Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

há 17 horas, Ricardo2028 disse:

Boa noite,

Que PPRs atualmente existentes no mercado para novos clientes recomendam?

Existe algum que valha a pena?

Obrigado desde já pelas vossas respostas.

Dos que não têm capital garantido, este tem sido o mais rentável:

https://www.bancoinvest.pt/poupanca-e-investimento/investimento/invest-ar-ppr

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante groingsid
    A 5/30/2018 às 23:44, Ricardo2028 disse:

Pergunta de leigo na matéria, devido ao facto de estar a subir há tanto tempo e tão acentuadamente, este AR PPR continua a ser uma boa opção para novos clientes?

Está a perder 2% desde o início do ano.

Eu também li os posts aqui no fórum e os artigos da DECO - que só diziam maravilhas - e tentei capitalizar nessa tendência logo no início do ano, de modo que transferi quase 90% do PPR que tenho no BBVA para o PPR AR, mas aconteceu o fenómeno filas-de-trânsito; logo que transferi o dinheiro, o PPR AR começou a perder.

Enfim, de qualquer forma isto dos PPRs é para pensar a longo prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Visitante groingsid disse:

Enfim, de qualquer forma isto dos PPRs é para pensar a longo prazo.

O problema é que muitos tem dificuldade em verdadeiramente interiorizarem o conceito Longo Prazo; têm noção que este ou outro PPR, pode atravessar períodos longos de quedas continuas ou de estagnação total (durante meses e até anos)? e que podem demorar meses e até vários anos a voltarem a atingir de novo máximos? Se não estão preparados para aguentar estoicamente estas fases, então o melhor é não jogar estes jogos (PPR, Fundos ou ações) para não passarem a vida angustiados.

Continuo a achar que o AR PPR é a melhor aposta neste tipo de produtos e quanto a mim tenho feito o que é mais racional de fazer quando há saldos: vou às compras. Deixem as emoções para as relações amorosas e afins; quando se trata de dinheiro, a razão rules!-_- 

Dito isto, o AR PPR é feito para se ganhar dinheiro lentamente ao longo do tempo, podendo haver períodos de perdas pelo caminho. Se é para enriquecer depressa e sem quedas, então o melhor é falarem com algum perito Nigeriano.:rolleyes:

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boas, estive a informar-me mais acerca deste PPR e estou decidido a avançar.

Pelo que me foi explicado, existem 2 opções no momento da subscrição: encarar o AR PPR como um PPR ou como um Fundo.

A 1ª opçao (PPR), tem a vantagem do benefício fiscal (400€/ano mediante investimento maior ou igual a 2000€/ano), mas a desvantagem de não se poder resgatar até à reforma (ou desemprego, ou casos muito especiais).

A 2ª opção (Fundo), não tem a vantagem fiscal, mas permite resgate num horizonte temporal mais curto (não fixei qual o timming e taxas).

Não sei até que ponto compensa comprometer-mo-nos com uma aplicação até à reforma, sob pena de estarmos a perder outros investimentos superiores no futuro, e a salvaguardar eventuais problemas com o PPR ou o Banco. Por outro lado, o benefício fiscal é altamente atraente...

Qual será, na vossa opinião, a melhor forma de encarar este PPR? Fundo ou PPR?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depende da idade mas para ter acesso ao máximo de desconto IRS bastam 1700 euros por ano. Pode ter dois ou no cSo do mesmo duas contas ppr. Uma coloca 1700 euros necessários todos anos IRS e na outra coloca com fundo. O mínimo de cada entrega são 50 euros. O que colocar em IRS só pode levantar antes reforma se estiver em algumas situações previstas lei ou se resgatar tem devolver beneficios

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • 1 year later...

Boa tarde,

Também ando a pesquisar sobre PPRs, em particular os seguros PPR.

Alguém tem alguma experiencia com o PSN PPR? Está com boa rentabilidade mas nao encontro muita informação sobre a empresa.

Também tenho outra duvida, isto do capital garantido se no pior cenario a seguradora for á falencia quem nos garante o dinheiro investido?

Obrigada

PS: o Fundo Alves Ribeiro para ser feito ou se inicia com 1000euros (socios da Deco) ou tem que se ter 5000 euros no Banco Investe (nao necessariamente em PPRs)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins

Boa tarde Rita,

Não tenho experiência com essa entidade, existe informação relevante na página https://grupo.psn.es/pt/home

O capital garantido é apenas seguro pela entidade, neste caso a PSN, não existe um fundo de garantia similar ao dos depositos bancarios. Não obstante, as entidades que têm estes produtos estão sujeitas a regras e rácios de solvência muito mais exigentes que os bancos, ou seja, consideravelmente menor risco que um banco mas apenas um grau de protecção ao nivel da entidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins

Só duas pequenas notas acerca do PSN PPR:

- o processo de subscrição contem uma declaração de compromisso de honra do tomador do seguro em como este é detentor de um diploma universitário (é uma das regras para ser mutualista na PSN);

- para receber a taxa garantida de 2% (ao qual depois acresce a participação de resultados), é necessário subscrever na modalidade de entrega única, que depois pode ter reforços pontuais desencadeados pelo tomador do seguro. Se for subscrito com entregas automáticas mensais então não têm a taxa garantida.

Editado por Urso_Pardo
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 months later...

Olá a todos,

Não sei se é este é o topic adequado para tentar esclarecer esta duvida.

Estou a pensar subscrever um PPR para daqui a 5 anos começar a usar exclusivamente para pagar CH.

A minha duvida é se posso passado 5 anos, e cumprindo o critério de ter mais de 35% das entregas realizadas nos 2 primeiros anos, usar todo o montante que terei em PPR para pagar prestações futuras.

A ideia seria fazer entregas de 2000€ todos os anos, para aproveitar o maximo possivel no IRS (20% ou seja 400€), daqui a 5 anos teria lá no minimo 10K isto num PPR de capital garantido. Imaginemos que a prestação são 500€, poderia usar para pagar 20 prestações e levar o PPR a zero?

Obrigado 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    20 minutes ago, tfc said:

Olá a todos,

Estou a pensar subscrever um PPR para daqui a 5 anos começar a usar exclusivamente para pagar CH.

A minha duvida é se posso passado 5 anos, e cumprindo o critério de ter mais de 35% das entregas realizadas nos 2 primeiros anos, usar todo o montante que terei em PPR para pagar prestações futuras.

A ideia seria fazer entregas de 2000€ todos os anos, para aproveitar o maximo possivel no IRS (20% ou seja 400€), daqui a 5 anos teria lá no minimo 10K isto num PPR de capital garantido. Imaginemos que a prestação são 500€, poderia usar para pagar 20 prestações e levar o PPR a zero?

Obrigado 

Boas!

Este artigo do Contas Poupança explica o processo. Se as coisas não mudarem entretanto, sim, poderás usar o dinheiro que tens no PPR para pagar as prestaçōes, mas terá que ser uma a uma.

Ou seja todos os meses vais ter que ir ao banco onde tens o empréstimo habitação pedir uma declaração e entregá-la à instituição onde tens o PPR.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, tfc disse:

Olá a todos,

Obrigado 

Exatamente o que o @Rockatansky disse. Não é demais referenciar que não levas o PPR a zero de uma só vez, vais levando mensalmente. Serve para pagar prestações apenas e não para amortizar créditos.

Os bancos também dificultam muito este processo e não tenho conhecimento de nenhum banco que tenha este processo automatizado pelo que dá uma carga de trabalhos. Mas se tiveres tempo livre e o banco/seguradora onde tens o PPR deixar utilizar declarações em formato digital talvez seja mais fácil.

Já agora, se o processo estiver automatizado no teu banco/seguradora pf informa-nos :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, tfc disse:

Obrigado @Rockatansky e @Wakka.

Vou começar o processo agora, portanto só lá para 2025 me vou deparar como tratar das declarações.

Estou a pensar no Lusitania PPR Rendimento Total, o que acham?

Quero subscrever um com capital garantido... pois vou usar isto como um mero instrumento para aproveitar os 20% do IRS.

Pessoalmente, que sou um "Interneter" e um "Apper" (palavaras inventadas neste momento?)  Não sou grande fã dessa seguradora porque normalmente não têm informações online suficientes e os processos são todos muito "manuais". Ah e também porque fazem parte do Montepio.

Mas com capital garantido, que é o que pretendes, todos são "bons". Tem só atenção às comissões e escolhe aquele que tem o preço mais baixo em termos de comissões e taxas/subscrições iniciais e o melhor rendimento possível.

Outra nota importante é que quando fizeres o crédito provavelmente vão te pedir para transferires o PPR para a seguradora da instituição onde fizeres o CH, por "facilidade de comunicações entre seguradora e banco", não é obrigatório fazeres a transferência mas muitos fazem parecer que é.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Wakka eu tal como tu também tento tratar de tudo online, e a Lusitania não me cativa é mais pelas comissões que são das mais baixas... reparei que ha uns dias tiveram o site todo dia offline devido a erros no server... e sim ser montepio também não me agrada.

Sou cliente ActivoBank, Bankinter e BNI, parece-me que nenhum deles tem ofertas interessantes.

Vou ter que investigar melhor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, tfc disse:

@Wakka eu tal como tu também tento tratar de tudo online, e a Lusitania não me cativa é mais pelas comissões que são das mais baixas... reparei que ha uns dias tiveram o site todo dia offline devido a erros no server... e sim ser montepio também não me agrada.

Sou cliente ActivoBank, Bankinter e BNI, parece-me que nenhum deles tem ofertas interessantes.

Vou ter que investigar melhor.

Ainda bem que não sou o único. Pode ser que se forem perdendo clientes melhorem os processos que têm atualmente.

Quanto ao ser "interessante", depende o que consideras interessante. Concordo que nenhum dos 3 que mencionaste tem ofertas interessantes na área dos PPR.
    Dá uma vista de olhos nos PPRs do BPI, eles mudaram recentemente o portfólio todo. Da última vez que vi penso que só tinha um com capital garantido e a taxa de rendimento era muito baixa, mas tens a vantagem de teres as FINs todas disponíveis e mais informação complementar à distância de um clique incluindo relatórios e tudo mais.

Se não fosses averso ao risco recomendaria Alves Ribeiro ou Optimize, mas tendo em conta que queres capital garantido fica mais dificil.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    Visitante Visitante

Olá a todos,

Estou a analisar a subscrição anual do meu PPR para este ano.

Eu sou um investidor jovem (casa dos 20') com alguma experiência nos investimentos (tenho FI,ETFS,Ações, e outros tipos de instrumentos) e o PPR que tenho actualmente é o vintage do Best.

Estava a ponderar um PPR com maior risco, visto o longe horizonte que tenho até o usar, que conto que seja apenas para a reforma.

De risco superior que PPRs acham que têm tido bons desempenhos? Optimize risco 4 será uma boa alternativa?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 14/05/2020 às 20:32, Visitante Visitante disse:

Olá a todos,

Estou a analisar a subscrição anual do meu PPR para este ano.

Eu sou um investidor jovem (casa dos 20') com alguma experiência nos investimentos (tenho FI,ETFS,Ações, e outros tipos de instrumentos) e o PPR que tenho actualmente é o vintage do Best.

Estava a ponderar um PPR com maior risco, visto o longe horizonte que tenho até o usar, que conto que seja apenas para a reforma.

De risco superior que PPRs acham que têm tido bons desempenhos? Optimize risco 4 será uma boa alternativa?

Obrigado

Veja o PPR Alves Ribeiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites