Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Retirada de dinheiro por divida de outro titular

Visitante João Sousa

Recommended Posts

Visitante João Sousa

Boa noite. Eu tenho uma duvida. Sou segundo titular de uma conta conjunta com o meu irmão. O meu irmão fez um credito no bpi e devido a circunstâncias da vida neste momento não pode pagar as prestações. Mas este mesmo banco retirou m 1700 de outra conta minha em conjunto com a minha namorada. Falei com o diretor e ele disse m que como o meu irmão não pagou. Paguei eu. Eu nao assinei nada deste credito nem tenho nenhum nem sou fiador apenas segundo titular. A minha pergunta é o banco pode fazer isso? Esse valor retirado foi o meu ordenado. Que mal entrou eles retiraram. Desculpem s fui confuso. Mas estou desesperado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia, 

Acho muito estranho, para ser efetuado o pedido de crédito ao banco, teria também de ter a sua assinatura, mas hoje os bancos facilitam os pedidos de créditos pessoais, e às vezes pelas próprias aplicações de telemóvel é possivel efetuar o pedido sem papeladas...como está associado à conta do seu irmão a divida tanto é dele como é sua, logo posteriormente podem ir penhorar todas as contas que estejam em seu nome...

É o que eu presumo, visto que em contas solidárias muitas vezes basta uma das assinaturas para efetuar alguma ordem, pedido de crédito talvez também funcione assim.

cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se aceitou ter uma conta com o seu irmão como titular, basicamente está a admitir que o dinheiro é dele também. Assim sendo, o banco quando precisa de ir buscar dinheiro dele, vai a qualquer conta em que ele seja titular - incluindo essa. Não interessa se ele alguma vez lá pôs um cêntimo ou não, se o dinheiro é dele e tem uma dívida, o banco pode ir buscar.

Se não confia no seu irmão para gerir o seu dinheiro, devia retirá-lo de titular da conta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, Visitante PJA disse:

Se aceitou ter uma conta com o seu irmão como titular, basicamente está a admitir que o dinheiro é dele também. Assim sendo, o banco quando precisa de ir buscar dinheiro dele, vai a qualquer conta em que ele seja titular - incluindo essa. Não interessa se ele alguma vez lá pôs um cêntimo ou não, se o dinheiro é dele e tem uma dívida, o banco pode ir buscar.

Se não confia no seu irmão para gerir o seu dinheiro, devia retirá-lo de titular da conta.

Parece-me que neste caso o banco tirou dinheiro de uma conta onde o irmão não era titular.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, ruicarlov disse:

Parece-me que neste caso o banco tirou dinheiro de uma conta onde o irmão não era titular.

No meu entendimento, e por favor corrijam se estiver errado, a conta A tem uma dívida ou está a negativo. O banco foi a qualquer conta dos titulares da conta A sacar dinheiro para pagar essa dívida.

Isto é, os titulares da conta A têm uma dívida e o banco foi aos activos desses titulares (outras contas, por exemplo) cobrar a dívida.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...

Viva,

estou numa situação que (potencialmente) pode se tornar parecida...

Passados alguns meses desde o post, posso perguntar qual foi o andamento que foi dado?

Naturalmente estou preocupado e não me quero responsabilizar por algo que não sou responsável...

A parte mais estranha é que no meu caso, a conta em questão não aparece no mapa do Banco de Portugal, está/estava a zeros desde mais ou menos 2005, e nem me aparece no homebanking...!

É possível que o banco a tenha fechado por iniciativa própria? É que eu não me recordo de ter dado instruções ao mesmo para a fechar...

Editado por rollingstone
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites