Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Imobiliárias

José Ribeiro

Recommended Posts

Já agora, soube uma coisa bastante interessante sobre imobiliárias ..

Sabem que se os papeis de pedido de crédito derem entrada no banco com o carimbo da imobiliária, eles ainda ganham até 1.5% do valor do crédito obtido ???

E nos seguros também ganham comissão :D

Somem e vejam quando ganha uma imobiliária por apresentar duas pessoas..

É por isso que elas nascem como cogumelos!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora, soube uma coisa bastante interessante sobre imobiliárias ..

Sabem que se os papeis de pedido de crédito derem entrada no banco com o carimbo da imobiliária, eles ainda ganham até 1.5% do valor do crédito obtido ???

E nos seguros também ganham comissão :D

Somem e vejam quando ganha uma imobiliária por apresentar duas pessoas..

É por isso que elas nascem como cogumelos!!

E eu soube outra também interessante...

A ERA aceita "estagiários" que dão ao litro durante um mês e depois dispensam-nos sem lhes dar uma compensação pelas angariações conseguidas!...

Soube de um caso, em que o Pai do jovem gastou cerca de 500€ em gasolina para o filho e no final dispensaram-no e nem a gasolina lhe pagaram, mas as angariações ficaram na imobiliária...

Assim é fácil plantar cogumelos!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Malparado alcança quase 8 mil milhões de euros.

Construção e imobiliário somam 80% do malparado.

Malparado é todo o crédito que está fora do prazo de pagamento.

Se, por um lado as imobiliárias crescem como cogumelos, por outro são dos maiores responsáveis pelo crédito malparado, em parceria com os construtores.

Soube recentemente que a imobiliária "Laforêt" tem uma dívida de mais de 800 mil contos ao banco e no entanto, apresentam-se aos clientes como campeões de vendas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

O Instituto da Construção e do Imobiliário, I.P. (InCI, I.P.) é a entidade reguladora do sector da construção e do imobiliário.

Compete-lhe atribuir os títulos para o exercício das actividades reguladas, nomeadamente, Alvará de Construção, Título de Registo, Licença de Mediação Imobiliária e Inscrição de Angariador Imobiliário.

A sua actuação visa potenciar um mercado de construção e do imobiliário moderno e competitivo através de uma efectiva acção inspectiva e fiscalizadora.

Reclamações: http://www.inci.pt/Portugues/Queixas/Paginas/ComoApresentarumaqueixa.aspx

Lista das Contra-Ordenações - Imobiliário: http://www.inci.pt/Portugues/inspeccao/Paginas/ListadasContraOrdenacoesImobiliario.aspx

Lista das Contra-Ordenações - Ficha Técnica da Habitação: http://www.inci.pt/Portugues/inspeccao/Paginas/ListadasContraOrdenacoesFichaTecnicadaHabitacao.aspx

Lista das Contra-Ordenações - Construção: http://www.inci.pt/Portugues/inspeccao/Paginas/ListadasContraOrdenacoesConstrucao.aspx

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá boa tarde

Sou da zona de Beja, e aqui, como acredito acontecer no resto do pais, proliferam as imobiliárias. Quando vendi a minha casa, o que achei amis negativo foi a percentagem de 5% exigida por imobiliárias como a REMAX e ERA, bem como o aumento do valor da percentagem quando não se assina contrato de exclusividade, e retiram previlégios a quem não têm a dita exclusividade, nomeadamente não fazem destaque de imóveis que não estão em exclusividade.

Assinei com duas, com uma percentagem de 3% por ser sem exclusividade. Uma, em 6 meses não mostraram a casa a ninguém nem nunca me contactaram. A outra, mostraram a casa a inumeros interessados e foram bem mais eficientes e acessiveis.

Espero ter ajudado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ajuda sempre esta troca de impressões sobre serviços prestados. Não só a saber distinguir o "trigo do joio" como a evidenciar certas fragilidades e inoperâncias de certas entidades ditas de renome.

Recentemente, informaram-me que certos promotores ligados a imobiliárias de renome, estabelecem contratos com imobiliárias não tão conhecidas no sentido de estas lhes venderem as suas casas cobrando-lhes 50% da comissão, ao promotor que teve o trabalho todo de angariação e venda do imóvel...

Traduzindo. O promotor da imobiliária sem grande "nome" na praça, trabalha o produto e vende a casa. O promotor que cedeu o imóvel e nada fez para o vender, a não ser esperar que o outro a vendesse, recebe 50% da comissão (se ele cobra 5%, 50% são 2,5% sobre o valor da venda) e ainda fica com a fama de que a sua imobiliária a vendeu.

Nunca viram aqueles cartazes "JÁ ERA"? Alguns desses imóveis foram vendidos pelas imobiliárias pequenas que cobram 3% ao cliente...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 months later...

Eis uma táctica das imobiliárias para mostrar serviço e fazer baixar o preço do imóvel sem que para tal tenham feito alguma coisa para promover a venda do imóvel.

Vão ao site das Finanças (SIGIMI - Sistema de Informação Geográfica do Imposto Municipal Sobre Imóveis) e elaboram uma "pretensa" simulação fidedigna do valor do imóvel com os dados que lhes interessam e de acordo com as vendas efectuadas na zona (isto dito por "alguêm" que não tem imóveis na zona é de ficar zonzo!...)

O cliente pode ficar com esta "magnífica" simulação?

Naaaa... é só para consultar e decidir na hora!...

Devem comer todos da mesma papa...  :D

Não há originalidade.

Para conseguirem vender algo, todos os estratagemas são usados para baixar o valor do imóvel a preços baixissimos, á excepção de um... a comissão cobrada pelas imobiliárias é intocável!...

Porque não se faz o contrário?

Têm o imóvel para venda e cobram 5% mais IVA. Muito bem. Se em 6 meses não tiverem contactos, clientes para mostrar a casa ou publicitado em locais de grande visibilidade pública desce-se a comissão da imobiliária num valor a ponderar e por mútuo acordo.

Será que as imobiliárias também gostariam que lhes fizessem isso?

Outro ponto de análise.

Já ouvi dizer que o principal meio de publicitar o imóvel é a placa. E não será estranho uma vez que no nosso dia-a-dia o que mais vemos é placas!...

Agora a originalidade desta observação está em que uns dizem que a placa atrai 80% dos potenciais compradores e outros dizem que a publicitação do imóvel na net atrai 80% dos potenciais compradores.  ???

Vá-se lá entender estes argumentos de diferentes operadores do mesmo ramo!...  :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

5% + iva, então o guloso estado já leva o IMT sobre o valor da venda e ainda mais IVA, eu não pago, por isso não negoceio com imo/franchaising só imobiliárias da terra de modo a pagar por fora, ou em caso de haver intervenção imobilaria na escritura recibo de comissão só com 1%, e não me digam que é fuga ao fisco, é fuga sim à dupla tributação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

5% + iva,

então o guloso estado já leva o IMT sobre o valor da venda e ainda mais IVA,

eu não pago, por isso não negoceio com imo/franchaising

só imobiliárias da terra de modo a pagar por fora, ou em caso de haver intervenção imobilaria na escritura recibo de comissão só com 1%, e não me digam que é fuga ao fisco, é fuga sim à dupla tributação.

Já negociou com a imoprestige? sabe o modo de funcionamento deles e onde operam?

Já negociou com alguma imobiliária daquelas mais conhecidas, tipo ERA,...? 

Como consegue/conseguiu negociar apenas 1%? ???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já negociou com a imoprestige? sabe o modo de funcionamento deles e onde operam?

Já negociou com alguma imobiliária daquelas mais conhecidas, tipo ERA,...? 

Como consegue/conseguiu negociar apenas 1%? ???

O que eu disse é que não negoceio com imobiliarias franchaising, tipo Era Remax e outras só negoceio com imobiliarias locais onde conheço a cara do dono ou dona e onde posso negociar o pagamento por recibo em 1% pago os outros 2 ou 3 % por fora

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em relação à imoprestige, não recebi qualquer esclarecimento da parte da mesma!...  ???

É comum as imobiliárias a pretexto de uma actualização de valores alterar a comissão cobrada para um montante fixo mais IVA?

Está-me a parecer uma forma de ir ao bolso de quem lhes dá o "material"!...  >:(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É comum as imobiliárias a pretexto de uma actualização de valores alterar a comissão cobrada para um montante fixo mais IVA?

A ideia que tenho é que até um determinado montante cobram um valor fixo; quando o negócio é mais elevado cobram à percentagem...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A ideia que tenho é que até um determinado montante cobram um valor fixo; quando o negócio é mais elevado cobram à percentagem...

Pois, é variável consoante a imobiliária. Uns trabalham só com percentagens e outras têm este sistema misto (de ir ao bolso dos clientes)!...  >:(

A minha dúvida é se o montante fixo (se é fixo dá logo a ideia que não se altera!...) poderá ser negociado e se o IVA ao 20% é calculado directamente sobre o montante fixo ou se é calculado da mesma forma que o IVA das bombas de gasolina!...  ???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha dúvida é se o montante fixo (se é fixo dá logo a ideia que não se altera!...) poderá ser negociado e se o IVA ao 20% é calculado directamente sobre o montante fixo ou se é calculado da mesma forma que o IVA das bombas de gasolina!...  ???

http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,2466.msg24289.html#msg24289

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela paciência de "aturar" certas dúvidas elementares!...   :-X

Quem necessita de lidar com imobiliárias tem de estar preparado para as diferentes gestões financeiras em que cada uma opera.

Como me parece que procedem mal, dai tentar esclarecer este assunto, para no dia em que for efectivar uma eventual transacção poder argumentar que o valor que devo pagar não serão 20% sobre a comissão mas sim [comissão/2 + 20% (IVA)] e já vai mais que bem servido!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites