Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Problemas no crédito habitação

MASR

Recommended Posts

O que me dizem na Caixa Galícia é que, vão analisar, mas no máximo o que me pedem é um seguro contra o desemprego, que, apesar de ser caro, não chega aos 85 euros que o BPI pede pelo seguro de vida do fiador...

A nível de taxas e spreads, tanto a CG, como o BPI, são idênticos. A vantagem da CG é que não exige subscrição de produtos para negociar o spread e nem a própria avaliação pode interferir...

Ou deja, parece-me que no geral, as condições da CG são melhores, até pq as avaliações andam mt em baixo e eles exigem menos!!!Para além de não nos pedirem seguro para fiador e o spread não andar ao sabor do vento...

O que pergunto é: será que por não ser cliente da CG há mais tempo, me vão dificultar o acesso ao crédito (se o pedir lá) ainda que passe a ser cliente agora?

Se as condições são melhores, quanto mais depressa se tornar cliente da CG melhor!

Boa sorte!  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Ora, depois de algumas semanas sem escrever aqui...voltei para partilhar convosco o ponto de situação do meu crédito habitação...

Tudo corria lindamente, tinha encontrado uma oferta muito boa na Caixa Galícia, até ao dia fatídico da avaliação!Não foi péssima, o imóvel foi avaliado pelo valor de venda - 125mil euros!Mas nós precisavamos que fosse avaliado em 138 mil para termos 90% do valor de avaliação (125mil euros), ou seja, o montante total do empréstimo...

Até aqui, nada de novo pq sabemos que as avaliações estão a ser feitas mt por baixo. Mas, como sou pessoa de ver td ao detalhe, qd começo a ler o relatório da avaliação, reparo que, o valor desta consiste somente no valor do metro quadrado. Refere ainda o que a casa terá qd estiver pronta no fim de Dezembro (painéis solares, sistema de som,cozinha equipada,etc...), mas nada disso é tido em conta para o cálculo!!!Mais grave de tudo: fazem a comparação com imóveis da redondeza e com um imóvel do mm empreendimento (exactamente igual!!!), mas enquanto o apartamento que pretendo comprar, surge com o valor de 915euros/metro quadrado, um apartamento da mesma tipologia,no mesmo andar e no mm prédio, aparece com o valor de 1.016/metro quadrado!!!Ou seja, esta "pequena" diferença, dá a módica quantia de 12000euros a menos no cálculo do preço do metro quadrado para o apartamento que pretendo!!!Valor que, de resto, faria com que a avaliação fosse a "pretendida"...Além disso, o apartamento tem 2 varandas e só aparece uma referida!!!A garagem fechada que lhe corresponde é a maior do prédio...e um outro apartamento desse prédio (exactamente igual e no mm andar) foi avaliado em 140000euros!!!

O vendedor disse que no dia da avaliação o engenheiro mostrou alguma "pressa" em ir embora e nem quis ver o andar modelo que está completo e é igual ao que pretendo comprar!!!

Fui hj ao banco e eles dizem que vão pedir re-análise da avaliação, mas parece-lhe complicado, pq um engenheiro não gosta de admitir que "errou" e mesmo que suba alguma coisa, vai ser pouco!!!

Estou parva da minha vida...Ainda bem que, pelo menos, recebi por parte do banco o relatório da avaliação, pq já ouvi casos de pessoas que dizem que nc viram o seu (apesar de terem direito a ele pq o pagaram)!!!Esta é a única forma de vermos as falhas e de podermos argumentar contra o q nos parece mal...sem este relatório, a minha argumentação seria apenas teórica!

Ainda assim, acho que não vou ter "poder suficiente" para mudar alguma coisa!!!Sei que me vão dizer que é assim por causa do mercado e da oferta excessiva...e vou ficar a ver navios!!!

Mas pronto, foi o meu desabafo!

Beijinhos a todos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda assim, acho que não vou ter "poder suficiente" para mudar alguma coisa!!!Sei que me vão dizer que é assim por causa do mercado e da oferta excessiva...e vou ficar a ver navios!!!

Não sei muito bem como funciona o sector das avaliações imobiliárias.

Mas se fosse a ti passava estas considerações todas por escrito e entregava no banco. E eles que pressionassem o avaliador com base nesses argumentos.

Além disso tentar saber se há alguma entidade responsável pela fiscalização dos avaliadores imobiliários (ou, pelo menos, alguma associação que represente o sector). Em caso afirmativo, denunciar a essa entidade essa obra prima de documento podia ser um bom argumento para te refazerem uma avaliação em condições (e talvez deixar o avaliador mais atento, no futuro).

Eventualmente também poderias tentar apresentar a reclamação por escrito contra o banco, esses pelo menos têm supervisão. Mas dado que não foram eles que prestaram o serviço acho que de nada adiantaria...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É isso mesmo que vai ser feito Paulo.O próprio senhor do banco ficou surpreendido com esta situação e ia ainda hj fazer um telefonema e, posteriormente, uma exposição da situação, por escrito.

Não sei se há alguma entidade que regule os avaliadores, mas vou-me informar.

Quanto ao banco, não me parece que possa ser feita alguma coisa (até pq a empresa de avaliação é externa ao banco, ainda que muitas vezes, haja uma "relação" duvidosa entre ambos). Além disso, estamos a pedir o crédito pelo protocolo da DECO com a Caixa Galícia e, ao primeiro "erro" do banco, podemos informar a DECO e esta entrar em acção!

Vou aguardar notícias e se vir que me estão a atirar "areia para os olhos", tentar ver o que posso fazer!

Como já deu para ver, desde que resolvi comprar casa, têm-se sucedido os "obstáculos" e "situações mal esclarecidas"...tenho feito um grande esforço para as resolver, não me apetece agora "morrer na praia"!

Obrigada pelas dicas Paulo!

Beijinhos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois...seria pior se estivesse a pensar comprar uma casa e ela fosse avaliada por um valor menor! Mas, precisando do valor na totalidade (que é o meu caso) e os bancos oferecendo apenas 80% ou 90% (que já é fantástico e raro) do valor do imóvel, a avaliação tem que ser, obrigatoriamente, superior ao valor de aquisição do imóvel!Só não precisaria, se, neste caso, o banco financiasse a 100%!

Neste caso, uma entrada viria a calhar, mas dado que já dei do meu bolso, 2500 euros de sinal ao construtor, terei que pagar um seguro de protecção ao crédito de 1860 euros, mais 3600 (IMT, escritura e restantes papeladas)...fazendo as contas, já são 7690 euros!Por isso, preciso deste montante!:-)

E a questão essencial do meu post sobre a avaliação, é mais o facto de ela me parecer "um pouco" feita às três pancadas, uma vez que há coisas que não batem certo!

Eu sei que as avaliações têm sido feitas mt abaixo do "esperado", mas neste caso, há incoerências e erros bem visíveis!!!

Beijinhos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que acontece é que aconteceu tudo ao mesmo tempo. Os bancos deixaram de financiar a 100% (alguns), e as avaliações baixaram bastante comparativamente ao que vinha a acontecer. Foi a forma que os bancos arranjaram para se protegerem. Aqui há não muitos anos atrás dava para se pedir empréstimo para a casa e para mobilar a mesma, e agora já não há nenhum banco que faça isso. Lá está, isso só era conseguido porque as avaliações eram bastante superiores ao preço de compra da casa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Custa-me um pouco entender  que uma casa tem que valer mais para o banco do que aquilo que as pessoas vão dar por ele. Se o imóvel foi avaliado pelo valor pelo qual o vai comprar então só se pode concluir que a avaliação foi justa.

Concordo a 100% contigo. Aliás, foi assim que começou a crise - porque as casas valiam menos no mercado do que aquilo que supostamente estavam a garantir...

Os meus comentários foram no sentido de recorrer de uma avaliação aparentemente mal feita...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A compra de uma casa não é uma coisa que aparece de um momento para o outro e a maioria das pessoas sabendo que o vai fazer mais tarde ou mais cedo e que estará disposto a pagar uma prestação de 400€ a 500€ mensais, porque não começam a poupar essa quantia mensalmente uns anitos antes da compra? é que assim teriam dinheiro para uma entrada e veriam se eram capazes de suportar ou não essa mensalidade. Eu desde que comecei a trabalhar com os meus 20 anos que fiz isso e quando comprei o meu apartamento pedi menos de metade do valor da aquisição e fiquei com uma mensalidade bastante confortável.

PS. Atenção que estou a falar na generalidade, embora este modo de actuação possa ser válido para muita gente não estou a dizer que o seja no caso da MASR.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo plenamente com tudo o que dizes rjmsilva!Mas no meu caso (27 anos actualmente),comecei a trabalhar há 3anos (dp da minha licenciatura) e como estou deslocada da minha cidade natal, tenho uma renda de 400euros mensais de uma casa, sem contar as restantes despesas!O mesmo se aplica ao meu namorado...E a vida às vezes não corre como nós desejamos...Ainda que sejamos as pessoas mais conscientes do mundo com o dinheiro, surgem situações que não podemos controlar (questões médicas, no caso). Bem, não vale a pena alongar-me sobre o assunto, mas o que é certo é que, nestes últimos anos, milhares de euros já nos saíram do bolso às custas disso!

Qd voltei a escrever aqui, acerca da avaliação, não foi pq estivesse indignada com o banco por não me "emprestar" a quantia que precisamos (ninguém é obrigado a dar o que não pode ou não quer), referia-me ao facto da avaliação me parecer um pouco, senão mesmo muito, confusa (contraditória nos dados que apresenta)!!!

Não me sinto, de modo algum, enganada pelo banco, sinto é que há respostas que tenho o direito de ter em relação a uma avaliação pouco esclarecedora! Penso que estou no meu direito!:-)

Beijinhos,

MASR.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 6 years later...
    Visitante Filipa (visitante)

Boa noite. 

Eu e meu namorado estamos a pensar comprar uma casa na qual está avaliada em cerca de 60.000€. O que me trás aqui é o facto de estar desempregada. Ele  tem trabalho e está efetivo. A minha questão é... Será que é possível o empréstimo ser feito unicamente em nome dele? 

Agradeço a vossa opinião!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu e meu namorado estamos a pensar comprar uma casa na qual está avaliada em cerca de 60.000€. O que me trás aqui é o facto de estar desempregada. Ele  tem trabalho e está efetivo. A minha questão é... Será que é possível o empréstimo ser feito unicamente em nome dele? 

Eu creio que mesmo desempregada, o banco vai preferir ter dois titulares no contrato do que apenas um - tu poderás não estar desempregada para sempre e sempre és mais uma segurança no caso de ele ficar desempregado, por exemplo...

Por outro lado, se é ele que vai meter o dinheiro todo na casa, pode fazer sentido ela ficar apenas em nome dele - se um dia se chatearem, será muito mais fácil resolver esse problema...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia. Mas como estou desempregada e não estou a receber qualquer subsídio a casa não poderá ficar também em meu nome....ou pode?

Quer dizer que quem ganhasse o Euromilhões e depois deixasse de trabalhar não podia comprar uma casa porque não tem emprego? Achas mesmo que isso faz sentido? :)

Mas, mais uma vez - o banco é quem te dirá se aceita ou não contratar o empréstimo contigo ou se é melhor sem ti...

Aqui só podemos especular.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites