Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Empréstimos

JoaoOliveira7

Recommended Posts

Bom Dia,

Alguém consegue ajudar-me a resolver este exercício? Como é que se chega ao valor do MTIC?

Desde já Obrigado.

Exemplo de crédito pessoal: 6 mil euros a 3 anos (36 meses)

Tome-se o exemplo de um casal, a Joana e o André, que se vão casar brevemente e que pretendem fazer a sua lua de mel nas Maldivas. Visto que não dispõem do montante necessário (6 mil euros) para realizar esta viagem de sonho, colocaram a hipótese de pedirem financiamento para o efeito, ao que lhes foram apresentadas as seguintes condições:

• TAEG: 12,8%
    • TAN: 9%
    • Comissões iniciais: 135€
    • Imposto do Selo: 90€

Com estas condições, para o prazo e montante pretendidos, o MTIC deste crédito seria de 7.053,96 euros.

Editado por JoaoOliveira7
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, JoaoOliveira7 disse:

Bom Dia,

Alguém consegue ajudar-me a resolver este exercício? Como é que se chega ao valor do MTIC?

Desde já Obrigado.

Tome-se o exemplo de um casal, a Joana e o André, que se vão casar brevemente e que pretendem fazer a sua lua de mel nas Maldivas. Visto que não dispõem do montante necessário (6 mil euros) para realizar esta viagem de sonho, colocaram a hipótese de pedirem financiamento para o efeito, ao que lhes foram apresentadas as seguintes condições:

Com estas condições, para o prazo e montante pretendidos, o MTIC deste crédito seria de 7.053,96 euros.

Resumidamente: 

A TAN é o custo de financiamento devolves o capital alheio + um juro de empréstimo chamado custo de financiamento 

A TAEG é o custo total do financiamento, ou seja, os juros do empréstimos + todos custos associados ao serviço de disponibilizar o empréstimos por ex: custos de processamento bancário , impostos selo , seguros bancários, custo dossier etc.... 

Quando comparamos entidades bancárias o spread ou esta taxa referencia TAN é irrelevante, convém analisar mais a TAEG em termos comparativos.....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 6 horas, JoaoOliveira7 disse:

Bom Dia,

Desde já Obrigado.

Faltam muitos dados para conseguir responder com exatidão. Mas para efeitos de resposta é mais ou menos assim 6000/36= 166.67.
    Esta é a sua parcela de amrotização de capital até ao final do crédito.

Para somar os juros tem de fazer Capital Em Divida * TAEG/12, faz isto para cada mês e consegue obter os juros a pagar mensalmente..

Para o primeiro mês deve 6000€ portanto com a conta acima temos 64€ de juro.
    Para o segundo mês deve 5833.34€ (6000€-166.67€) portanto com a conta acima temos 62.22€ de juro e assim sucessivamente.

Assim dá-me um MTIC de 7183.80€ que é parecido ao referenciado acima, mas faltam bastantes dados porque há muitos moldes de crédito, além de que normalmente não é algo que se precise de calcular pois vem escrito nos contratos de crédito.

Editado por Wakka
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Wakka disse:

Faltam muitos dados para conseguir responder com exatidão. Mas para efeitos de resposta é mais ou menos assim 6000/36= 166.67.
    Esta é a sua parcela de amrotização de capital até ao final do crédito.

Para somar os juros tem de fazer Capital Em Divida * TAEG/12, faz isto para cada mês e consegue obter os juros a pagar mensalmente..

Para o primeiro mês deve 6000€ portanto com a conta acima temos 64€ de juro.
    Para o segundo mês deve 5833.34€ (6000€-166.67€) portanto com a conta acima temos 62.22€ de juro e assim sucessivamente.

Assim dá-me um MTIC de 7183.80€ que é parecido ao referenciado acima, mas faltam bastantes dados porque há muitos moldes de crédito, além de que normalmente não é algo que se precise de calcular pois vem escrito nos contratos de crédito.

Viva Wakka,

Antes de mais obrigado pela resposta.

Consegues dizer-me que dados é que estão em falta?

Cumprimentos,

JO

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Esteves
    A 24/04/2020 às 23:58, JoaoOliveira7 disse:

Viva Wakka,

Antes de mais obrigado pela resposta.

Consegues dizer-me que dados é que estão em falta?

Cumprimentos,

JO

Não sou muito de creditoa pessoais mas acho que falta saber se as prestações são fixas, variáveis ou mistas, comissões de gestão ou outro tipo de comissões que o credor aplica.

Se tivermos esses dados conseguimos calcular o valor do crédito usando a TAN e somando os valores extra

Não sou muito de creditoa pessoais mas acho que falta saber se as prestações são fixas, variáveis ou mistas, comissões de gestão ou outro tipo de comissões que o credor aplica.

Acho que o Waka usou a TAEG pq faltam esses dados mas se tivermos esses dados conseguimos calcular o valor do crédito usando a fórmula acima com TAN em v z da TAEG e soma-se os valores extra de comissões iniciais etc.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites