Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Carros Eléctricos

José Ribeiro

Recommended Posts

Não contentes com a concorrência, eis as últimas vindas do Brasil!...

Mini carro eléctrico brasileiro a caminho de Portugal

Chega a Portugal dentro de três anos o primeiro automóvel eléctrico brasileiro, o Obvio! 828E. Trata-se de um micro-carro urbano de luxo, com tamanho idêntico a um Smart: três lugares, design e cores arrojadas, havaianas no lugar dos pedais, mochilas para arrumação, ligação à internet, navegação com controlo de voz, câmara para visibilidade traseira, engenharia de segurança e tecnologia sem emissões de CO2.

Chega, mas devagarinho. Só daqui a 3 anos!...  :o

O modelo, de dimensões muito pequenas, começa a ser produzido apenas daqui a dois anos, mas a empresa brasileira já está a negociar com empresas portuguesas a exclusividade do modelo

Primeiro, verificam se o "produto" pega!... 8)

A marca tem dois modelos. O O12 é um desportivo urbano com 3,2m e 750kg. Este tem uma versão «Trybird-Fuel» com preço base de 20 mil euros e uma versão eléctrca recarregável, com preço base de 42,8 mil euros. Vem nas cores prata, preto, grafite, vermelho e amarelo.

o modelo 828 é um micro-carro urbano com 2,75m e 600 kg, tem também uma versão «Trybird-Fuel» com preço base de 10 mil euros e uma versão eléctrica recarregável com preço base de 35,5 mil euros. As cores combinam verde, tangerina, amarelo, vermelho, prata, roxo, rosa e preto.

É só escolher, desportivo ou micro urbano. As cores fazem lembrar o papagaio "Zé Carioca", mas com boa vontade, nem se nota nada!...  :D

Em vez de serem vendidos em stands, os automóveis da Obvio! serão adquiridos pelas empresas de energia eléctrica em lotes mínimos de mil unidades para que estas os revendam aos consumidores, com um pagamento em 80 meses. As prestações serão cobradas na conta de luz. As companhias também serão responsáveis por instalar postos de carregamento das baterias eléctricas.

Isso é que a conta da luz, vai aumentar. É agora que o pessoal adere à tarifa tri-horária!...  :D  :D

Para já, a empresa ainda está a estudar em que cidade irá instalar a sua fábrica. Actualmente trabalham na Obvio! 14 pessoas, mas a previsão é que sejam contratadas mais 700.

De nano-mini-micro empresa, irão em breve passar a uma macro-mega empresa!...  :o

Não há em Portugal, terreno ou infra-estruturas interessadas?  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 59
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• José Ribeiro

28

• pauloaguia

11

• marcopns

4

• João Miguel

4

Outra alternativa são as bicicletas eléctricas. Já ando a equacionar esta hipótese á algum tempo, vendem-se kits no ebay que demoram menos de uma hora a instalar e adaptam-se a vários tipos de bicicletas.

Por cerca de 300 euros é possível fazer esta conversão. Ainda ando a estudar o motor e a bateria mais adequada, pois para autonomias maiores, as baterias ficam muito mais caras e pesadas. Penso que no meu caso basta-me uma autonomia de +-20 Km, que demora 3 horas a recarregar.

Esta é apenas a primeira parte do projecto. A segunda parte é comprar uma segunda bateria e um painel solar pequeno, de qualidade que recarregue uma bateria durante o dia enquanto uso a segunda.

Assim passaria a ter transporte gratuito diariamente para o trabalho e completamente ecológico. Tenho muita vontade de avançar com esta ideia, mas os meus conhecimentos nestes campos também são limitados, por isso vou avançar com precaução.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Outra alternativa são as bicicletas eléctricas. Já ando a equacionar esta hipótese á algum tempo, vendem-se kits no ebay que demoram menos de uma hora a instalar e adaptam-se a vários tipos de bicicletas.

Podes deixar alguns links sobre este assunto? Fiquei curioso ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este é o site que me tem inspirado, apesar do conceito ser diferente pois tem os paineis fotovoltaicos fixos na própria bicicleta e não é isto que pretendo:

http://www.solarpoweredbike.com/

Alguns produtos á venda no Ebay:

A parte dos painéis, ainda não pesquisei bem, penso que deve compensar mais comprar por cá por causa dos benefícios fiscais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este é o site que me tem inspirado, apesar do conceito ser diferente pois tem os paineis fotovoltaicos fixos na própria bicicleta e não é isto que pretendo:

http://www.solarpoweredbike.com/

Alguns produtos á venda no Ebay:

A parte dos painéis, ainda não pesquisei bem, penso que deve compensar mais comprar por cá por causa dos benefícios fiscais.

Pensas bem!...  :)

É uma boa ideia, mas para que servem estes acessórios numa bicicleta se temos de pedalar na mesma?

É para as subidas?

Se assim for, tenho de me debruçar sobre o assunto, pois os valores que apresentas parecem-me razoáveis!...  ;)

Umas mensagens atrás, também apareceu uma ideia semelhante mas para motociclos!...  :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É uma boa ideia, mas para que servem estes acessórios numa bicicleta se temos de pedalar na mesma?

É para as subidas?

Sim basicamente estou a pensar usar este acessórios como um auxilio nas subidas.

Também pode ser feito para todo o percurso e com uma grande autonomia, mas isso exige uma bateria e um motor mais pesados. O que significa um investimento maior, um maior consumo, e torna a bicicleta extremamente pesada caso tenhamos que pedalar. Neste caso penso já ser preferível comprar uma scooter eléctrica.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...

Opel revela eléctrico que gasta um euro por cada 100km

A Opel lança um protótipo com “potencial para produção em série”, que promete revolucionar o transporte urbano.

O «RAK e» é um veículo compacto dois lugares, com a particularidade dos ocupantes estarem dispostos em tandem (um atrás do outro), um pouco à semelhança do Renault Twizy, equipado com uma motorização cem por cento eléctrica, capaz de uma autonomia máxima de 100 km e alcançar os 120 km/h de velocidade máxima.

Com cerca de um terço do peso de um utilitário actual, a marca alemã afirma que o consumo de electricidade deste protótipo não excede o valor de um euro por cada 100 quilómetros percorridos, cerca de um décimo do consumo de um veículo utilitário actual.

Tal como o Renault Twizy, este dois lugares poderá ser conduzido, dependendo da legislação dos países onde será comercializado, a partir dos 16 anos.

Alguém ja sabe o valor deste veículo?

Eu suspeito!...  :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Se precisar de ajuda do administrador do forum novaenergia avise, conheco-o muito bem e sei das "maravilhas" eletricas ao vivo e a cores.

Além disso recomenda-se :-)

Sim basicamente estou a pensar usar este acessórios como um auxilio nas subidas.

Também pode ser feito para todo o percurso e com uma grande autonomia, mas isso exige uma bateria e um motor mais pesados. O que significa um investimento maior, um maior consumo, e torna a bicicleta extremamente pesada caso tenhamos que pedalar. Neste caso penso já ser preferível comprar uma scooter eléctrica.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites