Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

• Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

Li com atenção a mensagem do amigo Be Cool e só posso dizer que... está coberto de razão! O amigo é que tem o procedimento correto e demonstra uma atitude diligente com o seu dinheiro.

No que me diz respeito, ou por razões de temperamento ou por falta de tempo (esta do "tempo" é sempre uma desculpa esfarrapada, mas às vezes acontece, porque ainda estou com uma atividade profissional muito intensa) reconheço que tenho uma certa inércia quanto a movimentar o meu dinheiro entre bancos, sempre à procura da melhor taxa. Como tenho aplicações em várias instituições (Ativo, Big, Best, BES, Banif, CGD, Santander e Deutsche Bank... acho que não me esqueci de nenhuma), tento manter um certo equilíbrio na distribuição das minhas poupanças. Não gosto de "jogar todas as fichas no mesmo número" e, por essa razão, tento diversificar as minhas aplicações, quer por tipo de produto, quer pelas próprias instituições.

Quando eu disse "ser bom cliente", significava "ter peso negocial" para, por exemplo, ajustar/negociar melhores taxas. Claro que não é pelos bilhetes para espetáculos, pelas canetas, agendas, caixas de vinho e sei lá que mais, que eles costumam mandar-me aqui para empresa, que eu me deixo seduzir. São gestos de deferência, simpáticos, mas eu não me deixo levar por isso. Acreditem. Agora, como é compreensível, não vou concentrar todas as minhas economias exclusivamente num banco, apenas e só, porque esse oferece mais umas décimas numa taxa de juro...

No caso vertente - e é isso que, presentemente, me está a preocupar - tenho um DP no Banif Privado que se vence estes dias. Após várias "consultas" e "ajustamentos" (começaram em 3,2%), deram-me uma taxa, por um DP a 1 ano, de 3,55% .

Como já disse aqui, este montante que quero renovar num DP, diz respeito à parcela "sem risco" das minhas aplicações. Portanto, não pretendo alterar o cariz da aplicação (quero que se mantenha na componente "sem risco"). Pergunto, atendendo ao cenário atual e dentro de uma prespetiva de um 1 ano, acham que a taxa de 3,55% é uma boa taxa?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No caso vertente - e é isso que, presentemente, me está a preocupar - tenho um DP no Banif Privado que se vence estes dias. Após várias "consultas" e "ajustamentos" (começaram em 3,2%), deram-me uma taxa, por um DP a 1 ano, de 3,55% .

Como já disse aqui, este montante que quero renovar num DP, diz respeito à parcela "sem risco" das minhas aplicações. Portanto, não pretendo alterar o cariz da aplicação (quero que se mantenha na componente "sem risco"). Pergunto, atendendo ao cenário atual e dentro de uma prespetiva de um 1 ano, acham que a taxa de 3,55% é uma boa taxa?

Não tenho metade da vossa experiência, e tendo em conta que pretende manter esse montante no BANIF. Aconselho-o a negociar até não à "exaustão". Actualmente o BANIF não está em condições para perder clientes e o montante é bastante razoável. Use todos os argumentos nessa negociação nem que seja até chegar aos 0,75%. Afinal de contas existe outro banco (Invest) que lhe oferece essa taxa.

Um dia disseram-me, só és bom cliente enquanto tiveres dinheiro no banco, o resto é conversa. Percebo a ideia de ter um maior poder negocial (acredito que tenha alguma influência).

O Sr. Ramiro já abordou os outros bancos onde têm conta sobre a possibilidade de efectuar um DP nesses moldes?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Sr. Ramiro já abordou os outros bancos onde têm conta sobre a possibilidade de efectuar um DP nesses moldes?

A sua observação é pertinente, mas sabe uma coisa? São poucos (eu diria, MUITO poucos) os bancos que mostram interesse por captar/acolher DP! É algo que me deixa espantado, mas é a mais pura das verdades. É uma constatação... irrefutável. A maior parte dos bancos não quer nada com DP...

Eu pergunto por taxas de juro de DP e os FA dizem-me logo... "esqueça, não temos taxas que valham a pena"... e desviam-me logo para outros produtos (complexos, com muitas variáveis, confusos, com muitos "se's"...).

Até o próprio Banif tentou "desviar-me" para um produto semelhante a um DP - creio que se chama "Banif 25", não sei se conhecem, em que a taxa sobe de 5 em 5 meses (começa em 2,75% brutos)...

A minha "luta" com o Banif, para chegar aos atuais 3,55%, já foi muito demorada. Não sei se a "Administração" cederá mais...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A sua observação é pertinente, mas sabe uma coisa? São poucos (eu diria, MUITO poucos) os bancos que mostram interesse por captar/acolher DP! É algo que me deixa espantado, mas é a mais pura das verdades. É uma constatação... irrefutável. A maior parte dos bancos não quer nada com DP...

Eu pergunto por taxas de juro de DP e os FA dizem-me logo... "esqueça, não temos taxas que valham a pena"... e desviam-me logo para outros produtos (complexos, com muitas variáveis, confusos, com muitos "se's"...).

Até o próprio Banif tentou "desviar-me" para um produto semelhante a um DP - creio que se chama "Banif 25", não sei se conhecem, em que a taxa sobe de 5 em 5 meses (começa em 2,75% brutos)...

A minha "luta" com o Banif, para chegar aos atuais 3,55%, já foi muito demorada. Não sei se a "Administração" cederá mais...

Caro Ramiro Costa, por curiosidade qual a taxa que tem no DP actual no Banif?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu tenho a 5% no mesmo banco, quase a terminar...por isso questionei.

Foi na altura em que os juros desceram, por imposição do BP. Ainda me recordo... Aliás, foi "agarrados" a isso que eles negociaram. Só queriam-me dar 4,5% e foi preciso "marralhar" muito para obter mais umas migalhas...

Neste aspeto, o cenário atual não é muito diferente...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em Maio do ano passado, tinha o meu capital todo alocado e não pude aproveitar as taxas record do Finantia. Mas fiz um depósito à minha mãe a 5,75% por 3 anos (tinha chegado aos 6,5% poucos meses antes), com juros anuais e possibilidade de terminar o DP e sair em cada momento de pagamento dos juros.

Já recebeu os juros do 1.º ano e mantém o depósito, claro. Esta foi uma excelente aposta e já recebi um prémio por isso  ;) .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em Maio do ano passado, tinha o meu capital todo alocado e não pude aproveitar as taxas record do Finantia. Mas fiz um depósito à minha mãe a 5,75% por 3 anos (tinha chegado aos 6,5% poucos meses antes), com juros anuais e possibilidade de terminar o DP e sair em cada momento de pagamento dos juros.

Já recebeu os juros do 1.º ano e mantém o depósito, claro. Esta foi uma excelente aposta e já recebi um prémio por isso  ;) .

Be Cool estás a falar de que banco? É que taxas dessas o ano passado, só estou a ver o Privat ou então algum BPN  :P

Excelente aposta ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas em termos objetivos, o que é que acham? Uma taxa bruta de 3,55% para um DP a 1 ano é razoável ou parece-vos curta?

Para este período qual irá ser a evolução das taxas de juro? Pelo que tenho lido, com o objetivo de dinamizar a economia, o BCE está pensar manter (ou até baixar) as taxas... É que se houver uma tendência para uma subida das taxas de juros (o que eu não penso que aconteça), não faz muito sentido eu estar a fazer o depósito a 1 ano... A minha ideia é a inversa, isto é, proteger-me se houver uma descida.

O que acham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas em termos objetivos, o que é que acham? Uma taxa bruta de 3,55% para um DP a 1 ano é razoável ou parece-vos curta?

Para este período qual irá ser a evolução das taxas de juro? Pelo que tenho lido, com o objetivo de dinamizar a economia, o BCE está pensar manter (ou até baixar) as taxas... É que se houver uma tendência para uma subida das taxas de juros (o que eu não penso que aconteça), não faz muito sentido eu estar a fazer o depósito a 1 ano... A minha ideia é a inversa, isto é, proteger-me se houver uma descida.

O que acham?

Ontem escreverem por aqui:

"PrivatBank - 4% a 12 meses; Finantia - 3,75% a 12 meses; Invest - 3,2% a 12 meses; BIC - 3,150% a 12 meses..."

não está muito diferente do que apresenta.

ainda não me dediquei à "pesquisa" das taxas negociando nos balcões e por isso não me posso manifestar sobre taxas negociadas para valores + elevados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Claro que eles tentam que o cliente subscreva outros produtos que não sejam depósitos a prazo, normalmente preferem produtos de rentabilidade não garantida, para poderem andar a brincar com o dinheiro do cliente.

Não é tão bom para um banco ter o dinheiro do cliente cativo durante anos e depois não pagar juros? É o que sucede em alguns produtos estruturados, em que a rentabilidade pode ir de 0% até um valor mais elevado, onde o banco normalmente já tem previsão do que vai ser, e acaba por ter dinheiro emprestado durante anos a custo zero.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

por comparação

privat 3%

bes 1%

cgd 0,5%

liquidos

tenho um fundo estavel a perder 1% es plano prudente :-[ mas acredito que daqui a 3 anos esteja a ganhar 15%

Este montante que eu vou aplicar (c.d. 150K), diz respeito àquela parte das minhas poupanças que está adstrita a aplicações isentas de risco. Claro, tenho dinheiro aplicados noutro tipo de produtos, mas este pertence àquela parcela mais "resguardada", por assim dizer.

Se houver outro tipo de aplicações, tal com os DP, qie pertençam a este âmbito (aplicações "isentas de risco") e que dêem uma taxa superior aos 3,55% que me estão a oferecer, é claro que estou disposto a analisá-las...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tens razão, passou-me essa palavra  :P

Desculpem se vos pareço um velho jarreta, mas tenho mais receio em colocar o meu dinheiro num desses bancos (Finantia, Invest, etc) com pouco expressão e que, se lhes acontecer alguma coisa, duvido que o Estado lhes ponha a mão, do que manter as minhas poupanças no Banif que, estando como está (mal... todos o sabem), ao menos tem já a "cobertura" do Estado que, de certa forma, garante a sua solvência.

Não sei se estarei a pensar mal, mas tenho receio que pelo "atrativo" de mais umas décimas na taxa de juro, eu possa estar a cometer uma asneira, indo para bancos com pouca expressão (e que o povo designa como sendo os "bancos dos ricos", como me diziam na cara relativamente ao BPP).

Sabem, eu fui um daqueles que, em Maio de 2009, também fui ao Porto manifestar-me para a porta do BPP (banco privado português). São memórias que não se apagam mais!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Desculpem se vos pareço um velho jarreta, mas tenho mais receio em colocar o meu dinheiro num desses bancos (Finantia, Invest, etc) com pouco expressão e que, se lhes acontecer alguma coisa, duvido que o Estado lhes ponha a mão

Pois é nestes, com pouca expressão, que é fácil o Estado pôr a mão e pagar o valor dos depósitos (via FGD), como sucedeu com o BPN. Assegurar a totalidade do pagamento dos depósitos num banco maior, tipo BES ou BPI, é que será muito complicado, para não dizer improvável.

Mas quem manda no dinheiro é o Ramiro, é seu ;) .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois é nestes, com pouca expressão, que é fácil o Estado pôr a mão e pagar o valor dos depósitos (via FGD), como sucedeu com o BPN. Assegurar a totalidade do pagamento dos depósitos num banco maior, tipo BES ou BPI, é que será muito complicado, para não dizer improvável.

Mas quem manda no dinheiro é o Ramiro, é seu ;) .

Como se prova, há sempre 2 maneiras de ver as coisas... Daí o interesse em trocarmos ideias.

No meu caso estou um bocado na dúvida em fazer a aplicação no banco onde tenho o dinheiro (Banif), porque, vi agora, a taxa de juro "negociada" no DP que eles me fazem (3,55% a 1 ano), afinal, não é muito superior à "taxa normal" que eles oferecem no site. No Banifast dão 3,30% e no Rendimento Maxi 3,40% .

O que vos parece?

Na segunda-feira, vou "voltar à carga" e pedir uma melhoria da taxa, a ver se sobem. Afinal, os 3,55% que me estão a oferecer não me parecem ser nada de especial, tendo em conta o que estão a praticar no site à generalidade dos clientes.

E se eles me disserem que não, então, terei de manter a minha palavra (sim, que eu não sou político!) e retirar de lá o dinheiro e colocá-lo onde me rende mais. O Banif que me desculpe, mas... é a lei da vida.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como se prova, há sempre 2 maneiras de ver as coisas... Daí o interesse em trocarmos ideias.

No meu caso estou um bocado na dúvida em fazer a aplicação no banco onde tenho o dinheiro (Banif), porque, vi agora, a taxa de juro "negociada" no DP que eles me fazem (3,55% a 1 ano), afinal, não é muito superior à "taxa normal" que eles oferecem no site. No Banifast dão 3,30% e no Rendimento Maxi 3,40% .

O que vos parece?

Na segunda-feira, vou "voltar à carga" e pedir uma melhoria da taxa, a ver se sobem. Afinal, os 3,55% que me estão a oferecer não me parecem ser nada de especial, tendo em conta o que estão a praticar no site à generalidade dos clientes.

E se eles me disserem que não, então, terei de manter a minha palavra (sim, que eu não sou político!) e retirar de lá o dinheiro e colocá-lo onde me rende mais. O Banif que me desculpe, mas... é a lei da vida.

Realmente o BANIF não se está a esforçar, pelo menos é a ideia com que fiquei após ver o o DP (Banifast). Então alguém com 1.000€ (não menosprezando) oferecem 3% e para um montante 150 vezes superior ou 6 vezes superior ao 2º escalão, oferecem apenas mais 0,25%.

Tendo em conta algumas ofertas no mercado, o mínimo que eu aceitava eram os 3,75%.

Desejo-lhe boa sorte para essa negociação :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, eu na segunda-feira vou "forçar" para que me subam a taxa. Comparando com os valores de referência que o banco está a praticar (3,3% e 3,4%) para o comum dos clientes , considero que uma taxa "negociada" terá que se diferenciar bem para além disso, daí achar "curto" estes 3,55% que me oferecem pelo DP a 1 ano.

E depois tenho um bom argumento: quer o FINANTIA quer o INVEST estão a oferecer uma taxa de 3,75%. Portanto, ou o Banif se aproxima deste número ou então... transfiro o dinheiro!

Uma questão que não sei se me saberão responder...as taxas que eu referi do Finantia e do Invest são as que constam do site dos respetivos bancos. Sabem, por acaso, se estes bancos estão sensíveis, tal como o Banif sempre esteve, em "negociar taxas"? Assim, talvez eu pudesse subir ainda umas décimas aos 3,75% que anunciam... Será que consigo "negociar" taxas com estes bancos?

Também analisei a oferta do PRIVAT que, por acaso, até é a melhor de todas (4% a 1 ano!!). Só que, sou sincero, tenho pruridos em aplicar o meu dinheiro (e não é tão pouco quanto isso...) num banco da... Letónia! Penso logo... quando aconteceu "aquilo" no BPP, tive que ir gritar/berrar para a porta do banco no Porto (até apareci na TV), agora se ponho dinheiro neste Privat, ainda tenho que ir para Riga (??), reclamar pelos meus direitos... Já não estou com idade para isto, nem o meu coração aguenta...

E depois este banco tem um site tão fraquinho (ver), letra tão miúda e tão desagradável à vista...Francamente... parece meio clandestino. O da minha empresa é 1000X melhor/mais bonito! (mas também pagamos para isso!)

Eu sei que não é pela "beleza" de um site que nos devemos guiar, mas, nos dias que correm e ainda para mais dizendo respeito a um banco que "vive da Internet" (têm pouquíssimos bancos físicos), era de exigir que tivesse um Website de melhor qualidade. Aquilo é horrível e não atrai investidores...  Eu fugi a sete pés!... (será isso que eles querem, que os clientes não leiam a "letra miudinha" e que se sintam desagradáveis ao tentar ler a informação que disponibilizam? Francamente...)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Duvido que consiga negociar taxas superiores no Invest, porque se reparar, no Invest Novos Depósitos dão 3,75% mas só aceitam até 75k. Daí que ter um grande património será irrelevante.

Sim, mas no Invest posso "contornar" esta limitação, efetuando 2 depósitos de 75K no nome de cada um dos titulares da conta (marido e mulher), correto?

Só que eu não conheço este Invest... Os seus rácios de solvabilidade são de confiança? Como é que o mercado olha para este banco Invest? E quanto ao Finantia? Entre os 2 qual escolheriam para colocarem as vossa poupanças?...

[eu sei... eu sei... também relativamente Banco Privado (BPP) todos o elogiavam e "enchiam a boca" com loas e "mundos e fundos" e foi o que se viu (o que eu sofri na Alexandre Herculano à porta do Banco... e até fui ao Porto!... não quero passar pelo mesmo... o meu coração já não aguenta!]

Aconselhem-me, por favor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites