Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• IMI mal calculado. Suponho.....

Darkwader

Recommended Posts

Ora bem é isto:

Simulador de IMI    Poupança €  129,78 Atualizando os dados do imóvel

Detalhes  A última avaliação foi feita há 10 anos 

Dados da caderneta [table]  [tr] [td]Valor patrimonial tributário[/td] [td]Valor de construção (m²)[/td] [td]Coeficiente de vetustez[/td] [td]IMI a pagar[/td] [/tr]  [tr] [td]€  141 513,91[/td] [td]€ 600 [/td] [td]1[/td] [td]€  566,06[/td] [/tr] [/table] Com a atualização dos dados [table] [tr] [td]Valor patrimonial tributário[/td] [td]Valor de construção (m²)[/td] [td]Coeficiente de vetustez[/td] [td]IMI a pagar[/td] [/tr]  [tr] [td]€  109 070[/td] [td]€ 603[/td] [td]0,85[/td] [td]€  436,28[/td][/tr][/table]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho muito estranho já que é uma vivenda constuida em 2004, nos arredores de Lisboa

Sem fazer qualquer conta, concordo consigo. No entanto, julgo que tem um valor errado, pois aquando da primeira avaliação não me parece que o valor do metro quadrado fosse menor (600€) que o valor atual (603€). Logo por aqui a diferença é enorme no valor do IMI a pagar atualmente. Também não me parece que a redução do coeficiente de vetustez (1 para 0,85) compense a diferença de 3€ relativamente ao valor de contrução.

Poderá ter introduzido dados errados?

Efetuou uma simulação no site das finanças por forma a despistar essa diferença?

Deixo dois links de simuladores onde poderá verificar se há diferenças significativas:

1. http://www.e-financas.gov.pt/SIGIMI/default.jsp

2. http://conteudos.lexpoint.pt/simuladores/MBCP/imi.php

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É como diz o Ra. Um coeficiente de 1,05 quer dizer que o regulador quer que se aplique um ajuste de inflação entre o ano de referência e o ano 3 anos antes de 5%. Se o artigo manda aplicar apenas 75% desse valor então o que se quer aplicar é 5%* 75% = 3.75% o que transformado em coeficiente dá 1,0375.

Notem que este ajuste de inflação (art 138 do CIMI) é uma forma automática que as Finanças têm de garantir que o valor patrimonial vai aumentando e como tal o valor cobrado com o IMI.

No meu caso pessoal, andei distraído com este assunto e só agora por causa da iniciativa da DECO e da publicidade à volta dela é que fui olhar para o assunto. No meu caso (ao fim de 7 anos) já levei com 2 destas actualizações o que fez com que o VPT não tenha nada a ver com o verdadeiro valor. Adicionalmente existe uma formula "científica" para determinação do VPT:Vc*A*Ca*Cl*Cq*Cv que no meu caso concreto dá um VPT muito inferior ao que resulta da actualização automática atendendo à inflação, pelo que fui na semana passada (preencher o modelo 1 do IMI) para que as finanças actualizem a avaliação - de forma gratuita - atendendo aos parametros dessa fórmula. O senhor das finanças deu-me a entender que o valor da avaliação vai de facto baixar.

Assim, o que sugiro a toda a gente é que faça o seu próprio cálculo do VPT (com base na formula acima e no que está na caderneta predial) e sempre que dê menos que o valor automatico do ajuste de inflação - que deve ser sempre - peçam às Finanças a actualização desse valor.

Claramente esta é uma daquelas situações em que a máquina tributária se aproveita do desconhecimento, distração,... das pessoas.

Dêem uma vista de olhos à iniciativa da DECO (http://www.paguemenosimi.pt/)

abraços,

sinbad

Peço desculpa, mas continuo sem conseguir perceber.... a minha intenção é perceber com base na Lei, e não com intenções....

A legislação publica um coeficiente sobe forma, por exº: 1,07

O 138º do CIMI manda aplicar 75% ao coeficiente publicado...

No meu caso, e segundo o que acho correcto, o exemplo para daqui a uma dúzia de anos seria o seguinte:

€145.020,00 X (1,54 X 0,75)= €167.498,10 (como pode ver valoriza SEMPRE)

Pelo que as Finanças estão aplicar, seria:

€145.020,00 X (1+(0,54 X 0,75))= €213.027,08

Pelas Finanças o meu prédio daqui a uma dúzia de anos valoriza-se em quase 47% (para mim um absurdo)!!!!

Aliás segundo este cálculo das Finanças, o meu prédio mesmo velhinho, há-de valer mais do que os novos??? Pois é isto que está sempre a acontecer....

Pelo forma que eu acho que a Lei está a mandar aplicar o coeficiente de desvalorização, daqui a uma dúzia de anos, continuava a valorizar-se, mas a uma taxa muito mais realista, em 16% (digo eu)...

Não lhe parece muito mais sensato???

Obviamente que assumi que as variáveis da equação (VP) não se alteraram, até porque a tendência será para apenas conseguirmos reduzir (a longo prazo, média de 10 em 10 anos...) o vetustez, e isto provavelmente vais deixar de compensar pedirmos as Reavaliações... CERTO???

PRECISO MESMO DE UMA AJUDA PARA PERCEBER SE O 138º do CIMI VAI AO ENCONTRO DESTA MINHA LINHA DE PENSAMENTO....

Resta dizer que, o que eu estou a "sentir" agora, daqui a uns anitos vai tocar à porta de muitos, e ai talvez me percebam.... pois o meu prédio sempre esteve muito acima do valor de mercado, pelo facto de ter sido sempre avaliado à luz do novo CIMI (e quando já não houverem isenções, nem formas de pedir reavaliação, vocês vão compreender o que eu estou aqui a expor).....

QUEM PODE AJUDAR?????.................

Obrigada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Seria assim se a atualização trienal fosse interrompida durante 12 anos.

Então se de 2010 para 2013 baixa, seguindo a mesma lógica vai subir em 12?

No exemplo que deu anteriormente, em 2013 deveria ser 121.675,61, Então:

- Em 2016 (3 anos depois):

€121.675,61 x (1,07 x 75%)= € 97.644,68

Depois mais 3 anos (2019):

€ 97.644,68 x (1,07 x 75%)= € 78.359,86

...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia Lumara,

Entendo o que diz, sendo literal com o que está escrito na Lei, se o coeficiente é de 1.05 e o #138 manda aplicar 75% sobre o coeficiente então o natural seria fazer 1.05*75%. Apesar de ser isto que está escrito na Lei não sei se alguém quer tomar a iniciativa de levar as Finanças a tribunal porque estão a implementar uma coisa diferente do que está escrito na Lei pois não é isso que eles estão a fazer na prática como tive oportunidade de confirmar na semana passada quando fui à repartição de Finanças tirar umas dúvidas que tinha. Na minha opinião o que está escrito deveria estar escrito de forma diferente na medida em que levanta dúvidas como a sua.

No entanto, se quisermos perceber um pouco melhor do que estamos a falar ficamos a saber que os tais coeficientes são coeficientes de desvalorização da moeda que se destinam a comparar valores ocorridos em anos diferentes, fazendo um ajuste equivalente ao da inflação acumulada entre os 2 anos considerados relevantes (por exemplo, estes mesmos coeficientes são usados quando vende uma casa e precisa de quantificar, reportar e tributar a sua mais valia: terá de comparar o preço de venda da casa com o preço de aquisição da casa; mas como a casa foi comprada há X anos a Lei permite, com recurso aos tais coeficientes, ajustar o valor da compra da casa há X anos para EUR equivalentes há data de hoje e assim tornar comparáveis - isto é reportados ao mesmo ano - tanto o valor da compra como o da venda da casa); isto para ilustrar que o que estamos aqui a falar são de ajustes de inflação e apenas disso.

Assim, se entre 2 anos (por exemplo entre 2009 e 2012) o coeficiente de ajuste é de 1.05 isso o que quer dizer é que a inflação acumulada durante esse período foi de 5%, ou seja, se um bem custava 100 eur em 2009 então ele custará 105 eur em 2012. É este tipo de raciocínio que as finanças estão a aplicar quando fazem o ajuste do #138 ao valor do imóvel. Não tem nada que ver com o envelhecimento do imóvel ou com o seu valor de mercado (ou se há edificios mais novos a venderem-se no mercado por menos valor). É apenas uma actualização de valor tendo em atenção 75% do valor da taxa de inflação acumulada no período.

Na minha opinião foi o mecanismo que as Finanças encontraram para se protegerem a eles.

Assim, o que a maioria das pessoas não sabe (até mesmo a DECO pois nada refere sobre o ajustamento de inflação no site de simulação de IMI deles) é que as Finanças têm 2 formas de fazer/actualizar a avaliação de um imóvel:

- uma é com a aplicação da fórmula que comentei no meu post acima: VPT:Vc*A*Ca*Cl*Cq*Cv

- outra é através de um simples ajuste de inflação

No meu caso concreto quando há 7 anos comprei a casa as Finanças avaliaram-na com recurso à fórmula VPT:Vc*A*Ca*Cl*Cq*Cv. Na altura pareceu-me bem nomeadamente porque deu um valor bastante abaixo do que o valor de mercado, e como tal pagaria penos IMI.

Depois disso passados 3 anos ajustaram pelo ajuste do #138, nem dei conta porque não estava alerta para estas questões. Mais 3 anos em cima e novo ajuste de inflação e foi quando o valor me pareceu exagerado e fui-me informar e percebi o “esquema”.

Assim, se as pessoas nada fizerem levam de 3 em 3 anos com o #138 (e até haver deflação – inflação negativa – será sempre a subir até ao infinito…) independentemente do valor real do edifício ser muito menos.

A alternativa para os contribuintes é de 3 em 3 anos irem às Finanças, preencher o modelo 1 do IMI, a solicitar nova Avaliação e isso o que vai fazer é obrigá-los a voltar a aplicar a fórmula VPT:Vc*A*Ca*Cl*Cq*Cv o que em princípio trás o valor para baixo, pois impede a aplicação “cega” do ajuste de inflação e pelo menos esta fórmula inclui o Cv (coeficienete de Vetustez) que tem em consideração a idade do prédio.

Cumprimentos,

sinbad

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Boa Tarde,

Já agora dar-vos feedback relativamente à minha iteração com as Finanças. Recebi entretanto a carta das Finanças a actualizarem (para baixo) o valor patrimonial da minha casa no seguimento do meu pedido - preenchimento do tal modelo 1.

No meu caso concreto a avaliação foi menor em cerca de 21%. É dinheiro...

Cumprimentos,

sinbad

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

Já agora dar-vos feedback relativamente à minha iteração com as Finanças. Recebi entretanto a carta das Finanças a actualizarem (para baixo) o valor patrimonial da minha casa no seguimento do meu pedido - preenchimento do tal modelo 1.

Cumprimentos,

sinbad

Muito bem. Ao contrário de certas questões que já li ("... vale a pena arriscar?"...), felicito-o por ter tomado a iniciativa de pedir uma nova avaliação do imóvel onde habita. Paga um valor adequado e a sua carteira agradece. Daqui a 3 ou 4 anos deveria fazer o mesmo!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

Cumprimentos,

sinbad

E quando foi às finanças fazer isso?

Já epois de ter recebido o valor a pagar este ano (2014) relativo a 2013?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Foi depois de ter recebido o valor a pagar este ano (2014) relativo a 2013. Mas mesmo que fosse antes não adiantaria. Como o meu pedido foi feito este ano a dita re-avaliação apenas afecta a avaliação de 2014 e como tal o valor de IMI que vou pagar em 2015. Para o IMI pago em 2014 (apesar de ainda não o ter pago) já não há nada a fazer e será pago sobre o valor anterior à reavaliação (mais alto).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Foi depois de ter recebido o valor a pagar este ano (2014) relativo a 2013. Mas mesmo que fosse antes não adiantaria. Como o meu pedido foi feito este ano a dita re-avaliação apenas afecta a avaliação de 2014 e como tal o valor de IMI que vou pagar em 2015. Para o IMI pago em 2014 (apesar de ainda não o ter pago) já não há nada a fazer e será pago sobre o valor anterior à reavaliação (mais alto).

Tenho um vizinho do meu prédio, que tem um T3, que mal recebeu, viu que era um valor muito superior ao de ano passado, disse-me que foi as Finanças e que eles actualizaram e já este ano pagou menos.

Como é isso possível?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só se tiver sido um caso de manifesto erro por parte das Finanças, que eles tenham reconhecido e que quiseram/puderam corrigir imediatamente. No meu caso concreto, não aleguei nenhum tipo de erro, apenas pedi que reavaliassem a casa e faz-me sentido a resposta que eles me deram - que só afecta o IMI que vou pagar em 2015.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só se tiver sido um caso de manifesto erro por parte das Finanças, que eles tenham reconhecido e que quiseram/puderam corrigir imediatamente. No meu caso concreto, não aleguei nenhum tipo de erro, apenas pedi que reavaliassem a casa e faz-me sentido a resposta que eles me deram - que só afecta o IMI que vou pagar em 2015.

Vou la segunda-feira e já agora vou perguntar ao meu vizinho o que disse, já que o meu municipio foi daqueles que foi "desvalorizado"....

É outra questao que tenho...

Se eu mudar de casa este ano, para o ano pago o IMI desta casa ou da outra?

Eu não pedi avaliação antes porque de 2004 a 2012 tivemos direito a isenção....

Em 2013 veio para pagar 193€.

Este ano 202€....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou la segunda-feira e já agora vou perguntar ao meu vizinho o que disse, já que o meu municipio foi daqueles que foi "desvalorizado"....

É outra questao que tenho...

Se eu mudar de casa este ano, para o ano pago o IMI desta casa ou da outra?

Eu não pedi avaliação antes porque de 2004 a 2012 tivemos direito a isenção....

Em 2013 veio para pagar 193€.

Este ano 202€....

E para o ano?...

Preencha o modelo 1, em duplicado, com a ajuda da certidão de teor referente a esse imóvel.

Leve a uma repartição de finanças e depois faça as perguntas todas... Sendo certo que cada caso é um caso, até pode ser que os valores crescentes que indica sejam fruto de erro e que aceitem corrigir ainda este ano!...

Se não houver erro, entrega o modelo 1 e para o ano já verá o reflexo da sua acção no valor do IMI a pagar!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E para o ano?...

Preencha o modelo 1, em duplicado, com a ajuda da certidão de teor referente a esse imóvel.

Leve a uma repartição de finanças e depois faça as perguntas todas... Sendo certo que cada caso é um caso, até pode ser que os valores crescentes que indica sejam fruto de erro e que aceitem corrigir ainda este ano!...

Se não houver erro, entrega o modelo 1 e para o ano já verá o reflexo da sua acção no valor do IMI a pagar!...

Sim, claro que vou lá.

Tenho ideia que o que o meu vizinho me falou tinha a ver com a redução da taxa do municipio...

E por isso lhe reduziram ainda este ano...

Será?

Vou preencher o modelo 1, sim.

So arranjo na repartição ou posso imprimir e levar de casa?

Se mudar de casa para o ano ainda pago IMI desta casa onde estou?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, claro que vou lá.

Tenho ideia que o que o meu vizinho me falou tinha a ver com a redução da taxa do municipio...

E por isso lhe reduziram ainda este ano...

Será?

Vou preencher o modelo 1, sim.

So arranjo na repartição ou posso imprimir e levar de casa?

Se mudar de casa para o ano ainda pago IMI desta casa onde estou?

Pode ser... Imagine que lhe cobram 0,4% e o município estabeleceu 0,36%. Se for esse o caso, creio que eles devem corrigir as declarações dos contribuintes que se dirigirem aos serviços. Já se a taxa do município for a correta, não deve haver lugar a qualquer correção.

Modelo 1 (imprima duas cópias. As explicações, basta imprimir uma vez pois estas ficam para si): http://www.portaldasfinancas.gov.pt/de/impressos/IMIMod1.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pode ser... Imagine que lhe cobram 0,4% e o município estabeleceu 0,36%. Se for esse o caso, creio que eles devem corrigir as declarações dos contribuintes que se dirigirem aos serviços. Já se a taxa do município for a correta, não deve haver lugar a qualquer correção.

Modelo 1 (imprima duas cópias. As explicações, basta imprimir uma vez pois estas ficam para si): http://www.portaldasfinancas.gov.pt/de/impressos/IMIMod1.pdf

Deve mesmo ser isso porque no meu municipio a taxa é de 0,355%

Por isso corrigiram na hora....

Quando for as finanças vou perguntar se mudar de casa se para o ano pago o IMI da casa onde estou agora (e vou entregar o modelo 1) ou da outra casa....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Quando for as finanças vou perguntar se mudar de casa se para o ano pago o IMI da casa onde estou agora (e vou entregar o modelo 1) ou da outra casa....

Pagas o da outra casa. O que interessa é a situação do imóvel no dia 31 de dezembro.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pagas o da outra casa. O que interessa é a situação do imóvel no dia 31 de dezembro.

Obrigado.

Fiquei esclarecida.

Quanto ao IMI vou ver se arranjo tempo (devido aos horários destes serviços) para ir la esta semana porque sei que a taxa de municipio baixou e a redução do meu vizinho actualizada la pode ser disso....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Deve mesmo ser isso porque no meu municipio a taxa é de 0,355%

Por isso corrigiram na hora....

Reflexão!

Estamos em Abril. Faltam 8 meses para o fim do ano. Pode ir às finanças averiguar se é possível diminuir o IMI a pagar ainda este ano, tal como aconteceu ao seu vizinho. No entanto, caso tenha a certeza que vai sair desse imóvel ainda este ano talvez não seja vantajoso "desvalorizá-lo"!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Reflexão!

Estamos em Abril. Faltam 8 meses para o fim do ano. Pode ir às finanças averiguar se é possível diminuir o IMI a pagar ainda este ano, tal como aconteceu ao seu vizinho. No entanto, caso tenha a certeza que vai sair desse imóvel ainda este ano talvez não seja vantajoso "desvalorizá-lo"!...

Então vou as Finanças para ver se é possivel baixar no valor ainda a pagar este ano (como o meu vizinho, porque acho que teve a ver com a taxa do municipio) e para já (até ver) não entrego o Modelo 1.

Se vir que tal (que continuo cá) entrego em Setembro/Outubro...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 10 months later...
    Visitante joaquim  amchoqueira

Como é o modo de cálculo utilizado para encontrar o coeficiente do n.º 1  do artigo 138 do CIMI? 75% da média da soma dos coeficientes de desvalorização da moeda fixados nos últimos 3 anos por portaria do Ministro das Finanças para efeitos dos impostos sobre o rendimento, ou de outro modo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites