Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Novos Preçarios Bancários entram em vigor 1 Janeiro de 2010

davidmleal

Recommended Posts

estás enganado!

Para ser considerada conta ordenado tem que ser superior a 500euros. Por isso tudo que seja abaixo disso nem é conta ordenado e por isso não está isenta!

Não existem contas ordenado com 400euros mensais! Isso pode receber lá o ordenado mas não será tipificada como tal.

Até posso estar, mas só me limitei a ler o que estava no preçário:

[table][tr][td][/td][td][/td][td]Isenções: contas abertas há[/td][/tr]

[tr][td]1. Comissão de Manutenção  [/td][td][/td][td]menos de 6 meses / contas em[/td][/tr]

[tr][td]Conta 18/25 / Conta U / Conta Sénior / Conta[/td][td]5,00[/td][td]que o 1º titular tenha idade inferior[/td][/tr]

[tr][td]Standard / Conta Ordenado / ... [/td][td]Mensal[/td][td]ou igual a 25 anos / outras[/td][/tr]

[tr][td][/td][td][/td][td]isenções. Nota (1)[/td][/tr]

[/table]

Nota 1: Isenções Comissão Manutenção:

- Ordenado domiciliado com cód. Transferência 08 e de valor mensal igual ou superior a € 500

Ora, se não houvesse situações em que a Conta Ordenado estivesse isenta, porque haveria de ter uma comissão tabelada?

E o que diz não nota não é que os 500€ são condição para se considerar conta ordenado, mas sim para ter direito à isenção.

O que normalmente identifica uma conta ordenado é o facto de receber transferências com cod. 08, embora haja bancos que relaxem esse critério e considerem qualquer transferência ou depósito regular...   

Mas, como disse, na maior parte dos casos é simples atingir um dos critérios de isenção, sobretudo se é o banco onde se tem a conta "principal". A única coisa para que quero chamar a atenção é que vale sempre a pena ler as letras miúdinhas e pedir para esclarecer as dúvidas para não haver surpresas.

Se no banco disserem que abaixo de 500€ não é considerado conta ordenado, tanto melhor...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ah estás a falar do BCP! em cima referiste o BPI!

Mesmo assim penso que o BCP ainda não cobra despesas de manutenção nas contas ordenado. O primeiro tal como disse foi o Banif mas espero que tenha sido o único porque é mau de mais uma pessoa ter o salário a cair no banco todos os meses e ainda pagarmos por isso!

Falei no BPI só na situação do fecho da conta. Errei em não ter referenciado qual o banco nas despesas de manutenção ;) My bad!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://www.bcp.pt/multimedia/archive/00422/aviso8_422193a.pdf

podes ver nesse site que as contas ordenado BCP estão isentas de despesas de manutenção!

Têm um valor de manutenção se e como disse o pauloaguia, tiveres cumpridos determinados requisitos. Páginas 5 a 7. Tem também comissão de encerramento da conta entre 10 a 25€ sem qualquer "cláusula"  ???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Decreto-Lei nº 317/2009, que transpôs para o nosso pais a directiva comunitária nº 2007/64/CE, no seu artº 56, nº 2, proíbe a cobrança de comissões de encerramento de contas bancárias, caso o cliente seja um consumidor (cliente particular) ou microempresa. Aliás sobre este assunto basta ler o estudo sobre a “Mobilidade no Sector da Banca a Retalho em Portugal”, publicado pelo Banco de Portugal, onde na página 15, se referem a este assunto.

Link para o estudo do BdP: http://www.concorrencia.pt/download/AdC_MobilidadeBanca_Dez2009.pdf

Têm um valor de manutenção se e como disse o pauloaguia, tiveres cumpridos determinados requisitos. Páginas 5 a 7. Tem também comissão de encerramento da conta entre 10 a 25€ sem qualquer "cláusula"  ???

Link para o preçário do BCP 2010: http://www.bcp.pt/multimedia/archive/00422/aviso8_422193a.pdf

O que é que me está a falhar? As comissões de encerramento de contas de particulares foram ou não foram abolidas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que é que me está a falhar? As comissões de encerramento de contas de particulares foram ou não foram abolidas?

Pela leitura do referido DL da´ a entender que sim... mas nao fiquei convencido se se trata da mesma coisa. De qualquer forma, nao ha´ como pedir ao BdP para esclarecer. ;)

Podes mandar um mail ou preencher o formulario de reclamaçoes que tem no Portal do Cliente Bancario - basta fazer a exposiçao que fizeste aqui...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pela leitura do referido DL da´ a entender que sim... mas nao fiquei convencido se se trata da mesma coisa. De qualquer forma, nao ha´ como pedir ao BdP para esclarecer. ;)

Podes mandar um mail ou preencher o formulario de reclamaçoes que tem no Portal do Cliente Bancario - basta fazer a exposiçao que fizeste aqui...

Okiz. Vou fazer isso. Assim que receber a resposta logo a publico aqui.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fiz essa mesma pergunta ao BdP de Dezembro de 2009, através do formulário dísponível no portal do cliente bancário.

Continuo até agora à espera de uma resposta.

Espero que tenhas melhor sorte.

Fiz isso anteontem. Estou a ver que também bem posso esperar sentado por uma resposta...  :-\

eu tenho feito transferencias por internet (incluindo internacionais) na cgd e continuam sem cobrar nada...

Também já fiz uma transferência on-line para outro banco e os encargos também me apareceram a zero. Algo de muito estranho se passa na banca em 2010  :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu tenho feito transferencias por internet (incluindo internacionais) na cgd e continuam sem cobrar nada...

E eu a precisar de as fazer e revoltado contra a nova tarifa, ainda não voltei a tentar...detesto comissões e taxas que acho injustificadas!  >:(

Já alguém ligou para a linha de atendimento a perguntar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Recebi hoje a resposta à pergunta que tinha feito ao BdP, sobre a legalidade/ilegalidade das comissões de encerramento de contas bancárias.

"Exmo. Senhor,

Em referência ao assunto em epígrafe, informamos V. Exa. de que a resposta

à questão suscitada poderá ser obtida no Portal do Cliente Bancário, na

área temática dedicada a  Página Principal / Notícias do Portal do Cliente

Bancário – 4.º Trimestre de 2009 - Publicação do Aviso n.º 8/2009 e da

Instrução n.º 21/2009 do Banco de Portugal sobre Preçários e Publicação do

Decreto-Lei n.º 317/2009, de 30 de Outubro, que transpõe para o ordenamento

jurídico interno a Directiva n.º 2007/64/CE, de 13 de Novembro, relativa

aos serviços de pagamento no mercado interno – designadamente o artigo

56.º, disponível em www.clientebancario.bportugal.pt.

Com os melhores cumprimentos."

Para responderem isto mais valia não terem respondido.

Para o M_R_J:

Se te responderem coloca aqui a resposta por favor, só para ver se é diferente da minha.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Disseram-me que a CGD cobrava 0,48€ + imposto de selo (4%) pelas trasferências interbancárias.

Afinal em que ponto de situação está?  ???

Será que se cobram mais tarde com juros de mora?  ???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Disseram-me que a CGD cobrava 0,48€ + imposto de selo (4%) pelas trasferências interbancárias.

Afinal em que ponto de situação está?  ???

Será que se cobram mais tarde com juros de mora?  ???

Por causa dessem preçário já telefonei para o nº de apoio. Disseram-me que apesar de estar em vigor a Caixa optou por ainda não se fazer pagar por esse serviço e que nada sabiam sobre quando o fariam.

Tenho feito as transferências habituais e não tenho pago nada.

Retroactivos? Era o que faltava  ???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por causa dessem preçário já telefonei para o nº de apoio. Disseram-me que apesar de estar em vigor a Caixa optou por ainda não se fazer pagar por esse serviço e que nada sabiam sobre quando o fariam.

Tenho feito as transferências habituais e não tenho pago nada.

Retroactivos? Era o que faltava  ???

Pois, nem sei que diga!...  :(

Essa informação foi-me prestada por um funcionário da CGD muito recentemente!

Vamos a ver se na minha tentativa de efectuar essa operação não me cobram os ditos cêntimos!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites