encaixou-quase-40-milhoes-com-venda-de-divida_86389.html

Também não percebo porquê o "silêncio" da CMVM, comparativamente ao que aconteceu em Dezembro com o FCP.

A oferta do FCP teve 45% do volume (3.600.000 obrigações, 18M€) e acabou com um rateio de cerca de 22%. Se o Benfica tiver o mesmo nível de adesão, estamos a falar num rateio de cerca de 49%. Ou seja, quem pedir 1000€ acaba com 490€.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
José Ribeiro

Tudo indica que sim: http://economico.sapo.pt/noticias/sad-do-benfica-ja-encaixou-quase-40-milhoes-com-venda-de-divida_86389.html

Também não percebo porquê o "silêncio" da CMVM, comparativamente ao que aconteceu em Dezembro com o FCP.

A oferta do FCP teve 45% do volume (3.600.000 obrigações, 18M€) e acabou com um rateio de cerca de 22%. Se o Benfica tiver o mesmo nível de adesão, estamos a falar num rateio de cerca de 49%. Ou seja, quem pedir 1000€ acaba com 490€.

Então vou tentar fazer as contas, arredondando para 500€, considerando:

comissão de subscrição = 1,56€

custódia = 7,2€ / trimestre

comissão de proc. juros (supondo juros a 6% ao ano) = (500 * 6% * 2%) + 20%[iVA] ~= 1€  

Rentabilidade ao fim de 3 anos, aproximadamente igual a 21€, se as contas estiverem bem!...  ???

Para quem quiser investir com alguma segurança, deverá aguardar até próximo do final do prazo por forma a verificar a existência ou não de rateio!...  ;)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
JRJordao

Então vou tentar fazer as contas, arredondando para 500€, considerando:

comissão de subscrição = 1,56€

custódia = 7,2€ / trimestre

comissão de proc. juros (supondo juros a 6% ao ano) = (500 * 6% * 2%) + 20%[iVA] ~= 1€  

Rentabilidade ao fim de 3 anos, aproximadamente igual a 61€, se as contas estiverem bem!...  ???

Não me parecem estar bem.

Pelas minhas contas, um investimento abaixo de 629€ dá prejuízo.

A rentabilidade líquida ao longo dos 3 é de 14%, os custos são 87,96€.

(629€ x 14%) - 87,96€ = 0,10€

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
José Ribeiro

Não me parecem estar bem.

Pelas minhas contas, um investimento abaixo de 629€ dá prejuízo.

A rentabilidade líquida ao longo dos 3 é de 14%, os custos são 87,96€.

(629€ x 14%) - 87,96€ = 0,10€

Acredito que dê prejuizo, mas como muitos investidores investem mais com o "coração"!...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Speedbird

Dizem que o amor é cego.....Por isso investir dinheiro nas obrigações de um clube com a dívida que tem o Benfica , só mesmo com amor de benfiquista...

Está tudo maluco..

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
JRJordao

Dizem que o amor é cego.....Por isso investir dinheiro nas obrigações de um clube com a dívida que tem o Benfica , só mesmo com amor de benfiquista...

Discordo. Não sou benfiquista e vou investir porque

1) acredito que daqui a 3 anos o clube vai voltar a conseguir reunir outros 40M€ (neste momento já conseguia 64M€)

2) a taxa de juro é significativamente superior à de qualquer depósito a prazo no mercado (para um investimento médio)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Pedro Pais

2) a taxa de juro é significativamente superior à de qualquer depósito a prazo no mercado (para um investimento médio)

Não são produtos de investimento comparáveis, uma vez que os riscos envolvidos são totalmente diferentes.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
JRJordao

Não são produtos de investimento comparáveis, uma vez que os riscos envolvidos são totalmente diferentes.

Claro, daí que eu o tenha referido a seguir ao ponto 1 ;)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
JRJordao

Não leves a mal, só estava a chamar a atenção para o caso de alguém ler esse comentário de forma "solta".

Claro que não. Tenho aprendido muito neste fórum e acho que todos te devemos por o disponibilizares e moderares (tal como acabaste de fazer).

Obrigado Pedro :)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
José Ribeiro

Discordo. Não sou benfiquista e vou investir porque

1) acredito que daqui a 3 anos o clube vai voltar a conseguir reunir outros 40M€ (neste momento já conseguia 64M€)

Mesmo atendendo ao rateio e depois das contas que apresentaste?

Entretanto, o Liverpool (que eliminou o Benfica já não sei em que competição) declarou falência e está à venda. Mas claro que isto agora não interessa nada!...  :o

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
JRJordao

Mesmo atendendo ao rateio e depois das contas que apresentaste?

Quanto maior o rateio, maior o interesse de subscrição, maior a capacidade de angariar o capital necessário (agora e, esperemos, daqui a 3 anos). Na minha opinião, vamos ter um rateio final entre 200% e 250%. Há portanto que ajustar o montante de subscrição a esse factor.

Quanto às contas, nota que no ponto 2 menciono investimento médio, pois de facto abaixo de 2500€ (rentabilidade aprox 4,37%/ano brutos) não me parece um investimento muito atractivo para quem tenha que passar a pagar os 7,20€/trimestre, por não ter ainda outros títulos.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
José Ribeiro

Quanto maior o rateio, maior o interesse de subscrição, maior a capacidade de angariar o capital necessário (agora e, esperemos, daqui a 3 anos). Na minha opinião, vamos ter um rateio final entre 200% e 250%. Há portanto que ajustar o montante de subscrição a esse factor.

Quanto às contas, nota que no ponto 2 menciono investimento médio, pois de facto abaixo de 2500€ (rentabilidade aprox 4,37%/ano brutos) não me parece um investimento muito atractivo para quem tenha que passar a pagar os 7,20€/trimestre, por não ter ainda outros títulos.

Tudo depende da relação que cada um tenha com o seu banco e a sua carteira de investimentos!...  ;)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
JRJordao

bom dia,

quero dar a ordem agora para no final ter em média 5.000 euros.

Que ordem devo dar?

Penso que ninguém consegue dar resposta muito exacta a essa pergunta. Ontem às 18:00 seria 209,92% x 5.000 = 10.496 euros. Podes jogar pelo seguro subscrevendo 11.000 euros (220%) ou arriscar assumindo que a procura ainda aumentará bastante até ao final da subscrição. Eu arrisquei 233%, conheço quem tenha ido até aos 250%.

Boa sorte! :)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
José Ribeiro

Bem, o prazo acabou ontem, e se não houver dilatação de prazo, em breve se saberá qual foi o rateio final!...  :)

Estou certo, que estas obrigações devem ter sido um autêntico sucesso para quem as emitiu!...  ;)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
JRJordao

3,5=140 milhões?

Em termos reais isso dá o quê (ou quanto), de acordo com os últimos exemplos de investimento nas obrigações?

A procura foi de 140 milhões, para uma oferta de 40 milhões. Isto não significa que a Benfica SAD poderia ter angariado 140 milhões, pois muitos subscritores pediram bem mais do que estavam dispostos a (ou até conseguiam) comprar.

Em termos de relação procura/oferta, foi a emissão de Obrigações de um clube português melhor sucedida até ao momento, com a subscrição do FCP em Dezembro 2009 ficando em segundo lugar.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
José Ribeiro

A procura foi de 140 milhões, para uma oferta de 40 milhões. Isto não significa que a Benfica SAD poderia ter angariado 140 milhões, pois muitos subscritores pediram bem mais do que estavam dispostos a (ou até conseguiam) comprar.

Em termos de relação procura/oferta, foi a emissão de Obrigações de um clube português melhor sucedida até ao momento, com a subscrição do FCP em Dezembro 2009 ficando em segundo lugar.

Então será correcto dizer que se pode dividir o valor do pedido de investimento por 3,5, para saber qual o investimento final?

Não sei se será assim tão simples!...  :o

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entrar para seguir isto  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa