Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

• Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

Sim, mas no Invest posso "contornar" esta limitação, efetuando 2 depósitos de 75K no nome de cada um dos titulares da conta (marido e mulher), correto?

Só que eu não conheço este Invest... Os seus rácios de solvabilidade são de confiança? Como é que o mercado olha para este banco Invest? E quanto ao Finantia? Entre os 2 qual escolheriam para colocarem as vossa poupanças?...

[eu sei... eu sei... também relativamente Banco Privado (BPP) todos o elogiavam e "enchiam a boca" com loas e "mundos e fundos" e foi o que se viu (o que eu sofri na Alexandre Herculano à porta do Banco... e até fui ao Porto!... não quero passar pelo mesmo... o meu coração já não aguenta!]

Aconselhem-me, por favor.

Boas,

Em caso de dúvida pode contactar o apoio a cliente via telefone, ou via e-mail (do banco Invest). Eu falei com eles uma vez e são mesmo muito prestáveis. Ajudaram-me numa coisa do excel e explicaram-me como fazer trading com obrigações através da plataforma deles (o colaborador ainda me avisou dos valores que devo ter para investir, para não ser comido pelas comissões).

Racio core tier 1 do Banco Invest: 13,1%

Racio core tier 1 do Finantia: 12,3%

O Banco de Portugal obriga o bancos a terem um Core Tier 1 minimo de 10%.

Ambos os bancos registaram lucros, no ano de 2012.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As coisas hoje em dia já não são como no tempo do BPP. O Banco de Portugal anda em cima dos bancos, os mesmos são vigiados constantemente, mesmo para evitar casos como o do BPP no futuro. Hoje em dia, a banca está mais segura do que estava há anos atrás. Embora possa ser afetada pela crise económica, o Governo tenderá a apoiar os bancos, daí que os nossos depósitos estejam mais seguros.

É um pouco como a segurança pré e pós 11 de Setembro na aviação. Antes do 11 de Setembro, dava para entrar num avião com um pouco de tudo, muito facilmente. A segurança melhorou muito, e hoje em dia é muito mais seguro, e a probabilidade de um ataque no ar é muito reduzido.

Acho que deveria perder a reticência em apostar no Invest. Tenho mais confiança no Invest do que no Banif. A maioria dos clientes do Invest não serão aforradores, mas sim investidores, se acontecesse alguma coisa ao banco, esses poderiam perder, mas o FGD facilmente conseguiria pagar os depósitos à ordem e prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As coisas hoje em dia já não são como no tempo do BPP. O Banco de Portugal anda em cima dos bancos, os mesmos são vigiados constantemente, mesmo para evitar casos como o do BPP no futuro. Hoje em dia, a banca está mais segura do que estava há anos atrás. Embora possa ser afetada pela crise económica, o Governo tenderá a apoiar os bancos, daí que os nossos depósitos estejam mais seguros.

É um pouco como a segurança pré e pós 11 de Setembro na aviação. Antes do 11 de Setembro, dava para entrar num avião com um pouco de tudo, muito facilmente. A segurança melhorou muito, e hoje em dia é muito mais seguro, e a probabilidade de um ataque no ar é muito reduzido.

Acho que deveria perder a reticência em apostar no Invest. Tenho mais confiança no Invest do que no Banif. A maioria dos clientes do Invest não serão aforradores, mas sim investidores, se acontecesse alguma coisa ao banco, esses poderiam perder, mas o FGD facilmente conseguiria pagar os depósitos à ordem e prazo.

E quanto ao Finantia são da mesma opinião?

A minha estratégia vai ser confrontar o Banif com as taxas que estes bancos praticam (3,75%). Se o Banif acompanhar, tudo bem. Se não, terei de ser coerente e retirar de lá o dinheiro. Neste acaso, então, terei de já ter feito "o trabalho de casa" e saber qual (ou quais) o banco alternativo que me oferece melhores condições para o DP.

Como tenho o preconceito relativamente ao Privat da Letónia, talvez escolha o Invest e/ou o Finantia. Vamos ver...

Já agora, podem dar-me, p.f., uma informação adicional: para além dos DP, haverá outros produtos bancários que também estejam abrangidos pelo Fundo de Garantia dos Depósitos? É que, há 5 anos atrás, eu estava convencido que os chamados "produtos de retorno absoluto" também estariam protegidos pelo Fundo de Garantia e afinal... foi o que se viu. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não lhe sei dizer acerca do Finantia, mas o Invest o que lhe posso dizer é que enviei uma questão por e-mail, mesmo antes de ser cliente, e 30 segundos depois tinha o meu telemóvel a tocar, com um assistente do banco a responder à minha questão. Experimente fazer isso no BANIF e vai ter o tempo que demoram.

Possivelmente o Finantia será parecido ao Invest.

Devo acrescentar que deverá ter um banco para o dia-a-dia, pois o Invest e o Finantia não servem para isso. No Invest tenho lá o meu dinheiro sossegado a prazo, e pronto.

Aconselho também o MoneyBox, conta à ordem com TANB 2,5%

Também não confio no PrivatBank, por várias razões. Ainda para mais se acontecer alguma coisa, o mais certo é que teria de ir fazer um passeio até à Letónia  ;D

Acerca do FGD

O Fundo garante quaisquer depósitos, independentemente da sua modalidade, nomeadamente depósitos à ordem, com pré-aviso, a prazo, a prazo não mobilizáveis antecipadamente, em regime especial, poupança-habitação, de emigrantes, poupança-reformados, poupança-condomínio, outros depósitos de poupança, depósitos representados por certificados de depósito e depósitos obrigatórios.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Todos os produtos que estão ao abrigo do FGD tèm obrigação de ter essa informação na sua FIN.

Até mesmo os depósitos indexados a ações (do Invest) tinham essa cobertura.

Do Invest só tenho a dizer bem do serviço.

Do Finantia não conheço. O que sei é que leva comissões de manutenção se não tiver lá dinheiro. E as taxas tabeladas para clientes já existentes não é boa. Mas penso que aí entra a negociação. Já no Invest há taxas tabeladas melhores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Todos os produtos que estão ao abrigo do FGD tèm obrigação de ter essa informação na sua FIN.

Até mesmo os depósitos indexados a ações (do Invest) tinham essa cobertura.

Do Invest só tenho a dizer bem do serviço.

Do Finantia não conheço. O que sei é que leva comissões de manutenção se não tiver lá dinheiro. E as taxas tabeladas para clientes já existentes não é boa. Mas penso que aí entra a negociação. Já no Invest há taxas tabeladas melhores.

A única coisa que não gosto no Finantia é não ser/ter banca online. Tudo é feito por telefone e mail.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então, pelo que conclui dos vossos testemunhos, penso que o Invest será o banco mais adequado para o meu perfil de cliente.

Na segunda-feira irei à sede do banco conversar. Perante a reação deles e ao que o Banif me responder quanto à melhoria da taxa, tomarei uma decisão.

Relativamente à minha 2ª questão (se há produtos semelhantes aos DP, em termos de (boas) rendibilidades, que sejam garantidos pelo Fundo de GB), os amigos têm alguma sugestão?

É que eu tenho de estudar todas as alternativas de aplicação, para decidir corretamente, pois se optar por um DP, o meu dinheiro irá ficar "parado" durante um ano... portanto, terei de garantir-lhe a ... "melhor paragem possível", em termos de rendibilidade...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não estou a ver, só se forem certificados de depósitos, mas nem sei se isso ainda é comercializado.

O mais parecido serão os certificados de aforro, garantidos pela República Portuguesa.

Cuidado com os certificados de aforro, no caso de uma reestruturação da dívida (pouco provável, a meu ver) estes também podem ser afectados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Segundo eu sei, e corrijam-me se estiver errado, os Certificados de Aforro só começam a render o que efetivamente prometem (um prémio de 2,75 %) a partir do 5º ano. Não é assim?

Para uma aplicação de 1 ou 2 anos eles não apresentam taxas competitivas, pois não? (e ainda para mais estão indexadas à Euribor).

Eu, devido à minha saúde e idade, não queria estar a fazer aplicação "à la longue". Ninguém me garante que (eu) dure mais 5 anos... Sinceramente, não creio....

Daí que eu preferia ter o dinheiro "à vista", aplicado ao melhor do momento, dentro de uma "janela" temporal de 1 ou 2 anos, máximo.

Se os Certificados de Aforro só começam a valer a pena após o 5º ano, não será um produto que me interesse muito. E depois, é um género de aplicação que está sujeita "aos humores" do governo, que altera as "regras do jogo" quando lhe apetece, sem qualquer consideração pelos aforradores. E essa situação também não aprecio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não, a série C dá juro de 3,181% nos 4 primeiros anos, com capitalização de juros trimestralmente. Só não pode mexer no dinheiro nos primeiros 3 meses, de resto depois pode resgatar a qualquer momento.

Acrescento as características do produto (série C) e as tabelas

http://www.igcp.pt/gca/index.php?id=63

http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2013/CA_Taxa_de_Juro/07_Taxa_Anual_CPP.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agradeço a informação, pois eu estava enganado.

Sendo assim, e dada a recapitalização dos juros, este produto pode competir com um DP a estas taxas de 3,5 a 3,75% ano. Eu sei que tem o "contra" de estar indexado à Euribor, mas... se eu tiver um horizonte, com esta aplicação, de 2 ou 3 anos, pode compensar...

Ou então, com parte deste montante que possuo, reforçar a minha carteira de Fundos...

Terei que pensar, pois já me sinto um pouco confusão nestas análise das alternativas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só para fechar o assunto que eu coloquei aqui quanto à (re)aplicação do meu DP, hoje, após vários contactos com a "administração", eles acompanharam a taxa que a "concorrência" está a praticar. Portanto, o banco do saudoso comendador Horário Roque vai manter um cliente...

Como dizia Shakespeare, All's Well That Ends Well

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só para fechar o assunto que eu coloquei aqui quanto à (re)aplicação do meu DP, hoje, após vários contactos com a "administração", eles acompanharam a taxa que a "concorrência" está a praticar. Portanto, o banco do saudoso comendador Horário Roque vai manter um cliente...

Não coloque a palavra End em relação ao Banif :) :) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Percebi a graça, mas referia-me, obviamente, à minha situação. Aliás, agora (e sempre) sou o primeiro a desejar que nada de mal aconteça à instituição. Eles têm lá o meu dinheiro...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Percebi a graça, mas referia-me, obviamente, à minha situação. Aliás, agora (e sempre) sou o primeiro a desejar que nada de mal aconteça à instituição. Eles têm lá o meu dinheiro...

Vou ter o mesmo (bom) problema daqui a um mês...

Ainda não fiz prospecção de mercado...só olhei para o mapa de possiveis perfurações. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Óbvio :) mas também eu que não tenho lá dinheiro desejo que nada aconteca, porque ao fim ao cabo nós contribuintes até lá temos dinheiro, 85% do capital é do Estado, logo nosso, e se algo acontece...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Admiro a sua coragem em renovar o deposito na mesma instituição face ao actual momento. Digo isto sem ponta de ironia independentemente do fundo de garantia.

Deve estar para breve  uma desvalorização acima dos 60% num totals de 6/7 sessões e as prespectivas é continuar a perder fortemente :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Deve estar para breve  uma desvalorização acima dos 60% num totals de 6/7 sessões e as prespectivas é continuar a perder fortemente :o

Amigo, em 1º lugar está a minha PALAVRA. Disse ao meu FA que se eles acompanhassem a concorrência (na taxa do DP) eu me mantinha no banco. Eles deram-me essa taxa e eu cumpri com o que havia dito. Ponto final. Negócios, comigo, são assim!

Depois, estamos a falar de um DP, tout court. Era o que faltava se um banco da UE, "tutelado" pelo Estado em mais de 80% , não garantisse um depósito a prazo a um cliente. E o Banif tem já alguma dimensão no nosso país, muitos milhares de depositantes. Não pode ser atirado para a insolvência, quando o Estado, ele próprio, assumiu compromissos com o banco.

Enfim, creio, muito sinceramente, que não é muito realista falarmos de um cenário tão catastrofista. Vamos ser positivos! (e o DP também é "só" por um ano... a haver "desgraças", que aconteçam depois...  :) )

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Amigo, em 1º lugar está a minha PALAVRA. Disse ao meu FA que se eles acompanhassem a concorrência (na taxa do DP) eu me mantinha no banco. Eles deram-me essa taxa e eu cumpri com o que havia dito. Ponto final. Negócios, comigo, são assim!

Depois, estamos a falar de um DP, tout court. Era o que faltava se um banco da UE, "tutelado" pelo Estado em mais de 80% , não garantisse um depósito a prazo a um cliente. E o Banif tem já alguma dimensão no nosso país, muitos milhares de depositantes. Não pode ser atirado para a insolvência, quando o Estado, ele próprio, assumiu compromissos com o banco.

Enfim, creio, muito sinceramente, que não é muito realista falarmos de um cenário tão catastrofista. Vamos ser positivos! (e o DP também é "só" por um ano... a haver "desgraças", que aconteçam depois... )

A questão não é garantir ou deixar de garantir, são simplesmente os constrangimentos que todo o processo levanta o que seria o suficiente para me tirar o sono. Mas falo por mim. E como ja foi dito outros membros muito mais facilmente sao cobertos os depositos de bancos de pequena dimensão, como os de investimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá boa noite,

Bem das várias conversas que tive hoje de manhã por visitas a alguns bancos, as que se destacaram foram:

- O Finantia com 3.75% (>50k de investimento) a um ano.

- O Bes com 3.5% (>25k de investimento) a um ano (3% 1º Sem. e 4% no 2º Sem.)

Estou a aguardar um contacto do Bic, para uma oferta competitiva com estas.

O que acham?

É mesmo um DP? Acabo de falar com o meu PFA do BEST e ele garante-me que não existe nenhum DP com essas caraterísticas e essas taxas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites