Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Openbank - banco online do grupo Santander

FreeAtMind

Recommended Posts

Virtuosidade máxima
    há 15 minutos, Ricardo Lourenço disse:

Esse documento é emitido mensalmente e contempla tanto os juros da conta poupança boas vindas como os bónus de 40€, portanto são considerados rendimentos do capital mobiliário.

Afinal é anual, e sendo assim é possível que não esteja disponível para todos ainda.

Mas agora estou na dívida se devo declarar as 2 contas, pois os 40€ de bónus creditaram-me na conta à ordem, os juros da conta poupança boas vindas já não (Neste documento eles classificam ambas as contas como à ordem mas um dos NIFs é da poupança).

Pólvora descoberta xD.png

O que perdes em declarar as 2 contas? Eu declarei as duas, não há muito em que pensar, se está aberta é pra declarar, não custa nada. 

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 457
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

132

• lfp

35

• blueray

29

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Sem grande surpresa, o e-balcão da AT não parece conseguir ajudar grande coisa quanto à forma de declarar os rendimentos obtidos no Openbank. A questão que enviei, relativa aos bónus "convide um

https://www.openbank.pt/promocoes/abrir-conta-40-euros-dia-dos-namorados Poderá conseguir 40 € ao abrir uma Conta à Ordem Open sem comissões e fazer um depósito mínimo de 300 €. Promoção válida p

Posted Images

Ricardo Lourenço
    Agora mesmo, Virtuosidade máxima disse:

O que perdes em declarar as 2 contas? Eu declarei as duas, não há muito em que pensar, se está aberta é pra declarar, não custa nada. 

Bem visto, não é por 1 minuto a fazer copy/paste.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, blueray disse:

Quando abri conta recebi o bónus de 50€. (não sei porquê aparece 50.53 no extracto)

Onde é que tenho de declarar este valor no IRS? (anexo J?..E?)

Sendo um banco estrangeiro, no anexo J

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Deixo a resposta de hoje do apoio do Openbank:

Bom dia, Marco.

Antes de mais, agradecemos o seu contacto.

O Openbank disponibilizará nos próximos dias o documento com a Informação Fiscal de 2020, para que o possa apresentar a declaração de IRS.

Poderá encontrar o documento na Sua Área de Cliente -> Perfil -> Documentos -> Informação Fiscal.

Se tiver alguma dúvida, não hesite em contactar-nos. Estamos disponíveis 365 dias por ano, das 8h00 às 22h00.

Atentamente,

Departamento Comercial

OPENBANK

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também aqui, com data de ontem. Link direto.

Contém os valores já estruturados de acordo com o anexo J da declaração de IRS!

Eis as minhas primeiras conclusões, baseando-me nas duas situações distintas cá de casa.

Nos rendimentos de capitais (quadro 8 ) estão a somar os juros da conta-poupança, os bónus por abertura de conta (própria e de convidados), os 5€ de cashback do black friday e aparentemente os 100€ de bónus robo-advisor. Penso que o cashback não devia ser incluído e que o bónus robo-advisor fazia mais sentido incluído nos incrementos patrimoniais pois foi aplicado diretamente ao investimento.

Nos incrementos patrimoniais (quadro 9.2) têm as transações robo-advisor (na minha opinião) excessivamente detalhadas. Penso que bastava uma linha por cada combinação {país da fonte, ano/mês realização, ano/mês aquisição}, no meu caso seriam 2.

Não estão a incluir ou mencionar a abertura de conta (quadro 11).

Editado por JRJordao
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pelo alerta @JRJordao.

Não me aparece nada em "Correspondência Legal". Em "Informação Fiscal" só tenho isto de relevante:

image.png.86943762de28901daaeb492391cc8a04.png

Vou ter de averiguar com mais calma já estou a ver que isto vai dar uma trabalheira.

Edit: Lembrei-me agora que só aderi ao Robo Advisor já em janeiro deste ano, por isso a maior parte da chatice é só para o ano.

Editado por 00ba
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, 00ba disse:

Não me aparece nada em "Correspondência Legal". Em "Informação Fiscal" só tenho isto de relevante:

image.png.86943762de28901daaeb492391cc8a04.png

Dá impressão que eles começaram com um formato de declaração (em Informação Fiscal) e depois passaram para outro (em Correspondência Legal). Resta saber se quem recebeu o primeiro formato irá agora também receber o segundo.

há 4 horas, 00ba disse:

Lembrei-me agora que só aderi ao Robo Advisor já em janeiro deste ano, por isso a maior parte da chatice é só para o ano.

Sim, essa chatice é só para quem recebeu o bónus ainda em 2020.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu relatório fiscal (sacado do sítio apontado pelo @JoaoC) parecem querer deixar a papinha toda feita para preencher o quadro 8 do anexo J mas tem um ponto... estranho.

image.png.5e3e3b18f845e304560b04664156e085.png

No meu caso, como veem, só tenho o bónus de adesão a declarar. Cód. país da fonte: 724 (Espanha), OK. Cód. País Imposto pago no estrangeiro: 756 (Suíça) ?!

Para mim estes 3 campos de Imposto pago no estrangeiro podem ficar a vazio. Não paguei imposto nem em Espanha, nem na Suíça, nem na Papua Nova Guiné.

E parece-me que não é preciso declarar o NIF do OpenBank em lado nenhum, é mesmo só o IBAN no quadro 11.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, M_R_J disse:

No meu caso, como veem, só tenho o bónus de adesão a declarar. Cód. país da fonte: 724 (Espanha), OK. Cód. País Imposto pago no estrangeiro: 756 (Suíça) ?!

Também achei estranho, e deu erro quando validei. Tive que remover obrigatoriamente esses campos tal como indicas.

De qualquer forma com este documento foi bem fácil preencher, um ponto positivo para o OpenBank.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, M_R_J disse:

Para mim estes 3 campos de Imposto pago no estrangeiro podem ficar a vazio. Não paguei imposto nem em Espanha, nem na Suíça, nem na Papua Nova Guiné.

E parece-me que não é preciso declarar o NIF do OpenBank em lado nenhum, é mesmo só o IBAN no quadro 11.

O preenchimento desses dois campos (cód país, imposto retido) não faz qualquer sentido. A diretiva da poupança 2003/48/UE deixou de se aplicar em 2016. Porque esses campos continuam constar da declaração, numa tabela onde não se declaram rendimentos de anos anteriores, é um mistério.

Tens também razão quanto ao NIF. Há uns anos havia uma coluna para ele na tabela 8, mas entretanto eliminaram-na.

há 2 horas, JoaoC disse:

De qualquer forma com este documento foi bem fácil preencher, um ponto positivo para o OpenBank.

Concordo. Mas era ainda melhor se não tivesse erros nem omissões.

Além desse da diretiva da poupança, também não acho que os cashbacks das campanhas de pagamento com o cartão deviam ser incluídos. São uma devolução parcial de compras e não um rendimento de capital (digo eu). Acho que, não sabendo exatamente como declarar, optaram por ser o mais abrangentes possível.

Por fim, era simpático incluirem a declaração de abertura de conta no quadro 11.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 20/04/2021 às 14:22, M_R_J disse:

O meu relatório fiscal (sacado do sítio apontado pelo @JoaoC) parecem querer deixar a papinha toda feita para preencher o quadro 8 do anexo J mas tem um ponto... estranho.

image.png.5e3e3b18f845e304560b04664156e085.png

Também não recebi esse documento.

Só recebi o primeiro em informação fiscal.

Eu só recebi o bónus de abertura da conta, portanto os valores a declarar é no quadro 8 e preenchendo como está no ex acima, menos os dados do imposto pago no estrangeiro, correcto?..Neste caso o bónus foi 50€, vou ter de pagar os 28% de irs, correcto?

Obr.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 37 minutos, JRJordao disse:

Sim, declaras nessa tabela rendimento bruto 50€, sem as colunas do imposto pago no estrangeiro.

Pagas 28% se não englobares. Se englobares, os 50€ são somados aos teus restantes rendimentos e sujeitos à mesma taxa. Se os teus rendimentos totais forem < ~15000€ (o dobro em entrega conjunta) poderá ser vantajoso englobar.

Como a simulação não funciona com anexo J, podes declarar no anexo E tabela 4B com um NIF nacional de um banco qualquer e ver se tens melhor resultado na simulação com ou sem esse anexo. Mas não podes entregar assim!

Perfeito @JRJordao :) 

Para englobar, é só assinalar no quadro B do anexo J? ;) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, blueray disse:

Perfeito @JRJordao :) 

Para englobar, é só assinalar no quadro B do anexo J? ;) 

No anexo E só preenches a linha do quadro 4B, nada mais. O englobamento nesse caso é automático.

No anexo J é preciso indicar explicitamente, mas a validação vai-te indicar onde preencher.

Editado por JRJordao
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, mam2001 disse:

Alguém se lembra quanto tempo temos de manter o robot adviser por causa dos 100eur da adesão? A chatice e o tempo que se perde com a declaração do IRS não vale o dinheiro...

12 meses após receber os 100€

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Ricardo Lourenço disse:

12 meses após o depósito, de acordo com as condições da promoção abaixo:

image.png.e6265fc2ea69ed844544a8c41317f76f.png

Achas que se refere ao nosso "depósito" (investimento de 1000€) ou ao do banco (reforço de 100€).

Só por curiosidade, pois não vou correr riscos. Quem espera 12 meses também espera 13, ou mais se nessa altura estiver em desvalorização.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ricardo Lourenço
    há 7 minutos, JRJordao disse:

Achas que se refere ao nosso "depósito" (investimento de 1000€) ou ao do banco (reforço de 100€).

Só por curiosidade, pois não vou correr riscos. Quem espera 12 meses também espera 13, ou mais se nessa altura estiver em desvalorização.

Faz sentido que seja o nosso depósito, mas realmente eles referem-se aos 100€ como "depósito" também.

Por mais 1 mês ou 2 não vale a pena arriscar e pode ser que renda mais um pouco.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece ser desde a data do depósito (dos 1000, portanto), mas também não vou arriscar isso para resgatar uns dias antes, é como dizem, quem espera 12 meses, espera 13. Faz diferença na rendibilidade global é certo, mas com entidades destas mais vale jogar pelo seguro :) 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    5 hours ago, Rui Leite said:

Olá a todos!

alguém sabe se ainda é possível abrir conta através dos convites e usufruir da oferta dos 40 euros?

Penso que não, pelo menos a campanha já não me aparece no website.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites