Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Crédito Habitação - Parceria Pedro e o Blog

Pedro Pais

Recommended Posts

YARA

E porque não pensar na hipótese de arrendamento com opção de compra?

Leia o conteúdo deste link: http://www.deco.proteste.pt/casa/arrendamento/dicas/arrendamento-com-opcao-compra

VISITANT01

Consegue localizar o que referiu?

neste tópico (umas páginas atras) ou noutro tópico, foi colocado um link, para uma folha de excel que permite fazer os calculos das prestações, em funcaocde vários factores (spread, Euribor, anos, valor do credito, etc... )
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 261
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• ABCD

51

• CFinanceiro

36

• YARA

30

• --------

28

Top Posters In This Topic

Popular Posts

O Pedro e o Blog desenvolveu uma parceria com o José Pereira (consultor da Decisões & Soluções, <a href="http://www.pedropais.com/forum/index.php?action=profile;u=175">CFinanceiro</a>

De certeza? Qual é o impedimento legal? E se, por exemplo, tiver uma procuração?

Tani, Não se importa de preencher este formulário ( http://www.pedropais.com/parcerias/credito-habitacao-parceria ), para que tenhamos o máximo de informação relevante possível.

VISITANT01

Consegue localizar o que referiu?

ABCD

não me recordo se eram algum link, relacionado com esta pagina - mas certamente alguem irá colocar, se não for um destes

aqui fica:

http://www.pedropais.com/creditos

e para "simular" com o histórico das Euribor

http://www.pedropais.com/media-mensal-da-euribor

YARA

excepto comissões e um ou outro pormenor, os cálculos que o banco faça (simulação) podem ser replicados com alguns desses links, logo simular, com valores mais ou menos realistas de spread e ajustar os restantes parâmetros poderá ser um bom exercício do que esperar ...

algumas vezes é difícil obter do banco um mapa de pagamentos ao longo do tempo (claro que simulado/previsão, devido a factores externos como a variação da Euribor, com alguns desses links (e mais ainda para quem tenha conhecimentos/vontade em mexer no excel) pode simular e manter um controlo da evolução do credito e prestações no futuro.

dependendo do prazo da Euribor, é possível prever (antever) o valor da prestação nos próximos: 12 meses (Euribor 12M), 6 meses (Euribor 6M), etc...

exercícios interessantes de simular:

- subidas da Euribor no médio prazo - como se comporta a prestação

- escolhe entre tipo de Euribor (3M como preferencial - por vezes os bancos não a "oferecem")

- alargar prazos para ter prestação mais baixa - assumindo para si um valor mais alto - e com a diferença, investir a taxas superiores para "aprovisionar" para futuras amortizações/subidas inesperadas da Euribor

- criação de um fundo, onde coloca uma "prestação" mensal , a render juros (superiores ao Euribor+spread), que futuramente utilizará para amortizar no empréstimo ou defender de subidas da Euribor

- simular o efeito e magnitude de amortizações antecipadas - criar um plano de pequenas amortizações espaçadas no tempo, ou uma grande amortização em determinado ponto chave (ex: subida da Euribor que eleve a prestação para valores superiores ao aceitável/definido)

depois de ter umas linhas de referencia dos valores aceitáveis (e realistas, é claro, para o mercado ;) ) para cada dos parâmetros  (valor do empréstimo, duração, tipo de Euribor, spread aceitável de acordo com actual/futuro da Euribor ) será mais fácil procurar "separar o trigo do joio" em termos de oferta bancária...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado a todos.

O imóvel está lá e isto foi tudo um cenário hipotetico porque de todos os imoveis que vi até hoje, aquele é o que mais me identifico.

Claro que é um imóvel caro e por isso me vai trazer um compromisso mensal alto mas não sei...

Vou averiguar tudo o que me disseram...

Obrigado mais uma vez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ABCD

não me recordo se eram algum link, relacionado com esta pagina - mas certamente alguem irá colocar, se não for um destes

aqui fica:

http://www.pedropais.com/creditos

e para "simular" com o histórico das Euribor

http://www.pedropais.com/media-mensal-da-euribor

...

Como deve calcular, a questão era no sentido de localizar a "ferramenta" para a YARA, uma vez que a tal folha de "excel" não se encontra neste tópico.

Os links sugeridos são uma boa opção.  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 months later...

Bom dia. Para um crédito habitação de 100 mil euros numa casa avaliada em 200 mil euros. Ser pago em 40 anos tendo um cliente 30 e outro 29 anos

, qual o banco que sugere? Os speads estão altissimos e acabamos por pagar 2x o valor do imóvel :(

Telegraficamente: os spread's estão a baixar... Quanto a pagar duas vezes mais, também não será verdade se houver disciplina e rigor!...

O BES foi o primeiro a baixar para valores a rondar os 2,75%!... http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=3316916&especial=Revistas%20de%20Imprensa&seccao=TV%20e%20MEDIA

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia. Para um crédito habitação de 100 mil euros numa casa avaliada em 200 mil euros. Ser pago em 40 anos tendo um cliente 30 e outro 29 anos

, qual o banco que sugere? Os speads estão altissimos e acabamos por pagar 2x o valor do imóvel :(

ABCD, estão a baixar na comunicação social! ;-)

Monica os spreads neste momento estão altos em todos os bancos a diferença é que há bancos que estão dispostos a emprestar e ou nem por isso! ;-)

Que spread lhe está a "oferecer" o seu banco?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ABCD, estão a baixar na comunicação social! ;-)

Monica os spreads neste momento estão altos em todos os bancos a diferença é que há bancos que estão dispostos a emprestar e ou nem por isso! ;-)

Que spread lhe está a "oferecer" o seu banco?

Was ist der Spread auf deutschen Bank? Danke

Eles baixam mas é devagarinho... e de acordo com o património/garantias dos potenciais clientes... A comunicação social não está toda errada... não se pode é ir a correr, pois o "oásis" já acabou!...

Ainda agora observei o caso de alguém que pretende arrendar o imóvel de "sonho" mas que ainda não acabou de pagar ao banco...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também eu ando a à procura de crédito habitação com bom spread...

Valor da avaliação da casa a comprar:250.000€

Valor necessário para emprestimo: 150.000€

Não tenho ouvido falar de boas condições...

Se alguém ouvir/ler, que se pronuncie...

As melhores condições são aquelas que não envolvem empréstimo bancário... para a vida!...

Será que não encontra uma casa "confortável", no meio de tanta oferta, com o capital que tem disponível?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para o presente nem pensar em crédito habitação... :o

E qual a mais valia desde a resposta #159?

Observação: ainda aguardo resposta às questões/observações que deixou noutros tópicos, mas para as quais não é obrigado a responder tão celeremente (ou de todo) como fez neste tópico!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também eu ando a à procura de crédito habitação com bom spread...

Valor da avaliação da casa a comprar:250.000€

Valor necessário para emprestimo: 150.000€

Não tenho ouvido falar de boas condições...

Se alguém ouvir/ler, que se pronuncie...

E tem condições para suportar prestações de 500 a 1000€? E se a euribor começar a subir?

Peça algumas simulações, mediante os seus rendimentos e idade. De seguida, peça para lhe simularem subidas de 1 a 3% na euribor, para ver até que ponto fica confortável pagando essa prestação!

Caso não fique confortável, siga a sua máxima, "se não der,não deu"...

A oferta no mercado é superior à procura e brevemente os bancos vão ter de vender os seus ativos (imóveis) até ao final do ano (por imposições exteriores) o que irá fazer com que o mercado altere os preços de venda...

Crédito à habitação: é quase impossível beneficiar de spreads baixos

http://www.idealista.pt/news/arquivo/2014/02/18/019677-credito-a-habitacao-e-quase-impossivel-beneficiar-de-spreads-baixos?xtor=EPR-32-%5bpassa_por_aqui_20140218%5d-20140218-%5bnotinmo_1_titular%5d-%5b%5d-%5b%5d

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De referir que alguns bancos já começaram a cortar nos spreads, como o BES, o BCP, o Crédito Agrícola e o Banco Popular.

... o BES foi o primeiro a rever o spread mínimo, em julho do ano passado, passando-o de 4% para 2,75%. Em dezembro, foi a vez do CA e do BP também baixarem os respetivos juros. O spread mínimo do CA passou de 3,95% para 2,55% enquanto o máximo de 5,75% para 4,35%. Já o BP passou a oferecer spreads entre 2,75% e 6%, quando antes cobrava entre 3,5% e 6,25%. No que diz respeito ao BCP, optou apenas por rever, já este mês, o spread mínimo: de 3,75% para 3,5%.

As condições para obter estes spread's minimos é que devem ser "herculeanas"...

Remeto novamente para a resposta que deixei no cardinal #159!...

E já agora, Was ist der Spread auf deutschen Bank? Danke

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

As condições para obter estes spread's minimos é que devem ser "herculeanas"...

Remeto novamente para a resposta que deixei no cardinal #159!...

E já agora, Was ist der Spread auf deutschen Bank? Danke

Para as condições que eu já tinha falado (avaliação de 250 mil e emrpestimo de 150 mil) arranjo 3,05 de spread... E 3,25%...

Nao me parece mau (tendo em conta as condições actuais)...

Prestaçoes de 512€....

Se depois fizer amortizações de 5000€/ano as prestaçoes vao baixando, não vão?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para as condições que eu já tinha falado (avaliação de 250 mil e emrpestimo de 150 mil) arranjo 3,05 de spread... E 3,25%...

Nao me parece mau (tendo em conta as condições actuais)...

1. Prestaçoes de 512€....

2. Se depois fizer amortizações de 5000€/ano as prestaçoes vao baixando, não vão?

Pode divulgar as entidades bancárias que lhe apresentaram esses spread's?

Condições, para além da domiciliação de vencimento, pagamentos de serviços (água, luz,...)?

Prazo do CH?

1. Se, pelo lado da entidade bancária, tem condições para suportar essa prestação e já avaliou a possibilidade de lhe aumentarem a prestação mensal em 1 (ou 2)% e

se, pelo lado do "vendedor" já não é possível abater um pouco mais o valor da venda (se calhar até é, mas depende da forma de negociar e não é preciso ser como no comércio de Marrocos...),

então não procure mais e avance.

2. Uma vez que tem essa possibilidade de economizar esses montantes, concerteza que a prestação (ou o prazo) podem diminuir. Na altura, estimo-lhe o valor da prestação mediante o valor que pretender abater!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu que tenho spread de 0.85% e já me custa pagar ouvir falar de spreads de 3,25% até me arrepia  ;D ;D

Pois... mas quem queira comprar casa no momento tem de se sujeitar ao que aparece...

Não tenho nada contra quem paga rendas, mas andar uma vida toda a pagar renda sem a casa nunca ser minha, não é para mim...

Tive, em 2010, spreads de 0.9% e de 1% mas alteravam da noite para o dia as condiçoes e o que queriam, e eu recuei no negocio...

Começaram com condiçoes em que nao tinha de dar entrada  nenhuma e tinha 1%, depois ja tinha de dar entrada de 10.000€ e spread de 0.95%, depois já tinha de dar 20.000€ e spread de 0.9%, depois ja tinha de dar 27500€ e spread de 0.8%...

No fim, se eu arranjasse 32.500€, davam spread de 0.75%...

Aceitei... no dia seguinte já tinha mudado outra vez e para aquela entrada ia ser spread de 1%...

desisti... não iam andar sempre assim...

Agora as condições nos bancos são más, já se sabe...

Mas tenho algumas economias e penso dar de entrada e além disso penso ir amortizando...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois... mas quem queira comprar casa no momento tem de se sujeitar ao que aparece...

Não tenho nada contra quem paga rendas, mas andar uma vida toda a pagar renda sem a casa nunca ser minha, não é para mim...

Tive, em 2010, spreads de 0.9% e de 1% mas alteravam da noite para o dia as condiçoes e o que queriam, e eu recuei no negocio...

Começaram com condiçoes em que nao tinha de dar entrada  nenhuma e tinha 1%, depois ja tinha de dar entrada de 10.000€ e spread de 0.95%, depois já tinha de dar 20.000€ e spread de 0.9%, depois ja tinha de dar 27500€ e spread de 0.8%...

No fim, se eu arranjasse 32.500€, davam spread de 0.75%...

Aceitei... no dia seguinte já tinha mudado outra vez e para aquela entrada ia ser spread de 1%...

desisti... não iam andar sempre assim...

Agora as condições nos bancos são más, já se sabe...

Mas tenho algumas economias e penso dar de entrada e além disso penso ir amortizando...

O problema é que não é só o spread que interessa, é a euribor também, eu cheguei em 2008 a pagar quase 6% de juro e tenho um spread de 0.85%...agora imagina hoje ter um spread de 3%... por isso é que me arrepia :) as taxas vão andar baixas durante ainda mais um bom tempo mas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O problema é que não é só o spread que interessa, é a euribor também, eu cheguei em 2008 a pagar quase 6% de juro e tenho um spread de 0.85%...agora imagina hoje ter um spread de 3%... por isso é que me arrepia :) as taxas vão andar baixas durante ainda mais um bom tempo mas...

Sim... mas quem queira comprar casa não tem muito mais solução...

É o que há...

E já estou a dar de entrada 70.000€, imagine se não estava....

Bem sei que o imóvel é caro mas... vi imensos, com muito piores condições e que não aceitavam a que tenho agora como permuta...

Além de que não tenciono levar o CH até ao fim do prazo, penso ir amortizando e acabar antes...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim... mas quem queira comprar casa não tem muito mais solução...

É o que há...

E já estou a dar de entrada 70.000€, imagine se não estava....

Bem sei que o imóvel é caro mas... vi imensos, com muito piores condições e que não aceitavam a que tenho agora como permuta...

Além de que não tenciono levar o CH até ao fim do prazo, penso ir amortizando e acabar antes...

Bem isso depende, para quem tem algum dinheiro consegue aplicá-lo e fazer um crédito dando esse dinheiro como garantia com taxas a rondar os 3% (euribor incluida)... soluções diferentes há sempre, por vezes não as sabemos procurar, ou aos bancos não lhes interessa muito divulga-las ou porque nós não temos capacidade para obter tais coisas, que me parece ser o caso, porque para teres um emprestimo destes para 150k tinhas de ter aplicado diria que 200k, a vantagem é que pagas quando queres, na altura e valor que quiseres, e a casa não está hipotecada...

Essa casa é de banco? as casas que se encontram nos bancos conseguem financiamentos a 100% e com spreads bem mais baixos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem isso depende, para quem tem algum dinheiro consegue aplicá-lo e fazer um crédito dando esse dinheiro como garantia com taxas a rondar os 3% (euribor incluida)... soluções diferentes há sempre, por vezes não as sabemos procurar, ou aos bancos não lhes interessa muito divulga-las ou porque nós não temos capacidade para obter tais coisas, que me parece ser o caso, porque para teres um emprestimo destes para 150k tinhas de ter aplicado diria que 200k, a vantagem é que pagas quando queres, na altura e valor que quiseres, e a casa não está hipotecada...

Essa casa é de banco? as casas que se encontram nos bancos conseguem financiamentos a 100% e com spreads bem mais baixos...

Soluções diferentes há sempre?

Ou porque nos nao temos capacidade para obter tais coisas?

Para ter um emprestimo destes para 150k tinha de ter aplicado 200k?

A casa não é de banco.

Nao desprestingiando as casas de banco, pode haver casas optimas, na minha zona sao péssimas ou isoladas ou a precisar de pegar no carro para ir a todo o lado...

Para se ficar central e numa casa que se goste, já se sabe...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

este e um assunto pessoal, mas nao resisto a dar a minha opiniao se me permite. Ja imaginou o dinheiro que iria poupar comprando uma casa de acordo com o valor que vai dar de entrada? <100.000€?

Pode nao ser tao no centro, tao nova, com tao bons acessos, mas iria garantir-lhe a longo prazo so evitando os juros milhares de euros de poupanca.

E que basicamente um emprestimo dessa ordem e com essas condicoes significa que no imediato provavelmente vai viver acima das suas possibilidades.

Ha quem sugira nao comprar casa por mais do que 3 salarios brutos ano, faca as contas pelos dois e veja se esta muito longe disso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pode divulgar as entidades bancárias que lhe apresentaram esses spread's?

Condições, para além da domiciliação de vencimento, pagamentos de serviços (água, luz,...)?

Prazo do CH?

1. Se, pelo lado da entidade bancária, tem condições para suportar essa prestação e já avaliou a possibilidade de lhe aumentarem a prestação mensal em 1 (ou 2)% e

se, pelo lado do "vendedor" já não é possível abater um pouco mais o valor da venda (se calhar até é, mas depende da forma de negociar e não é preciso ser como no comércio de Marrocos...),

então não procure mais e avance.

2. Uma vez que tem essa possibilidade de economizar esses montantes, concerteza que a prestação (ou o prazo) podem diminuir. Na altura, estimo-lhe o valor da prestação mediante o valor que pretender abater!...

:

:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico