Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Certificados de Aforro

Susana

Recommended Posts

• Respostas 79
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Sansoni7

16

• --------

12

• pauloaguia

7

• celsan

7

Pois é, mas a taxa existe mesmo, sempre que haja habilitação de herdeiros, mesmo que o herdeiro seja o Movimentador.

Segue cópia da resposta que recebi do IGCP:

« No seguimento do seu contacto, informamos que os processos de Habilitações de Herdeiros estão sujeitos a emolumentos ao abrigo da instrução n.º 2/2006com a alteração produzida pela Instrução n.º 7/2010 do IGCP (ver Instrução):

...

a) Tratamento documental de processos de habilitação de herdeiros, incidindo a taxa sobre o valor da carteira à data do óbito:

- Quando o valor seja inferior ou igual a € 100 - isento de taxa;

- Quando o valor seja superior a € 100 - taxa de 0,5% sobre esse valor, com um máximo de € 300;

...

Não me tinha apercebido desta alteração. E em vez de a evidenciarem na página do assunto em causa (http://www.igcp.pt/gca/?id=69) remetem-na para um novo link. Temos mesmo de ler tudo.

Ou seja, por cada 1000 euros paga-se 5 euros, até um máximo de 300 (para quem tem 60.000 euros subscritos). É caso para dizer que deve ser cá um trabalho bem "sofisticado e especializado" esse tratamento de documentação. É tudo a ir ao bolso... dos vivos e dos mortos. Enfim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Acho que vou aplicar em CTPM. Pelos vossos comentários, parece-me do melhor que anda por aí. A questão é: temos que ir fisicamente aos correios?

Se não tens conta de aforrador, ou seja, se é a primeira vez que vais investir em produtos do género, sim, tens de ir fisicamente aos correios.

Se já tens conta de aforrador, podes subscrever através do aforronet

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou criar (amanhã, que não tenho aqui o nº da conta).

Recebem em casa a carta dos certificados? Aquela trimestral? Deixei de receber já à algum tempo...

Neste momento tenho apenas CTPM, e esse não dão direito a nada. Não sei se os CAs se terão modificado para assentar nos mesmos moldes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Neste momento tenho apenas CTPM, e esse não dão direito a nada. Não sei se os CAs se terão modificado para assentar nos mesmos moldes.

Não terás subscrito o extrato online? Já procuraste no aforronet? Eu, pelo menos, tenho lá extratos mensais...
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou criar (amanhã, que não tenho aqui o nº da conta).

Recebem em casa a carta dos certificados? Aquela trimestral? Deixei de receber já à algum tempo...

Segundo me informaram nos CTT temos que preencher um impresso para que nos enviem periodicamente o extrato dos títulos...CA e CTPM.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma vez que o registo seja feito e activado no Aforronet, é possível visualizar e/ou baixar os extractos mensais de todas as subscrições dos CT/CA & CTPM associados à Conta Aforro.

Tenho a opção de envio de extracto via caixa postal activada mas nunca recebi nada. ::)

http://www.igcp.pt/faq/#93

Atenção:

Por aqui podem fazer uma simulação real das taxas de juro a aplicar:

http://www.ctt.pt/feapl/app/open/certaforro/certAforro.jsf

Como podem facilmente verificar na última coluna à direita, as taxas não são lineares. Basicamente, há um prémio de 2,75% em vigor até 31 de Dezembro de 2016, e após esta data aplicam-se novos prémios, tendo em conta a antiguidade da subscrição.

Enfim, é tudo para baralhar os cálculos.

Everything is going down! :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Não porque não estou registada. Dps recebe mensalmente no seu mail?
    Não recebo por mail, mas está lá tudo direitinho no site.

Se calhar o melhor é criar primeiro a conta e ver as funcionalidades que estão disponíveis. É melhor do que qualquer informação que nós possamos dar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas só para novas aplicações, as existentes usufruem sp do juro que estava quando se fez, tal como no banco, correcto?

«...também sofrerá um corte já nas subscrições a realizar em Fevereiro.»

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/taxa_dos_ctpm_tambem_vai_baixar_em_fevereiro.html

Já agora, uma opinião sobre o tema:

http://auma.economico.sapo.pt/noticias/incentivo-a-poupanca-sim-mas-a-que-custo_209963?_swa_cname=newsletter&_swa_csource=afiliado&_swa_cmedium=email&cpid=economicot3

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por acaso depois de fazer a pergunta vi esta noticia e saliento uma das perguntas, que mesmo assim em nada responde efectivamente  á segurança deste tipo de produtos.

4

Qual a segurança face aos depósitos?

Enquanto os depósitos a prazo até 100 mil euros estão garantidos ao abrigo do Fundo de Garantia de Depósitos, os certificados não têm nenhum mecanismo de protecção associado. Estão apenas dependentes da sustentabilidade das contas públicas.

http://economico.sapo.pt/noticias/como-funcionam-os-produtos-de-poupanca-do-estado_209913.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites