Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• C. Habitação - As simulações e soluções

RuiM16

Recommended Posts

A maior parte desses serviços aceita o contrato promessa como documento de suporte ao pedido de ligaçao do serviço. Mas nao vale a pena começares a tratar disso com muita antecedencia, ou arriscas-te a ficar a pagar taxas e tarifas durante 1 mes ou 2, enquanto nao te mudas de vez...

No meu caso, agua e luz nem sequer foram cortadas - no dia da escritura fui com o anterior proprietario `a EDP e SMAS fazer a transferencia do contrato, ficou mais barato. O gas e´ que tem de ser cortado e realizada a vistoria antes de fazer a religaçao - tipicamente entre o pedido e a activaçao leva uns 2 ou 3 dias. O que me levou mais tempo foi a ter net  - entre pedir uma linha telefonica `a PT e me fazerem a activaçao do serviço ADSL e a transferencia para a ONI, levou 2 ou 3 semanas, acho eu. Mas como eu tambem levei 2-3 meses ate´ mudar de casa, nao me fez falta.

Quanto `a mudança o mais habitual e´ so´ teres a chave no dia da escritura. Tudo o que seja antes tem de ser muito bem combinado com o actual proprietario.

Obrigado Paulo pela resposta. A casa é novinha em folha, por isso não há ligações ainda, exceptuando talvez a luz porque a casa tem luz. Quanto à mudança, vou falar então com o construtor, para saber se é possível começar a encher a casa  ;D ;D

Gracias uma vez mais ;)

Um abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • Respostas 55
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• RuiM16

17

• José Ribeiro

13

• --------

6

• pauloaguia

5

... A partir de quando é que posso pedir o início de contrato da luz, água, gás e afins? Somente após a escritura ou posso pedir logo após saber o valor da avaliação? E quanto tempo demoram a ligar estes serviços?

Posso também começar a fazer as mudanças ainda antes de assinar a escritura ou só convém depois?

Como foi a vossa experiência ou como é de facto o procedimento mais correcto?

Provavelmente já vai um pouco tarde mas deixo aqui a minha opinião sobre estas dúvidas.

Parece-me que o mais correcto, será falar com o construtor no sentido de este manter a luz e a água, ficando o RuiM16 a pagar-lhe o valor de cada uma das facturas, isto na eventualidade de ele concordar que comece a encher a casa com os seus bens. Pode-se dar o caso, do construtor não o permitir, porque é necessário mais uma vistoria qualquer. Se os fiscais verificam que a casa já está ocupada antes da escritura ou da emissão da licença de habitabilidade, por exemplo, podem vir a pedir satisfações ao construtor e quem sabe se não o multam e não concedem a licença que ainda falta. Isto são meras conjecções, pois também se pode dar o caso de já estar tudo licenciado e apenas faltar a escritura. Nada como falar com o construtor e expor toda a situação.

Por fim, se ele permitir que o RuiM16 habite o apartamento antes da escritura, pague-lhe as facturas que devem vir em nome dele e só depois da escritura comece a transferir os contratos da água, luz, gás, etc para o seu nome!

Boa sorte!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

JRibeiro, já está tudo resolvido ;)

No dia em que fiz a escritura pedi logo a água e a luz e o gás. Neste momento já tenho água e luz e o gás vão instalá-lo hoje de tarde. Acabei por me ficar com as empresas do monopólio ( ::) ), porque as alternativas não são muitas e as que são, são muito escassas a nível de informações.

Vou é fazer uma reclamação ao Banco de Portugal e ao Santander, pois julgo que fui roubado. Em todas as simulações que fiz (em setembro, novembro e as últimas em Janeiro) o valor total de despesas anda na casa dos 4200€. Ora, aquando da assinatura do contrato, vejo um valor de 5500€  :o :o

Perguntei logo ao gerente do banco o porquê dos 1300€ de diferença, mas ele explicou de uma forma estranha, o que me leva a crer que meteram os pés pelas mãos e para não perderem dinheiro, colocaram esse valor nas despesas (apesar de discriminadas no contrato). Como não me senti nem sinto totalmente esclarecido, vou fazer uma exposição ao BdP com conhecimento do Banco.

Agora uma dúvida: Caso tenha razão, posso vir a receber esse valor da diferença por ordem do BdP?

Gracias pela ajuda :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

JRibeiro, já está tudo resolvido ;)

No dia em que fiz a escritura pedi logo a água e a luz e o gás. Neste momento já tenho água e luz e o gás vão instalá-lo hoje de tarde. Acabei por me ficar com as empresas do monopólio ( ::) ), porque as alternativas não são muitas e as que são, são muito escassas a nível de informações.

Parabéns.

Se já efectuou a escritura está à vontade para registar tudo em seu nome.

Vou é fazer uma reclamação ao Banco de Portugal e ao Santander, pois julgo que fui roubado. Em todas as simulações que fiz (em setembro, novembro e as últimas em Janeiro) o valor total de despesas anda na casa dos 4200€. Ora, aquando da assinatura do contrato, vejo um valor de 5500€  :o :o

Perguntei logo ao gerente do banco o porquê dos 1300€ de diferença, mas ele explicou de uma forma estranha, o que me leva a crer que meteram os pés pelas mãos e para não perderem dinheiro, colocaram esse valor nas despesas (apesar de discriminadas no contrato). Como não me senti nem sinto totalmente esclarecido, vou fazer uma exposição ao BdP com conhecimento do Banco.

Agora uma dúvida: Caso tenha razão, posso vir a receber esse valor da diferença por ordem do BdP?

Não percebi o motivo da reclamação ao BdP. A que valor de despesas se refere?

O melhor, será fazer a reclamação em primeiro lugar no livro de reclamações do próprio banco e só depois ao BdP (embora uma cópia da reclamação efectuada no livro siga para o BdP), pois assim é maior a probabilidade de ser ressarcido no imediato pelo seu banco.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É uma diferença bastante grande... não terá falhado alguma coisa nas tuas contas? A que despesas te estas a referir? Encargos + imposto de selo + IMT ??

Encargos com Imposto de Selo. Se fizermos as simulações de créditos nos vários sites dos bancos, já contemplam essas despesas... 2ª Feira vou ao banco fazer a reclamação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites