Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Openbank - banco online do grupo Santander

FreeAtMind

Recommended Posts

• Respostas 457
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

132

• lfp

35

• blueray

29

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Sem grande surpresa, o e-balcão da AT não parece conseguir ajudar grande coisa quanto à forma de declarar os rendimentos obtidos no Openbank. A questão que enviei, relativa aos bónus "convide um

https://www.openbank.pt/promocoes/abrir-conta-40-euros-dia-dos-namorados Poderá conseguir 40 € ao abrir uma Conta à Ordem Open sem comissões e fazer um depósito mínimo de 300 €. Promoção válida p

Posted Images

Just now, JRJordao said:

:D

Perguntei porque durante uma campanha do ano passado comprei nessa loja e não deu cashback.

Então essa exclusão foi já posterior a esta promo, onde tinha funcionado? Sendo esse o caso, impressionado com a competência do openbank em tapar o buraco rapidamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, gattaca disse:

Então essa exclusão foi já posterior a esta promo, onde tinha funcionado? Sendo esse o caso, impressionado com a competência do openbank em tapar o buraco rapidamente.

Exatamente. Funcionou nessa campanha (nov/dez 2020), não funcionou na seguinte (jan/fev 2021). Não voltei a tentar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, gattaca disse:

Isso nem se pergunta. Comprou em Lisboa, na Caixa Agrícola.

Muito bom 🤣

há 35 minutos, JRJordao disse:

Fizeste 500€ de compras, ou de "compras"? ;)

Foram mesmo duas "compras" 😁

Também não estava muito certo de conseguir. Na realidade estava mais certo de não conseguir, até porque depois dos top-ups efetivarem no Openbank, apareciam como "Transferência entre contas".
    Fiz-me de parvo e alterei a categoria para "Shopping" 🙃
    Certamente que não teve nada a ver com isso, mas nunca se sabe...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, JRJordao disse:

@andre611

Se continuarem com a mesma abordagem, vais ter esses 5€ como rendimento de capital na declaração para IRS emitida pelo banco. Sendo cashback não creio que faça sentido, mas foi o que fizeram para 2020 (declaração emitida em 2021).

Obrigado pelo aviso.
    Tenho que me lembrar em 2023 de pensar se coloco no IRS ou não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    há 8 minutos, mam2001 disse:

acabei hoje com o auto-robot. Já passaram mais de 12 meses, por causa do bonus de 100 euros. uma decepção imensa...só dá trabalho a declarar no IRS!

O meu agora tenho que aguardar. Os 500€ estão a valer pouco mais de 480€!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Vítor A disse:

Depois de creditarem 5€. O openbank descontou algum valor? 

Não sei se era isso que tinhas em mente ao fazer a pergunta, mas o Openbank não faz retenção de imposto sobre os rendimentos pagos.

Se a questão não era essa, esquece o meu comentário. :)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, JRJordao disse:

Não sei se era isso que tinhas em mente ao fazer a pergunta, mas o Openbank não faz retenção de imposto sobre os rendimentos pagos.

Se a questão não era essa, esquece o meu comentário. :)

Era mesmo essa 

então penso que ele cobrou uma taxa por top up  

foi logo após crédito 5€, cobrado 0.95€  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Vítor A disse:

então penso que ele cobrou uma taxa por top up  

foi logo após crédito 5€, cobrado 0.95€

Tal taxa deveria ser cobrada logo/pouco após o top up, não posteriormente aquando do pagamento do bónus da campanha.

Que top up fizeste? Já temos relatos de moey e paypal sem indicação de taxa.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, JRJordao disse:

Tal taxa deveria ser cobrada logo/pouco após o top up, não posteriormente aquando do pagamento do bónus da campanha.

Que top up fizeste? Já temos relatos de moey e paypal sem indicação de taxa.

Top up Monese  Via curve.

pois. Mas eu fiquei a zero após o top up no monese. Talvez daí cobrarem após ter fundos. 

Questionei telefonicamente o apoio ao cliente. E o senhor avançou inicialmente que podia ser taxa liberatória de irs. Mas eu refutei que não batia certo. E foi aberta “reclamação”

Não há nada a referir a que se refere o valor debitado  e o mesmo foi retirado logo após o crédito dos 5€  

depois informo o fórum do resultado.
    obrigado Jordão. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Vítor A disse:

Questionei telefonicamente o apoio ao cliente. E o senhor avançou inicialmente que podia ser taxa liberatória de irs.

Se calhar até foi!

0,95/5 = 19% e acho que em Espanha existe essa percentagem de taxa liberatória sobre juros e dividendos.

É no entanto uma novidade absoluta o Openbank fazer retenção. E continuo a achar que não faz sentido sobre cashback, mas dado que eles o incluem como rendimento de capital na declaração para IRS, não me surpreende.

Ficamos a aguardar novidades.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    A 01/03/2022 às 19:41, mam2001 disse:

acabei hoje com o auto-robot. Já passaram mais de 12 meses, por causa do bonus de 100 euros. uma decepção imensa...só dá trabalho a declarar no IRS!

Boa tarde. Como se declara no IRS? Anexo J também não é? Fiz um levantamento parcial no ano passado (a declarar agora) e fechei o fundo agora (a declarar no próximo ano). A declaração deles ainda não está disponível, ao telefone dizem ser erro informático...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, Visitante Marti disse:

Boa tarde. Como se declara no IRS? Anexo J também não é? Fiz um levantamento parcial no ano passado (a declarar agora) e fechei o fundo agora (a declarar no próximo ano). A declaração deles ainda não está disponível, ao telefone dizem ser erro informático...

Sim, tudo do Openbank é no anexo J. A declaração deles, sendo semelhante à do ano passado, vem já com os dados estruturados de acordo com o anexo, facilitando muito o preenchimento.

Convinha era enviarem-na! No ano passado recebi-a a 20 abril.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, JRJordao disse:

Sim, tudo do Openbank é no anexo J. A declaração deles, sendo semelhante à do ano passado, vem já com os dados estruturados de acordo com o anexo, facilitando muito o preenchimento.

Convinha era enviarem-na! No ano passado recebi-a a 20 abril.

Nem de propósito :) recebi hoje com tudo discriminado compras e vendas do robot. Vocês aglomeram ou transcrevem para o IRS? A declaração deles está impecável, são é 2 páginas de movimentos para o 9.2A.

Notei que os bónus das campanhas já não vêm como rendimentos de capitais, mas com esta informação:

"Com base nos dados, o pagamento não pode ser calculado nem classifcado sem quaisquer dúvidas."

Já agora, alguém sabe o que isto significa, no final da declaração:

"Queira tomar nota que no futuro terá que indicar no campo 9.2A/B « Incrementos patrimoniais de Opção de englobamento » o país de residência do banco que comprou os títulos detidos em carteira. Agradecemos que verifique esta informação e que a adicione à sua declaração."

Obrigado!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 02/03/2022 às 16:45, Vítor A disse:

Top up Monese  Via curve.

pois. Mas eu fiquei a zero após o top up no monese. Talvez daí cobrarem após ter fundos. 

Questionei telefonicamente o apoio ao cliente. E o senhor avançou inicialmente que podia ser taxa liberatória de irs. Mas eu refutei que não batia certo. E foi aberta “reclamação”

Não há nada a referir a que se refere o valor debitado  e o mesmo foi retirado logo após o crédito dos 5€  

depois informo o fórum do resultado.
    obrigado Jordão. 

Foi erro deles.
    já corrigiram e colocaram os 5€ certos. 

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Visitante Marti disse:

Nem de propósito :) recebi hoje com tudo discriminado compras e vendas do robot. Vocês aglomeram ou transcrevem para o IRS? A declaração deles está impecável, são é 2 páginas de movimentos para o 9.2A.

Costumo aglomerar por País da fonte.

Notei que os bónus das campanhas já não vêm como rendimentos de capitais, mas com esta informação:

"Com base nos dados, o pagamento não pode ser calculado nem classifcado sem quaisquer dúvidas."

Essa é boa! Ou seja "não sabemos se ou como é para declarar".

No ano passado declarei-os pouco convencido, só para ficar em conformidade com a declaração do banco e evitar chatices caso fosse sujeito a auditoria.

Já agora, alguém sabe o que isto significa, no final da declaração:

"Queira tomar nota que no futuro terá que indicar no campo 9.2A/B « Incrementos patrimoniais de Opção de englobamento » o país de residência do banco que comprou os títulos detidos em carteira. Agradecemos que verifique esta informação e que a adicione à sua declaração."

Já na do ano passado tinha isso. Se é "no futuro" (assumi que era em ano futuro), porque temos de adicionar (este ano) informação? Ou o "futuro" deles é o dia seguinte quando preenchemos a declaração do IRS? :lol:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 13/04/2022 às 17:41, JRJordao disse:

Costumo aglomerar por País da fonte.

Perfeito, obrigado!

Tendo uma menos valia de 1€ e tal 😂 é obrigatório preencher em IRS? (Desconsiderando o benefício que possa vir a ter à frente).

A 13/04/2022 às 17:41, JRJordao disse:

Essa é boa! Ou seja "não sabemos se ou como é para declarar".

No ano passado declarei-os pouco convencido, só para ficar em conformidade com a declaração do banco e evitar chatices caso fosse sujeito a auditoria.

Eu se não tava muito convencido, ainda menos fiquei. Mas na dúvida, vai lá preenchido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites