Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Seguros de saúde

larekiku

Recommended Posts

Eu e o meu agregado familiar temos o seguro de saúde da Medis, fora das opções 1, 2 e 3, mas como é protocolado entre o meu serviço e a Zurich, tem um pouco das opções 1 e 2; nada da 3 ( o VIP). que contempla situações ocorridas no estrangeiro, por exemplo!

Acho que é bom, se recorrer ao "universo" de médicos da Medis. A assistência proporcionada em termos administrativos (por ex. em determinada especialidade, sou atendido por uma enfermeira/o, que me direcciona para o médico/médica, clínica mais aconselhável para a situação que expomos).

Tal como todos os outros seguros de saúde de "A a Z", a Medis, tem, na minha opinião quatro grandes "handicaps":

1 - A ficha informativa que se envia sobre o estado actual da nossa saúde (no momento da adesão) é tremendamente inquisitorial (quase vai ao ponto de querer saber se o nosso tetra-avô sofria de diabetes)!

2 - Daí decorre, como é de depreender,  a comparticipação ou não da Médis (por ex. conheço pessoas que tiveram que suportar a totalidade das despesas efectuadas), porque a crise de saúde, resultava de uma "pré-existência"...

3 - As exclusões são um rol imenso. Mais valia que informassem, aquilo que está incluído!

4 - O Guia Medis de Médicos e Serviços em todo o País é "curto". Se temos de recorrer a um médico externo à Medis, pagamos e só depois somos reembolsados, claro!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 52
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Pipocas

12

• elbmurcs

8

• Gaelic

7

• hsfarao

4

@Gaelic,

Não nos podemos esquecer que esses seguros de saúde não são mais do que um negócio. As seguradoras estão dispostas a correr um determinado risco, mas não estão dispostas a perder dinheiro com os seus clientes. Isso até pode acontecer no curto/médio prazo (por exemplo num ano pagarem mais de reembolsos do que o que recebem de prémios), mas não é um negócio sustentável.

Dito isto, é normal que queiram prevenir todo o tipo de situações onde possam vir a gastar dinheiro...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aderi ao Seguro de Saúde da Multicare num balcão da Caixa Geral de Depósitos.

Dirigi-me duas vezes à Companhia de Seguros Fidelidade, uma para mudar a minha morada a outra para entregar o recibo de consulta para reembolso de despesas fora da rede Multicare.

Sei que tb podemos tratar de assuntos relacionados com a Multicare:

-na Companhia de Seguros Império Bonança

-e nas Estações de Correio de Portugal.

Quanto à Médis.

Podem subscrever: 

-no Millenium BCP,

-no Crédito Agrócola

-e na Companhia de Seguros Zurich.

Quanto à Advancecare.

Podem subscrever:

-no Banco Espirito Santo;

-na Companhia de Seguros Tranquilidade;

-etc...

A Médis é mais cara na Caixa Agrícola que no BCP e tem piores valores de hospitalização.

E a Advance care da tranquilidade não tem nada a ver com o do BES, apesar de serem do mesmo grupo. A Advance Care é um grupo de várias seguradoras que juntaram os seus seguros de saúde para formarem um protocolo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva Pedro!

Subscrevo em absoluto o que disse. De facto, todo e qualquer seguro de saúde, é em primeiro lugar, um negócio para a seguradora!

Haverá anos, em que pontualmente, poderei (eu e o meu agregado familiar), ganhar pontos à Medis.Como eu e a minha mulher usamos próteses oftalmológicas e o meu filho segue um tratamento estomatológico (ortodontia), no próximo ano, substituiremos as lentes e eventualmente os aros, logo a comparticipação é claramente superior ao que pago anualmente!

Reforçando aquilo que diz, sobre o facto de que o Seguro de Saúde ser um negócio, repare: provavelmente, terei de fazer um transplante de córnea - logo o conceito de "pré-existência" para a Seguradora é de tal forma subjectivo e simultaneamente abrangente, que posso vir a ter problemas de comparticipação!

O outro "handicap" que me esqueci de referir e que vem reforçar o que o Pedro disse, são os períodos de carência, nomeadamente, os de tratamento cirúrgico (entre 12 e 18 meses).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá!

Sendo que tenho algum conhecimento sobre a área e tendo estado presente numa actividade onde esta questão foi abordada (embora paralelamente), gostava de realçar alguns pontos sobre esta matéria:

-A esmagadora maioria dos seguros de saúde em Portugal não são seguros de substituição ao SNS mas sim "seguros de conforto". Basicamente servem para os seus detentores poderem resolver problemas de pequena monta evitando, por exemplo, as listas de espera do SNS.

-Para as questões de saúde altamente diferenciadas, a medicina privada em Portugal é incapaz de responder pois não tem meios técnicos ou humanos para o fazer. Salvam-se alguns casos concretos de hospitais muito bem apetrechados, embora não em todas as áreas e geralmente não cobertos pelos seguros de saúde habituais. Falo, por exemplo, de trauma grave.

-O número de segurados que efectivamente usam o seu seguro de saúde é bastante mais baixo do que o anunciado. Isto deve-se ao facto de os números totais incluírem, por exemplo, todos aqueles "mini-seguros" que vêm com os cartões de crédito.

-Num seguro vocês estão a segurar a vossa saúde actual: se ela é pouca... Isto quer dizer que problemas actuais são geralmente excluídos. E com arte por parte da companhia, tudo o que é caro pode ser atribuído a problemas passados, responsabilidade do segurado, etc.

-Ai estão a ficar velhinhos e a aproximarem-se da idade de ter doenças? Não renovamos a apólice, ou só o fazemos anualmente.

Por último, algumas notas sobre as maternidades privadas:

-Apesar do que vos dizem, nenhuma delas está tão bem apetrechada como uma maternidade pública. Se o recém-nascido tiver que ir para uma unidade de cuidados intensivos tem que ser obrigatoriamente transferido para uma maternidade pública.

-Os valores cobertos para internamento em maternidade são muito baixos: se for uma coisa mais grave e o recém-nascido tiver que estar internado mais dias do que o plafond, ao fim deste tempo ou os pais pagam do próprio bolso o a criança vai dar uma volta de ambulância até à maternidade pública que tiver vaga para o acolher.

-Qualquer transferência representa um risco de vida para o recém-nascido e mãe.

Concluindo: para as coisas corriqueiras (independentemente do grande impacto que têm na qualidade de vida das pessoas) a medicina privada é uma alternativa capaz e muito convidativa para quem procura mais conforto. Já quando a nossa vida está em sério risco, que o SNS nos salve...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá!

Sendo que tenho algum conhecimento sobre a área e tendo estado presente numa actividade onde esta questão foi abordada (embora paralelamente), gostava de realçar alguns pontos sobre esta matéria:

-A esmagadora maioria dos seguros de saúde em Portugal não são seguros de substituição ao SNS mas sim "seguros de conforto". Basicamente servem para os seus detentores poderem resolver problemas de pequena monta evitando, por exemplo, as listas de espera do SNS.

-Para as questões de saúde altamente diferenciadas, a medicina privada em Portugal é incapaz de responder pois não tem meios técnicos ou humanos para o fazer. Salvam-se alguns casos concretos de hospitais muito bem apetrechados, embora não em todas as áreas e geralmente não cobertos pelos seguros de saúde habituais. Falo, por exemplo, de trauma grave.

-O número de segurados que efectivamente usam o seu seguro de saúde é bastante mais baixo do que o anunciado. Isto deve-se ao facto de os números totais incluírem, por exemplo, todos aqueles "mini-seguros" que vêm com os cartões de crédito.

-Num seguro vocês estão a segurar a vossa saúde actual: se ela é pouca... Isto quer dizer que problemas actuais são geralmente excluídos. E com arte por parte da companhia, tudo o que é caro pode ser atribuído a problemas passados, responsabilidade do segurado, etc.

-Ai estão a ficar velhinhos e a aproximarem-se da idade de ter doenças? Não renovamos a apólice, ou só o fazemos anualmente.

Por último, algumas notas sobre as maternidades privadas:

-Apesar do que vos dizem, nenhuma delas está tão bem apetrechada como uma maternidade pública. Se o recém-nascido tiver que ir para uma unidade de cuidados intensivos tem que ser obrigatoriamente transferido para uma maternidade pública.

-Os valores cobertos para internamento em maternidade são muito baixos: se for uma coisa mais grave e o recém-nascido tiver que estar internado mais dias do que o plafond, ao fim deste tempo ou os pais pagam do próprio bolso o a criança vai dar uma volta de ambulância até à maternidade pública que tiver vaga para o acolher.

-Qualquer transferência representa um risco de vida para o recém-nascido e mãe.

Concluindo: para as coisas corriqueiras (independentemente do grande impacto que têm na qualidade de vida das pessoas) a medicina privada é uma alternativa capaz e muito convidativa para quem procura mais conforto. Já quando a nossa vida está em sério risco, que o SNS nos salve...

Não podia estar mais de acordo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva Racardoso!

Qual é a tua opinião, sobre o que digo no meu post do dia 23 (o 1º) - possibilidade de cirurgia de transplante de córnea - que, segundo vários oftalmologistas, a lesão da córnea é interna e possivelmente hereditária! Levo com a ripa, não?...

Lá vem a velha história da "pré-existência" a que todas as seguradoras se agarram para fugir com o rabo à seringa, neste caso pagar!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva Racardoso!

Qual é a tua opinião, sobre o que digo no meu post do dia 23 (o 1º) - possibilidade de cirurgia de transplante de córnea - que, segundo vários oftalmologistas, a lesão da córnea é interna e possivelmente hereditária! Levo com a ripa, não?...

Lá vem a velha história da "pré-existência" a que todas as seguradoras se agarram para fugir com o rabo à seringa, neste caso pagar!

Eu tenho um queractocone e também luto com o mesmo problema que tu. Tenho um seguro da Médis e vou mudar agora para opção 3 com cobertura internacional, na esperança de daqui a uns meses o seguro cubra uma consulta (e consequentes tratamentos) na clínica Barraquer em barcelona. Se por acaso o seguro não cobrir, cancelo o seguro e volto a fazer de novo.

Sim, porque podemos cancelar um seguro a qualquer momento, já não existe permanência obrigatória de 12 meses.

Aproveito para recomendar a não fazeres quaisquer tratamentos aos olhos em portugal, além de serem mais caros, as clínicas cá só lhe interessa o dinheiro. Aconselho essa clínica. Vai lá apenas fazer uma consulta, já me disseram que não é muito caro. Qual é o teu problema de visão?

Quanto à questão da pré-existência, as seguradoras acabam por ter razão. É um bocado o jogo do gato e do rato  :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É também a conclusão a que chego!...

No meu caso concreto e do meu agregado familiar, ganharei pontos nos anos em que eu e a minha mulher mudarmos de lentes e aros e o meu filho mude algumaparelho (ortodontia).

Pelo que percebi tens Médis. A Médis não tem plafond para próteses oculares, permite apenas 20% de desconto mediante a apresentação do cartão.

É menos vantajoso que os seguros do grupo Advance Care, que tem um plafond variável (pex: 200€), que podes gastar todos os anos. É mais vantajoso, porque mesmo sem o cartão as ópticas costumam aplicar um desconto quase tão grande, ou muitas vezes igual a 20%. E é como ter uns

oculos de borla por 200€, todos os anos. No caso dos putos, dá jeito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu tenho um queractocone e também luto com o mesmo problema que tu. Tenho um seguro da Médis e vou mudar agora para opção 3 com cobertura internacional, na esperança de daqui a uns meses o seguro cubra uma consulta (e consequentes tratamentos) na clínica Barraquer em barcelona. Se por acaso o seguro não cobrir, cancelo o seguro e volto a fazer de novo.

Sim, porque podemos cancelar um seguro a qualquer momento, já não existe permanência obrigatória de 12 meses.

Aproveito para recomendar a não fazeres quaisquer tratamentos aos olhos em portugal, além de serem mais caros, as clínicas cá só lhe interessa o dinheiro. Aconselho essa clínica. Vai lá apenas fazer uma consulta, já me disseram que não é muito caro. Qual é o teu problema de visão?

Quanto à questão da pré-existência, as seguradoras acabam por ter razão. É um bocado o jogo do gato e do rato  :D

é mesmo assim? Ainda em setembro quis mudar de opção/variante num seguro da Allianz e disseram-me que só dava para mudar na altura a data a apólice (anual) e não me deixaram mudar  >:(...insisti que então cancelava o seguro e disseram-me que se o fizesse teria que pagar os proporcionais até ao fim dessa data (final do ano)......acabei por ficar igual...até lá..pelo menos  :-[ :-[

Já agora falo do Medicall e estou a tentar procurar seguros mais "vantajosos/baratos" o que propoem?

Pelo que vi são todos muito parecidos em custos e depois é muito complicado fazer uma comparação "perfeita"

?????

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva Racardoso!

Há muitos motivos para ser necessário um transplante de córnea, mas a questão da hereditariedade também tem limites, não dá para as seguradoras usarem indiscriminadamente. Exemplo: O Cancro do estômago é mais comum nas pessoas com grupo sanguíneo A, mas não passa pela cabeça de nenhuma seguradora (espero!) utilizar esse argumento para negar cobertura a um doente. Mas as coberturas também têm (n!) limites e só uma leitura cuidada da apólice pode desfazer as questões. E mesmo assim...

O melhor que tens a fazer é usar o que os americanos fazem diariamente: antes de qualquer tratamento mais caro (que não de emergência, claro está) perguntam à seguradora se cobre. E já agora que se comprometam por escrito com a resposta.

Agora, mudando de seguradora a nova vai dizer sempre "Ah e tal, já tinha esse problema antes de ser segurado por nós, não podemos fazer nada..."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo que percebi tens Médis. A Médis não tem plafond para próteses oculares, permite apenas 20% de desconto mediante a apresentação do cartão.

É menos vantajoso que os seguros do grupo Advance Care, que tem um plafond variável (pex: 200€), que podes gastar todos os anos. É mais vantajoso, porque mesmo sem o cartão as ópticas costumam aplicar um desconto quase tão grande, ou muitas vezes igual a 20%. E é como ter uns

oculos de borla por 200€, todos os anos. No caso dos putos, dá jeito.

Irra...elbmurcs, deste-me um murro no estômago!...

A Medis não cobre próteses oculares? Bonito serviço, o protocolo do meu sindicato com a Zurich! Estava na Allianz...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

é mesmo assim? Ainda em setembro quis mudar de opção/variante num seguro da Allianz e disseram-me que só dava para mudar na altura a data a apólice (anual) e não me deixaram mudar  >:(...insisti que então cancelava o seguro e disseram-me que se o fizesse teria que pagar os proporcionais até ao fim dessa data (final do ano)......acabei por ficar igual...até lá..pelo menos  :-[ :-[

Já agora falo do Medicall e estou a tentar procurar seguros mais "vantajosos/baratos" o que propoem?

Pelo que vi são todos muito parecidos em custos e depois é muito complicado fazer uma comparação "perfeita"

?????

Uma coisa é a mudança de plano, outra coisa é o cancelamento do seguro.  ;) Para mudar, de facto só anualmente. Muitas vezes, se fizeste um plano errado (muito caro) e não vais dar muito uso ao seguro mas queres mudar para um plano inferior e tens que esperar muitos meses, mais cancelar e fazer de novo. Mesmo com o período de carência (normalmente apenas 2 meses para consultas), poupas bastante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O melhor que tens a fazer é usar o que os americanos fazem diariamente: antes de qualquer tratamento mais caro (que não de emergência, claro está) perguntam à seguradora se cobre. E já agora que se comprometam por escrito com a resposta.

Agora, mudando de seguradora a nova vai dizer sempre "Ah e tal, já tinha esse problema antes de ser segurado por nós, não podemos fazer nada..."

Se estás a perguntar à seguradora se o seguro cobre uma eventual cirurgia a x, tás-te mesmo a fazer ao piso. Os seguros não dormem. Acho que se pode ter mais alguma sorte em ficar calado e não preencher o que não nos interessa no questionário. Se bem que desconfio que os seguros já têm acesso aos dados dos pacientes do SNS.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Medis não cobre próteses oculares? Bonito serviço, o protocolo do meu sindicato com a Zurich! Estava na Allianz...

Peço desculpa, não sabia que o teu seguro era de empresa. Sendo assim, deve ter plafond de óculos. Nos particulares é que não existe. Sorry

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Peço desculpa, não sabia que o teu seguro era de empresa. Sendo assim, deve ter plafond de óculos. Nos particulares é que não existe. Sorry

Viva Elbmurcs!

Se ainda aí estás...tiraste-me um peso de cima! Espero...Amanhã (hoje), vou confirmar junto da Medis. Depois informo-te e a todos os eventuais interessados!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva Elbmurcs!

De facto é como disseste: os seguros individuais diferem dos de grupo (o meu caso). A grande vantagem nos seguros de grupo, (protocolados entre a empresa ou sindicato e a seguradora), é que quase não há exclusões. Há reembolsos, que no caso das próteses oculares é 75 Euros por aros e 75 Euros por cada lentes (não sei de uma se as duas), por cada membro do agregado familiar (no meu caso 3 pessoas)!

Ou seja, concretamente, no meu caso, para além daquilo que a ADSE, me comparticipa, na parte excedente, entra a Medis!

Penso que não é mau de todo!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

O meu prémio de Seguro da Multicare aumentou :'(.  Pagava 157eur de três em três meses, este ano vou pagar 204eur trimestralmente. Para além disso estes senhores todos os anos aumentam:

as consultas em ambulatório: começaram em 9,5eur, passaram para 11,5eur e agora são 12,5eur

Urgências hospitalares: começaram em 27eur, passaram para 34eur e agora são 35eur.

Entre outros aumentos.

Sei que uma das razões para tal aumento no prémio foi ter atingido um patamar etário, aumenta aos (...)26; 36;(...)

Aconteceu a mais alguém?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Muito boa noite,

Efectuei um seguro de saúde da Medis, para daqui a 18 meses usufruir de um melhor acompanhamento no parto. (Penso eu) Escolhi a 2.ª Opção.

Entretanto perdi os meus óculos e dirigi-me a uma multiopticas para me fazerem um orçamento de uns novos e ronda dos 250€.

Tendo eu um seguro que subscrevi em 16 de Março, sei que tenho 60 dias de carência. Além disso já estou a beneficiar de 10% de desconto por parte da Multiopticas. Alguém me sabe indicar qual o desconto que a Médis reembolsa depois de ter aguardado o tempo de carência?

Obrigada desde já pela atenção que possam dispensar.

Ana Lucas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se o seguro é particular a Médis não tem comparticipação em quaisquer próteses oculares, tem apenas 1 desconto de 20%. Apenas se o seguro for de empresa. É uma grande falha deste seguro (nem na opção mais elevada tem), todos os outros seguros tem isso.

A Advance care é boa, tem comparticipações mais baixas que a Médis, mas muito menos cobertura de médicos e mais exclusões. E não são tão rigorosos para comparticipar certas coisas.

Pex: ando a fazer sessões de fisioterapia e todos os seguros só cobrem isso se for necessária devido a um episódio em concreto (acidente). Como não tive nenhum acidente. A Médis paga na boa. Aumentei o seguro para opção internacional para ir a uma consulta no estrangeiro, e facilmente deram autorização para todas as despesas na clínica, com co-pagamento de apenas 20%. Ou seja, pode ser mais forreta nas compartipações de consultas (35%, enquanto que os outros rondam 50%), urgência bem cara a 35€, mas depois tem outros aspectos mais positivos. A médis é comercializada no Bcp e Caixa agrícola, mas é mais barata e tem melhores coberturas no Bcp.

Em relação à advance care, o do BES parece dos melhores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites