Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Incobráveis prescrevem!

José Ribeiro

Recommended Posts

ainda não responderam à minha questão...falta alguma coisa para poderem responder? esqueci-me de fazer algo? é que já vejo respostas para questões que fizeram depois da minha e recebo as notificações pelo e-mail, mas nada em resposta à minha questão. Agradecia que me esclarecessem, obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 60
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• pauloaguia

10

• ABCD

6

• Maria Beja

3

Em Novembro de 2013 deixei de pagar os serviços MEO por me encontrar com dificuldades financeiras e, nesse mesmo mês pedi a rescisão do contrato, mas as facturas continuam por pagar, agora recebi uma carta de umas advogadas com ameaças de penhora de salários e bens, será que posso junto dessas advogas invocar a prescrição dessa dívida? Poderão penhorar-me o vencimento  ou bens?

ainda não responderam à minha questão...falta alguma coisa para poderem responder? esqueci-me de fazer algo? é que já vejo respostas para questões que fizeram depois da minha e recebo as notificações pelo e-mail, mas nada em resposta à minha questão. Agradecia que me esclarecessem, obrigada

Às vezes as perguntas passam esquecidas no meio de outras; outras vezes são iguais a outras respostas que já estão para trás no mesmo tópico, e as pessoas preferem não estar sempre a repetir a mesma coisa; ou simplesmente não se sabe a resposta, ou pelo menos não há uma resposta fácil de dar...

Em primeiro lugar, espero sinceramente que não estejas há dois meses à espera de uma resposta, sem fazer nada. Ameaças de penhora são coisas graves e que devem ter resposta imediata.

É bem possível que se te pudessem penhorar o salário já o tivessem feito a esta altura - muitas vezes a penhora até surge sem avisar o devedor, é uma forma de evitar que ele fuja.

Podes tentar contra argumentar com a prescrição. Supostamente estas dívidas prescrevem ao fim de 6 meses - mas se eles deram início a procedimentos durante esses 6 meses (por exemplo, se a acção está em tribunal), então o prazo é suspenso. Eu diria que não perdes nada em tentar invocar a prescrição e ver se cola - se não houver fundamento para a mesma, então certamente terás uma resposta nesse sentido.

Agora, uma coisa é certa - a prescrição da dívida não extingue a mesma. Só extingue o direito que o credor tem a exigir o seu pagamento. Se no futuro quiseres voltar a ter contrato com a MEO, por exemplo, é bem possível que eles não te aceitem por causa desta dívida.

Tendo em conta que se trata de um serviço que te foi prestado e do qual usufruíste, parece-me justo que seja pago. Não seria de tentar um acordo de pagamento com eles? Ir pagando às prestações, por exemplo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...
    Visitante PEDRO REDONDO

Boa tarde,

Era cliente da Zon desde 2001 até 2011, em Maio de 2011 mudei para a Meo e rescindi com a Zon, foi-me dito por eles que eu teria de pagar mais 6 meses porque tinha alterado o tarifário, não me lembro se alterei e de certeza não assinei nada.

Agora ando a receber mensagens de um numero que aparece contencioso para pagar 227,00€.

Tenho de pagar? não prescreveu?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 months later...
    Visitante Ana ramos

Boa tarde,

O barclays vendeu a divida que tinha com eles a Intrum Justitia, a mais de cinco anos. isto nao prescreve?

Nunca fui contactada por outra via que não o telefone.

Perante o Barclays não tenho qualquer divida, ja fui a um Balcão e foi me dada esta informação.

Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    Visitante Frederico Sousa

Boa tarde,

Venho por este meio pedir que me esclarecessem uma dúvida que tenho. Adquiri, relativamente há dez anos, um equipamento (pen de internet banda larga) da Kanguru. Na altura, comprei o equipamento num estabelecimento comercial (Feira Nova) em Évora, através de uma comercial que estava a promover o serviço nesta superfície. A única questão que coloquei, pois era o que apenas me interessava saber, era se o tráfego seria ilimitado, ao que me respondeu afirmativamente. Comprei então o equipamento, e ainda antes de activar o serviço, entrei em contacto com o departamento de apoio ao cliente, para colocar a mesma questão. A resposta foi a mesma - o tráfego era ilimitado. Como activei o serviço em finais de dezembro, recebi posteriormente a factura, no final do seguinte mês de janeiro, com o valor relativo ao mês de janeiro e aos dias de dezembro do qual usufrui o serviço. Ao deparar-me com um descabido valor que rondava os 700€, entrei de imediato em contacto com a operadora, a pedir esclarecimentos. Foi-me então explicado que realmente o tráfego era ilimitado, mas num período compreendido entre as 21:00 e as 09:00, denominado d período "happy hour". Contestei que isto não me tinha sido mencionado, quer pela funcionária que estava a promover o serviço, quer pela assistente no apoio ao cliente. Entretanto, escrevi uma série de e-mails e cartas, a explicar o sucedido, mas sem efeito. Entretanto, ao longo do tempo, foram-me enviadas uma série de cartas, até avançarem com um processo em tribunal, com notificação de penhora. Sempre me neguei a pagar, pois a culpa não tinha sido minha. Nunca me penhoraram o que quer que fosse, pois além de não possuir bens em meu nome, os meus vencimentos mensais não ultrapassavam o ordenado mínimo. No entanto, a dívida foi acrescendo juros de mora, honorários de advogado etc, etc, até atingir recentemente o valor de mais de 2,500€. Uma vez que o processo já se encontrava em contencioso, foi-me penhorado o valor de reembolso do irs (cerca de 300€) no decorrente ano de 2015, como também cerca de 75€ do meu vencimento mensal, num mês em que trabalhei mais horas e o valor excedia o ordenado mínimo. Entrei em contacto com o departamento de contencioso da operadora, para saber o que poderia fazer para resolver o problema. Tive que pagar o montante estipulado, mais de 2100€, já com o desconto dos valores que foram entretanto penhorados. No entanto, no valor que paguei não constava ainda o desconto dos tais cerca de 75€ que me penhoraram do vencimento mensal. Entrei de novo em contacto com eles, e disseram que iriam reembolsar-me este valor. Já decorreu mais ou menos um mês e ainda não me reembolsaram o valor em questão. Entretanto entrei em contacto com eles, a pedir explicações, como também uma factura relativa ao meu pagamento, ao que me responderam que, após eu lhes fornecer o meu nif iriam proceder ao reembolso... Não recebi ainda bem reembolso nem factura. O verdadeiro motivo pelo qual estou a entrar em contacto convosco é para saber se há algum prazo de prescrição estipulado para este tipo de situações.

Com os melhores cumprimentos,

Frederico Sousa

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    O verdadeiro motivo pelo qual estou a entrar em contacto convosco é para saber se há algum prazo de prescrição estipulado para este tipo de situações.
    Salvo erro este tipo de serviços entra nos tais que prescrevem ao fim de 6 meses. Isto quer dizer que a empresa prestadora do serviço tem 6 meses para dar início aos procedimentos judiciais necessários. E, mesmo assim, o cliente ainda tem de invocar a prescrição para tirar proveito da mesma... Mas se já se estava num cenário de penhoras e tudo isso, a questão já se coloca de forma diferente - aí já é tarde para invocar a prescrição.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 6 months later...

Boa tarde

Recebi em 27/01/2016 uma carta de uma firma de advogados com uma ameaça de penhora e remoção de bens se não efectuasse o pagamento de 1008 euros referente a uma divida que teria com a NOS comunicações.

Desconhecendo ser cliente NOS, enviei um email ao Contencioso NOS solicitando esclarecimentos, indicando o numero de processo que vinha na carta. Pediram-me de volta numero de  contrato ou nif uma vez que não estavam a encontrar o processo. pós enviar o meu nif uma vez que não tinha qualquer contrato com a NOS. solicitaram-me que entrasse em contacto telefónico, o que fiz no mesmo dia.

Informaram-me então que a dívida se referia a um contrato com a ZON, serviço que eu tinha cancelado em 2008 com a entrega do equipamento em loja. O  equipamento foi verificado, aceite e foi-nos dito que estava tudo em ordem. oi-nos ainda dito que não tinhamos qualquer dívida em aberto.

Ora acontece que ao telefone com  o contencioso foi-me debitado um enorme numero de valores e datas, das quais só percebi "débito bancário não processado". Solicitei que me enviassem cópias dos documentos para poder averiguar junto do banco o que se tinha passado e informaram que o teria que fazer por escrito. No dia seguinte enviei uma carta a NOS a pedir os diocumentos, mas ainda não recebi qualquer documento.

Hoje recebi um telefonema do contencioso em que a funcionária me perguntou se ía ou não pagar a dívida...tentei explicar que ainda estava a espera dos documentos pedidos ao que a senhora agressivamente me respondeu que eu não precisava deles para nada e que só tinha de ir a meu banco perguntar quais os débitos que não tinham sido pagos! Quando lhe perguntei porque a empresa não me informou que o banco não tinha processado o pagamento, respondeu-me dando o exemplo da edp que lhe enviava um sms quando isso acontecia. Fiquei um pouco sem palavras e parecia que a senhora estava a gozar comigo...Tenho todos os pagamentos de serviços por débito bancário e já aconteceu uma factura voltar para trás e no caso da edp, recebo 3 dias depois uma carta a informar do sucedido e a dar uma referencia multibanco para proceder a regularização do débito.

No caso do serviço netcabo (posteriormente ZON) nunca recebi qualquer informação de que estava devedora e só agora em 2016 recebo uma carta com ameaça de penhora de uma dívida que desconhecia existir.

Já não tenho qualquer documentação da netcabo e sem cópias de facturas, com datas e valores, não consigo provar que paguei ou não, pelo que neste momento não consigo perceber o que fazer.

Após o telefonema de hoje voltei a pedir desta vez por mail que me sejam enviados os documentos, mas gostaria que alguém me explicasse se é legal não informar que existe uma dívida e juntar 9 anos de juros!

Desculpem o "testamento" e agradeço um possivel esclarecimento

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Infelizmente, foi criada uma lei que permite a atuação que descreve e qualquer um, mesmo não sendo cliente da ZON, pode ser enredado nessa "teia", bastando para tal que "alguém" se engane num determinado número para de imediato iniciar um processo.

Deverá aconselhar-se com um advogado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...
    Visitante NReinaldo

Boa tarde,

Recebi a 2017 sms da Intrum a pedir liquidação imediata de uma dívida EDP, da qual desconheço, referente a 2014. Sendo que já prescreveu e sou cliente à mais de 2 anos da ENAT, pode a EDP mandar cortar serviço de electricidade? Coloco esta questão porque tenho visto algumas situações bastante bizarras...

Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites