Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• C. Habitação - As simulações e soluções

RuiM16

Recommended Posts

Tenho boas notícias. O empréstimo à Habitação foi aprovado pelo valor de 140.000€ (130 da casa mais 5 da escritura e outros processos administrativos e os últimos 5 para mobília). Estes últimos 5 são discutíveis, porque neste momento estou dependente do valor da Avaliação da casa.

Já tenho também o contrato de promessa de compra e venda assinado, por isso, já não falta muito para teres as tão desejadas chaves nas minhas mãos.

O banco que escolhi foi o meu (BCP). Deram-me uma proposta de 2,8% de Spread, mas já avisei o Gestor de Conta que tenho uma proposta com Spread de 1,1%. Vamos ver o que irá sair daqui.

Mesmo que não aceite a proposta do BCP, fico já com o valor real da avaliação e posso enviar a papelada para outros bancos.

As boas notícias estão dependentes da avaliação!...  :D

O spread é indecoroso!...  >:(

Não tem que avisar, tem de ser firme, porque senão o gestor da próxima vez que for falar com ele vai-lhe dizer que conseguiu descer o spread para 2% e que dai não consegue mais e que o RuiM16 está muito bem servido ali...  ;)

Concordo com o que disse o Jonsi e deixo aqui um tópico que o aconselhava a dar uma vista de olhos: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,2043.0.html  :)

Boa sorte! 

Cumps  8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 55
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• RuiM16

17

• José Ribeiro

13

• --------

6

• pauloaguia

5

Se o banco de que sou cliente me propusesse um spread de 4% para um CH deixava de ser cliente deles.

Então, quer dizer que aceitava um spread de 3,9%?  ;)

Just Kidding!...  ;D

O milleniumm actualmente é o banco que subiu mais os spreads, spread de 2.8 é o mesmo que dizer que não querem fazer o crédito.

Claro que querem fazer o crédito! Caso contrário, como podem dar o aval ao Joe Berardo?  ;)

Por aqui se vê, quem são os portugueses de 1ª e os de 2ª!...  ;D

Cumps  8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom, actualizando o tópico :D

Tenho boas notícias. O empréstimo à Habitação foi aprovado pelo valor de 140.000€ (130 da casa mais 5 da escritura e outros processos administrativos e os últimos 5 para mobília). Estes últimos 5 são discutíveis, porque neste momento estou dependente do valor da Avaliação da casa.

Já tenho também o contrato de promessa de compra e venda assinado, por isso, já não falta muito para teres as tão desejadas chaves nas minhas mãos.

Esta semana deverei já ter resposta sobre o valor da Avaliação e como disse, consoante esse valor, vai depender do valor que o banco me vai emprestar.

O banco que escolhi foi o meu (BCP). Deram-me uma proposta de 2,8% de Spread, mas já avisei o Gestor de Conta que tenho uma proposta com Spread de 1,1%. Vamos ver o que irá sair daqui.

Mesmo que não aceite a proposta do BCP, fico já com o valor real da avaliação e posso enviar a papelada para outros bancos.

Em último caso, terei que aceitar a do BCP e pedir um crédito pessoal para o mobiliário, mas isso são outros quinhentos. Espero que nesta próxima semana possa vir dar mais novidades e que sejam das boas ;)

Digam de vossa justiça, o que fariam  ;D

Peço desculpa se o que vou dizer é já uma repetição do que os outros intervenientes disseram, pois não tive tempo de ler tudo com atenção,  mas não posso deixar de te dizer que esse spread é muito elevado. Com certeza que já pensaste na subida das taxas e se o teu orçamento suporta um aumento. Parece que um aumento das taxas de 1% é pouca coisa, mas não é!

Agora, outra coisa, pedir um crédito pessoal para mobilar a casa? Para mim é inaceitável. Que tal comprar as "coisinhas" à medida que vão pondo dinheiro de lado? Sei que muita gente dá importância às mobílias e ter casa nova e poucas mobílias ou velhas é um desapontamento. Define prioridades e depois vão juntando algum dinheiro e vai riscando na lista. Acredita que dá um certo prazer ir riscando, pois foi fruto de esforço, de algo que conseguiram!

Não sei se é da idade, não concebo que gente nova se endivide de tal forma que hipotequem o futuro!

Não sou exemplo para ninguém , mas os meus 1ºs "sofás" foram uns almofadões feitos por mim e que era preciso tirar a senha para o pessoal se sentar/deitar lá. Até tenho saudades deles! Podia ter compradado a prestações. Mas tinha outras prioridades!

Pensa bem, simula vários cenários, dos mais leves aos mais pesados  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado a todos pelas vossas opiniões.

Eu sei que esse spread é muito elevado e sei também que não o aceito. Disse ao Gestor de Conta que se não houvesse um acompanhamento à proposta que tenho, que fecharia a conta, deixaria o banco e abriria conta no que me dá melhores condições.

Quanto ao crédito adicional para a mobília, é apenas uma hipótese. Como disseram e muito bem, as coisas podem ser compradas aos poucos e é isso que tenho em mente.

Em relação ao aumento das taxas de juro, de momento não me posso pronunciar pq não tenho a proposta do BCP em mãos. Só sei mesmo qual o Spread. Depois de receber a notícia da avaliação, iria então ter com o meu banco e "encostá-los à parede"  ;D

Por enquanto a reserva da casa é minha durante 3 meses. Quero despachar isto asap, mas sempre com o pensamento de que até assinar a escritura, muita tinta vai correr e algumas horas de sono serão perdidas  :D

Um abraço a todos e uma vez mais, um muito obrigado pela vossa disponibilidade em ajudar ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

- Prestações Constantes

- Euribor a 3 Meses

- Prazo = 45 Anos

- Valor Empréstimo 135.000€

- T.A.N. Euribor 3 meses + Spread 1,1% = 1,872%

- T.A.E. = 2,88%

- Prestação = 370,10€

- Saldo médio na conta á ordem mínimo de 1000€

- TANB 1,872%

- Ganho de 1,25€ na conta á ordem

- Prestação =370,10€ - 1,25€= 368,85€

Neste caso a avaliação teria de ser de 169000€ devido ao LTV máximo ser de 80%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

- Prestações Constantes

- Euribor a 3 Meses

- Prazo = 45 Anos

- Valor Empréstimo 135.000€

- T.A.N. Euribor 3 meses + Spread 1,1% = 1,872%

- T.A.E. = 2,88%

- Prestação = 370,10€

- Saldo médio na conta á ordem mínimo de 1000€

- TANB 1,872%

- Ganho de 1,25€ na conta á ordem

- Prestação =370,10€ - 1,25€= 368,85€

Neste caso a avaliação teria de ser de 169000€ devido ao LTV máximo ser de 80%

Que valores são estes?  ???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde!

Fiz uma simulação no BES e pedi uma pré-aprovação á qual a resposta foi positiva....mas isso é muito subjectivo nao é??

Uma pré-aprovação um bocado rápida de mais!!  ;D

Acham que aquilo tem alguma viabilidade?

Obrigada a todos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fiz uma simulação no BES e pedi uma pré-aprovação á qual a resposta foi positiva....mas isso é muito subjectivo nao é??

Suponho que fez a simulação na sexta-feira passada ou antes, pois de lá até hoje ainda não tinha manifestado essa hipótese!

Pode dar mais dados acerca da simulação que obteve?

Qual a estranheza pela rapidez com que obteve a informação que pediu?

Funcionário competente, não faz os clientes esperar dias para dar uma ideia de ser uma pessoa muito atarefada, quando com um simples telefonema para o gabinete certo, pode obter a resposta certa na hora. Não vejo estranheza nenhuma.

Já o seu contrário é que vejo estranheza, pois fico com a ideia que o funcionário anda ali aos papéis ou que os perdeu pelo caminho...  ;)

Para saber se "aquilo" tem viabilidade tem de fornecer mais dados!...

Cumps  8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Peço imensa desculpa mas esqueci-me de referir que foi uma pré-aprovação online...no site do BES!!

E por isso a minha duvida quanto á viabilidade da pré-aprovação.

Obrigado.

Suponho que fez a simulação na sexta-feira passada ou antes, pois de lá até hoje ainda não tinha manifestado essa hipótese!

Pode dar mais dados acerca da simulação que obteve?

Qual a estranheza pela rapidez com que obteve a informação que pediu?

Funcionário competente, não faz os clientes esperar dias para dar uma ideia de ser uma pessoa muito atarefada, quando com um simples telefonema para o gabinete certo, pode obter a resposta certa na hora. Não vejo estranheza nenhuma.

Já o seu contrário é que vejo estranheza, pois fico com a ideia que o funcionário anda ali aos papéis ou que os perdeu pelo caminho...  ;)

Para saber se "aquilo" tem viabilidade tem de fornecer mais dados!...

Cumps  8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde!

Obrigada a todos.

Subjectivíssimo!

Rápida de mais!

É capaz de não ter viabilidade!

A palavra pré -aprovação diz tudo. Num crédito deste tipo precisas de certezas. Considera isso uma base para estudo e comparação com outras pré-aprovações  ;)

Boa sorte e .......nada de precipitações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Peço imensa desculpa mas esqueci-me de referir que foi uma pré-aprovação online...no site do BES!!

E por isso a minha duvida quanto á viabilidade da pré-aprovação.

Dirija-se a um agència física e simule de acordo com os seus dados disponíveis. Compare e se tiver dúvidas, disponha!  ;)

Concerteza, que haverá alguém para lhe dar um parecer!...  :D

Cumps  8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso também estava pré-aprovado e sem recurso a fiador. Quando fui ao balcão, a primeira coisa que me disseram foi: "Para podermos levar este processo para a frente e ser aprovado, terá que apresentar fiadores".

Por isso, vai aos bancos pessoalmente e pede simulações. Depois abres um tópico com os resultados das tuas pesquisas ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ou utiliza este tópico para não perdermos o fio à meada e podermos ajudar a esclarecer mais pessoas!...  ;)

Abre outro, porque neste tem as minhas simulações ;)

Assim abre outro tópico e as mensagens da daniela são movidas para o novo tópico ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Bom... Passados quase 4 meses, as coisas estão na mesma. Ainda não estou na nova casa. Depois de recusas de empréstimos a avaliações por baixo, no princípio deste mês fui ao Santander apresentar a proposta de crédito. Aceitaram sem fiadores e desde há 3 semanas que estou à espera que seja feita a avaliação. Ou melhor, que seja feita a 3ª avaliação, porque a 1ª foi marcada para as 19H (a casa é nova, logo não tem lâmpadas  ??? ). À 2ª tentativa o "novo" avaliador já tinha avaliado a casa e por isso recusámos o seu serviço. Então foi pedido para ser novamente feita uma nova avaliação por outra empresa. Tudo isto há quase 2 semanas. Isto é, desde dia 14 de Dezembro até hoje que a "3ª" avaliação ainda não foi feita porque a empresa de avaliação nunca mais contactou a Imobiliária  ??? :o

Hoje fiz um ultimato: Ou tinha comigo a data da nova avaliação ou faria uma reclamação por escrito à empresa de avaliação e do Santander, pois o problema do tempo tão espaçado entre a troca de avaliador e a nova avaliação, foi do Santander e desta forma vou também apresentar uma reclamação ao Banco de Portugal.

A Imobiliária disse-me que no final da tarde ficou marcada a nova avaliação, mas tudo isto por SMS, pois a gestora da imobiliária não me atende o telefone e fala comigo por SMS  :-X :-X

O que eu agora gostava de saber é que instituição tutela as empresas de avaliação? É o Banco de Portugal? Estou a pensar também fazer uma exposição por escrito da Imobiliária. Se eles já estão fartos de me ouvir, também eu já estou farto de todo este processo.  >:(

Se me pudessem ajudar, agradecia, por favor!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que eu agora gostava de saber é que instituição tutela as empresas de avaliação? É o Banco de Portugal? Estou a pensar também fazer uma exposição por escrito da Imobiliária. Se eles já estão fartos de me ouvir, também eu já estou farto de todo este processo.  >:(

Porque e´ que havia de ser o BdP? :D

Nao tenho a certeza, mas julgo que sera´ o INCI: http://www.inci.pt

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Passado praticamente mais 1 mês após o último post, parece que tenho novidades.... E das boas :)

Tive que escolher outra casa pois a que queria não tinha avaliação suficiente para o financiamento que precisava. Assim sendo e talvez com bastante sorte, a Imobiliária falou-me de um apartamento do género "Oportunidade Única". E lá fui ver qual era essa oportunidade. Quando cheguei ao apartamento em causa, tinha a ligeira sensação de que já tinha visto aquela casa e de facto já. Em Setembro já tinha visto aquela casa e tinha gostado bastante. Só não avancei na altura para a sua compra porque o preço era um pouco proibitivo. Neste momento, digamos que o Pai Natal teve um gesto de bondade para com o construtor, que fez um super hiper mega desconto na casa  ;D ;D

Pedi logo para ser feita a Avaliação e a mesma foi feita ontem de manhã. Ao final da tarde, a Imobiliária entrou em contacto comigo, dizendo que era praticamente garantido que o valor da avaliação daria para a totalidade do financiamento que estou a pedir e ainda para algum extra que precisasse (que não preciso).

Ora, neste mesmo contacto, foi-me dito que já lá tinham a apólice do seguro de vida associado à compra da casa e que na 2ª Feira podia lá passar para assiná-la. Ora, a minha dúvida é: isto quer dizer que está praticamente garantida a compra da casa ou nem por isso?

Já agora, mais uma pequena ajuda: A partir de quando é que posso pedir o início de contrato da luz, água, gás e afins? Somente após a escritura ou posso pedir logo após saber o valor da avaliação? E quanto tempo demoram a ligar estes serviços?

Posso também começar a fazer as mudanças ainda antes de assinar a escritura ou só convém depois?

Como foi a vossa experiência ou como é de facto o procedimento mais correcto?

Obrigado pela vossa disponibilidade ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora, mais uma pequena ajuda: A partir de quando é que posso pedir o início de contrato da luz, água, gás e afins? Somente após a escritura ou posso pedir logo após saber o valor da avaliação? E quanto tempo demoram a ligar estes serviços?

Posso também começar a fazer as mudanças ainda antes de assinar a escritura ou só convém depois?

Como foi a vossa experiência ou como é de facto o procedimento mais correcto?

A maior parte desses serviços aceita o contrato promessa como documento de suporte ao pedido de ligaçao do serviço. Mas nao vale a pena começares a tratar disso com muita antecedencia, ou arriscas-te a ficar a pagar taxas e tarifas durante 1 mes ou 2, enquanto nao te mudas de vez...

No meu caso, agua e luz nem sequer foram cortadas - no dia da escritura fui com o anterior proprietario `a EDP e SMAS fazer a transferencia do contrato, ficou mais barato. O gas e´ que tem de ser cortado e realizada a vistoria antes de fazer a religaçao - tipicamente entre o pedido e a activaçao leva uns 2 ou 3 dias. O que me levou mais tempo foi a ter net  - entre pedir uma linha telefonica `a PT e me fazerem a activaçao do serviço ADSL e a transferencia para a ONI, levou 2 ou 3 semanas, acho eu. Mas como eu tambem levei 2-3 meses ate´ mudar de casa, nao me fez falta.

Quanto `a mudança o mais habitual e´ so´ teres a chave no dia da escritura. Tudo o que seja antes tem de ser muito bem combinado com o actual proprietario.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites