Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Impostos de um ordenado bruto

Pedro85

Recommended Posts

Olá,

Recentemente recebi uma proposta de uma empresa de 1250€/mês brutos + subsídio de alimentação.

Segundo me informei, tenho de descontar 11% para a segurança social destes 1250, sendo assim sobra-me 1110 €.

A minha dúvida é, sendo ordenado bruto, tenho de pagar impostos sobre estes 1110€? A empresa tem de fazer retenção do IRS ou sou eu que para o ano vou ter de reter quando preencher a declaração de IRS?

Muito obrigado e cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha dúvida é, sendo ordenado bruto, tenho de pagar impostos sobre estes 1110€? A empresa tem de fazer retenção do IRS ou sou eu que para o ano vou ter de reter quando preencher a declaração de IRS?

So´ mais um esclarecimento: o IRS e´ calculado sobre o salario bruto (1250) e nao sobre o valor depois de descontar a SS...

Como disse o FORR€TA, a taxa de retençao depende do teu agregado familiar. Como o OE 2010 ainda nao foi aprovado, continuam a ser aplicadas as taxas de 2009 que podes encontrar, por exemplo, em http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6035/603530/article.jhtml?articleID=4025

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

So´ mais um esclarecimento: o IRS e´ calculado sobre o salario bruto (1250) e nao sobre o valor depois de descontar a

Isso quer que primeiro se calcula o IRS, depois a Seg social. O subsídio de alimentação pode ser somado pois está livre de descontos.

E os 23.75% da seg. social que cabe à entidade empregadora? São calculados com base no bruto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso quer que primeiro se calcula o IRS, depois a Seg social. O subsídio de alimentação pode ser somado pois está livre de descontos.

É indiferente qual se calcula primeiro - ambos se calculam sobre o mesmo valor.

E os 23.75% da seg. social que cabe à entidade empregadora? São calculados com base no bruto?

Sim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites