Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Plutus | Cartão de débito com 3% cashback em PLU

andre611

Recommended Posts

Com o novo orçamento de estado, vão ser taxadas as crypto detidas a menos de 1 ano.

Não sei como é que é vão conseguir saber o que está detido a mais, ou menos de 1 ano, mas o que passar para a metamask e fôr passado para uma exchange para depois ser vendido para USDT, isso claramente parece-me que vai ser taxado (não sabendo, como referi em cima, que não sei como irão saber o que foi detido a mais ou menos de 1 ano).

Portanto, mais vale vender as PLU's directamente na Plutus e não passar para a metamask, porque desta forma não há forma da AT saber nada das PLU's ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 2,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

445

• andre611

310

• Diogo Duarte

235

• lfp

180

Top Posters In This Topic

Popular Posts

@Luka e @Ducas, e a quem tiver interesse. "Isto", é o ridículo de ir ao suporte levantar pó acerca de uma transação cujo teor é o que se sabe. Especialmente quando essa transação é a nosso favo

Os Portugueses no Survey:

Hell yeah f*$%"#&! É exactamente como o @lfp disse! Para resumir uma história longa:  

Posted Images

46 minutes ago, jopsilveira said:

Com o novo orçamento de estado, vão ser taxadas as crypto detidas a menos de 1 ano.

Não sei como é que é vão conseguir saber o que está detido a mais, ou menos de 1 ano, mas o que passar para a metamask e fôr passado para uma exchange para depois ser vendido para USDT, isso claramente parece-me que vai ser taxado (não sabendo, como referi em cima, que não sei como irão saber o que foi detido a mais ou menos de 1 ano).

Portanto, mais vale vender as PLU's directamente na Plutus e não passar para a metamask, porque desta forma não há forma da AT saber nada das PLU's ?

Parece que o que está proposto é criar obrigações declarativas para as entidades obrigadas terem de reportar à AT.

Isto agora vai depender da forma como está redigida a lei e quais as atividades com ativos virtuais para as quais a Block Code nos presta, efectivamente, serviços.

Por exemplo se a Lei determinar que as exchanges devem reportar as transacções, mas a Block Code só presta na verdade serviços de custódia (mesmo isso discutível, pelo menos em face da Lei 83/2017), então ficaria de fora.

Mas estou a hipotisar coisas sem sabermos ainda como vai ser o texto final.

Só sei que isto é uma grande trapalhada, fazer mudanças estruturais no sistema fiscal com uma lei que é, pela sua própria natureza, anual. Enfim, é, à falta de melhor palavra, ridículo.

Em todo o caso, acho que os cashbacks vão continuar a passar incólumes entre os pingos da chuva - o que referes que veio a público é a taxação de mais valias, portanto neste caso seria a mais valia que poderíamos auferir no valor de PLU.

Concretizando com um exemplo: fazes uma compra de mil euros, recebes 30e em PLU, que correspondem, nessa data, a 4 PLU (estariam a 7,5€ cada um). Quando vais vender 3 meses depois o PLU está a valer 10 cada um, vendes os 4 e realizas uma mais valia de 10€ (40-30), que seria taxada a 28%.

É ainda preciso ver bem como é que vai ser no caso de venderes para stables, visto que o que se pretenderá taxar é mais valias que, por natureza, só poderiam ocorrer quando vendes uma crypto por moeda fiduciária, a não ser que o estado se prepare para reconhecer curso legal a stablecoins :lol:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concretizando com um exemplo: fazes uma compra de mil euros, recebes 30e em PLU, que correspondem, nessa data, a 4 PLU (estariam a 7,5€ cada um). Quando vais vender 3 meses depois o PLU está a valer 10 cada um, vendes os 4 e realizas uma mais valia de 10€ (40-30), que seria taxada a 28%“ 

A mais-valia são 40 euros e não 10 euros. 
    Porque estás a receber os PLU‘s a custo de compra 0.

É o mesmo raciocínio de ações que uma pessoa recebe a custo 0 resultante de uma Spin-off.

Eu tenho 200 PLU‘s e tenho-as na metamask. Portanto já não posso vender directamente no site da Plutus, o que significa que posso ter vir que pagar mais-valia, quando converter para USDT e depois converter para EUR.
    Sinceramente não estou a pensar indicar nada às Finanças.

E abri conta Plutus para a minha mulher pra ganhar também cashback na conta dela, mas com isto, vou mas é desistir.

edit: acho que a melhor solução é converter as PLU para USDT na kucoin e deixar lá 1 ano antes de transferir em EUR. Ou a conversão é tb considerada uma venda ?

Editado por jopsilveira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    14 minutes ago, Razminsky said:

Belo pump hoje. 🤑

Screenshot_20221011-132539_CoinGecko.jpg

Não estou a conseguir converter PLU para saldo do cartão desde ontem. Alguém sabe se há alguma razão para tal? Não quero acreditar que suspenderam a conversão devido à subida do valor. 

Screenshot_20221011-101224_Chrome.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 minute ago, David Morais said:

Não estou a conseguir converter PLU para saldo do cartão desde ontem. Alguém sabe se há alguma razão para tal? Não quero acreditar que suspenderam a conversão devido à subida do valor. 

O meu dá para vender, pelo menos aparentemente. Experimenta no PC. Suspensa a venda não está, com certeza.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 minutes ago, David Morais said:

O limite é 30EUR. Mas nessa tua imagem deveria dar ai o erro de ser acima de 30 e mostrar o preço também.

O erro deve ser no teu lado, pois parece estar operacional --> 2.3 PLU deve dar próximo de 30EUR.

Editado por gattaca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, David Morais disse:

Está operacional. Ainda hoje de manhã vendi para testar se entrava imediato por fazer no horário que indiquei em cima. Ficou pending mas amanhã deverá estar disponível. 

Screenshot_20221011-134723_Chrome.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 minutes ago, jopsilveira said:

Concretizando com um exemplo: fazes uma compra de mil euros, recebes 30e em PLU, que correspondem, nessa data, a 4 PLU (estariam a 7,5€ cada um). Quando vais vender 3 meses depois o PLU está a valer 10 cada um, vendes os 4 e realizas uma mais valia de 10€ (40-30), que seria taxada a 28%“ 

A mais-valia são 40 euros e não 10 euros. 
    Porque estás a receber os PLU‘s a custo de compra 0.

Eu tenho 200 PLU‘s e tenho-as na metamask. Portanto já não posso vender directamente no site da Plutus, o que significa que posso ter vir que pagar mais-valia, quando converter para USDT e depois converter para EUR.
    Sinceramente não estou a pensar indicar nada às Finanças.

E abri conta Plutus para a minha mulher pra ganhar também cashback na conta dela, mas com isto, vou mas é desistir

Isso não está correcto, a meu ver, pois os 30e que recebes, em tese, podem ser configurados como uma contraprestação de um serviço que prestas à entidade (usar o cartão deles). Uma mais valia, de certeza que não é. Ou pode ser um pagamento em espécie por um serviço, o que implicaria que fossemos abrir actividade todos (LOL), ou podera ser uma transmissao gratuita (que portanto tem um justo valor à data da mesma).

Enfim, estou a "mandar pó ar" sem ter visto o diploma legal por isso é como dizia, é preciso ver o texto final.

Por fim, o facto de teres no metamask não só não tem nada a ver para a história, como a lei que vier a ser aprovada só entrará em vigor dia 1 de janeiro também, pelo que até lá é "bar aberto" como sempre :) 

E ainda, quando venderes PLU para USDT, repara no ultimo parágrafo do meu comentário anterior sobre o facto de stablecoins não terem curso legal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    6 minutes ago, lfp said:

Isso não está correcto, a meu ver, pois os 30e que recebes, em tese, podem ser configurados como uma contraprestação de um serviço que prestas à entidade (usar o cartão deles). Uma mais valia, de certeza que não é. Ou pode ser um pagamento em espécie por um serviço, o que implicaria que fossemos abrir actividade todos (LOL), ou podera ser uma transmissao gratuita (que portanto tem um justo valor à data da mesma).

Enfim, estou a "mandar pó ar" sem ter visto o diploma legal por isso é como dizia, é preciso ver o texto final.

Por fim, o facto de teres no metamask não só não tem nada a ver para a história, como a lei que vier a ser aprovada só entrará em vigor dia 1 de janeiro também, pelo que até lá é "bar aberto" como sempre :) 

E ainda, quando venderes PLU para USDT, repara no ultimo parágrafo do meu comentário anterior sobre o facto de stablecoins não terem curso legal.

Editei o meu Post anterior em que falo sobre spinoff.

E lá digo também que poderia converter para USDT e deixar o capital em USDT durante 1 ano e só depois vender para EUR. Mas claro que é má ideia pois poderei apanhar valorização do dólar e ficarei a perder na conversão para EUR.

Editado por jopsilveira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    5 minutes ago, jopsilveira said:

Editei o meu Post anterior em que falo sobre spinoff.

E lá digo também que poderia converter para USDT e deixar o capital em USDT durante 1 ano e só depois vender para EUR. Mas claro que é má ideia pois poderei apanhar valorização do dólar e ficarei a perder na conversão para EUR.

Não é o mesmo raciocínio de um spin off de acções, nem nada que se pareça - PLU não representam uma participação social numa entidade.

Como disse, no limite, será uma transmissão gratuita ao preço do dia que os receberes (não creio). A forma mais fácil e directa de o configurar (embora possa ainda assim dar azo a discussão) será uma transmissão onerosa ao preço do dia (ou seja faço uma compra de mil euros num comerciante e estou a comprar simultaneamente 30e de plu ao preço do dia). 

Estamos a tentar aplicar direito datado a uma realidade nova, é preciso ver primeiro a verborreia legislativa que o Medina preparou para vermos como se vai configurar a coisa, mas há muito por onde pegar e que discutir, disso tenho poucas dúvidas.

No que respeita ao teu último ponto, aí tanto podes apanhar a valorização, como a desvalorização do dólar, e sim, ficar a perder ou a ganhar na conversão para EUR. Mas também há stablecoins de EUR, portanto o ponto é redundante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, solução para pedir o cartão  foi eliminarem a conta e devolverem o dinheiro que já tinha la por transferência. 

Coloquei 20€ já foi aprovado e siga. 

Fiz um choradinho a pedir uma compensação pelo transtorno e deram me 2 PLU na conta nova 

Editado por Daniel B
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    7 minutes ago, jopsilveira said:

Bem, afinal parece que sou eu o único preocupado com as possível mais-valias a ter que indicar devido às PLUs, porque de resto parece que a conversa está a passar por lado de todos :D

:D

Seja como for é prematuro! Até 31 de dezembro está tudo igual, e se te preocupa, podes realizar todas as mais valias até lá :) 

Vamos ver como é o texto final do diploma e depois temos mais base para discutir o assunto como deve ser!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Daniel B disse:

A nivel de perks como funciona, vi que tem la algumas para escolher? 

Retiram dos PLU que eu tenho ou é a parte? 

Quais compensam? A do curve para interesante 

São 21 perks à escolha. Muitos direcionados para o UK, mas muitos também globais. Mais entrarão nos próximos meses

Dependendo do teu tier e do teu stake tens acesso até 8 perks/mês - Rebate em PLU de 10€ por perk

Os que mais compensam dependerão de ti. Os mais usados aqui em PT deverão ser Aldi, Lidl, Netflix, Spotify, UberEats, Uber, Curve e Shell

há 5 minutos, ChuckyPT disse:

Para transferir PLU da Metamask para a Kucoin tenho que ter algum ETH na metamask suportar a transferencia ou e so transferir da metamask para o endereço da kucoin normalmente?

Sim, necessitas ETH na Metamask para pagares a fee da transferência. Podes comprar diretamente na MM ou converter algum do teu PLU em ETH

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Razminsky disse:

Os que mais compensam dependerão de ti. Os mais usados aqui em PT deverão ser Aldi, Lidl, Netflix, Spotify, UberEats, Uber, Curve e Shell

São esses os mais usados em PT porque ainda não adicionaram a loja chinesa de Lisboa: Mo-ey 😇

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites