Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P lending IRS

David Cerdeira

Recommended Posts

Epa... eu este ano meti tudo no E22...

Acho que é totalmente irrelevante. Paga tudo 28.5% na mesma.

Não consigo perceber a subtileza da diferença entre o que é considerado juro e ganho de capital. Pensa na Mintos... queria dizer que quando compras no mercado secundário com desconto metias em E22 e os juros em E21... como é que vais ter esse detalhe para todos os investimentos?

Meti tudo em E22.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 52
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Antonio84Pereira

8

• IceMan1910

6

• JCoimbra

5

• Cardoso24

4

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Meu caro, eu também já ando aqui há uns anos e com todo o devido respeito, mas ou contribuímos todos para a partilha de conhecimento (que penso que é o objetivo de um fórum) ou para aumentar entropia

Caríssimo e não faltando ao respeito, não tem qualquer interesse se, em primeiro lugar andas por aqui há uns anos e se em segundo lugar  consideras que a minha resposta foi para causar “entropia”, por

O pessoal complica tanto...  

Posted Images

Sou novo em P2P, apesar de ter contas residuais em Mintos, Grupeer, Fast invest, Via Invest e recentemente na Crowdestor,  mas chegou a altura de preenchimento de IRS/2018.

Confirmo que li com atenção todo este tópico e outros, em relação às plataformas e declaração de IRS  , mas ainda tenho umas dúvidas.

1º - Será que estas contas também  devem ser indicadas na declaração de IRS, no anexo J, quadro 11, referente a contas mo estrangeiros???

2º -  Pequeno problema de erro no preenchimento de IRS/2018 - Como tenho mais valias na Mintos, Grupeer e Via invest ,  referente à Letónia, indiquei separadamente em três linhas no formulário do IRS,  mas o site das AT - Finanças, indica-me erro, dizendo  que no anexo J, quadro 8, existem mais duas linhas repetidas?? Será que tudo o que é referente à Letónia deve ser indicado em apenas uma linha, independentemente de ser da plataforma A, B ou C? Qual a opinião.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, Egi disse:

Sou novo em P2P, apesar de ter contas residuais em Mintos, Grupeer, Fast invest, Via Invest e recentemente na Crowdestor,  mas chegou a altura de preenchimento de IRS/2018.

Confirmo que li com atenção todo este tópico e outros, em relação às plataformas e declaração de IRS  , mas ainda tenho umas dúvidas.

1º - Será que estas contas também  devem ser indicadas na declaração de IRS, no anexo J, quadro 11, referente a contas mo estrangeiros???

2º -  Pequeno problema de erro no preenchimento de IRS/2018 - Como tenho mais valias na Mintos, Grupeer e Via invest ,  referente à Letónia, indiquei separadamente em três linhas no formulário do IRS,  mas o site das AT - Finanças, indica-me erro, dizendo  que no anexo J, quadro 8, existem mais duas linhas repetidas?? Será que tudo o que é referente à Letónia deve ser indicado em apenas uma linha, independentemente de ser da plataforma A, B ou C? Qual a opinião.

1 - As contas de p2p (pelo menos as que conheço/as que referes) não são entidades bancárias e a tua conta não tem um IBAN dedicado. Por isso não precisas de indicar a conta no anexo J (nem tinhas forma de o fazer)

2 - Sim, deve ser tudo agregado numa linha para o mesmo país. Guarda o calculo e os relatórios para podes justificar o valor total.

Editado por IceMan1910
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 11 months later...
    Antonio84Pereira
    há 9 horas, GMCristiano disse:

Alguem sabe como deve ser declarado, os bonus adquiridos nestas plataformas? será “E22 – Outros rendimentos de capitais sem retenção” ?

É só ler os posts neste topic para se ter a percepção de como todos têm preenchido...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Antonio84Pereira disse:

É só ler os posts neste topic para se ter a percepção de como todos têm preenchido...

Ninguem nas respostas se focou na diferença entre Jusros e "Bonus ou Cashback", apenas dizem que meteram E21 ou E22.

Queria realçar esse ponto.

A meu ver, é esta a interpretação que tiro: 

Juros sem perdas de capital: E21
    Juros com perdas de capital: E22
    "Bonus ou Cashback": Caso não se tenha preenchido E21, criar uma nova linha com E22, caso contrario juntar tudo na linha do E22

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 4 minutos, GMCristiano disse:

Ninguem nas respostas se focou na diferença entre Jusros e "Bonus ou Cashback", apenas dizem que meteram E21 ou E22.

Queria realçar esse ponto.

A meu ver, é esta a interpretação que tiro: 

Juros sem perdas de capital: E21
    Juros com perdas de capital: E22
    "Bonus ou Cashback": Caso não se tenha preenchido E21, criar uma nova linha com E22, caso contrario juntar tudo na linha do E22

Que eu saiba ninguém diferencia entre Juros e ganhos com bonus por campanhas de cashback, tudo para os ganhos obtidos. Se a AT não clarifica sequer como se declaram os ganhos obtidos nestas plataformas, não ia clarificar dentro da mesma como se declaram cashback's.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Antonio84Pereira disse:

Que eu saiba ninguém diferencia entre Juros e ganhos com bonus por campanhas de cashback, tudo para os ganhos obtidos. Se a AT não clarifica sequer como se declaram os ganhos obtidos nestas plataformas, não ia clarificar dentro da mesma como se declaram cashback's.

pois, esse é o maior problema. A instituição que nos cobra impostos AT, não sabe o que existe no mercado e só se lembram quando há problemas graves. Basta olhar para o problema das contas bancarias no estrangeiro. Foi preciso aparecer o Revolut para alguém se lembrar que estas coisa são possíveis.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 23 minutos, JCoimbra disse:

Boas pessoal.

Como conseguiram o relatório de 2019 da mintos? Já o pedi no site há dois dias e ainda não enviaram nada por email...

Também tentei por diversas x's à uns 2 meses e desisti. Fiz igual ao da Iuvo, a partir do Account Statement.

A 05/04/2020 às 16:31, globetrotter17 disse:

No caso da Mintos, no país da fonte colocamos Letónia?

Sim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 12 horas, JCoimbra disse:

Então e agora faço o que?

A partir do Account Statement, colocar o inicio e final do ano nas datas e filtrar, depois é somar todos os juros recebidos que aparecem no Summary Statement.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, hfilipe disse:

A Mintos tem a opção de pedir o Tax Reprt.

Cliquem no vosso username (em cima do lado direito) -> My Account. No lado esquerdo, a última opção é "Tax Report". Basta indicar a data de início e de fim do ano fiscal pretendido e depois vão receber a informação por e-mail.

O link direto é este: https://www.mintos.com/en/my-settings/#Tax-report

Boas.

Já o fiz há muitos dias atrás. E ate agora nada! Já enviei e-mail para lá.

Cheira-me que chego a Novembro e deixo acabar os emprestimos que estão a correr acabar e saco o dinheiro de lá.

Não gosto de precisar de uma coisa, e ter que esperar dias e dias por ela sem qualquer justificação.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 1 hora, hfilipe disse:

A Mintos tem a opção de pedir o Tax Reprt.

Cliquem no vosso username (em cima do lado direito) -> My Account. No lado esquerdo, a última opção é "Tax Report". Basta indicar a data de início e de fim do ano fiscal pretendido e depois vão receber a informação por e-mail.

O link direto é este: https://www.mintos.com/en/my-settings/#Tax-report

Essa foi precisamente a opção que foi referida e o email nunca chegou.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante aantunes

boas malta, precisava de uma ajuda relativamente à housers.

tenho investimentos com retenções e gastos, pelo que vejo não há onde declarar estes gastos, certo? O relatório fiscal da housers também não é grande coisa, no caso dos investimentos com retenções estou a pôr o país da empresa que me pagou os juros e não o país da housers, está correcto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    A 09/04/2020 às 11:34, JCoimbra disse:

Boas.

Já o fiz há muitos dias atrás. E ate agora nada! Já enviei e-mail para lá.

Cheira-me que chego a Novembro e deixo acabar os emprestimos que estão a correr acabar e saco o dinheiro de lá.

Não gosto de precisar de uma coisa, e ter que esperar dias e dias por ela sem qualquer justificação.

Cumprimentos

Bom dia. Chegaram a responder? Fiz um contacto via site e responderam para tentar de novo e de facto já funcionou o tax report deles. De qualquer forma o valor estava igual ao que retirei do Account Statement.

A 09/04/2020 às 12:36, hfilipe disse:

Pedi há 2 dias para preencher o IRS e chegou passado alguns segundos. Hoje voltei a fazê-lo e também chegou logo de seguida.

Não estará na pasta Spam?

Não ia para a pasta Spam. Era possivelmente um erro na minha conta. Através do Support resolveram a questão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Antonio84Pereira disse:

Bom dia. Chegaram a responder? Fiz um contacto via site e responderam para tentar de novo e de facto já funcionou o tax report deles. De qualquer forma o valor estava igual ao que retirei do Account Statement.

Não ia para a pasta Spam. Era possivelmente um erro na minha conta. Através do Support resolveram a questão.

Também já resolvi o problema. Alterei o email que estava registado na mintos, depois voltei a alterar para o anterior e já recebi. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Viva! 
    Para declarar menos-valias/perdas de capital, coloca-se no Anexo J - 8 (E) - E22, como imposto pago no país da fonte? 

Btw, há alguma maneira de fazer a simulação do IRS com rendimentos no estrangeiro? (Quando tento simular aparece isto: "A simulação não está disponível para rendimentos auferidos no estrangeiro")

Editado por Bear
    Mais uma dúvida
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    A 05/05/2020 às 20:14, Bear disse:

Viva! 
    Para declarar menos-valias/perdas de capital, coloca-se no Anexo J - 8 (E) - E22, como imposto pago no país da fonte? 

Btw, há alguma maneira de fazer a simulação do IRS com rendimentos no estrangeiro? (Quando tento simular aparece isto: "A simulação não está disponível para rendimentos auferidos no estrangeiro")

As perdas de P2P legalmente não dão para declarar, já foi referido na primeira página deste topic. Só funciona para 1 lado... declarar os ganhos.

Quanto ao simulador, existe pelo menos 1 que dá, do IRX, mas sinceramente não tem grande vantagem para se fazer as contas.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 weeks later...