Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Terra com vida - Cultivo biológico

José Ribeiro

Recommended Posts

Boa!!

Eu cá não comprei minhocas nenhumas, mas quando chegou a altura de retirar o substrato do compostor, elas apareceram ás dezenas!!!  :o

:D :D  :D

tens então dois processos ao dispor:

1. A compostagem do qual és seguramente mestre.  :D

2. E a vermicompostagem do qual podes vir a ser mestre depois das últimas instruções que sinalizei neste tópico dedicado ao cultivo biológico...  ;D

Cumps  8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Como as respostas pretendidas neste tópico continuam sem aparecer, gostaria de deixar aqui uma informação que pode ser útil e algumas medidas de precaução especialmente para quem tem crianças em casa!...

Nem acreditei no que li e fui pesquisar um pouco mais:

difembaquia-camila - Planta veneno; é um dos venenos mais poderosos da natureza....

Eu tenho ("tinha", porque me trouxeram para embelezar o ambiente...) em casa mais do que uma plantas destas!!!!

Podem consultar mais alguma informação aqui: http://www.botanical-online.com/alcaloidesdiefenbaquia.htm

Em Espanha, as farmácias distribuiram desdobráveis com a descrição desta planta que sabiam ser venenosa/tóxica e de reacção fulminante.

Esta planta ornamental temo-la, normalmente, em nossas casas.

Tenham cuidado e evitem esta planta. Se a tiverem não a manipulem sem o devido cuidado.

Esta planta tão linda chama-se difembaquia da variedade camila (http://www.olamujer.com/wp-content/uploads/2007/08/difembaquia2.jpg), que se comercializa como uma formosa planta decorativa, de aparência inofensiva.

Na realidade contém um dos venenos mais tóxicos e poderosos da natureza.

Se por um acto irreflectido, levarem à boca, durante menos de um segundo, um pequeno pedaço de uma folha de uma difembaquia como a do site que indiquei, imediatamente sentem o ardor de uma queimadura, a língua incha, e com o decorrer do tempo aumenta a dificuldade em respirar e surge uma dor intensa nas vias respiratórias. Os orgãos internos começam a colapsar-se...

Nestes casos é necessário intervenção imediata dos primeiros socorros e deslocar-se o mais rápido às urgências mais próximas, pois pode ocorrer paragem cardiaca...

Li algo sobre esta planta na internet e só numa página sobre plantas ornamentais indica, de maneira aproximada, qual é o seu nível de toxicidade, que é, na verdade, extremo...

Sabe-se que a seiva leitosa concentrada no talo e junto ao pecíolo da folha, é usada tradicionalmente por indígenas amazónicos para envenenar a ponta dos seus dardos de caça. O simples contacto da mão sobre os olhos após a sua manipulação, produz cegueira temporaria. Pode causar a morte de um bébé em pouco menos de dez segundos e normalmente asfixia uma pessoa em pouco menos de vinte minutos....

Nunca se deve manipular sem luvas de cabedal ou borracha e sempre com extrema precaução.

A informação disponivel na internet trivializa a sua potência letal... Como é tão popular, será conveniente que as pessoas conheçam as suas características naturais para que possam decidir se vale a pena tê-la como ornamento, quando um simples contacto casual, acidental ou provocado pode causar-nos a morte em poucos instantes.

Fica aqui a advertência enquanto não surgem mais processos/dicas e sugestões relacionados com a agricultura biológica!...  :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Interessante, já tive uma linda plantinha dessas cá em casa!

Eu tenho muito respeito às "ervinhas". Há uns tempos participei num workshop sobre cogumelos e fiquei estupefacta. Em criança gostava de ir, com os meus avós, apanhar cogumelos. Pois não é que identifiquei uma série deles como comestíveis e eram venenosos! Desde aí, só como enlatados ou de estufa!

Planta bonitinha....mas, cuidado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Isto da agricultura biológica tem muito que se lhe diga, com minhocas lusitanas e caracóis à mistura ( :D), mas para quem não se quer maçar muito aqui vai uma lista de mercados onde se pode ir abastecer:

Grande Lisboa:

Jardim do Príncipe Real, Lisboa (Sábados, 8h às 14h)

Rua João Villaret, 9-13, Lisboa (Sábados, 8h às 14h)

Jardim de Oeiras, Oeiras (Sábados, 9h às 14h)

Parque Marechal Carmona, Cascais (Sábados, 10h às 18h)

Grande Porto:

Parque da Cidade, Porto (Sábados, 10h às 14h30)

Jardim Basílio Teles, Matosinhos (Sábados, 9h às 14h)

Mercado de S. Cosme, Gondomar (Sábados, 10h às 18h)

Óbidos:

Parque de Estacionamento de Óbidos (Sábados, 9h até ao final do dia - enquanto houver clientes!...)

Coimbra:

Jardim Botânico da Universidade Coimbra (Sábados, 10h às 14h)

Aveiro:

Rossio (Sábados, 9h às 14h)

Se souberem de mais, disponham!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 months later...

Fruta e legumes na época ideal

Saiba qual o mês certo para comprar os mais económicos e saborosos.

O calendário (http://www.deco.proteste.pt/alimentos/fruta-e-legumes-na-epoca-ideal-s565941.htm) indica a altura ideal para saborear cada alimento. Se consumir na época própria, aproveita todo o seu sabor e a melhor relação entre qualidade e preço. A fruta e os legumes são essenciais numa alimentação saudável.

Por dia, o mínimo é de cerca de 400 gramas ou 5 doses.

Calendário dos legumes: http://www.deco.proteste.pt/20090326/calendario-dos-legumes-pdf-Attach_s560021.pdf

Calendário das frutas: http://www.deco.proteste.pt/20090326/calendario-da-fruta-pdf-Attach_s560011.pdf

Agora, não há razão para deixar passar a época apropriada para o cultivo e consumo das frutas e legumes!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 7 months later...

Boas

Este topico esmureceu um bocadinho, vamos la a ver se anima ja que em breve vao começar as planataçoes.

Preciso de uma ajuda dos experts e possivelmente da m.ellis que é mestra em ervas aromaticas.

Comecei há algum tempo com uns vasos na varanda.

Onde preciso de ajuda é com o tomilho,que nao consigo fazer nada deles, isto é, tenho comprado os vasinhos nos hipers, e ja me aconteceu:

Fazer a muda ( retirar dos mini vasos em que veem) p um vaso normal - Morreu

Deixar estar no vaso em que vem, regar por cima - Morreu em 2 dias

Agora tenho um já ha 3 semanas, no vaso em que veio, rego por baixo( o prato tem sempre agua) e esta-se a aguentar ( embora uma "seção" ja tenha ido á viola.

Qual o truque do tomilho??

Por outro lado manjericao e alecrim vai de vento em poap

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Comecei há algum tempo com uns vasos na varanda.

Onde preciso de ajuda é com o tomilho,que nao consigo fazer nada deles, isto é, tenho comprado os vasinhos nos hipers, e ja me aconteceu:

Fazer a muda ( retirar dos mini vasos em que veem) p um vaso normal - Morreu

Deixar estar no vaso em que vem, regar por cima - Morreu em 2 dias

Agora tenho um já ha 3 semanas, no vaso em que veio, rego por baixo( o prato tem sempre agua) e esta-se a aguentar ( embora uma "seção" ja tenha ido á viola.

Qual o truque do tomilho??

Por outro lado manjericao e alecrim vai de vento em poap

Penso eu de que... o tomilho é uma erva aromática muito sensivel e que precisa de alguns cuidados especiais e simples de executar. O primeiro dos quais é não lhe dar muita água como relata!...

O ideal seria plantar dentro de casa a partir de sementes, durante 1,5 a 2 meses antes de transferir para a rua!...

Visto que o espaço ocupado pelo tomilho não é muito, vá tirando as ervas daninhas à sua volta e se possível use cascalho pequeno em volta do tomilho, pois é o melhor para as ervas que requerem um solo mais seco e menos rico.

Se tiver para ai meio metro de espaço, junte-lhe manjericão, cebolinho, salsa, alecrim e hortelã!... 

Experts, digam de vossa justiça!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Jribeiro

Obg.

ele por enquanto esta ainda no vasinho em que veio do hiper, com um prato por baixo, sempre com água.

Ainda esta dentro de casa.

nao o vejo crescer, mas tb nao morre  :D

la para a primavera faço a sementeira a ver o que dá

abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...
    Visitante Dora Alves

Senhores, por favor

Tenho pavor de minhocas e moro em apartamento.

Tenho plantas na janela e as mantenho com 10-10-10, mas algumas não ficam tão bonitas, o que posso fazer?

E quanto as aromáticas, não consigo tê-las: alecrim, hortelã, manjericão, coentro, eu as adoro.

Podem me ajudar?

Obrigada,

Dóra

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites