Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• União facto e benefícios fiscais

MS

Recommended Posts

Ola.

Depende de como te declaras-te quando fizes-te a escritura e o CH.

No meu caso declaramos que eramos solteiros e assim o banco envia a cada a declaração para o IRS com metade do valor pago a cada um.

Eu não sei muito bem como funciona mas para declarares União de facto acho tens que te deslocar a tua Junta de Freguesia atestar a união de facto ou tu declaras a tua situação e eles é que atestam, nao sei bem.

Caso voces tenham se declarado como solteiros os beneficios sao maiores a nivel do IRS, já que cada um pode ir buscar 30% do valor pago até um tecto de 584€ (aproximadamente) e se declararem juntos só podem ir buscar os tais 584€ uma vez.

Cumprimentos

Tita

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

obrigado pela resposta. a questao é que nos declaramos como solteiros, tanto na escritura como no banco e nas finanças, mas o banco manda uma declaração para cada um mas com o montante global, e por baixo diz que foi enviada outra para o outro titular de igual montante. nós dividimos esse montante em 2 e metemos mas não sabemos se está correcto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

obrigado pela resposta. a questao é que nos declaramos como solteiros, tanto na escritura como no banco e nas finanças, mas o banco manda uma declaração para cada um mas com o montante global, e por baixo diz que foi enviada outra para o outro titular de igual montante. nós dividimos esse montante em 2 e metemos mas não sabemos se está correcto.

Ola MS

O meu banco faz o seguinte: imagina que foi pago 6 000€ no total do ano, o meu banco manda uma carta pra mim com 3 000€ e uma pro meu companheiro com os restantes 3000€. É igual para os seguros, uma carta para cada um.

Em relação ao teu banco se manda o montante global pra cada um na "minha opinião" está errado porque voces são solteiros. Se calhar não era mau pensado falares com o banco e expores a situação e ver se te enviam uma declaração com metade do valor pago para cada um. Senão enviarem dividam a meio, se bem que poderá não ser o mais correcto.

Espero estar a dar-lhe correctamente a informação. Peço desculpa por algum equivoco.

Cumprimentos

Tita

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites