Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Incobráveis prescrevem!

José Ribeiro

Recommended Posts

A factura que me dizem estar em falta corresponde a julho de 2008, até liguei para a solicitadora que me fez o envio da carta para me enviar a fatura em questão, pois nem me lembrava, e continua a não me lembrar da mesma.

Não percebi a parte do devera ler o topico desde o inicio  :-\

http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=2438.0

Se ler o conteúdo deste tópico onde colocou a sua dúvida, parece-me que vai concluir que já prescreveu, isto se não recebeu nenhuma notificação para efetuar o pagamento no decorrer do tempo. No entanto, por via das dúvidas pode sempre consultar um advogado apresentando-lhe os factos e a possibilidade de um processo executivo caso não aceite pagar a fatura em falta (invocando o motivo pelo qual não o fez na altura e pelo qual acha que não o deve fazer agora).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 60
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• pauloaguia

10

• ABCD

6

• Maria Beja

3

Apareceu-me uma divida de 735,00€, da Òptimos de um Kanguru (internet), o qual cancelei por nunca ter funcionado por falta de rede,.

Essa divida é de Março de 2007, Muito grato ficaria se me informassem se essa divida já prescreveu?

antecipadamente grato

celso

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    Visitante Nuno Abreu

Olá,tenho estado a ler os vossos comentarios mas ainda nao cheguei a uma conclusao concreta.

Recebi este mês um contacto telefonico da empresa servdebt a me informar e a solicitar o pagamento de uma divida com  Tvcabo referente a 08/2008 . Até hoje não recebi nenhuma comunicação por escrito referente a essa dívida (tem 6 anos) nem mudei de residencia tendo a tal servdebt confirmado a minha morada.Eu penso que eles estao a tentar que faça o pagamento voluntario pois nao têm como o fazer. Podem me esclarecer se apos o periodo acima referido a divida ja prescreveu? obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,tenho estado a ler os vossos comentarios mas ainda nao cheguei a uma conclusao concreta.

Recebi este mês um contacto telefonico da empresa servdebt a me informar e a solicitar o pagamento de uma divida com  Tvcabo referente a 08/2008 . Até hoje não recebi nenhuma comunicação por escrito referente a essa dívida (tem 6 anos) nem mudei de residencia tendo a tal servdebt confirmado a minha morada.Eu penso que eles estao a tentar que faça o pagamento voluntario pois nao têm como o fazer. Podem me esclarecer se apos o periodo acima referido a divida ja prescreveu? obrigado.

Essa dívida diz respeito a...?

Se é a primeira vez que ouves falar nesse montante, podes sempre responder que a dívida já prescreveu e pedir que te apresentem provas do contrário.

Se, por outro lado, sabias da sua existência (por exemplo, recebeste uma conta em casa para pagar esse montante) então, à partida, o prazo de prescrição foi suspenso com essa comunicação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    Visitante nuno abreu

A Divida diz respeito a tv-net-telefone e nao,nao recebi nenhuma informacao nem carta nem notificacao dessa dívida se recebi alguma coisa foi na factura hà mais de 6 anos mas nunca nada registado ou assim e realmente nao me recordo desta dívida.entretanto deixaram de me ligar,o que faço passados 6 anos? Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Divida diz respeito a tv-net-telefone e nao,nao recebi nenhuma informacao nem carta nem notificacao dessa dívida se recebi alguma coisa foi na factura hà mais de 6 anos mas nunca nada registado ou assim e realmente nao me recordo desta dívida.entretanto deixaram de me ligar,o que faço passados 6 anos? Obrigado

Leia o inicio deste tópico e o seguinte decreto: http://www.dre.pt/pdf1s/1996/07/172A00/21082109.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Bom dia,

tenho uma micro empresa, tenho clientes que me devem à mais de cinco anos, apesar de varias tentativas não consigo receber. não pus nenhuma acção judicial, ( falta de recursos), a minha pergunta é se este tipo de dividas caducam?

Mediante o valor das dividas, pode interpor uma acção judicial nos julgados de paz. Fica muito em conta e é útil para processos até 15000€, senão estou em erro...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Visitante carlos cazaux

a INTRUM JUSTITIA - em nome da EDP- vem reclamar uma dívida á comissão festas da Vila de Vagos de 1.720,70 euros do ano 2007(desde 21 maio a 16 junho) Ora a festa foi de 25 a 29 Maio,confome padre Carvalhais -nosso pároco- informou.O montante maior é a 5 de junho-terça-feira..dia de arraial num pinhal próximo....Que trapalhada.....mas isto, mesmo que fosse verdade , já não prescreveu ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante carlos cazaux

a INTRUM JUSTITIA em nome da EDP vem agora querer cobrar á comissão festas Divino Espirito Santo.dívida de 1.720,20 euros do ano 2007 com datas que nem o pároco confirma(festas de 21 maio a 16 de junho ?)

Mesmo que se devesse, tudo isto jão não prescreveu?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

a INTRUM JUSTITIA - em nome da EDP- vem reclamar uma dívida á comissão festas da Vila de Vagos de 1.720,70 euros do ano 2007(desde 21 maio a 16 junho) Ora a festa foi de 25 a 29 Maio,confome padre Carvalhais -nosso pároco- informou.O montante maior é a 5 de junho-terça-feira..dia de arraial num pinhal próximo....Que trapalhada.....mas isto, mesmo que fosse verdade , já não prescreveu ?

Poderá responder enviando uma carta registada, com aviso de recepção, informando a entidade contratada para o efeito pela EDP que a suposta divida já prescreveu.

O artigo 10º, nº 1 da Lei dos Serviços Públicos Essenciais (Lei nº 23/96 de 26 de Julho), diz: “O direito de exigir o pagamento do preço do serviço prestado prescreve no prazo de seis meses após a sua prestação”. Neste diploma legal encontram-se abrangidas as dívidas resultantes dos serviços de fornecimento de água, energia eléctrica e gás.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    Visitante Jorge Joaquim

Recebi recentemente uma factura em divida da PT e posteriormente uma carta de um escritório de advogados, relativa a serviço televisivo de 2011. Não prescreveu já? Qual período de prescrição? Os advogados podem efectuar esse tipo de intimidação?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    Visitante Jose Lopes

boas

Tenho uma suposta divida de 65 euros com a PT de 2004 .

Até hoje não recebi nenhuma carta,fiquei a saber hoje 11-11-2010.

Fiquei a saber pela MEO PT quando liguei para pedir um serviço, estes informaram-me que não podia adquirir o mesmo porque tinha um problema pendente com a PT de 2004 .    :o

Não me recordo de nada, liguei para a PT e fui informado que ainda tinha esta divida ,isto é normal,

eu é que liguei e fiquei a saber.

A minha pergunta é a seguinte esta divida já PRESCREVEU ?

???

obrigado pela atenção.

cum.

Algo muito engraçado que nunca me tinha acontecido na vida, sucedeu hoje.

Tenho vários serviços activos com a MEO (Telemovel Unlimited XL - Pacote mais caro, Televisao/Internet/Telefone e Banda Larga Tablet), alguns dos serviços subscritos no ano passado e há 2 anos, tudo com contas em dia.

Fui hoje pedir uma alteração ao contrato (upgrade + canais) e diz-me o funcionário que não posso fazer nenhuma alteração contratual sem pagar o que tenho em falta na meo.

Como não tenho nada em falta, e estranhei o comentário, pedi mais informações (isto tudo numa loja cheia de gente, onde metade ouvia a conversa).

Dizem que são cerca de 300 euros de facturas de 2012, referentes a serviços de 2006, de algo que ninguem sabe explicar o que é, pois não conseguem ter acesso no sistema. Pediram-me para ligar ao departamento de facturação, e após 30min de longa espera, tambem não me souberam dizer nada.

Resultado: ninguem sabe de nada, inclusivé eu proprio que desconheço qualquer divida, e estou impedido de fazer alterações aos meus contratos derivado de um motivo que desconheço.

Será que esta gente está a seguir o mesmo caminho dos outros operadores incompetentes?

O que fazer, pergunto eu? Bem sei que, o que quer que seja, já está prescrito, mas ainda assim?

Sou cliente deles, têm todos os meus contactos, as minhas moradas, os meus emails, e nunca ninguem me disse nada até hoje? Nunca fui cliente PT/TMN OU MEO durante esse periodo. Será uma brincadeira ? Como resolver?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Resultado: ninguem sabe de nada, inclusivé eu proprio que desconheço qualquer divida, e estou impedido de fazer alterações aos meus contratos derivado de um motivo que desconheço.

Será que esta gente está a seguir o mesmo caminho dos outros operadores incompetentes?

O que fazer, pergunto eu? Bem sei que, o que quer que seja, já está prescrito, mas ainda assim?

Sou cliente deles, têm todos os meus contactos, as minhas moradas, os meus emails, e nunca ninguem me disse nada até hoje? Nunca fui cliente PT/TMN OU MEO durante esse periodo. Será uma brincadeira ? Como resolver?

Livro de reclamações.

Em primeiro lugar, não faz sentido nenhum haver faturas de 2012 passadas sobre serviços prestados em 2006.

Para além disso, se alegam que tens uma dívida, têm de te saber prestar informação sobre a mesma.

Quando tiverem que provar isso tudo à ANACOM deixam logo cair o caso. Ou então aparecem as tais informações que ninguém sabe onde estão e a que te deviam ter dado desde logo acesso...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Maria Beja

Em Novembro de 2013 deixei de pagar os serviços MEO por me encontrar com dificuldades financeiras e, nesse mesmo mês pedi a rescisão do contrato, mas as facturas continuam por pagar, agora recebi uma carta de umas advogadas com ameaças de penhora de salários e bens, será que posso junto dessas advogas invocar a prescrição dessa dívida? Poderão penhorar-me o vencimento  ou bens?

Obrigado pela atenção dispensada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em Novembro de 2013 deixei de pagar os serviços MEO por me encontrar com dificuldades financeiras e, nesse mesmo mês pedi a rescisão do contrato, mas as facturas continuam por pagar, agora recebi uma carta de umas advogadas com ameaças de penhora de salários e bens, será que posso junto dessas advogas invocar a prescrição dessa dívida? Poderão penhorar-me o vencimento  ou bens?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    Visitante victor ferreira

tenho uma divida á t v cabo desde 2006 e fiz um acordo de pagamento mas não pode comprir porque fiquei doente quando fiquei bom pedi para comprir ou fazer novo acordo mas não tive qualquer resposta agora querem que eu pague os juros de demora   

gostava de ter uma resposta obrigado   

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tenho uma divida á t v cabo desde 2006 e fiz um acordo de pagamento mas não pode comprir porque fiquei doente quando fiquei bom pedi para comprir ou fazer novo acordo mas não tive qualquer resposta agora querem que eu pague os juros de demora   

gostava de ter uma resposta obrigado   

Talvez se fizeres uma pergunta?

A exigência deles parece-me razoável...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Srª Alves

tenho uma factura  do hospital de santarem para pagar uns episódio de 2001,2002,2005 e 2013, a de 2013 foi entregue no hospital um palpel comprovativo de issenção. logo no principio de ano tive um internamento com operação a uma  temor foi a um a junta médica e deram 60% de incapacidade, ora estes 60% dão me issenção de todas as taxas moderadoras, quanto aos outros anos já ouve prescrição das mesmas mas ainda assim eu  também era isenta por ser dadora de sangue .Quero saber qual é o artigo do diário da Républica que me dá direito para assinalar a prescrição dos anos anteriores

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tenho uma factura  do hospital de santarem para pagar uns episódio de 2001,2002,2005 e 2013, a de 2013 foi entregue no hospital um palpel comprovativo de issenção. logo no principio de ano tive um internamento com operação a uma  temor foi a um a junta médica e deram 60% de incapacidade, ora estes 60% dão me issenção de todas as taxas moderadoras, quanto aos outros anos já ouve prescrição das mesmas mas ainda assim eu  também era isenta por ser dadora de sangue .Quero saber qual é o artigo do diário da Républica que me dá direito para assinalar a prescrição dos anos anteriores

É o artigo 3º do Decreto-Lei 218/99: http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=746&tabela=leis&so_miolo=
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Tinha uma divida do cartão de credito a Barclays desde 2010 que depois vendeu essa mesma divida a Intrium justicia. Essa divida pode prescrever ao fim de cinco anos se não for reclamada em tribunal ?

Creio que no caso de dívidas bancárias o prazo de prescrição é bem mais do que 5 anos.

De qualquer forma, se já houve notificações para pagamento os prazos de prescrição suspendem-se - as dívidas não desaparecem por deixarmos andar; só quando as pagamos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites