Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• acções do BCP

martinho

Recommended Posts

Sim mas eu não pretendia saber isso.

Imaginando a seguinte situação:

Compro hoje 600 acções a que tenho direito e sendo cada uma a valer 36 centimos.

Se amanha as vender ganho cerca de 10 centimos o que é muito bom!

No entanto acho que isso não e verdade pois eu tenho mais 5000 a 62 centimos cada uma.

Sendo assim a minha pergunta é: será que as duas compras se juntam?

Ou acontece o que eu descrevi no primeiro caso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 51
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• MiguLuso

12

• elbmurcs

6

• rmmlourenco

5

• pauloaguia

4

Queres saber qual é o lucro que tens com a venda delas nesta altura, é isso?

Pois, nesse caso temos:

-5000*0,62 -600*0,36 + 5600*0,465 = -712€

Em termos de rendibilidade tens

5600*0,465 / (5000*0,62 + 600*0,36) ~= 0,785, ou seja, uma desvalorização de cerca de 21,5%

Isto, claro, sem contar com as comissões...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Através dos teus calculos consegui descobrir quando vale cada acção.

5000 ->0.627

600 -> 0.36

5000*0.627 + 600*0.36=3351

3351/5600= 0.598€ cada.

Estava dificil mas percebi xD

Isso é o custo médio... Valer, valem 0,465€ que são os tais cerca de -21,5% relativamente ao valor que indicaste, confirma-se ;)

Não consegues ver essa informação no site?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

As acções do BCP encerraram ontem a valer 0,29€...

Existe a possibilidade de chegarem a 0,00€??

Se sim, o que vai signifcar isso para o BCP? Falência?

Significa que o BCP conseguiu em algum período que os investidores lá metessem dinheiro de que entretanto desistiram. Mas só por si isso não implica a falência do banco.

A cada aumento de capital, há investidores que injetam dinheiro no BCP a troco de algum controlo sobre o banco - é esse o significado das ações. Após esse momento, os acionistas são livres de vender as ações a terceiros. Naturalmente, se o banco parecer um investimento interessante, conseguirão vender as ações com algum lucro porque haverá certamente outros interessados em comprar. Se o banco não parece tão interessante, é normal que alguns comecem a vender abaixo do preço que pagaram pelas mesmas.

Obviamente, se os acionistas vêem o valor das suas ações descer a cada dia que passa das duas uma: ou se vão tentar livrar delas ou vão tentar influenciar o banco que detêm para fazer os negócios de forma a que melhore os resultados para o preço das mesmas subir. Obviamente é mais fácil a primeira do que a segunda opção, sobretudo num ambiente de crise como a que se vive. Mas o dinheiro que os acionistas lá meteram lá continua, não perdeu valor (resta saber se foi bem investido mas isso é outra história).

Já agora, no hipotético cenário de as ações ficaram todas a custo 0, quase de certeza que o banco as recomprava de forma a recuperar o controlo sobre si próprio ;D Isso não quer dizer que deixava de existir, apenas que deixava de estar cotado em bolsa...

NOTA: Isto não quer dizer que não haja uma relação estreita entre a situação do banco e a sua cotação em bolsa. Mas as coisas não são assim tão lineares como isso...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...
    Visitante Senhor Ano Nimo

Estão neste momento a 7 cêntimos. Coloquei aqui um post porque foi o único sítio onde encontrei a referência do valor "histórico" das acções do BCP (o tal entre 3,5 a 4 euros).

Para 0,07 euros actuais... Parece-me que o autor perdeu os 500 euros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estão neste momento a 7 cêntimos. Coloquei aqui um post porque foi o único sítio onde encontrei a referência do valor "histórico" das acções do BCP (o tal entre 3,5 a 4 euros).

Perder não perdeu mas que a perda é enorme disso não há dúvidas!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quase que os perdeu, sim... a 1€ cada, para 500€, significa 500 ações.

Se elas estão a 0,07€ cada, significa que o que em tempos valeu 500 euros vale agora... 35 euros.

Tenho olhado a situação do BCP com especial preocupação desde que o banco cotou nos 0,20€, e não me parece nada bem, a avaliar pela evolução dos mercados financeiros nestes últimos tempos. Eu é que não me metia nessas ações nem para ter controlo sobre o banco, quanto mais para retirar daí lucros...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que o BCP deveria perceber que a POLITICA DE CONFLITO DE INTERESSES existe, e os colaboradores deviam estar proibidos de dizer que comprar BCP é um bom negócio, pois não é!

Nestes últimos meses, assisti o banco a cair numa estupidez tremenda... Ora bem, vamos lá apontar o que me fizeram:

- Um colaborador teve acesso à minha conta sem autorização, e partilhou a informação com os colegas e pessoas cá fora; (quebra do sigilo bancário);

- Reclamei que tivessem autorizado a compra de acções na minha conta, porque os autorizados na conta estão proibidos de fazer coisas na conta, sem a autorização do titular... (disseram que não havia problema, apesar do banco de Portugal dizer o contrário);

- Venderam os meus direitos do BCP sem a minha autorização. Dei a autorização de venda ao melhor preço, mas a colaboradora colocou um preço superior, e depois vendeu os direitos a um preço menor... Conclusão: tive de pagar a comissão da ordem não executada + prejuizo pela venda dos direitos com um preço inferior);

- Para reclamar disto tudo, liguei 3 vezes para a linha. Quando volto a contactar a linha, para saber o estado do processo de reclamação, dizem que não existe nenhum; (agora já enviei tudo para a provedoria, a ver o que dizem);

E ainda têm o prazer de dizer que as acções do BCP são um bom negócio... Só tenho é pena das pessoas que lá estão encalhadas (muitos colaboradores + pessoas com crédito à habitação que compraram acções para ter um spread melhor + colaboradores de outros bancos...).

Espero que tenham gostado do meu texto.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Curiosamente acabei de falar hoje com uma pessoa que supostamente lhe fizeram quase o mesmo, que lhe fizeram as coisas sem saber, mas neste caso parece que não se importou.

Eu gostava realmente de acreditar na viabilidade deste banco... Mas quando vejo que os colaboradores se acomodaram ao ponto de mexer e ver a minha conta como se fosse a deles... Chegou a um limite.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu gostava realmente de acreditar na viabilidade deste banco... Mas quando vejo que os colaboradores se acomodaram ao ponto de mexer e ver a minha conta como se fosse a deles... Chegou a um limite.

Agradeço aos dois pela divulgação dessas situações. O limite alcançado roça um certo abuso de confiança e falta de ética profissional...

Se não tiver mais nenhum título em carteira, definitivamente não me parece que seja uma boa aplicação de dinheiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

MiguLuso tem de haver uma forma de punir isto! Se chegamos a este ponto qualquer dia, desaparece da conta valores e a culpa é dos outros.

Todos podemos concordar que as novas tecnologias vieram facilitar muitas situações, mas por outro lado aumentou ainda mais os perigos. Muitas vezes a desculpa de ter sido falta de prevenção da pessoa, ou uso indevido pode servir para escamotear "algo".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

MiguLuso tem de haver uma forma de punir isto! Se chegamos a este ponto qualquer dia, desaparece da conta valores e a culpa é dos outros.

Todos podemos concordar que as novas tecnologias vieram facilitar muitas situações, mas por outro lado aumentou ainda mais os perigos. Muitas vezes a desculpa de ter sido falta de prevenção da pessoa, ou uso indevido pode servir para escamotear "algo".

Sim, eu estou muito em cima dessa assunto e nem que tenha de escrever 10 reclamações para o Banco de Portugal, para ficar resolvido.

Deste banco, já nada me espanta, infelizmente...

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso é um abuso de poder um bocado grave por parte do BCP... Já dá motivo para ficar chateado.

Por outro lado, se as ações do BCP subirem em flecha, até que é bom :) Mas não invalida que já tenham feito mal as coisas e, além disso, não me parece que as ações vão subir...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso é um abuso de poder um bocado grave por parte do BCP... Já dá motivo para ficar chateado.

Por outro lado, se as ações do BCP subirem em flecha, até que é bom :) Mas não invalida que já tenham feito mal as coisas e, além disso, não me parece que as ações vão subir...

É pena que o BCP não consiga escalar como os outros bancos fizeram nos últimos tempos, para recuperar as perdas.... Por outro lado, mesmo que subam, eu podia acreditar que vai haver tanta tomada de mais valias (por causa das pessoas que assumem perdas quando elas estão a subir) que deixam o banco num buraco infinito.

Aviso que é pura especulação, mas pode muito bem acontecer.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Olá a todos,

Em relação à reclamação que fiz ao banco, eles responderam-me a isto:

- Reclamei que tivessem autorizado a compra de acções na minha conta, porque os autorizados na conta estão proibidos de fazer coisas na conta, sem a autorização do titular... (disseram que não havia problema, apesar do banco de Portugal dizer o contrário);- Venderam os meus direitos do BCP sem a minha autorização. Dei a autorização de venda ao melhor preço, mas a colaboradora colocou um preço superior, e depois vendeu os direitos a um preço menor... Conclusão: tive de pagar a comissão da ordem não executada + prejuizo pela venda dos direitos com um preço inferior);

Ignoraram o resto, e disseram que um autorizado na conta pode fazer o que quer na conta...

Em relação à venda de direitos, estranharam que eu não me tivesse queixado ao balcão.... Mas aceitaram o erro e devolveram-me a diferença entre o preço real e o preço a que foram vendidos...

Já não vale a pena queixar-me do resto, o Banco simplesmente não entende que as outras coisas também são importantes! (como a proibição do acesso à conta e as chamadas que eu fiz que não foram validadas...).

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por tudo aquilo que já relataste aqui. Devias procurar outro banco e reportar essa situação ao BDP? Se o Banco não te esclarece devidamente, e pelo que me apercebi contrariaram as tuas informações. Não acredito que essa situação passe impune ao BDP.

Cumprimentos e que essa situação se resolva por forma a minimizares os estragos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por tudo aquilo que já relataste aqui. Devias procurar outro banco e reportar essa situação ao BDP? Se o Banco não te esclarece devidamente, e pelo que me apercebi contrariaram as tuas informações. Não acredito que essa situação passe impune ao BDP.

Cumprimentos e que essa situação se resolva por forma a minimizares os estragos.

Olá,

Voltei a enviar um e-mail para a provedoria, a reincidir nas partem em que eles se recusaram a falar.

A ver vamos, no que isto vai dar!

Muito obrigado pela tua ajuda.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites