Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Investir 100k

Mysterium

Recommended Posts

Viva,

Faz uns 2 anos que tenho uns 100k parados. Já nem os tenho em contas poupança de tão absurda que é a rentabilidade.... estão distribuídos por algumas contas e a descoberto.

Não sei o que lhes fazer.

Não conto precisar deles num espaço de pelo menos 2 anos.

Não tenho muito tempo para dedicar (compra de imóveis por exemplo) nem conhecimento (acções).

Conhecimento de subscrever acções, produtos, etc, é zero.

Coisas mais simples que já li por aqui como "Housers", talvez seja possibilidade.

Posso assumir algum risco, não é dinheiro do qual dependa.

Tendo em conta o meu perfil, poderiam fazer sugestões ou até recomendar alguém que faça consultoria/gestão com provas dadas de conhecimento e bons rendimentos?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boas,

O melhor é começar a adquirir o conhecimento! As peças vão demorar a começar a encaixar, mas quando começar... 

Há bons tópicos por aqui. Recomendaria o dos ETFs, o dos fundos de investimento, e talvez o da degiro (um broker, para comprar e vender ETFs e acções). 

Bons investimentos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    A 06/01/2020 às 01:37, DAMP disse:

Boas,

O melhor é começar a adquirir o conhecimento! As peças vão demorar a começar a encaixar, mas quando começar... 

Há bons tópicos por aqui. Recomendaria o dos ETFs, o dos fundos de investimento, e talvez o da degiro (um broker, para comprar e vender ETFs e acções). 

Bons investimentos!

Não seria nessa perspectiva. Não tenho disponibilidade. Trabalho quase sempre 7 dias semanas de manhã bem cedo a madrugada. Pretendo aplicar os montantes sem preocupações e consumo tempo, consciente que não garanto as melhores rentabilidades. Senão teria por exemplo investido em apartamento para Airbnb... mas não tenho disponibilidade...

Algumas sugestões para aplicações que não exijam atenção? Pode existir algum risco desde que com alguma rentabilidade, pelo menos acima de uns 6%...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Mysterium disse:

Não seria nessa perspectiva. Não tenho disponibilidade. Trabalho quase sempre 7 dias semanas de manhã bem cedo a madrugada. Pretendo aplicar os montantes sem preocupações e consumo tempo, consciente que não garanto as melhores rentabilidades. Senão teria por exemplo investido em apartamento para Airbnb... mas não tenho disponibilidade...

Algumas sugestões para aplicações que não exijam atenção? Pode existir algum risco desde que com alguma rentabilidade, pelo menos acima de uns 6%...

Tem de se ter sempre em atenção vários factores nomeadamente a sua idade e o tempo que quer o capital a render assim como o perfil de investidor.

O não ter tempo eu diria que 90% das pessoas  não têm tempo, por isso é que a maioria "investe" em depósitos a prazo e certificados de aforro, são simples, rápidos e não precisamos de andar a ver todos dias, mas na verdade, se investir numa obrigação de uma empresa ou estado durante 3 anos, também não tem de andar a ver o investimento, se investir numa carteira de fundos de investimento também não tem de andar a ver o investimento todos dias, e etc etc, uma vez identificados os investimentos a realizar não tem de ter disponibilidade de tempo para andar em cima, é deixar rolar.

A questão dos 6%...isso já é outra história, pedir uma rentabilidade é fácil ?, em 2018 os meus investimentos renderam 0%, o ano passado foi mais de 10%, e eram exactamente os mesmos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 3 horas, Mysterium disse:

Algum risco (perda potenciais de 5%? 10%? 40%?) mas rentabilidade acima de 6% (brutos? líquidos? com/em inflação?), acho que só os professores zandingas deste mundo é que podem garantir isso.

Para todos os efeitos, alguns bancos têm departamentos de gestão privada do património (por exemplo: https://bancoinvest.pt/poupanca-e-investimento/gestao-de-activos/gestao-de-patrimonios).

Mas não sei qual a rentabilidade que as carteiras geridas por eles.

Editado por Mouro Emprestado
    Edit: Copiei o link errado, duh!
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, Mouro Emprestado disse:

Para todos os efeitos, alguns bancos têm departamentos de gestão privada do património (por exemplo: https://bancoinvest.pt/o-que-fazemos/institucionais/gestao-de-activos ).

Mas não sei qual a rentabilidade que as carteiras geridas por eles.

Isso parece que é só para clientes institucionais.

Mas devo de dizer que tive acesso a uma carteira de investimento de um banco ( ditos grandes ) gerido pela sua gestora de activos, e devo de dizer que, não só eu tenho tido mais rentabilidade na minha carteira de fundos, como apenas têm fundos, e supostamente a pessoa só tem acesso a essa gestão de activos a partir dos 250.000€, só não sei se não tem de pagar também por essa gestão ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, D@vid disse:

Isso parece que é só para clientes institucionais.

Mas devo de dizer que tive acesso a uma carteira de investimento de um banco ( ditos grandes ) gerido pela sua gestora de activos, e devo de dizer que, não só eu tenho tido mais rentabilidade na minha carteira de fundos, como apenas têm fundos, e supostamente a pessoa só tem acesso a essa gestão de activos a partir dos 250.000€, só não sei se não tem de pagar também por essa gestão ?

Copiei o link errado <facepalm> <duh>  ?. Vou já corrigir.

E não, não tenho grande simpatia por esse tipo de serviços, acho que se tem maiores valorizações assumindo individualmente um carteira simples passiva de fundos de investimento ou ETFs, que não requerem a perda de tempo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites