Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Endesa vs EDP - Já alguém aderiu?

JoseOliveira

Recommended Posts

Visitante Tiago Rodrigues

MT atenção à endesa... porque em caso de apoio e avarias torna-se mais complicado.

Na iberdrola por exemplo quem garante a manutenção é a EDP...

A iberdrola já permite uma poupança anual em relação à edp de quase 2 meses.

Boa noite,

Gostaria de saber como conseguiu obter os valores do kWh para poder concluir o supracitado.

Recentemente contactei a iberdrola na Av da Boavista - Porto e eles desconheciam que ja se realizava a comercialização no mercado residencial, tendo-me sido fornecido o numero do Call-Center deles e o numero de uma força de vendas a trabalhar a zona de Valongo (que nunca atenderam o telefone).

Nas varias tentativas de obter informações concretas sobre a venda de energia electrica por parte de Iberdrola ou da Endesa as informações obtidas foram um pouco ambiguas, transmitindo uma sensação de algo não muito transparente.

Existe alguem que seja já cliente da Iberdrola que possa dar algum feedback sobre o serviço?

Com os melhores cumprimentos, Tiago Rodrigues

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 54
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JoseOliveira

6

• José Ribeiro

4

• sollis

4

Top Posters In This Topic

Posted Images

Desculpem lá, mas ainda há alguém que não tem tarifa bi-horária?  ???  havendo disponivel, acho isso inaceitável!  :-\

Quanto á concorrência das espanholas á EDP, acho muito bem mas até haver diferenças substanciais... não obrigado! trabalho no ramo da energia e tenho por experiência própria que em caso de avaria e como são os piquetes da EDP que fazem as assistências todas, logicamente a concorrência fica sempre para último, e eu detesto esperar... ainda por cima ás escuras!!  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Desculpem lá, mas ainda há alguém que não tem tarifa bi-horária?  ???  havendo disponivel, acho isso inaceitável!  :-\

Há pessoas a quem a tarifa bi-horária fica mais cara que a tarifa normal. Olha os guardas noturnos, por exemplo, que só estão em casa quando a energia é mais cara ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há pessoas a quem a tarifa bi-horária fica mais cara que a tarifa normal. Olha os guardas noturnos, por exemplo, que só estão em casa quando a energia é mais cara ;)

Isso hoje em dia não é desculpa, as luzes só precisam de estar acesas quando não há luz natural, as máquinas de lavar podem trabalhar sozinhas á hora que queremos... as potências contratadas mais baixas não têm bi-horária, mas as que têm, só não as aproveita quem for distraido ou se estiver nas tintas! no meu caso a diferença entre uma factura normal e outra bi-horária é significativa, bastante maior do que os 5% que a Endesa dá!!  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso hoje em dia não é desculpa, as luzes só precisam de estar acesas quando não há luz natural, as máquinas de lavar podem trabalhar sozinhas á hora que queremos... as potências contratadas mais baixas não têm bi-horária, mas as que têm, só não as aproveita quem for distraido ou se estiver nas tintas! no meu caso a diferença entre uma factura normal e outra bi-horária é significativa, bastante maior do que os 5% que a Endesa dá!!  ;)

Guardas noturnos não têm desculpa se não tiverem tarifa bi-horária?! :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Eu não sou guarda nocturno e não tenho bi-horária!

Passo o dia ao computador e tenho o ar-condicionado e tv ligados. É durante o dia que passo roupa a ferro.

Desculpe lá, João...

Está desculpada!  ;D

Obviamente que se trabalha em casa o perfil de consumidor é diferente... infelizmente grande parte dos Portugueses não têm essa hipótese, infelizmente grande parte dos Portugueses está-se nas tintas para estas pequenas coisas que todas somadas no final do ano se calhar dão o tal 13º mês que tanta falta faz!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante francisco varao

Já sou cliente Endesa há 15 meses e posso relatar a minha experiência. De início houve uma trapalhada enorme com os contratos. Eram para ser 3. Como é tudo feito por telefone, enganaram-se por 2 vezes nos números que registaram e mandaram 4 contratos (por transporte especial que não dão tempo para nada, querem é a assinatura rapidamente e seguir), mas meu caso como fui teimoso e conferi morada, local de entrega e nº de contador e encontrei vários erros, tiveram que vir 2 vezes). À 1ª tentativa assinei apenas 1. À 2ª tentativa lá assinei outro, mas desisti do 3º porque continuava errado e fiquei logo mal impressionado. Perdi a conta aos telefonemas que fiz, para tentar acertar os dados dos 3 possíveis contratos.

Os prazos da transferência de operador foram mais dilatados que o anunciado. Não houve qualquer contagem, nem por parte da EDP, nem da Endesa, o que achei estranho, mas lá recebi ao fim de 1,5 meses a última factura da EDP. Depois durante 3 meses nada. Depois de repente 6 facturas para pagar todas na mesma semana (3 de cada contrato), uma vez que a Endesa ao contrário da EDP factura mensalmente, o que me desestabilizou as contas nesse mês e por causa disso ainda tive que pagar juros ao meu banco, por o saldo ter ficado a descoberto, durante uns dias. Em 15 meses a Endesa nunca fez qualquer contagem. Temos que nos lembrar de dar as contagens (a melhor forma é continuar a usar o nº da EDP, porque pela página da Endesa é uma complicação), ou é sempre facturado por estimativa. Tive uma avaria, que em 1º lugar participei por email e que só obteve uma resposta automática, sem qualquer sequência e que depois participei por telefone e mandaram-me ligar para o piquete da EDP, que respondeu em tempo útil, apesar de não ter feito nada, porque o problema era do quadro e não do contador. Infelizmente qualquer contacto, que não seja assegurado através da EDP, é difícil. Quando faltavam 30 para o fim dos contratos e porque quando dei os dados para adesão por telefone, perguntei o que aconteceria ao fim dos 12 meses de fidelização e me informaram que em princípio o desconto passaria a ser ainda melhor, enviei-lhes um email para saber se o desconto se mantinha para o 2º ano de contrato ou era alterado. Ao fim de 3 meses recebo a seguinte resposta que transcrevo:

Caro Cliente:

O seu pedido não pôde ser atendido com sucesso devido a (causa a preencher pelo agente).

Agradecemos a sua confiança por utilizar o nosso Escritório On-line.

Para segurança dos seus dados, pedimos-lhe o favor de não tratar de outros assuntos através deste endereço de correio. Agradecemos que utilize o nosso sítio web, onde a informação está protegida por um ambiente seguro. A fim de assegurar a confidencialidade dos seus dados pessoais, não poderemos processar o seu pedido de outra forma.

Atenciosamente,

www.endesaonline.com

Ou seja perdi a oportunidade de negociar as condições ou mudar de operador, uma vez que o contrato é automaticamente renovado por mais 12 meses, se até 30 dias de antecedência não for cancelado e perdi o desconto de 5%, que afinal é quase insignificante, porque só incide sobre o consumo e a maior parte da factura são taxas e impostos.

Isto tudo para dizer que o apoio ao cliente por parte da Endesa Portugal, é nulo e/ou incompetente. Parece que passa tudo por Espanha. Alias parte da página on-line está em portunhol ou até em espanhol.

A favor da Endesa devo dizer, que a facturação mensal é mais conveniente para o meu orçamento, que a bimensal da EDP e que a factura da Endesa é bastante mais simples e clara. A da EDP parece que está feita para ninguém entender, o que está a pagar.

Conclusão: Não estou arrependido por ter mudado, mas também não estou convencido em manter-me na Endesa, se não houver melhorias substanciais no apoio ao cliente.

A IBerdrola anuncia para Janeiro de 2012, um plano para consumidores domésticos, com desconto de 10% no termo fixo. Liguei para saber o que isso significa mas não me souberam responder. Vou esperar para ver. Encaro igualmente a possibilidade de voltar para a EDP, que penso que com o aumento da concorrência e a perda mensal de milhares de clientes, terá forçosamente que reagir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...
    Visitante factura

eu venhopor mesmo que mi acontecio eu antes pagava por dois meses con edp 70 euros  agora que vateron a porta para decir para que paguemos mais barato que estao a pagar a edp ................ endesa acho que andan a enganar andan casa por casa  pronto agora mandaron una factura a pagar 150 euros por un mes imagine sou isso cuando ligamos pra empresa diceran temos que pagar ya pagamos  depois ven ai otro fatura a pagar  esta empresa no tem ni uma oficina  donde eu posso pagar  por isso tenhan cuidado andan a roubar alos pobres maisss obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Não li todas as respostas neste blog, mas daquelas que eu li ainda ninguém falou de um pequeno grande pormenor. A partir de Julho o preço por quilowatt na EDP vai aumentar trimestralmente por ordem da TROIKA para 'obrigar' as pessoas a passarem do mercado regularizado que existe em Portugal para um mercado liberalizado que é vantajoso para todos.

Não se trata apenas dos 5% de desconto (que já é uma pequena vantagem) trata-se de dar fim ao monopólio da EDP e dar às pessoas a opção de escolha num mercado com concorrência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Essa do "passar para um mercado liberalizado que é vantajoso para todos" tem MUITO que se lhe diga...

......a acreditar no que se tem passado no mercado dos combustíveis, com resultados magníficos para o lado do consumidor!......

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Essa do "passar para um mercado liberalizado que é vantajoso para todos" tem MUITO que lhe diga...

a acreditar no que se tem passado no mercado dos combustíveis, com resultados magníficos para o lado consumidor!

Claro que nós é que vamos perder, como no caso dos combustíveis aqui existem menos empresas a vender o serviço e ainda por cima a EDP é um dos principais accionistas da ENDESA logo a concorrência deve ser nenhuma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Almerindo Tomaz

Caro Dino,

ao ler o seu post fiquei com uma duvida, no que se baseia para dizer que a EDP é accionista da Endesa? Pelo que sei a Endesa é propriedade do grupo energico espanhol Enel.

Quanto ao assunto geral, a ter mesmo que migrar para o mercado liberalizado a Endesa realmente compensa para quem tem a tarifa simples porque independemente de gastarmos muito ou pouco um desconto de 5% é superior a um de 0, que foi o que a EDP sempre deu. E porque esse desconto directamente na factura e não numa obrigação para fazer compras num determinado supermercado.

Em relação aos bi-horários vamos ver até quando compensaram, pois com um aumento trimestral depressa vão perder para a tarifa simples do mercado liberalizado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    Visitante Zinoms

Tive a mesma situaçao, a endesa perdeu-se com a mudança de contratos e apareceu-me uma fatura de 300 euros para pagar, eles tambem disseram para pagar, mas eu nao paguei e reclamei e provei as leituras e apos 4 meses ficou tudo resolvido, mas foi preciso muito tempo para solucionar uma situaçao muito simples. Nao gostei muito da forma como processaram a situaçao, muito fraco mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Temos que nos lembrar de dar as contagens (a melhor forma é continuar a usar o nº da EDP, porque pela página da Endesa é uma complicação), ou é sempre facturado por estimativa. Tive uma avaria, que em 1º lugar participei por email e que só obteve uma resposta automática, sem qualquer sequência e que depois participei por telefone e mandaram-me ligar para o piquete da EDP, que respondeu em tempo útil, apesar de não ter feito nada, porque o problema era do quadro e não do contador. Infelizmente qualquer contacto, que não seja assegurado através da EDP, é difícil. A favor da Endesa devo dizer, que a facturação mensal é mais conveniente para o meu orçamento, que a bimensal da EDP e que a factura da Endesa é bastante mais simples e clara. A da EDP parece que está feita para ninguém entender, o que está a pagar.

Conclusão: Não estou arrependido por ter mudado, mas também não estou convencido em manter-me na Endesa, se não houver melhorias substanciais no apoio ao cliente.

A IBerdrola anuncia para Janeiro de 2012, um plano para consumidores domésticos, com desconto de 10% no termo fixo. Liguei para saber o que isso significa mas não me souberam responder. Vou esperar para ver. Encaro igualmente a possibilidade de voltar para a EDP, que penso que com o aumento da concorrência e a perda mensal de milhares de clientes, terá forçosamente que reagir.

1.as contagens sao asseguradas de 3 em 3 meses pelo FORNECEDOR de energia, que continuara a ser a EDP DISTRIBUICOES. a unica coisa que muda e: em vez de existir apenas 1 comercializador, existem varios, como a endesa.

2.a factura da EDP su (e tambem da EDP comercial) pode ser SEMPRE alterada para mensal, se o cliente o solicitar (é procedimento obrigatorio perguntar aquando de celebracao ou contacto com o cliente)

3. a EDP servico UNIVERSAL tem OBRIGATORIAMENTE que deixar de existir, uma vez que por imposicao da troika o mercado regulado tem que acabar. (senao nao havia necessidade de se criar a EDP Comercial). as tarifas transitorias foram aplicadas para expulsar o cliente do mercado regulado. sinceramente, quem faz um contrato com o servico universal esta mas é lixado porque se nao quer pagar mais caro tem de mudar OUTRA VEZ para o mercado livre em Janeiro.

wipe it.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 months later...
    Visitante marta soares

Eu mudei para a endesa e estou bastante descontente!! por causa de uma conta que ficou esquecida em atraso, e que eles nunca mais alertaram para a situação, cortaram a luz sem qualquer tipo de aviso. Isto passados já 5 meses dessa conta, tendo sido as restantes sempre pagas. Estava a espera da segunda via que ficaram de enviar quando cortaram a luz. Não resolveram nada da situação. Eu é que tive que resolver com a EDP que, por ter sido da parte da endesa, só me pode resolver a situação bastante tempo depois. Fiquei desde 5a feira de manhã até 3a de manha sem luz!!! inimaginável. sem qualquer respeito ou interesse pelos clientes!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E como é que funciona a fidelização nestes serviços? Existe ou não?

É que segundo li a cada 3 meses pode-se mudar de fornecedor, no entanto os panfletos na caixa do correio falam em fidelização de 12 meses!

Afinal em que ficamos?

Para mudar o gás também é preciso pagar novamente os 70€ para virem fazer nova inspecção?

Aproveito e deixo aqui um artigo que julgo ser interessante para esta discussão.

Cumps.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O mlehor local para ferir qual a solução a escolher é o site da erse, pelo Simulador de Preços de Energia Elétrica

http://www.erse.pt/pt/electricidade/simuladores/simuladoresdecomparacaodeprecosnomercado/Paginas/simuladorcomparacaodeprecos.aspx

Depois:

Preços das Tarifas de Venda a Clientes Finais em Portugal Continental - 2012

http://www.erse.pt/pt/electricidade/tarifaseprecos/tarifas2012/Documents/PrecosTVCF%20PTCont_2012.pdf

Quadros de Tarifas e Preços para a Energia Elétrica para 2013 - Excel

http://www.erse.pt/pt/electricidade/tarifaseprecos/2013/Documents/Tarifas_2013.xlsx

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...