Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Carros Eléctricos

José Ribeiro

Recommended Posts

A diferença entre as dezenas de baterias de lítio necessárias para um veículo eléctrico e as baterias utilizadas nos computadores é de 66%

Pergunto-me o que quererá dizer esta frase... a diferença em termos de quê? custo? rendimento? capacidade de bateria?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 59
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• José Ribeiro

28

• pauloaguia

11

• marcopns

4

• João Miguel

4

Pergunto-me o que quererá dizer esta frase... a diferença em termos de quê? custo? rendimento? capacidade de bateria?

Parece-me que é em termos de capacidade... mas também estou surpreendido, pois nunca me passaria pela cabeça que as baterias dos portáteis (com aqueles problemas do viciamento que já falamos) pudessem ser usados nos carros eléctricos!...  :o

Por outro lado, será que continuará a ser necessário comprar a tal bateria única em leasing no caso da Panasonic?

Seguem-se as cenas dos próximos capitulos...  :D

Cumps  8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece-me que é em termos de capacidade... mas também estou surpreendido, pois nunca me passaria pela cabeça que as baterias dos portáteis (com aqueles problemas do viciamento que já falamos) pudessem ser usados nos carros eléctricos!...  :o

E quem disse que as baterias dos carros electricos nao ficam viciadas ao fim de uns anos, tambem?  :-\

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E quem disse o seu contrário?

Aquilo que está escrito entre parenteses também para se ler!...  ;)

Precisamente porque li o que estava dentro de parentesis e´ que se calhar interpretei a frase de forma diferente da sua intençao.  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nada como aguardar para ver quais são as próximas novidades!...  :)

Embora me pareça que já disponibilizei a essência da coisa!...  ;)

Esperemos entretanto que o céu não nos caia em cima, por Toutatis...  :D

Cumps  8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Na China estão a construir um carro eléctrico com autonomia para 400 Km!...

A Build Your Dreams é uma marca chinesa sendo já a segunda a nível mundial em termos de produção de baterias eléctricas recarregáveis. O produtor chinês anunciou que o seu projecto mais recente - um veículo eléctrico com uma autonomia de 400km - chegará em breve ao mercado.

O E6 é um carro de 5 lugares e porta-bagagens, equipado com uma bateria à base de ferro que pode ser recarregada a nível doméstico, processo que demora 7 a 8 horas. Alternativamente é possível a visita de um posto de recarga especial que permite repor toda  a energia gasta em apenas 1 hora, ou metade em apenas 10 minutos (lá está o tal problema da viciação...).

O novo veículo eléctrico chegará ao mercado antes do fim do ano com um preço de £30 000 e será lançado inicialmente no mercado da Califórnia, estando a venda na China planeada numa fase posterior quando a produção em massa permitir uma redução do preço.

Dois comentários:

Primeiro Califórnia, depois China. Europa, nickles!  :D

£30 000 convertido em euros dá... hummm... é fazer as contas que até tenho medo de saber o valor!  ;D

Cumps  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...

Lembram-se dos incentivos para a compra de carros eléctricos? http://www.oseguroautomovel.com/compra-de-carro-electrico-da-incentivos-financeiros-e-fiscais/

Pois bem, estão limitados aos primeiros 5 mil e serão atribuidos até 2012!... http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Incentivo-a-compra-de-carros-electricos-limitado-a-5-mil-unidades-ate-2012.rtp&article=313920&visual=3&layout=10&tm=6

Portanto, está visto que esta medida é só para alguns!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso nao e´ novidade nenhuma - ate´ ja´ neste topico tinha sido referido ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso nao e´ novidade nenhuma - ate´ ja´ neste topico tinha sido referido ;)

Mas aqui, ainda não era claro!...

Li ha´ dias, algures, que este beneficio so se aplicara´ aos primeiros x mil carros vendidos. O artigo estava escrito de forma um pouco confusa, mas fiquei com a pulga atras da orelha, algo a que prestar atençao...

Nesta altura ainda não era certo!...

A última informação que deixei aqui, era a mais actual.  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Deixo aqui dois links directos ao portal energias renováveis referentes a este tópico!

Vantagens e Desvantagens do Carro Eléctrico VS Gasolina: http://www.portal-energia.com/vantagens-e-desvantagens-do-carro-electrico-vs-gasolina/

Quais os Incentivos e Beneficios para Aquisição de Carros Eléctricos: http://www.portal-energia.com/quais-os-incentivos-e-beneficios-para-aquisicao-de-carros-electricos/

Cumps  8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As minhas motivações foram mais económicas que ambientais, mas se podemos ter as 2 juntas, então é perfeito...

V.E. é fácil, veiculo eléctrico. Os cálculos anunciados na minha assinatura foram feitos com base nos valores anunciados pela marca do meu carro.

A mota tem actualmente mais de 13 000km, tendo em conta um consumo de 6l aos 100km sao 780L de combustível que deixei de comprar. Os valores de co2 para o meu carro rondam as 140g/km x 13 000km dá 1820kg... :o

É claro que podem argumentar que a produção de luz é poluente, é verdade. Com base nos valores apresentados pela EDP de co2/kw a minha mota eléctrica emite indirectamente 7g/km.

Outro mito: o consumo de electricidade

Para percorrer os 13 000 km consumi cerca de 500kw de energia. É igual ao consumo anual de um "frigorífico americano"...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia, isso é muito interessante.

Podia descrever o seu dia a dia? Como por exemplo como carrega o VE, onde (quando está em casa e quando está na rua), quanto costuma gastar por mês?

Gostava que detalhasse um pouco mais a utilização desse veiculo!!!

Cumprimentos,

JV

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

V.E. é fácil, veiculo eléctrico. Os cálculos anunciados na minha assinatura foram feitos com base nos valores anunciados pela marca do meu carro.

A mota tem actualmente mais de 13 000km, tendo em conta um consumo de 6l aos 100km sao 780L de combustível que deixei de comprar. Os valores de co2 para o meu carro rondam as 140g/km x 13 000km dá 1820kg... :o

É claro que podem argumentar que a produção de luz é poluente, é verdade. Com base nos valores apresentados pela EDP de co2/kw a minha mota eléctrica emite indirectamente 7g/km.

Outro mito: o consumo de electricidade

Para percorrer os 13 000 km consumi cerca de 500kw de energia. É igual ao consumo anual de um "frigorífico americano"...

Com base nos valores do carro é que efectua os cálculos referentes à mota?  ???

"É igual ao consumo anual de um "frigorífico americano"..."

E qual é o consumo anual de um frigorífico português? Por acaso, nunca efectuei estas contas!...  :o

Os 13000 Km da mota foram percorridos em quanto tempo, isto é, por ano quantos quilómetros costuma andar de mota?

Qual é a cilindrada da mota? Já há à venda em Portugal ou é importada? Isto requer algum equilíbrio...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia, isso é muito interessante.

Podia descrever o seu dia a dia? Como por exemplo como carrega o VE, onde (quando está em casa e quando está na rua), quanto costuma gastar por mês?

Gostava que detalhasse um pouco mais a utilização desse veiculo!!!

Cumprimentos,

JV

Nada muda no dia-a-dia, a autonomia da mota ronda os 50km, faço 30 km casa-trabalho-casa, ligo a tomada com um temporizador para carregar apenas durante o horário vazio. O custo mensal em electricidade é muito inferior a 5€ para percorrer 1000km. Nao tive qualquer despesa relacionada com manutenção

Com base nos valores do carro é que efectua os cálculos referentes à mota?  ???

.

Estou a comparar a minha situação antes de ter a mota e depois de ter a mota. Em 2008 gastei cerca de 1000€ de gasóleo, em 2009 cerca de 100€ (nas restantes utilizações que a mota não serviu e nas voltas de fim de semana com a Maria)

O consumo anual de um combinado ronda os 300-400kw, os mais eficientes descem até aos 200kw (classe A++). Podes verificar quais os electrodomésticos mais eficientes aqui.

Faço em media 1000km por mês. Os 13000 km foram percorridos em 1 ano e 1 mês.

As motas eléctricas não têm cilindrada, tem potencia expressa em kw. A minha como tem potencia inferior a 4kw é um ciclomotor, equivalente a 50cm3. Actualmente ha motas com 5kw que equivalem a 125cm3 que podem circular na auto-estrada e actualmente podem ser conduzidas por quem possui a carta de categoria B.

Deixo o link das principais marcas distribuídas em Portugal

http://www.swenergy.pt/s/

http://www.batlight.pt/

http://www.bereco.pt/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito bem marcopns!  :)

E já compensou o valor que pagou pela mota eléctrica, ou ainda vai demorar uns anitos?

Cumps

Espero que fique bem claro que não tenho nada a ganhar com isto, nem tenho qualquer interesse em falsificar valores.

Demora entre 2 a 3 anos mas é algo difícil de apurar, sabe bem como os carros são imprevisíveis. Milhares de peças, ha sempre uma a trocar devido a desgaste, avaria ou manutenção.

A mota eléctrica tem muito menos peças e mais baratas, o motor não tem manutenção e as baterias actuais têm garantias a rondar os 100 000km.

Fiz o investimento inicial (1600€ foi tudo o que gastei), e agora sinto um alivio enorme no orçamento familiar...

Mas calculo que não soubesse da existência deste mercado, correcto? O que lhe pareceu?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desconhecia totalmente esse mercado e para quem goste de duas rodas é uma boa oportunidade de poupar uns euros valentes!

Até já vi recentemente uma entrevista a um taxista, originalissimo, de mota que mais parecia um rolls royce!...  :D

Parabéns e continue a enviar mais dicas!  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Espetáculo! Eu já tinha visto essas motas há uns 2 ou 3 anos quando começaram a vender na Norauto mas não liguei muito... Acho que com a minha vida profissional é dificil passar para a mota elect. mas acho que é uma poupança enorme!!!

Na minha opinião o carro é um gasto de dinheiro mais parvo que pode haver... seja combustivel, seja manutenção... é tudo muito caro... e depois nem sei como é que há pessoas que vivem para o carro...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na minha opinião o carro é um gasto de dinheiro mais parvo que pode haver... seja combustivel, seja manutenção... é tudo muito caro... e depois nem sei como é que há pessoas que vivem para o carro...

E o mais incrivel é que já houve ao longo da história várias tentativas de mudar, para meios mais baratos e menos poluentes, mas foram sempre travados pelas grandes companhias ligadas ao petróleo. Agora que este bem, o petróleo, se vai tornando escasso, é que começam a despontar algumas tecnologias não poluentes e meios de locomoção mais baratos!...  :-X

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    • 4 weeks later...

Carro eléctrico da Nissan custa pouco mais de 30 mil euros

O Leaf, o muito esperado carro eléctrico da Nissan que vai ser construído com baterias portuguesas, já tem um preço de comercialização no Japão, que será equivalente a 30.163 euros ou 3,76 milhões de ienes

Clientes no Japão podem apresentar pedidos de compra a partir de 1 de Abril. Em Portugal será seguramente depois, muito depois, do dia das mentiras!...  :D

O Leaf tem autonomia para fazer 100 milhas (160 quilómetros) com uma única carga de bateria

Deveras prático para quem não necessite muito de viatura para trabalhar e efectue pequenas distâncias por dia!...  :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites