Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Certificados de Aforro

Susana

Recommended Posts

boa noite tenho tres certificados de aforro e gostava de saber o valor actual de cada,se possivel.

1 ,valor de 2.104.93 ,data 16 2 1996

1 ,valor de 1.611.12 ,data 20 6 1995

1 ,valor de 1.311.84 ,data 10 7 1996

se me puderem ajudar,agradeco.

obrigado

julgo que pode calcular aqui:

http://www.igcp.pt/gca/?id=66

Julgo que os valores que indicou (2104.93, 1611.12 e 1311.84) são em euros

Posso estar errado mas:

1º coloca-se a data e 1 unidade (para saber o valor unitário de compra da altura).

2º Dividindo o valor total do certificado pelo valor unitário de compra da altura, obtém o número de unidades.

Por esta via, obtém-se 844, 646 e 526 unidades para cada certificado.

3º De seguida é colocar essa quantidade de unidades para se saber o valor atual.

O que dá como valores atuais: 4015, 3296 e 2291 euros.

Atenção: posso estar enganado no raciocinio (ou ter errado em alguma das simulações). Tem de validar

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    • Respostas 79
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Sansoni7

16

• --------

12

• pauloaguia

7

• celsan

7

Bom dia

Ontem fui aos CTT para ponderar a aquisição de certificados de Aforro e na simulação que me fizeram a taxa de juro anual baixa á medida que os anos do «depósito» aumentam; é mesmo assim?

Procurei no site da JNCP e não vi nada.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia

Ontem fui aos CTT para ponderar a aquisição de certificados de Aforro e na simulação que me fizeram a taxa de juro anual baixa á medida que os anos do «depósito» aumentam; é mesmo assim?

Obrigado

Pediste a simulação em papel?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia

Obrigado

É esperado que baixe uma vez que o prémio de (2,75%) ,adicionado excepcionalmente pelo governo, sejá retirado em 31 Dezembro de 2016.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É esperado que baixe uma vez que o prémio de (2,75%) ,adicionado excepcionalmente pelo governo, sejá retirado em 31 Dezembro de 2016.

Exato. Não percebo que simulação foi essa dos ctt se eles não sabem as taxas futuras (são fixadas todos os meses). Só se deram uma tabela sobre a evolução passada e ai sim, a taxa tem descido, devido à descida da euribor a 3 meses.

O único facto é: até 31 dezembro de 2016, a taxa mensal é igual a 0,85*E3+0,25+2,75, onde E3 é a euribor a 3 meses e que neste momento anda pelos 0,083%. É expectavel que esta taxa continue a andar neste valor que na prática é ~0%.

Por isso, até 31 dezembro de 2016 a taxa dos certificados de aforro será pelo menos 3%.

Como os juros "capitalizam" por trimestre, para quem for deixando lá o dinheiro será um pouquinho de nada superior à medida que o tempo passa.

Estou curioso é em ver o que é que o governo fará quando se aproximar o 31 de dezembro de 2016: se retirar o tal prémio de 2,75% poderemos assistir a levantamentos em massa dos certificados. Mas até lá, upa upa muita coisa deve acontecer neste Portugal e na decrepita Europa :-(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim...e constata-se essa descida.

Hoje vou voltar a pedir para «ver com olhos de ver»....

Obrigado

Como prometido, voltei aos Correios e:

1- A taxa dos Cert. Aforro, baixa ao longo dos anos, devido á tal perda de «prémio» na taxa de juro, que está prevista, ir só até 2016.

Assim, a evolução da taxa, para um «depósito» feito hoje seria : 3.10% ( 1º ano),3.10, 2.59 , 2.27, 2.08,1.96,1.87,1.83,1.83 e 1.93% no décimo ano.

2- Trouxe outra novidade, para mim; no caso da morte do titular do Certificado, os mesmos passam para o movimentador, mas é paga ao Estado uma «taxa» de 0.5% ( creio que sobre o montante investido e não sobre os juros vencidos)

Sabiam da existência desta «taxa»?

3- Tentaram «vender-me» uma aplicação de nome, Postal valor Crescente VI; alguém conhece? Referências desta aplicação?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

:D  se optares por CTPM não será mais vantajoso que CA? 4,25%/ano tens é de lá estar 5 anos para essa taxa.

Se optares?! ::)

Não sou eu...eu só ando a recolher informação.

________

Comparei as simulações de CA e CTPM e, estes últimos só são mais vantajosos no 1º ano(  ??? ) depois, é sempre mais vantajoso os Certificados de Aforro, mesmo tendo em consideração a perda da «bonificação» na taxa de juro após 2016.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É mais vantajoso CA? então ando a ver mal, pareceu-me ver que os CTPM começam nos 2,75% e acabam nos 5,00%, os CA começam nos 3,10% e acabam nos 1,96%...

Mas como não são aplicações que esteja muito a par...

Também fiquei admirado....

Provavelmente a explicação residirá na capitalização dos juros dos Certificados de Aforro, enquanto que os juros dos CTPM vão para uma conta á Ordem....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1- A taxa dos Cert. Aforro, baixa ao longo dos anos, devido á tal perda de «prémio» na taxa de juro, que está prevista, ir só até 2016.

Assim, a evolução da taxa, para um «depósito» feito hoje seria : 3.10% ( 1º ano),3.10, 2.59 , 2.27, 2.08,1.96,1.87,1.83,1.83 e 1.93% no décimo ano.

Como foram calculadas as taxas para os anos após o primeiro/actual? Pensava que flutuavam de acordo com a Euribor, logo não se conseguiam prevêr após 2016.

2- Trouxe outra novidade, para mim; no caso da morte do titular do Certificado, os mesmos passam para o movimentador, mas é paga ao Estado uma «taxa» de 0.5% ( creio que sobre o montante investido e não sobre os juros vencidos)

Sabiam da existência desta «taxa»?

Nas subscrições online creio que nem dá para definir um movimentador. Qualquer outra pessoa a quem dês os teus dados de acesso aforronet poderá resgatar os certificados em tal eventualidade. Desde que confies que não o fazem noutras circunstâncias... ;)

3- Tentaram «vender-me» uma aplicação de nome, Postal valor Crescente VI; alguém conhece? Referências desta aplicação?

http://www.ctt.pt/financas-e-pagamentos/poupancas/solucoes-de-poupanca/seguros-financeiros/postal-valor-Crescente-VI.html

TANB média 2,18% a 8 anos.

Os CTPM (TANB média 4,25%) a 5 anos parecem-me uma melhor aposta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Comparei as simulações de CA e CTPM e, estes últimos só são mais vantajosos no 1º ano(  ??? ) depois, é sempre mais vantajoso os Certificados de Aforro, mesmo tendo em consideração a perda da «bonificação» na taxa de juro após 2016.

Não percebo como. Os CTPM garantem-te uma TANB média de 4,25% nos 5 anos no pior dos casos (sem prémio nos últimos 2 anos). A simulação que indicaste para CA dá 2,63% a 5 anos ou 2,26% a 10 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também fiquei admirado....

Provavelmente a explicação residirá na capitalização dos juros dos Certificados de Aforro, enquanto que os juros dos CTPM vão para uma conta á Ordem....

O impacto da capitalização é reduzido.

Por exemplo, assumindo TANB 3,10% nos primeiros 2 anos, a capitalização do primeiro ano aumenta a taxa efectiva no segundo ano de 3,10% para 3,20%.

Penso que te informaram mal. Para investir a 2 anos ou mais, os CTPM rendem mais que os CA.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qual o título dessa simulação? Consegues mostrar uma cópia?

Também a mim me está a fazer um bocado de confusão essa "previsão de taxa para o futuro".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelos vistos, andam a informar mal nos ctt, para não dizer outra coisa. De forma resumida:

Certificados de aforro: para quem pode precisar do dinheiro até daqui a 2-3 anos. Tem a vantagem de se poder tirar o dinheiro de 3 em 3 meses sem perda dos juros acumulados. (no intermédio de cada trimestre, perde-se o juro desse trimestre).

Como já referido, até 31 dezembro 2016 a taxa de juro vai ser ~3%. Depois, sem o prémio atual de 2,75% e a manter-se a euribor a 3 meses próxima de zero, vai ser 0,25%. com prémios em função do número de anos (vão crescendo 0,25% ao ano). Não me parece interessante portanto pode ser que o governo da altura venha a propor outro incentivo.

CTPM: para quem quer aplicar o dinheiro por mais de 2-3 anos. Não se pode tirar o dinheiro durante o 1º ano. E, atenção, nos anos seguintes, para não se perder os juros do ano, só se pode tirar ao fim de cada ano (por isso é que escrevi 2-3 anos, penso que isto é importante ter em conta em caso de necessidade "a meio de dado ano"). As taxas de juro já foram referidas neste tópico.

Postal valor crescente: como o JRJordão demonstrou é o menos interessante de todos. Aliás, as respostas do JRJordão mostram bem os diferentes resultados dos 3 produtos.

Eu subscrevi (há algum tempo) um pouco de CA e um pouco do CTPM: num tenho mais liberdade, no outro uma maior rentabilidade (esperamos todos, será sinal de que o nosso País não entrou em rotura).

Quanto à taxa de 0,5% desconheço. Nos CA, o movimentador pode levantar o dinheiro contra apresentação do certificado fisico. Nos CTPM não há movimentador. Em caso de falecimento, os herdeiros estão isentos de imposto de selo quer nos CA quer nos CTPM. A informação está aqui: http://www.igcp.pt/gca/?id=69 e http://www.igcp.pt/gca/?id=1309

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se optares?! ::)

Não sou eu...eu só ando a recolher informação.

________

Comparei as simulações de CA e CTPM e, estes últimos só são mais vantajosos no 1º ano(  ??? ) depois, é sempre mais vantajoso os Certificados de Aforro, ...

Vi mal o «filme»...só podia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

...

Quanto à taxa de 0,5% desconheço. Nos CA, o movimentador pode levantar o dinheiro contra apresentação do certificado fisico. Nos CTPM não há movimentador. Em caso de falecimento, os herdeiros estão isentos de imposto de selo quer nos CA quer nos CTPM. A informação está aqui: http://www.igcp.pt/gca/?id=69 e http://www.igcp.pt/gca/?id=1309

Pois é, mas a taxa existe mesmo, sempre que haja habilitação de herdeiros, mesmo que o herdeiro seja o Movimentador.

Segue cópia da resposta que recebi do IGCP:

« Entrada – 34&%$  *  Saída – 23#"!

Exmo. Senhor $#"

No seguimento do seu contacto, informamos que os processos de Habilitações de Herdeiros estão sujeitos a emolumentos ao abrigo da instrução n.º 2/2006com a alteração produzida pela Instrução n.º 7/2010 do IGCP (ver Instrução):

1 - As taxas a cobrar pelo IGCP pela realização de actos e ou de formalidades administrativos conexos com a emissão, subscrição, transmissão e reembolso de instrumentos de dívida  pública de retalho são as seguintes:

a) Tratamento documental de processos de habilitação de herdeiros, incidindo a taxa sobre o valor da carteira à data do óbito:

- Quando o valor seja inferior ou igual a € 100 - isento de taxa;

- Quando o valor seja superior a € 100 - taxa de 0,5% sobre esse valor, com um máximo de € 300;

Estas e outras informações podem ser consultadas em www.igcp.pt , nomeadamente em:

·        http://www.igcp.pt/gca/?id=69

Com os melhores cumprimentos »

Entrada – 3.. *  Saída – 2...

[/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O impacto da capitalização é reduzido.

Por exemplo, assumindo TANB 3,10% nos primeiros 2 anos, a capitalização do primeiro ano aumenta a taxa efectiva no segundo ano de 3,10% para 3,20%.

Penso que te informaram mal. Para investir a 2 anos ou mais, os CTPM rendem mais que os CA.

E se o investimento for só por um ano, qual a melhor opção CA ou CTPM?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites