Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• A minha casa própria onde habito é ou NÂO É um activo?

givemethemoney

Recommended Posts

Realmente uma excelente discussão. Na minha modesta opinião (e corrijam-me os colegas de forum) acho a aquisição de um imóvel um passivo em qualquer circunstância. apenas se torna um activo no instante em que se vende com lucro.

Pressupondo que você não persegue o lucro através das vendas dos seus bens.

Fiquei confuso, pois segundo a sua opinião, você só terá passivos em sua posse.

Veja o carro por exemplo, só lhe dá despesas?

Veja a sua "casa arrendada", só lhe dá despesas (luz, gás, telefone, etc...)?

Agora mais a sério, a generalidade das pessoas tendem a optar por distinguir entre passivo e activo com base nos custos/proveitos associados, quando esse critério é "relativamente irrelevante".

Pois, um bem (seja ele qual for) terá sempre associado uma componente activa e uma componente passiva.

Volto a frisar, que normalmente tende-se a distinguir através da sua componente mais forte.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • Respostas 53
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• CS

12

• pauloaguia

6

• cj2111

5

• givemethemoney

3

Caros,

Parece-me que uma casa (habitada pelo proprietário ou não) é sempre um activo. O argumento de que uma casa habitada pelo proprietário gera apenas despesas, e não rendimentos, não me parece correcto dado que se o proprietário não morar na sua própria casa, terá de pagar renda. Esse custo evitado / poupança é, na prática, um rendimento.

Um empréstimo contraído para comprar a casa é um passivo.

Não li o livro "Pai rico, pai pobre" mas lembro-me que há cinco anos, quando comprei a minha casa, um amigo meu mencioná-lo e referir que ao comprar uma casa para morar não estava a gerar riqueza.

Alguém me poderia elucidar sobre o que exactamente é defendido no livro?

Diogo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...

Queria dar um grande apreço por este excelente tópico, de facto é uma boa ajuda para quem está pensar comprar uma casa.

No meu caso estou numa casa alugada e ainda consigo fazer umas poupanças, hoje em dia as despesas inerentes à compra de uma habitação estão cada vez mais complicados, sem falar na burocracia e exigências bancarias cada vez mais rigorosas. ???

Contudo é um a ideia que estou a ponderar daqui a 3 anos, vou deixar assentar a poeira do novo orçamento de estado e depois a ver vamos!.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 12 years later...
    Visitante Gonçalo
    A 09/08/2008 às 13:10, elbmurcs disse:

O problema é que para uma casa de 150 mil, pagamos um crédito de 300 mil (valores redondos). Se a vendermos, só ficamos com 150 mil (o valor da casa). Acabamos por pagar duas casas e ficar com uma  ;)

Arrendamento é cada vez mais uma melhor hipótese. Ou então comprar uma pequena casa antiga e restaurar, pex.

Respondendo 15 anos depois.. como assim, se vendermos, só ficamos com 150 mil? E se tiver valorizado 100 mil entretanto? E o que não foi pago em arrendar uma casa?

Aqui tenta se generalizar e colocar tudo em caixinhas, mas na realidade o que conta em termos financeiros (além da opinião pessoal e do que lhe faz sentir bem) é o balanço entre valor de compra da casa e de venda (a somar as outras despesas) e isso altera se de caso para caso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites