Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Amortizar

Galamba

Recommended Posts

José Ribeiro

Tens toda a razão. Ando um bocado obcecada em pagar o que devo e vou-me esquecendo disso. No entanto, atendendo ao meu perfil de investidora e pelo que vou lendo e ouvindo, as taxas de juro estão pouco atractivas, há comissões, manutenções...... opto por amortizar. Mas tens razão, se o dinheiro render mais não compensa, monetariamente, amortizar. quando pagar o empréstimo terei que me dedicar mais às minhas potenciais poupanças  :D

Tens seguro de vida associado ao crédito à habitação?

Como tem evoluido desde Janeiro?

Se não tens seguro de vida, então podes pensar em alternativas para rentabilizar as poupanças!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tens seguro de vida associado ao crédito à habitação?

Como tem evoluido desde Janeiro?

Se não tens seguro de vida, então podes pensar em alternativas para rentabilizar as poupanças!...  ;)

Tenho o seguro associado ao crédito e tem vindo a diminuir um pouquinho. As alternativas ficam para daqui +- 1 ano (assim espero)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    José Ribeiro

Tenho o seguro associado ao crédito e tem vindo a diminuir um pouquinho. As alternativas ficam para daqui +- 1 ano (assim espero)

Se o seguro tem vindo a diminuir aos poucos pode-se dever ao caso de estar a efectuar algumas amortizações ao crédito à habitação, pois se for devido só à redução do capital em divída, deveria aumentar aos poucos devido à idade actuarial!...  :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

já agora outra questão..

existe algum minimo que se possa amortizar? tipo pode-se amortizar 1 centimo por exemplo? (é apenas um exemplo para perceber a minha questão)

pelo que percebi o banco fica sempre com 0.5% do que queremos amortizar certo?

eu talvez vá fazer dois "mealheiros"...1 para ir abatendo no capital em divida e outra para ir abatendo no prazo do emprestimo..que acham disto?

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

existe algum minimo que se possa amortizar? tipo pode-se amortizar 1 centimo por exemplo? (é apenas um exemplo para perceber a minha questão)

No caso do Totta, quando foi lá realizado o meu empréstimo, ficou acordado que seria sempre possivel durante a vigência do contrato, amortizar tranches de 2500€ ou multiplos, até ao máximo de 20€ do valor em dívida.

Caso essa amortização coincidir com a revisão da euribor não tem custos associados.

Fora dessa altura 0.5% de comissão.

Entretanto, entre investir e amortizar, acho que o importante é ter a noção do que se poupa em termos globais. Tipo, amortizar 2500€ agora que valor vou poupar no total do empréstimo, com uma base média da euribor... pode ser supreendente para algumas pessoas a multiplicidade de valores que se poupa.

Mas eu sou um investidor de baixo risco... arriscar não é mesmo comigo... PPR e afins só com garantia de capital e se possivel taxa defenida para um prazo alargado (5 anos, por exemplo...)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tudo depende do que disser no contrato. É frequente os bancos imporem um mínimo para amortização.

Quanto aos 0,5% se não estiverem previstos no contrato não pagas nada... Agora a comissão que o banco cobre por amortização antecipada não pode passar desses 0,5%, sim.

eu talvez vá fazer dois "mealheiros"...1 para ir abatendo no capital em divida e outra para ir abatendo no prazo do emprestimo..que acham disto?

Não percebi bem essa dos dois mealheiros. O prazo podes sempre tentar renegociar com o banco, independentemente de fazeres amortizações extraordinárias ou não (claro que se quiseres reduzir o prazo e não fizeres uma amortização na mesma altura, a prestação vai subir).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho muito bem. Primeiro acumula um determinado capital e depois pede para abater no capital e no prazo do crédito à habitação!

Não só começa a pagar menos juros relativo ao crédito, como o seguro de vida também pode diminuir!...  ;)

Já indagou junta da sua instituição se lhe alteram o spread no caso de pretender fazer tal operação?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

estava a pensar em amortizar 100 euros por mes...

tenho uma PPR, quando tiver lá um bom dinheiro, acabo com essa poupança e amortizo também na casa...porque sei que se acabar com o PPR o spread vai aumentar..por isso pretendo ter uma boa quantia no PPE e ir amortizando 100 euros por mes...

que me dizem disto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tenho uma PPR, quando tiver lá um bom dinheiro, acabo com essa poupança e amortizo também na casa...porque sei que se acabar com o PPR o spread vai aumentar..por isso pretendo ter uma boa quantia no PPE e ir amortizando 100 euros por mes...

que me dizem disto?

Não pode acabar com o PPR quando muito bem entende. É preciso atingir a idade ou estar nas condições para poder acabar com ele!...

Leu o artigo cujo link indiquei umas mensagens atrás?

Se tiver um pouco de vagar leia este artigo e tome atenção ao que lhe querem propor: http://www.pedropais.com/escolher-um-ppr-1110.html

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não pode acabar com o PPR quando muito bem entende. É preciso atingir a idade ou estar nas condições para poder acabar com ele!...

Poder, poder, até pode. Sobretudo se não usufruiu do benefício fiscal.

Se alguma vez tiver tirado partido dos benefícios fiscais também pode levantar o PPR, tem é que devolver os benefícios acrescidos de juros, caso não seja dentro das condições que referes

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

que me dizem disto?

Se acaba com o PPR com o objectivo de amortizar na casa, já pensou no que vai pagar com o aumento do spread?

E nas penalizações por acabar com o PPR, antes do prazo ou fora das condições estipuladas no PPR que efectuou?

Se fez um PPR porque a taxa era superior a uma conta a prazo, nos dias de hoje, se calhar não pensou nas taxas de "amanhã". Mas se lhe disseram, no banco, que podia fazer o que pretende fazer sem penalizações a não ser no spread!...  :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se acaba com o PPR com o objectivo de amortizar na casa, já pensou no que vai pagar com o aumento do spread?

E nas penalizações por acabar com o PPR, antes do prazo ou fora das condições estipuladas no PPR que efectuou?

Se fez um PPR porque a taxa era superior a uma conta a prazo, nos dias de hoje, se calhar não pensou nas taxas de "amanhã". Mas se lhe disseram, no banco, que podia fazer o que pretende fazer sem penalizações a não ser no spread!...  :o

~

já tive um PPR e passado 1 ano acabei com o PPR na altura ganhei um bom dinheiro, tive foi que "devolver" 20% dos juros que ganhei...ou seja, tive lucro, mas foram menos 20%.

neste quero ter lá um bom "pé de meia", para depois amortizar no capital em divida...e como quero também ir amortizando 100 euros por mes no capital ( sei que não é muito, mas é o que se arranja)...mesmo com o aumento do spread penso que a renda não vai aumentar por ai além...(penso eu.....).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    ~

já tive um PPR e passado 1 ano acabei com o PPR na altura ganhei um bom dinheiro, tive foi que "devolver" 20% dos juros que ganhei...ou seja, tive lucro, mas foram menos 20%.

neste quero ter lá um bom "pé de meia", para depois amortizar no capital em divida...e como quero também ir amortizando 100 euros por mes no capital ( sei que não é muito, mas é o que se arranja)...mesmo com o aumento do spread penso que a renda não vai aumentar por ai além...(penso eu.....).

Procure saber rentabilidades do dito PPR e qual o agravamento de spread quando acabar com o dito produto. Só assim poderá tomar uma decisão mais consciente!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ou seja se dever 100 mil euros, meto a render o meu dinheiro até ter pelo menos 100 mil euros e 1 centimo (por exemplo) é isso?

e só ai é que devo de amortizar?

Nem tanto ao 8, nem tanto ao 80!...  :D

Amortiza 1 ou 2 vezes por ano, uma quantia razoável. Consequência: baixa a sua prestação e reduz os juros!...

Invista numa conta a prazo, crescente por exemplo. Quando as taxas de juro começarem a subir, pode reduzir o seu crédito substancialmente, quer no prazo e/ou no tempo, assim não precise do dinheiro para outras despesas!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nem tanto ao 8, nem tanto ao 80!...  :D

Amortiza 1 ou 2 vezes por ano, uma quantia razoável. Consequência: baixa a sua prestação e reduz os juros!...

Invista numa conta a prazo, crescente por exemplo. Quando as taxas de juro começarem a subir, pode reduzir o seu crédito substancialmente, quer no prazo e/ou no tempo, assim não precise do dinheiro para outras despesas!...  ;)

essa quantia razoavel estamos a falar de que valores mais ou menos?

e qual é  a melhor conta a prazo para esse efeito?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

essa quantia razoavel estamos a falar de que valores mais ou menos?

e qual é  a melhor conta a prazo para esse efeito?

Procure saber, no seu banco habitual, o que lhe têm para oferecer em termos de contas a prazo (fixo, crescente, capitalizável ou não, rentabilidades!...) e depois se tiver dúvidas exponha!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    guilherme_couto

Quanto à opção de investir numa conta a prazo com a mesma euribor não concordo porque se investires nesse vai ganhar apenas a TANB (= euribor) menos 20% que vai para imposto. Se amortizares vais ganhar (ao poupar) a euribor + spread

Só compensa investir se a TANB do produto for igual ao spread + euribor + 20% destas duas - 0,5% do montante (comissão máxima que o banco pode cobrar numa amortização).

Mas vi tanta gente a concordar com o investimento que devo estar a pensar alguma coisa mal  :-X

Agora amortizar renda versus prazo:

ao amortizar no valor mensalidade o que vais poupar vai depender do valor da taxa de juros que ocorrer durante o prazo do empréstimo, ou seja, se a taxa de juro aumentar poupas mais porque já não vais pagar juros sobre o montante que amortizas-te.

ao amortizar no prazo o que vai acontecer é que o numero de meses que vais reduzir nesses meses já não pagas juros sobre o montante em divida, logo, o que poupas depende da taxa de juros que se irão verificar nos meses que reduzis-te (daqui a 40 anos).

De qq modo não dá para prever com qual dos dois vais poupar mais  :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quanto à opção de investir numa conta a prazo com a mesma euribor não concordo porque se investires nesse vai ganhar apenas a TANB (= euribor) menos 20% que vai para imposto. Se amortizares vais ganhar (ao poupar) a euribor + spread

Só compensa investir se a TANB do produto for igual ao spread + euribor + 20% destas duas - 0,5% do montante (comissão máxima que o banco pode cobrar numa amortização).

Mas vi tanta gente a concordar com o investimento que devo estar a pensar alguma coisa mal  :-X

Agora amortizar renda versus prazo:

ao amortizar no valor mensalidade o que vais poupar vai depender do valor da taxa de juros que ocorrer durante o prazo do empréstimo, ou seja, se a taxa de juro aumentar poupas mais porque já não vais pagar juros sobre o montante que amortizas-te.

ao amortizar no prazo o que vai acontecer é que o numero de meses que vais reduzir nesses meses já não pagas juros sobre o montante em divida, logo, o que poupas depende da taxa de juros que se irão verificar nos meses que reduzis-te (daqui a 40 anos).

De qq modo não dá para prever com qual dos dois vais poupar mais  :P

Estive a pensar no que escreveste, e pensei sera possivel determinar qual das hipoteses é a melhor amortizar um credito habitação ou fazer um deposito a prazo? E penso que sim, é possivel determinar.

Vamos supor um de credito habitação indexado a euribor 6 meses e com um spread de 1%, falta pagar 280 prestações mensais e tem em divida 87000 €. O credito habitação vai actualizar em 20 de Junho com a media da euribor de maio (0,982%). O individuo A tem 5000 € disponiveis que pode amortizar ou aplicar no dp.

Presumo que tenho todas as variaveis do credito habitação para determinar se fizesse uma amortização antecipada 5000 € no dia 20 junho quanto é que seria a poupança de juros comparativamente ao cenario de não proceder à amortização.

Pelos meus calculos seria uma poupança de:

49,20 € nos proximos 6 meses (Sem o impacto da comissão amortização 0,5%)

24,20 € nos proximos 6 meses (Com o impacto da comissão amortização 0,5%)

Qual seria Tanb necessaria para receber no minimo esses juros liquidos de imposto?

2,420% TANB A 6 MESES (Sem o impacto da comissão amortização 0,5%)

1,190% TANB A 6 MESES (Com o impacto da comissão amortização 0,5%)

Como a comissão de amortização é um custo fixo inicial, faz que a mesma não tenha a grande importância a longo prazo. Se continuar a fazer esta simulação a longo prazo, iria verificar que a segunda Tanb iria aproximar da primeira Tanb.

Por exemplo podias aproveitar um dep. prazo a 5000 € à taxa de 2,50% a 6 meses. No fim do dep. aproveitas os juros obtidos para pagar os juros que pagaste a mais no credito habitação por não teres amortizado o credito habitação. E por exemplo ao fim dos desses 6 meses podias voltar a simular e determinar qual era a melhor hipotese amortizar ou dp.

Existe um cenário que eu não coloquei ainda, os seguros que estão indexados ao capital em divida. Mas para já fico por aqui.

David

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites