Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Anuidade Cartão Multibanco - CGD

Pipocas

Recommended Posts

As transferências de vencimento têm um código especial associado que permite aos bancos identificá-las como tal. Alguns bancos assim que é recebido um movimento deste tipo reclassificam automaticamente a conta como conta ordenado. Imagino que também haja casos em que se deixar de haver este tipo de movimentos durante algum tempo, ela também seja automaticamente "desclassificada"...

Não percebeste a minha pergunta. O que eu quis perguntar é se um depósito de um cheque conta como domiciliação do ordenado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 63
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• elbmurcs

14

• pauloaguia

11

• Pipocas

9

• hsfarao

4

Não percebeste a minha pergunta. O que eu quis perguntar é se um depósito de um cheque conta como domiciliação do ordenado.

Penso que não porque o código do movimento é outro... mas deves confirmar com o banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dei uma olhadela rápida pelos preçários e o Santander tem os cheques mais baratos do mercado, 2,63€ por 10 cruzados pedidos pelo self-banking e entrega ao balcão.

Mas não pensem que é um banco nota 5 a nível de comissões, para cancelar um VISA são 29,5€, mais que a sua anuidade, 25€.

Abaixo as comissões!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dei uma olhadela rápida pelos preçários e o Santander tem os cheques mais baratos do mercado, 2,63€ por 10 cruzados pedidos pelo self-banking e entrega ao balcão.

Mas não pensem que é um banco nota 5 a nível de comissões, para cancelar um VISA são 29,5€, mais que a sua anuidade, 25€.

Abaixo as comissões!

No BPI, 10 cheques cruzados, pedidos pela Net e enviados para casa custam 2,25euros.

Na CGD, 11 cheques cruzados, pedidos pela Net e enviados via CTT para casa custam 3,73euros :P

elbmurcs, esqueceste mencionar isto-» Ao custo de requisição de cheques acrescem: Imposto de Selo de Emissão de Cheque (por cada um)= 0,05 Euros. Imposto de Selo sobre a Comissão à taxa legal em Vigor (actualmente 4%).***

Logo, os 10 cheques do Santander são muito mais caros do que os 2,63euros.

***não esquecer ler as letrinhas pequeninas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

elbmurcs  :)

Abaixo as comissões!

Por falar em comissões, aqui dizem que o BPI é o banco mais barato do mercado : http://diarioeconomico.com/edicion/diarioeconomico/edicion_impresa/financas/pt/desarrollo/1123988.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No BPI, 10 cheques cruzados, pedidos pela Net e enviados para casa custam 2,25euros.

Na CGD, 11 cheques cruzados, pedidos pela Net e enviados via CTT para casa custam 3,73euros :P

elbmurcs, esqueceste mencionar isto-» Ao custo de requisição de cheques acrescem: Imposto de Selo de Emissão de Cheque (por cada um)= 0,05 Euros. Imposto de Selo sobre a Comissão à taxa legal em Vigor (actualmente 4%).***

Ok, os do santander ficam a 3,13€ um módulo de 10 entregue ao balcão.

Mas entrega ao balcão não é bem a mesma coisa que via CTT.

No BPI a mesma coisa fica a 3€. Mas no Santander os cheques podem ser grátis, no BPI acho que não.

Atenção que no BCP se por alguma razão a oferta dos 10 cheques acabar, são bastantes mais caros que na generalidade dos outros bancos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok, os do santander ficam a 3,13€ um módulo de 10 entregue ao balcão.

Mas entrega ao balcão não é bem a mesma coisa que via CTT.

No BPI a mesma coisa fica a 3€. Mas no Santander os cheques podem ser grátis, no BPI acho que não.

Atenção que no BCP se por alguma razão a oferta dos 10 cheques acabar, são bastantes mais caros que na generalidade dos outros bancos.

Não é bem 3,13euros é mais um pouquinho, falta somar o Imposto de Selo sobre a comissão.

Para mim é mais cómodo enviarem-me os cheques para casa...

Mas tens razão, cheques à borla não têm, só me lembro de ter pago 1euro ;D pela 1ª requisição de 10 cheques cruzados via net e via ctt.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=954896&div_id=1729

Gangs organizados estão a atacar as cartas do correio quando suspeitam que no seu interior seguem cheques. Em seguida, depositam-nos com endossos falsos, recorrendo, na maior parte das vezes, a contas abertas por indigentes que dormem na rua, alguns deles estrangeiros, que desaparecem depois de a organização aceder ao dinheiro, noticia o «Diário de Notícias».

Banco de Portugal, Associação Portuguesa de Seguros, o Instituto de Seguros de Portugal e a Polícia Judiciária (PJ) estão em alerta, e os bancos começaram a avisar os clientes para que evitem o envio de cheques pelo correio. As autoridades policiais já receberam milhares de queixas e estimam que este tipo de burla envolva várias associações criminosas. Os CTT, ao DN, recordam que é proibido o envio de valores por carta normal.

Toda a comodidade (e segurança, diga-se) tem um preço, no caso do Totta são 3,13 com o imposto de selo, via CTT são 2,9 com portes (assumindo selo 0,20).

1€ deve ter sido tipo primeiro livro oferta, tá no preçário que são 3€ entregues ao balcão.

Espero que isto encerre o assunto dos cheques, e se me enganei nas contas estejam à vontade para corrigir, mas para corrigir correctamente. Senão isto é um sem fim  :D

Já agora, voltando mais ao tema do tópico, e visto que ando a sondar bancos para outras pessoas, no BPI um trabalhador paga cartão débito normalíssimo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

hsfarao  :)

Recebes o ordenado através do BPI, por isso é que não pagas anuidade, verdade?

elbmurcs  :)

A noticia que citaste, no meu entender, tem mais a ver com as pessoas que passam cheques a outras e os enviam através dos CTT. Por isso é que se diz que nesses casos os cheques devem ser passados "não à ordem".

Não sabia que era proibido enviar valores sem ser em Correio Registado, fica a informação.

Já esclareci as minhas dúvidas em relação às despesas de manutenção da CGD. Está no site deles.

Em termos gerais, começam a cobrar a partir de saldos médios trimestrais inferiores a 1499euros inclusivé.

Assim:

- de 1000 a 1499euros - cobram 5euros*

- de 500 a 999 - cobram 7 euros*

- inferior a 499 - cobram 13 euros*

* valores já com Imposto Selo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Recebes o ordenado através do BPI, por isso é que não pagas anuidade, verdade?

Sim, recebo o ordenado através do BPI. Mas, penso que isso por si só não é suficiente (se alguém tiver informação em contrário é favor partilhar). Penso que é preciso a instituição para a qual se trabalha ter um protocolo no BPI nesse sentido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fui ver o que diz o BPI em relação à conta ordenado.Vi lá isto:

Conta Ordenado BPI:

- Oferta da anuidade do Cartão de débito ao 1º e 2º titulares, desde que a Conta Ordenado tenha associada uma domiciliação automática de ordenado;

A próxima vez que for ao BPI vou pedir informações sobre isto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estas situações variam muito de balcão para balcão. No bcp aqui  zona, para angariarem clientes, oferecem isso do cliente frequente sem domiciliar o ordenado através de transferência, pode ser depositado em cheque. em numerário. Tão mesmo à rasca  :D 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aviso à navegação, não se deixem atrair por esta promoção do BCP, um dia que ela acabe, as comissões deles são das mais altas do mercado, o preço dos cheques é brutal!

Se passam assim tantos cheques mais vale o Totta, mesmo que um dia acabe a promoção, é menos mal.

De facto o BPI é quem tem taxas mais baixas e actualmente julgo que é o banco mais completo do mercado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fui ver o que diz o BPI em relação à conta ordenado.Vi lá isto:

Conta Ordenado BPI:

- Oferta da anuidade do Cartão de débito ao 1º e 2º titulares, desde que a Conta Ordenado tenha associada uma domiciliação automática de ordenado;

A próxima vez que for ao BPI vou pedir informações sobre isto.

É pá!... eu sinceramente gosto mt do BPI e já tenho conta lá desde 2001. Aliás, abri conta no BPI pois a empresa onde trabalhava antes assim pediu. E desde então sempre tivemos conta ondenado e os nossos salários caem lá todos os meses... agora não me tinha apercebido dessa informação de oferta da anuidade....  :o ai os gajos!.... que anda a cobrar-nos os cartões de débito sem nada dizerem sobre essa oferta?!

Não perdem pela demora! ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É pá!... eu sinceramente gosto mt do BPI e já tenho conta lá desde 2001. Aliás, abri conta no BPI pois a empresa onde trabalhava antes assim pediu. E desde então sempre tivemos conta ondenado e os nossos salários caem lá todos os meses... agora não me tinha apercebido dessa informação de oferta da anuidade....  :o ai os gajos!.... que anda a cobrar-nos os cartões de débito sem nada dizerem sobre essa oferta?!

E pergunta-lhes qual a disponibilidade de reporem as anuidades indevidamente cobradas.

Se disserem que não, que agora já não dá, ficas na tua e em casa atarvés do BPInet confronta-os com essa situação. Acho que online por vezes conseguem-se coisas que não se conseguem ao balcão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu já enviei para lá um mail a perguntar se a minha conta era considerada conta ordenado uma vez que recebo o ordenado através desta conta. Responderam-me que iam analisar.

Se a resposta for afirmativa, confronto-os com o que diz o site.  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E pergunta-lhes qual a disponibilidade de reporem as anuidades indevidamente cobradas.

Para conseguir isso o mais difícil vai ser provar que essa isenção da anuidade já existe há vários anos. Mas claro, tentar não custa ;)

Por mera curiosidade: no preçário do banco não encontrei referência a essa isenção. Apenas no link que o hsfarao indicou ???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Resposta do BPI ao meu mail: ...para formalizar o pedido de conta ordenado, o mesmo deverá ser efectuado em impresso próprio assinado por si....

Sabem se se paga alguma coisa por esta operação?

Vejam o que a DECO diz sobre este assunto:

http://www.deco.proteste.pt/map/src/520841.htm

http://www.deco.proteste.pt/images/51/516051_Attach.pdf (com comparações entre bancos)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por acaso é por transferencia mas já foi por cheque, e já na altura estava isento da anuidade e das despesas de manutenção, os bancos com boa vontade só não fazem o que não querem, se te conhecem, se sabem onde trabalhas, não vejo razão para não o fazerem, mas tambêm falo por mim que vivo numa cidade pequena.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, parece que vou ter que retirar o que disse sobre a cobrança da anuidade do cartão de débito.... estive a ver nos extractos e cheguei á conclusão que afinal só nos cobraram em 2006 qdo abrimos uma nova conta, desta vez em conjunto (eu e o meu marido) pois não pedimos a domiciliação dos ordenados logo... isso apenas foi feito qdo contratamos o crédito habitação. Então cobraram-nos os cartões e despesas de manutenção pois nós abrimos a conta em Abril ou Maio e não a movimentamos até Agosto (só tinha o saldo minino para abrir a conta).

Estive a ver e recordo-me que na altura reclamamos a cobrança das depesas de manutenção, pois eu já sabia que se fosse conta ordenado não havia que pagar isso, e eles creditaram-me esse valor. Em relação aos cartões não sabia e eles nada disseram... :-[ mas desde então não nos voltaram a cobrar os cartões de débito. Vá lá...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites