Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Herança sem entendimento dos herdeiros

AnaMargarida

Recommended Posts

Olá,

A quem puder dar-me uma ajuda, pois tenho lido bastante informação, mas não encontro a resposta para as minhas dúvidas:

Os meus avós paternos faleceram há 21 anos e deixaram 7 casas para cada um dos seus 7 filhos, contudo um dos filhos já tinha falecido antes e deixou 4 filhos maiores de idade. Na altura fizeram levantamento dos bens e habilitação de herdeiros, mas não se entenderam quais as casas que iriam ser distribuídas a quem e mais outros aspetos com os quais não concordavam, como por exemplo as tornas(uns achavam que eram insuficientes). Os bens foram avaliados e tornas definidas.  Foi atribuído um cabeça de casal, mas que penso não tem feito grande coisa.Desde então,  quando recebem a carta do IMI dividem por 7 e pagam, uma vez que o terreno em que estão essas casas é um terreno só com uma grande área.  O processo ficou parado e algum tempo depois levantaram o dinheiro do banco(cerca de 50 mil euros e distribuíram por cada um- foi um erro, bem sei, mas eu era ainda adolescente), mas os imóveis não foram partilhados, pois não havia entendimento. Entretanto, alguns primos meus(filhos dos tios) foram ocupando as casas, com a concordância verbal dos envolvidos, fazendo obras de conservação e até alteração de alguns traços iniciais da construção (acho que outro erro). Ficaram por ocupar 3 das casas que entretanto já estão em ruínas e entretanto já houve acordo na atribuição das casas, mas  um dos filhos, o mais velho,  do meu tio falecido teima- com a concordância dos outros 3 irmãos-  que lhe arranjem a casa, pois senão não concorda partilhas nenhumas, embora também já tivesse morado na "sua" casa enquanto esta estava em boas condições.  Mas os meus tios e o meu pai não cedem a esta exigência, pois cada qual arranjou a "respetiva" casa. A questão é: com o arrastar desta situação como os filhos dos meus avós, meus tios,  já estão idosos, qual a forma de resolver esta questão? O que pode ser feito para que o meu pai possa ter a sua parte da herança que é uma das casas devolutas, mas que ele só quer arranjar quando tudo isto se resolver? É que quando eles falecerem somos 20 primos.  Este processo de partilhas já esteve entregue a 2 advogados e 1 solicitador, sem que fosse resolvido, pois aquele meu primo sempre que reúnem para tentar avançar novamente repete que só com a casa arranjada haverá entendimento. Já li muita legislação mas não fiquei esclarecida quanto ao facto de como se desencadeia o processo  de partilhas decididas pelo tribunal. Só leio que é muito difícil, moroso e a evitar, mas neste caso parece-me que é a solução, ou há outra forma?

Neste momento, começo a ficar um pouco apreensiva, pois antevejo um problema que ao não ser resolvido pelos meus tios e pai, me virá parar às mãos e da minha irmã, com todos os custos e burocracia que isso implica.

Agradeço a quem me puder ajudar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites