Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• gestão de créditos e compra de casa

mmseabra

Recommended Posts

Olá a todos! Gostaria de pedir opinião em relação a um assunto sobre o qual tenho conhecimentos muito limitados...

Tenho 22 anos e recebo mensalmente uma Pensão de Sobrevivência de 1700€, com a qual pago todas as minhas despesas, incluindo a faculdade. A pensão irá terminar quando completar 24 anos.

No final de 2006 comprei um apartamento, tendo pedido um empréstimo de 75.000€, dos quais devo 60.000€, pagando, neste momento, cerca de 50€ de prestação (juros, uma vez que optei por um período de carência de 5 anos). Este apartamento tem estado alugado, por 450€, sendo o valor actual no mercado de 95.000€.

Vivo com a minha mãe mas quero sair de casa para viver sozinha. Tenho estado a ver casas em Lisboa, sendo o preço de compra de um apartamento em bom estado de conservação e que responda às minhas necessidades, de 95.000€ a 120.000€, enquanto que o aluguer ronda os 600€.

A minha dúvida consiste em tentar perceber o que é mais vantajoso:

- vender o apartamento, liquidar o empréstimo, dar entrada para uma nova casa e pedir um novo empréstimo;

- manter o apartamento, pedir um novo empréstimo para a compra da nova casa, juntando os dois;

- manter o apartamento e alugar uma casa para mim;

- ...

Li o (óptimo) artigo "Casa- comprar ou arrendar", mas as minhas dúvidas persistem, até porque a prestação do banco para a compra de uma nova casa seria sempre inferior ao aluguer de uma equivalente.

Peço desculpa pela extensão do comentário e espero que me possam, de alguma forma, ajudar a perceber qual a melhor opção, já que esta não é minimamente a minha área de conhecimento e me vejo um pouco perdida na gestão do dinheiro.

Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá....

A ver....em termos de hipoteca , dois anos não são nada.Mesmo. Vc vai pedir um emprestimo paa 30 ou 40 anos , não é?

Será que depois dos 24 continuará a ter uma renda de 1700 euros por mês??

Se for só a trabalhar com a quantidade de gente desempregada e com experiência que anda por aí , não estou a ver que alguém vá lhe dar um trabalho (se o arranjar) e ainda por cima pagar-lhe 1700 euros...Levas 1000 e já vais muito bem servida.

Não há dúvida que morar com os pais é a maneira mais barata de viver , mas se vc quer mesmo viver sozinha , em vez de se meter em mais um emprestimo que hoje em dia estão com spreads altissimos e euribor que vai já começar a subir ,eu ia morar para o apartamento que tem alugado.

Se for meeeesmo para sair de casa , vá para a casa que tem alugada.Abre mão do aluguel ,mas fica só com um encargo.

Agora , o ideal mesmo era continuar com a sua mãe e juntar dinheiro para quando começasse a vida a sério , ou seja , depois dos 24 anos.

Speedbird

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites