Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Crédito Habitação - Alteração de taxa

Visitante Ricardo

Recommended Posts

Olá a todos!

Antes de mais as minhas desculpas se este assunto foi já debatido em algum tópico, mas a verdade é que fiz pesquisa e não encontrei resposta.

A minha questão é a seguinte:

tenho um crédito habitação contraído em 2008, com prazo para pagamento concedido na altura de 46 anos, taxa fixa a 30 anos e posteriormente variável indexada à euribor à taxa em vigor.

O que pretendo saber é se é possivel e me compensa neste momento, alterar esta situação, ou seja, alterar as taxas, ou eventualmente transferir o crédito para outro banco e "aderir" apenas à taxa variável?

Acho que actualmente me encontro a pagar bastante mais "do que necessário" apenas por ter taxa fixa, sendo que me questiono se é possivel fazer uma transferência de crédito, no valor total que tenho em divida ou irei ser "afectado" pela percentagem que os bancos agora concedem nos créditos para habitação? Ou seja não irei conseguir o valor total que ainda devo?

Obrigado, cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O melhor será fazer simulações nos sites dos bancos.

Pode começar pelo banco onde tem neste momento o crédito e ver se o valor com taxa variável é atrativo para si. Depois pode fazer simulações em mais alguns bancos, ver qual tem as melhores condições e, de seguida, confrontar o seu banco para ver se é possível que lhe revejam o crédito.

Só uma chamada de atenção para a taxa variável. Neste momento, a Euribor está num valor historicamente baixo, pelo que o mais provável é que a taxa suba alguns pontos percentuais nos próximos anos. Nas simulações dos bancos tem lá o valor da prestação à taxa atual e com taxas maiores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites