Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Boa tarde,

dentro de poucos meses irá fazer 1 ano que iniciei uma conta no Mintos e gostava de partilhar qual tem sido o meu user experience.

Eis a compilação do que considero serem mais valias:

• Buyback Guarantee
    • No mercado primerio o minimo são 10€ e em mercado secundário, comprar a outros users mintos, não existe minimo
    • Sempre várias opções de compra em ambos os mercados
    • Várias moedas
    • Várias tipos de emprestimo
    • Vários paises
    • Várias casas de emprestimo
    • Possibilidade de filtrar o tipo de amortização
    • Auto Investment
    • Poder fazer emprestimos entre 1 dia a vários anos
    • Ter uma visão overall e detalhada da carteira  

No seguinte link é possivel ver a evolução que a Mintos tem tido: https://www.mintos.com/en/available-loans/statistics/

Uma das razões que me levou a experimentar esta plataforma foi o facto de ter a opção de Buyback Guarantee e decidi experimentar durante algum tempo. Já lá vão 10 meses e já tive alguns casos em que foi usado o Buyback por falta de pagamento do cliente a quem foi emprestado o dinheiro, de referir que todo o processo foi automático e não tive de fazer nada.

Tenho feito uma carteira meio agressiva já que a maioria do meu portfolio são emprestimos pessoais entre 13% e 15% mas todos com Buyback. Tanto uso o mercado principal o secundário, dependo do dinheiro que tenha disponivel e da lista de produtos disponiveis em cada um dos mercados.

Eis o estado actual dos pagamentos dos emprestimos que tenho: 

Mintos_MyInvestments.PNG.646623315ab9d6b4d121a4f22389df59.PNG

Por exemplo de momento tenho 7% da minha carteira já com um delay >60 dias, caso o cliente não pague entretanto a casa assegura o pagamento e respectivos juros causados pelo atraso. Em média as % ao longo dos meses têm sido +- constantes. Confesso que de inicio me assustei um pouco quando comecei a ver os atrasos a aumentarem mas hoje já considero relativamente normal esta % de pagamentos em atraso.

Editado por jmanalmeida
    ref link removal
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 82
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• CDCD

9

• Cardoso24

7

• Rick Lusitano

7

• NSilva

7

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Boa noite, Para ajudar o pessoal que está a começar, estou na Mintos à cerca de 1 ano e meio com bastante sucesso. Já partilhei aqui anteriormente a minha estratégia de diversificação na Min

Olá a todos, esta minha experiência com a Mintos faz 2 anos. Ao longo do tempo tenho vindo a reforçar a posição aos poucos. Estes 2 anos mostraram-me que um dos aspectos mais interessantes é

O robocash tem mercado secundário mas apenas para empréstimos de maior prazo, os installments. Para os de curto prazo, os microloans, não há mercado secundário. Se tiveres empréstimos do tipo ins

Posted Images

há 38 minutos, jmanalmeida disse:

Boa tarde,

dentro de poucos meses irá fazer 1 ano que iniciei uma conta no Mintos e gostava de partilhar qual tem sido o meu user experience.

• Buyback Guarantee
    • No mercado primerio o minimo são 10€ e em mercado secundário, comprar a outros users mintos, não existe minimo
    • Várias moedas
    • Vários paises
    • Auto Investment

No seguinte link é possivel ver a evolução que a Mintos tem tido: https://www.mintos.com/en/available-loans/statistics/

Uma das razões que me levou a experimentar esta plataforma foi o facto de ter a opção de Buyback Guarantee e decidi experimentar durante algum tempo. Já lá vão 10 meses e já tive alguns casos em que foi usado o Buyback por falta de pagamento do cliente a quem foi emprestado o dinheiro, de referir que todo o processo foi automático e não tive de fazer nada.

Tenho feito uma carteira meio agressiva já que a maioria do meu portfolio são emprestimos pessoais entre 13% e 15% mas todos com Buyback. Tanto uso o mercado principal o secundário, dependo do dinheiro que tenha disponivel e da lista de produtos disponiveis em cada um dos mercados.

Por exemplo de momento tenho 7% da minha carteira já com um delay >60 dias, caso o cliente não pague entretanto a casa assegura o pagamento e respectivos juros causados pelo atraso. Em média as % ao longo dos meses têm sido +- constantes. Confesso que de inicio me assustei um pouco quando comecei a ver os atrasos a aumentarem mas hoje já considero relativamente normal esta % de pagamentos em atraso.

Para quem ainda não é utilizador Mintos eles abriram o programa de refer-a-friend dando 1% a ambos. Usa o código GSEDZP no campo PROMO CODE (Mintos - Formulario Registo)

neste momento estou a experimentar a robocash mas porque Fiquei curioso com esta plataforma, fui ao youtube ver como funciona e os alemaes são tramados. não se percebe e as legendas... uuuuuuuuuu... Abraço, vai ter de ser à velha maneira ler, e partir coco a estudar a plataforma

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, jmanalmeida disse:

Boa tarde,

• Buyback Guarantee
    • Várias moedas
    • Vários paises
    • Auto Investment

Para quem ainda não é utilizador Mintos eles abriram o programa de refer-a-friend dando 1% a ambos. Usa o código GSEDZP no campo PROMO CODE (Mintos - Formulario Registo)

Boas @jmanalmeida

Bom resumo ;) 

O único ponto negativo que vejo na Mintos neste momento, são o aparecimento de vários loan originators com uma situação financeira pouco clara (e até pouco sólida). Espero que a Mintos não esteja apenas preocupada em EXPANDIR-SE mas que tenha consciência de fazer uma triagem dos loan originators que está a colocar na plataforma.

Bons Investimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Excelente resumo, mas sugeria também fazer uso do "Diversify across loan originators " no Auto Invest.

O buyback nada vai ajudar se o loan originator falir, e se não usar a diversificação do auto invest corre o risco de estar somente investido em um ou dois loan originators.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 7/10/2018 às 12:27, JoCald disse:

Excelente resumo, mas sugeria também fazer uso do "Diversify across loan originators " no Auto Invest.

O buyback nada vai ajudar se o loan originator falir, e se não usar a diversificação do auto invest corre o risco de estar somente investido em um ou dois loan originators.

Actualmente ainda não faço uso do Auto Invest. Algo irei começar fazer e essa opção que referes é mais um incentivo para usar o Auto Invest.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Já reparam que a Mintos está a secar...

As taxas de juro baixaram imenso.

A pensar reduzir o peso na Mintos.

Realmente foi uma quebra brutal...

Não sei se é estratégia para limparem os outros.

No entanto o ano passado aconteceu o mesmo nesta altura. Pouca oferta e taxas mais baixas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Rick Lusitano disse:

Já reparam que a Mintos está a secar...

As taxas de juro baixaram imenso.

A pensar reduzir o peso na Mintos.

Lei da oferta e da procura, a mogo está a fazer uma recompra de empréstimos brutal e o reenvestimento dos investidores está a aumentar a pressão nos outros loaners. Diria que a tendência será para estabilizar quando acabar esta operação.(falta saber em que nível de taxas)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Nuno Silva disse:

Lei da oferta e da procura, a mogo está a fazer uma recompra de empréstimos brutal e o reenvestimento dos investidores está a aumentar a pressão nos outros loaners. Diria que a tendência será para estabilizar quando acabar esta operação.(falta saber em que nível de taxas)

Lei da oferta e da procura?

:D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Cardoso24 disse:

Realmente foi uma quebra brutal...

Não sei se é estratégia para limparem os outros.

No entanto o ano passado aconteceu o mesmo nesta altura. Pouca oferta e taxas mais baixas.

Diminuição da oferta => Mogo a fazer recompras, devido a não ter tanta necessidade de capital, pois fez um empréstimo obrigacionista,.

Aumento da procura => Campanha de angariação de novos investidores de retalho.

As outras plataformas também começaram a baixar as taxas, com o aumento dos investimentos: Twino, Viventor, Investly, Viainvest, etc.

A diferença da Mintos é que tinha imenso volume que compensava o aumento das entradas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Será que vai ser um choque sistémico?! ;):)

A Mogo é um eucalipto... :)

FASE 1: A Mogo seca a Mintos (recompra de loans) => Investidores compram loans de outros originators da Mintos => Baixam as taxas de juro destes originators => (FASE 2)

FASE 2: => os investidores vão para outras plataformas P2P => Baixam as taxas de juro destas plataformas

FASE 3: REPETIÇÃO CONTÍNUA DA FASE 2 (constante pressão de baixa de taxas de juro)

Visão pessimista do fim do mundo das P2P. (Falta fazer um vídeo no YouTube a anunciar o Fim do mundo) :D

Editado por Rick Lusitano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Rick Lusitano disse:

Diminuição da oferta => Mogo a fazer recompras, devido a não ter tanta necessidade de capital, pois fez um empréstimo obrigacionista,.

Aumento da procura => Campanha de angariação de novos investidores de retalho.

As outras plataformas também começaram a baixar as taxas, com o aumento dos investimentos: Twino, Viventor, Investly, Viainvest, etc.

A diferença da Mintos é que tinha imenso volume que compensava o aumento das entradas.

Já no ano passado (e nos anteriores) sucedeu o mesmo.

Pessoalmente não gostei de ver este empréstimo obrigacionista da Mogo. Para os que a elogiam tanto e o rating que tem nos blogs e fóruns, se calhar deviam rever a sua opinião...

Viventor e Investly não uso.

A Mintos teve um aumento das taxas devido à novidade em países como a Arménia, Moldávia e Zâmbia. O que fez com que outras plataformas aumentassem também as taxas de juro, nomeadamente a Peerberry.

O ano passado começou a secar por esta altura. Portanto veremos o que irá acontecer até ao final de ano. Se a memória não me falha foi até outubro.

No ano passado por esta altura fiz uma estimativa de que as taxas rondariam os 10%, o que não aconteceu. Portanto ter em 4 anos uma taxa média de 12%, não me preocupa nada se agora reduzirem para 9-10%. Seria uma boa decisão/estratégia.

há 2 minutos, Rick Lusitano disse:

FASE 1: A Mogo seca a Mintos (recompra de loans) => Investidores compram loans de outros originators da Mintos => Baixam as taxas de juro destes originators => (FASE 2)

FASE 2: => os investidores vão para outras plataformas P2P => Baixam as taxas de juro destas plataformas

FASE 3: REPETIÇÃO CONTÍNUA DA FASE 2 (constante pressão de baixa de taxas de juro)

Visão pessimista do fim do mundo das P2P. (Falta fazer um vídeo no YouTube a anunciar o Fim do mundo) :D

Como disse no 1º comentário, acho que isto é estratégia para limpar loans de outros loan originators.

Nos últimos meses (2) notava-se uma redução nas taxas de juro. A Arménia chegou a ter 15%. Zâmbia 14%. Letónia 14%. Polónia 13,5%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 49 minutos, Cardoso24 disse:

Lei da oferta e da procura?

:D

Acha graça? Eu acho mais graça a teorias rebuscadas de limpeza de loans mas cada um acha graça ao que quer. Por exmplo, eu rio-me com monty python, há quem se ria com os malucos do riso, cada um com sua pancada.

Este empréstimo obrigacionista da mogo é uma demonstração de força da empresa que já se consegue financiar mais barato no mercado obrigacionista, só não é boa notícia para os investidores que estavam habituados a taxas mais altas e agora vão ter que se contentar com 9-10%. Por outro lado, é mais provável receber estes 9-10% do que os anteriores 13-14%, dada a melhor solidez da empresa. Ou então não é nada disto e é alguém a limpar não sei bem o quê...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Penso que à medida que este tipo de empréstimos se generalize, será normal que as taxas de juro baixem, esperemos é que a um nível em que ainda compense o risco que trazem.

Vamos ver até onde vão e aproveitando estes boas taxas enquanto ainda existem. ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já repararam no cashback de 1% que a mintos está a dar aos investimentos feitos pelo auto-invest diversification strategy?

dxr23MV.png

Eles querem levar os investidores para prazos maiores e distribuí-los por mais loaners.

Num comentário mais acima deixei um pequeno comparativo às estratégias auto-invest da mintos.

Neste momento estou a apostar numa variante da short term, que é igual à deles mas com buyback garantido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 57 minutos, Nuno Silva disse:

Acha graça? Eu acho mais graça a teorias rebuscadas de limpeza de loans mas cada um acha graça ao que quer. Por exmplo, eu rio-me com monty python, há quem se ria com os malucos do riso, cada um com sua pancada.

Este empréstimo obrigacionista da mogo é uma demonstração de força da empresa que já se consegue financiar mais barato no mercado obrigacionista, só não é boa notícia para os investidores que estavam habituados a taxas mais altas e agora vão ter que se contentar com 9-10%. Por outro lado, é mais provável receber estes 9-10% do que os anteriores 13-14%, dada a melhor solidez da empresa. Ou então não é nada disto e é alguém a limpar não sei bem o quê...

Se eu não percebesse que ficou “aziado” por um simples smile, nem tinha percebido esse apurado sentido de humor.

Não fosse eu da área :) 

Tudo são teorias e especulação. ? No fim o que interessa é ganhar dinheiro, deixei de perder tempo com pormenores. Vou apenas observando e constatando que a teoria - lei da oferta e da procura aplica-se a tudo ;)

Demonstração de força? Neste ambiente de taxas baixas, uma empresa que é tão bem vista e classificada na internet com ratings elevados, financiar-se a estes valores, veremos... mais tarde.

Eu não gosto dos loans da Mogo, principalmente devido à maturidade dos mesmos. Nada contra a empresa.

O ano passado aconteceu o mesmo, nos anos anteriores também. São fases. O pessoal vai de férias e deixa de ter tempo para fazer loans...?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 46 minutos, Nuno Silva disse:

Penso que à medida que este tipo de empréstimos se generalize, será normal que as taxas de juro baixem, esperemos é que a um nível em que ainda compense o risco que trazem.

Vamos ver até onde vão e aproveitando estes boas taxas enquanto ainda existem. ?

Temos o exemplo da Raize, foi-se tornando mais mainstream (mais conhecida e com mais investidores de retalho convencionais), provocando a queda das taxas de juro.

É perfeitamente normal que a Mintos, com o aumento da procura e se esta ultrapassar a oferta, baixe as taxas de juro e se torne difícil o investimento.

Há plataformas que só com Auto Invest se consegue apanhar loans. Ex: Swaper, EstateGuru (loans mais pequenos).

A EstateGuru também já teve taxas de juro mais altas, mas baixaram pouco, cerca 1-2%.

O vantajoso para os investidores é serem dos primeiros, pouca concorrência na procura.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, Cardoso24 disse:

Se eu não percebesse que ficou “aziado” por um simples smile, nem tinha percebido esse apurado sentido de humor.

Não fosse eu da área :) 

Tudo são teorias e especulação. ? No fim o que interessa é ganhar dinheiro, deixei de perder tempo com pormenores. Vou apenas observando e constatando que a teoria - lei da oferta e da procura aplica-se a tudo ;)

Demonstração de força? Neste ambiente de taxas baixas, uma empresa que é tão bem vista e classificada na internet com ratings elevados, financiar-se a estes valores, veremos... mais tarde.

Eu não gosto dos loans da Mogo, principalmente devido à maturidade dos mesmos. Nada contra a empresa.

O ano passado aconteceu o mesmo, nos anos anteriores também. São fases. O pessoal vai de férias e deixa de ter tempo para fazer loans...?

Um smile sem contexto pode ser levado em qualquer sentido, a mim pareceu-me que estava a desvalorizar completamente o que eu disse. Se não foi esse o caso, então sem ressentimentos, estou aqui para trocar ideias, não para arranjar chatices com ninguém e se gosta de monty python menos razões ainda para me chatear consigo. ?

Não tenho dúvidas que este empréstimo é uma demonstração de saúde da empresa, conseguiu-se financiar a um valor mais baixo, diversificou as suas fontes de financiamento e ao recomprar os empréstimos com taxas mais altas melhora o seu balanço. O que vai acontecer no futuro ninguém sabe, por enquanto é um dos loaners mais sólidos que anda por aí e espero não me enganar porque ainda tenho metade do meu investimento na mintos lá. ?

há 30 minutos, Rick Lusitano disse:

Temos o exemplo da Raize, foi-se tornando mais mainstream (mais conhecida e com mais investidores de retalho convencionais), provocando a queda das taxas de juro.

É perfeitamente normal que a Mintos, com o aumento da procura e se esta ultrapassar a oferta, baixe as taxas de juro e se torne difícil o investimento.

Há plataformas que só com Auto Invest se consegue apanhar loans. Ex: Swaper, EstateGuru (loans mais pequenos).

A EstateGuru também já teve taxas de juro mais altas, mas baixaram pouco, cerca 1-2%.

O vantajoso para os investidores é serem dos primeiros, pouca concorrência na procura.

Concordo em parte, a mintos já tem uma dimensão tão grande que é quase impossível ter cash drag, pode é ter que ajustar os auto-invest conforme as taxas forem baixando.

Temos que ver o lado positivo destas descidas, são sinal de um mercado menos especulativo e mais maduro. Esperemos é que não amadureça demais. ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, Nuno Silva disse:

Um smile sem contexto pode ser levado em qualquer sentido, a mim pareceu-me que estava a desvalorizar completamente o que eu disse. Se não foi esse o caso, então sem ressentimentos, estou aqui para trocar ideias, não para arranjar chatices com ninguém e se gosta de monty python menos razões ainda para me chatear consigo. ?

Não tenho dúvidas que este empréstimo é uma demonstração de saúde da empresa, conseguiu-se financiar a um valor mais baixo, diversificou as suas fontes de financiamento e ao recomprar os empréstimos com taxas mais altas melhora o seu balanço. O que vai acontecer no futuro ninguém sabe, por enquanto é um dos loaners mais sólidos que anda por aí e espero não me enganar porque ainda tenho metade do meu investimento na mintos lá. ?

Concordo em parte, a mintos já tem uma dimensão tão grande que é quase impossível ter cash drag, pode é ter que ajustar os auto-invest conforme as taxas forem baixando.

Temos que ver o lado positivo destas descidas, são sinal de um mercado menos especulativo e mais maduro. Esperemos é que não amadureça demais. ?

De longe que quis desvalorizar o que foi dito. Apenas coloquei o smile porque a teoria - lei da oferta e da procura é a mais falada e serve para justificar "tudo" ;) 

Do investimento que tens na Mintos que % corresponde à Mogo? Eu não tenho nenhum na Mogo (devido às maturidades), prefiro prazos curtos + reinvestimento. Admito que dá mais trabalho.

Sem ressentimentos. Vamos é ganhar dinheiro ;) 

há 56 minutos, Rick Lusitano disse:

Se pensarmos nas taxas que a Zopa (a maior P2P da Europa) tem actualmente, verificamos que ainda existe uma grande diferença. Salvo erro as taxas na Zopa, não passam dos 6%. Na Mintos se consolidarem por volta dos 8-9%, considero bastante satisfatório e uma boa fonte de diversificação :) 

Contudo não temos mecanismos de protecção como os Britânicos. Portanto até existir legislação para as P2P europeias, as taxas não devem baixar muito.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, Cardoso24 disse:

De longe que quis desvalorizar o que foi dito. Apenas coloquei o smile porque a teoria - lei da oferta e da procura é a mais falada e serve para justificar "tudo" ;) 

Do investimento que tens na Mintos que % corresponde à Mogo? Eu não tenho nenhum na Mogo (devido às maturidades), prefiro prazos curtos + reinvestimento. Admito que dá mais trabalho.

Sem ressentimentos. Vamos é ganhar dinheiro ;) 

Se pensarmos nas taxas que a Zopa (a maior P2P da Europa) tem actualmente, verificamos que ainda existe uma grande diferença. Salvo erro as taxas na Zopa, não passam dos 6%. Na Mintos se consolidarem por volta dos 8-9%, considero bastante satisfatório e uma boa fonte de diversificação :) 

Contudo não temos mecanismos de protecção como os Britânicos. Portanto até existir legislação para as P2P europeias, as taxas não devem baixar muito.

Está mesmo colado nos 50%, era o meu loaner favorito. É normal que a percentagem vá baixando agora ao mesmo tempo que as taxas deles... Invisto no máximo até aos 24M, mas com maior preferência até aos 12M.

7C7CFA0D-CF8A-48F4-BAFF-66950F871A78.thumb.png.dd12485d006064f06518cf287a9ad6cf.png

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Nuno Silva disse:

Está mesmo colado nos 50%, era o meu loaner favorito. É normal que a percentagem vá baixando agora ao mesmo tempo que as taxas deles... Invisto no máximo até aos 24M, mas com maior preferência até aos 12M.

7C7CFA0D-CF8A-48F4-BAFF-66950F871A78.thumb.png.dd12485d006064f06518cf287a9ad6cf.png

Boa diversificação ;) 

A minha é desta forma (um pouco agressiva), mas é coincidente com o meu perfil. 

Tenho que reduzir no loan originator da Arménia.

PS- Afinal tenho 1 loan da Mogo :D

Mintos_.jpg

Editado por Cardoso24
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como disse acima, após ter experimentado um AI custom e os 3 AIs mintos durante uns tempos, acabei por manter apenas activo o short-term da mintos, alterado para garantir buyback e >= 10% (em vez de >= 7%).

Resultado: há bastante crédito disponível, os fundos são praticamente todos alocados excepto uns poucos euros residuais, mas...

1. a taxa média baixou de 11,64 para 10,92;

2. os novos empréstimos devem andar nos 10,5;

2. fiquei com uma exposição brutal ao loaner Varks .

TFTdfeq.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Boa tarde.

Ando a investir na Mintos e tenho reparado que bastantes empréstimos duram menos do que aquilo que é anunciado, e entregam os juros devidos até esse momento e devolvem o principal.

Nestas situações normalmente vejo no account statement as seguintes mensagens:

21.09.2018 Transaction ID: 441043579 - Loan 5427762-01 - loan agreement amended: interest received 0.01 € 64.57
    21.09.2018 Transaction ID: 441043644 - Loan 5427762-01 - loan agreement amended: principal received 15.00 € 79.57
    21.09.2018 Transaction ID: 441187461 - Loan 5310346-01 - early repayment of a loan: interest received 0.03 € 79.60
    21.09.2018 Transaction ID: 441187463 - Loan 5310346-01 - early repayment of a loan: principal received 15.00 € 94.60

Alguém me consegue explicar qual a razão disto? É o cliente do loan originator que decide amortizar o que deve de uma vez? É o loan originator que vende o empréstimo a outra entidade e devolve o dinheiro aos investidores?

A razão porque pergunto isto é porque gostava de saber se isto é algum indicador da saúde de um loan originator.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei se é a mesma situação com todos os loan originators mas, há uns 2 meses, a Mogo conseguiu um empréstimo obrigacionista a juros mais baixos dos que pagava aos utilizadores da Mintos e, por isso, pagou os empréstimos antecipadamente.

Deves ter recebido um e-mail da Mintos a explicar isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites