Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Contas a Prazo - Rendimento Líquido

José Ribeiro

Recommended Posts

Atenção, quem referiu a parte do montante insignificante fui eu, porque é comparado com outras pessoas que tem nessa aplicação bem mais, mas sim para mim é muito. Mas sim brincou com a parte do irrevogável e no ano passado quando lhe perguntei sobre esse "DP" que tá associado a titulos do montepio para juntar a este que venceu este ano o mesmo disse que aconselhava a não resgatar pk perdia os juros e levava um corte de 25% do estado porque era antes do 5º ano, o que é mentira, esse corte era da desvalorização como já disse. Ou estava me a dar peta ou lá está, mais um que não sabe o que é que vendem.

Onde moro, no distrito não há representação do BDP, existia à muitos anos atrás mas fechou. A reclamação como referi acima está a ser comunicada ao Montepio, agora deve demorar a averiguação, é aguardar a ver o que é decidido, mas como alguns já dissera, será dificil decerto rularem a meu favor.

E eu já tirei de lá um depósito que venceu à uns tempos bem maior do que lá está retido por eles mesmo para lhes dar a "tacada". Eu já tenho conta lá desde os 16 em que comecei a trabalhar, e nunca tinha sido tratado assim....estão mesmo a desleixar.

Lá está. Nessa altura o banco fazia "juz" ao nome mutualista!...  :blank:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • Respostas 63
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• RCosta85

23

• ABCD

15

• Cardoso24

7

• pauloaguia

4

Boas tardes,

Parece que TALVEZ se avizinhe uma luz ao fundo do tunel.

Hoje recebi uma carta do montepio a dar conhecimento que receberam a queixa do Banco de Portugal, e que que no prospecto vinha que eram 10 anos e poderia ser liquidado por parte do montepior a partir do 5ºano.

E disseram para me dirigir ao meu balcão gestor, que este estava a analisar especificamente o meu caso.

Fui lá, apresentei a carta e foram chamar um gestor para saber como estava a análise, lá veio, e disse me que tinham recebido notificação, e que estavam a analisar o caso, de modo como podem liquidar me o investimento e libertar o que investi totalmente sem qualquer prejuízo para mim, e que dentro de 1 ou 2 semanas ligam me a dizer algo.

Vamos a ver o que decidem, mas espero bem que o libertem. No site do banco de Portugal o BP está a analisar o que o Montepio lhes deve ter reportado.

É esperar.

Abraços

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas tardes,

Parece que TALVEZ se avizinhe uma luz ao fundo do tunel.

Hoje recebi uma carta do montepio a dar conhecimento que receberam a queixa do Banco de Portugal, e que que no prospecto vinha que eram 10 anos e poderia ser liquidado por parte do montepior a partir do 5ºano.

E disseram para me dirigir ao meu balcão gestor, que este estava a analisar especificamente o meu caso.

Fui lá, apresentei a carta e foram chamar um gestor para saber como estava a análise, lá veio, e disse me que tinham recebido notificação, e que estavam a analisar o caso, de modo como podem liquidar me o investimento e libertar o que investi totalmente sem qualquer prejuízo para mim, e que dentro de 1 ou 2 semanas ligam me a dizer algo.

Vamos a ver o que decidem, mas espero bem que o libertem. No site do banco de Portugal o BP está a analisar o que o Montepio lhes deve ter reportado.

É esperar.

Abraços

Estão a protelar... ou seja, dão-lhe o que é seu mas não é já...  :-X

Nada de novo.

Quando receber o seu capital e antes de investir noutro produto, aconselhe-se bem primeiro!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estão a protelar... ou seja, dão-lhe o que é seu mas não é já...  :-X

Nada de novo.

Quando receber o seu capital e antes de investir noutro produto, aconselhe-se bem primeiro!...  ;)

Sim, mas não podem demorar muito porque o banco de portugal está analisar o que o montepio lhes enviou, se demorrem muito, levam com outra em cima.

Quanto a novo investimento, não caio noutra acredita, há 5 anos atrás não percebia NADA do assunto, logo apanharam me facilmente, agora já sei alguma coisa e alguma terminologia, daí quando fui resgatar ao fim de 5 anos e disseram que não, é que fui reler tudo e vi que nada tinha a ver com o que foi dito e que aquilo afinal nao era bem o que me foi dito, por isso não me apanham de novo.

Mas obrigado;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, mas não podem demorar muito porque o banco de portugal está analisar o que o montepio lhes enviou, se demorrem muito, levam com outra em cima.

Quanto a novo investimento, não caio noutra acredita, há 5 anos atrás não percebia NADA do assunto, logo apanharam me facilmente, agora já sei alguma coisa e alguma terminologia, daí quando fui resgatar ao fim de 5 anos e disseram que não, é que fui reler tudo e vi que nada tinha a ver com o que foi dito e que aquilo afinal nao era bem o que me foi dito, por isso não me apanham de novo.

Mas obrigado;)

Uma a duas semanas, disseram eles...  :-X

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma a duas semanas, disseram eles...  :-X

Provavelmente, querem aguardar a decisão do Banco de Portugal a ver se lhes é favorável;).

Mas dentro de uma semana se não disserem nada dou lá um salto.

A resposta do Montepio ao BP foram 9 dias, o BP agora a analisar e deliberar deve ser 1 semana, digo eu.

É esperar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Provavelmente, querem aguardar a decisão do Banco de Portugal a ver se lhes é favorável;).

Mas dentro de uma semana se não disserem nada dou lá um salto.

A resposta do Montepio ao BP foram 9 dias, o BP agora a analisar e deliberar deve ser 1 semana, digo eu.

É esperar.

RCosta85,

Apesar do parecer favorável, eu não voltava a investir nem mais um cêntimo no Montepio. Lembre-se a forma como o trataram, e que se não fosse o Banco de Portugal teria de esperar até ao final do prazo sem "piar".

Um banco/gestor que demonstra esta falta de clareza não merece o seu dinheiro. Existem melhores alternativas!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

RCosta85,

Apesar do parecer favorável, eu não voltava a investir nem mais um cêntimo no Montepio. Lembre-se a forma como o trataram, e que se não fosse o Banco de Portugal teria de esperar até ao final do prazo sem "piar".

Um banco/gestor que demonstra esta falta de clareza não merece o seu dinheiro. Existem melhores alternativas!

Evidentemente, eu apenas referi-lhes que o dinheiro se manteria lá para não lhes dar ideias de arrastar aquilo.

Pois a minha ideia é abrir conta noutro banco, que me permita ter isenção de custos e cartão (secalhar o banco BIG), o chato é que terá de ser na cidade, pois vivo numa vila e aquele é o único cá, foram espertos.

Mas assim que libertarem o montante, podem crer que será tudo levantado e a conta encerrada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Evidentemente, eu apenas referi-lhes que o dinheiro se manteria lá para não lhes dar ideias de arrastar aquilo.

Pois a minha ideia é abrir conta noutro banco, que me permita ter isenção de custos e cartão (secalhar o banco BIG), o chato é que terá de ser na cidade, pois vivo numa vila e aquele é o único cá, foram espertos.

Mas assim que libertarem o montante, podem crer que será tudo levantado e a conta encerrada.

Boa estratégia, eu faria o mesmo  ;D  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nesse caso avise quando a "maratona" acabar... Veremos que consegue "sair" em primeiro, em segundo, em terceiro...  :laugh: :laugh: :laugh: ;)

Não arrisco a dar um palpite, mas não me importava de ser o primeiro a fechar conta no Montepio  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sabia que era a 10 anos, no entanto sempre me disseram que se eu pretendesse poderia, ao fim de 5 anos, levantar o dinheiro. Mas pelos vistos, quem pode fazer essa opção é o emitente (Montepio).

Enfim......................

E já realizou queixa no Banco de Portugal?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda não por um motivo muito simples.

Eu questionei numa sucursal do montepio, em relação a essa questão e estou a aguardar uma resposta.

Não vou fazer nada sem uma resposta deles.

Cumprimentos.

Mas convém andar em cima deles, senão arrastam. Eu inicialmente também questionei no balcão várias vezes (antes e depois do prazo) e até online. E deu no que deu.

Eu ainda estou aguardar a decisão do BP e a ver se o Montepio me contacta. No final desta semana se o BP não disser nada vou ao Montepio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ora,

isso foi uma mera oferta de subscrição publica de obrigações subordinadas do montepio.

No prospecto informativo, no campo reembolso antecipado:

Mediante autorização prévia do Banco de Portugal, o empréstimo poderá ser reembolsado antecipadamente ao

par por iniciativa da emitente, total ou parcialmente, neste último caso por redução ao valor nominal, nas datas de

pagamento dos cupões, a partir do final do 5º ano, inclusive. Para o efeito, deverá a emitente publicar a sua

intenção em aviso no Boletim de Cotações da Euronext Lisbon, com antecedência mínima de 30 dias.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FIT16690.pdf

Claro como água, qual é a duvida ,rende pouco é isso?  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ora,

isso foi uma mera oferta de subscrição publica de obrigações subordinadas do montepio.

No prospecto informativo, no campo reembolso antecipado:

Mediante autorização prévia do Banco de Portugal, o empréstimo poderá ser reembolsado antecipadamente ao

par por iniciativa da emitente, total ou parcialmente, neste último caso por redução ao valor nominal, nas datas de

pagamento dos cupões, a partir do final do 5º ano, inclusive. Para o efeito, deverá a emitente publicar a sua

intenção em aviso no Boletim de Cotações da Euronext Lisbon, com antecedência mínima de 30 dias.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FIT16690.pdf

Claro como água, qual é a duvida ,rende pouco é isso?  ;)

No meu caso não, a questão é que há 5 anos atrás não percebia patavina da linguagem utilizada, e quando o gestor que te vende o produto fala SEMPRE em 5 anos..5 anos..5 anos, que estando lá 10 tu perguntas e ele volta a dizer 5, e que se EU quiser é que renovo por mais 5 anos ora, no meu caso sai de lá sempre convencido que era uma aplicação de 5 anos, logo fui enganado. Para não falar que nunca ninguém falou no facto delas desvalorizarem, de caso quisesse resgatar ao contrário do que me foi dito, temos de pagara a desvalorização e não a perda de juros ( como me foi dito). Expliquei tudo atrás. Mas falo no meu caso...que houve falta de transparência e informação, aproveitaram se da minha ignorância na matéria na altura.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso não, a questão é que há 5 anos atrás não percebia patavina da linguagem utilizada, e quando o gestor que te vende o produto fala SEMPRE em 5 anos..5 anos..5 anos, que estando lá 10 tu perguntas e ele volta a dizer 5, e que se EU quiser é que renovo por mais 5 anos ora, no meu caso sai de lá sempre convencido que era uma aplicação de 5 anos, logo fui enganado. Para não falar que nunca ninguém falou no facto delas desvalorizarem, de caso quisesse resgatar ao contrário do que me foi dito, temos de pagara a desvalorização e não a perda de juros ( como me foi dito). Expliquei tudo atrás. Mas falo no meu caso...que houve falta de transparência e informação, aproveitaram se da minha ignorância na matéria na altura.

Sem querer parecer estar a defender o banco creio que lhe foi dado papelada de como tomou conhecimento do prospecto e que estava consciente dos riscos etc etc, já agora eu, sem o querer estar a assustar tá claro,indepentemente do rendimento ser fraco estava mais preocupado em fazer fé que o montepio não ocorresse em eventos de credito nos proximos 5 anos, é que essas obrigações subordinadas só são pagas depois de pagas as seniores aliás isso mesmo é referido no prospecto informativo no campo:

Factores que influenciamo valor do investimento

A remuneração do capital investido depende da evolução do Activo Financeiro Subjacente.

Os rendimentos e o capital destas Obrigações de Caixa Subordinadas são assegurados pelo Montepio. Como tal,

o investidor está exposto ao risco de crédito da emitente. As obrigações são subordinadas e possuem por isso um

risco de crédito acrescido face à dívida sénior da mesma emitente, i.e., o reembolso das obrigações, bem como o

pagamento dos juros, ficam subordinados ao prévio pagamento de todos os demais credores não subordinados

sobre a emitente.

Se lhe inpingiram um produto cheio de risco com uma remuneração variavel indexada que acabou por se tornar miserável mude de banco e para a próxima leia com atenção os prospectos e o que não perceber pergunte a alguem da sua confiança que perçeba para lhe explicar principalmente em produtos com prazos dilatados. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sem querer parecer estar a defender o banco creio que lhe foi dado papelada de como tomou conhecimento do prospecto e que estava consciente dos riscos etc etc, já agora eu, sem o querer estar a assustar tá claro,indepentemente do rendimento ser fraco estava mais preocupado em fazer fé que o montepio não ocorresse em eventos de credito nos proximos 5 anos, é que essas obrigações subordinadas só são pagas depois de pagas as seniores aliás isso mesmo é referido no prospecto informativo no campo:

Factores que influenciamo valor do investimento

A remuneração do capital investido depende da evolução do Activo Financeiro Subjacente.

Os rendimentos e o capital destas Obrigações de Caixa Subordinadas são assegurados pelo Montepio. Como tal,

o investidor está exposto ao risco de crédito da emitente. As obrigações são subordinadas e possuem por isso um

risco de crédito acrescido face à dívida sénior da mesma emitente, i.e., o reembolso das obrigações, bem como o

pagamento dos juros, ficam subordinados ao prévio pagamento de todos os demais credores não subordinados

sobre a emitente.

Se lhe inpingiram um produto cheio de risco com uma remuneração variavel indexada que acabou por se tornar miserável mude de banco e para a próxima leia com atenção os prospectos e o que não perceber pergunte a alguem da sua confiança que perçeba para lhe explicar principalmente em produtos com prazos dilatados. ;)

Sim, mas lá está, como disse à 5 anos atrás não percebia patavina dessa linguagem e afins, por isso fui levado especialmente pelos 5 anos do produto, em como poderia resgatar quando quisesse com perda de juros, que afinal não era o caso.

Por isso que digo, que hoje não me apanhavam de novo. Daí que quando fui ao banco ao fim do 5º ano resgatar e disseram me que não, que era ao 5º ano, e que era blah blah blah, é que fui ler de novo a ficha e é que vi o que aquilo realmente era...daí ter ido investigar melhor.

E a remuneração era "fixa" era Euribor + 1%, e lá está nunca me fou falado das penalizações devido a desvalorizaão e resgate.

E tem razão, como já eu referi também, que após o libertarem (que espero que o façam) vou levantar tudo e mudar de banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E a remuneração era "fixa" era Euribor + 1%

::) ::) ::) ::)

se a euribor é variável...

a euribor+ 1% é variável também,não me diga que não percebeu isso também :o

Daí ter colocado "fixa" entre aspas...sabia a remuneração, mas foi como referi, o que me indignou não tem nada a  haver com a remuneração, foi o facto de não serem 5 anos entre outros pontos referidos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites