Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundo de ações IRS

Recommended Posts

Independentemente de ir pedir explicações ao banco, gostaria de saber se algum dos colegas foristas me pode dar uma ajuda.
    Como é possível haver uma retenção de I.R.S. de 91.79€, quando a mais valia no resgate foi de 58.08€?

Subscrevi um fundo de ações desta forma:

09/10/2000 - 2484,66€;
    08/05/2009 - 2500,00€;
    06/11/2009 - 4500,00€.

Total de subscrições - 9484,66€
    Resgate a 27/10/2018 - 9542.74€

Se houver alguém com uma experiência semelhante ou alguém com umas "luzes" avançadas de fiscalidade que me possa ajudar, eu agradeço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 27/10/2018 às 21:21, João D. disse:

Independentemente de ir pedir explicações ao banco, gostaria de saber se algum dos colegas foristas me pode dar uma ajuda.
    Como é possível haver uma retenção de I.R.S. de 91.79€, quando a mais valia no resgate foi de 58.08€?

Subscrevi um fundo de ações desta forma:

09/10/2000 - 2484,66€;
    08/05/2009 - 2500,00€;
    06/11/2009 - 4500,00€.

Total de subscrições - 9484,66€
    Resgate a 27/10/2018 - 9542.74€

Se houver alguém com uma experiência semelhante ou alguém com umas "luzes" avançadas de fiscalidade que me possa ajudar, eu agradeço.

Não sei o que passou.

Mas fazendo uma simples conta, se pagou 91,79 €, isso equivale a ter sido reconhecido fiscalmente uma mais valia de 327,82 €.

327,82 € x 28% (taxa liberatória) = 91,79 €

Dá ideia, que não foram reconhecidos fiscalmente alguns valores, provavelmente menos valorizações que os fundos tiveram.

O ideal será fazer linha á linha, as subscrições no Excel, exemplos:

Compra: nº de UP compradas x preço de compra = xxxxx,xx €

Venda: nº de UP compradas x preço de venda = xxxxx,xx €

Valia = Valor total da venda - Valor total da compra

Imposto = Valia * 28%

Total = Soma dos valores acima

image.png.6c75825b7a75763dffb944d09cff6dc7.png

Talvez assim consiga ver aonde está o "gato".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O mais provável é ter tido uma mais valia superior a esses tais 58,08 numa dessas subscrições.

Por exemplo, se numa dessas subscrições teve uma mais valia de 100 € e noutra subscrição uma menos valia de -50 €, pagará os 28% da mais valia de 100 €

Ou seja, pagará 28 € de retenção de IRS, mesmo tendo apenas 50 € de mais valias. As menos valias não interessam (penso que as contas finais serão efectuadas aquando da entrega da declaração de IRS)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quero agradecer as vossas respostas e contribuir para o esclarecimento da questão, de forma a que todos possamos beneficiar.

O "desencontro" de contas deve-se, tal como o "sabre" referiu, ao facto de as menos-valias não terem sido contabilizadas.

O tratamento é feito individualmente por cada tranche, as menos-valias não abatem nas mais-valias para o cálculo da retenção do I.R.S. As menos-valias virão a refletir-se na declaração do I.R.S., tal como nas vendas de ações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites