Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Investir em Portugal ao viver no estrangeiro??

Jorge Gonçalo

Recommended Posts

Jorge Gonçalo

Olá malta, 

Este é o meu primeiro post aqui. O post de um Português confuso que vive há muitos anos fora de Portugal.

Sou jovem e nunca tive muitas poupanças no passado. Nos últimos 4 anos poupei ha volta de 5,000€ que tinha investidos no país onde vivo (outro país da UE).

Depois de trabalhar vários anos num escritório decidir arriscar e tentar trabalhar remotamente na Ásia mas Portugal será sempre a minha casa e tendo isto em mente o meu Tax ID será sempre o Português a partir de 2021.

A minha questão tem tanto a haver com imposto como com investimentos por isso peço desculpa desde já se o meu post não está no sitio correto.

Vale a pena na minha situação investir em contas poupanças, Etoro, Mintos (de momento estou a usar o meu tax ID do país onde vivo)? Consigo declarar os ganhos desses investimentos apenas no meu IRS e não o meu salário (não é alto, apenas quero evitar a dupla tributação)?

Ouvi falar na Raize recentemente, valeria a pena ajustar a minha situação e incluir esta empresa? Eu consigo alocar entre 500 a 700€ mensalmente nos meus investimentos (dividido entre tudo).

Ou finalmente, devo apenas arranjar um contabilista em Portugal e pronto? 

Infelizmente nunca me ensinaram como cuidar do meu dinheiro porque também nunca o tivemos. Uma coisa que estou a tentar remediar de modo a algum dia poder ensinar aos meus filhos ou ajudar mais a minha familia com qualquer encargo financeiro.

Obrigado desde já pelas vossas dicas.

EDIT: Vou sair do país onde estou em Janeiro e trabalhar remotamente na Ásia, por isso estarei sujeito ao tax Portugues em 2021

Editado por Jorge Gonçalo
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites