Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Olá a todos,

Preciso de um conselho:

Tenho 200.000e, que quero colocar numa conta a prazo (em meu nome e da minha mulher) com a melhor taxa possível  sendo que este dinheiro poderá no futuro ser aplicado ou investido em imobiliário dependo da oportunidade.

O que aconselham fazer? Procuro a soluções mais "segura", e do que já procurei, seja aqui no forum, seja nas ligações aqui sugeridas, quero fugir do PRIVATBANK.

Obrigado!

Só depósitos a prazo? Porque não fundos de investimento?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

Olá a todos,

Preciso de um conselho:

Tenho 200.000e, que quero colocar numa conta a prazo (em meu nome e da minha mulher) com a melhor taxa possível  sendo que este dinheiro poderá no futuro ser aplicado ou investido em imobiliário dependo da oportunidade.

O que aconselham fazer? Procuro a soluções mais "segura", e do que já procurei, seja aqui no forum, seja nas ligações aqui sugeridas, quero fugir do PRIVATBANK.

Obrigado!

CLN PT 7.45% 5 anos com juros mensais: 100 000€ =  447€ de juros todos os meses 5365€ ano

ES Liquidez: 100 000€ = 3000€ de mais valia ano(3% liquidos )

Isto no Banco BEST.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

CLN PT 7.45% 5 anos com juros mensais: 100 000€ =  447€ de juros todos os meses 5365€ ano

ES Liquidez: 100 000€ = 3000€ de mais valia ano(3% liquidos )

Indicar isto como mais seguro que um depósito no Privat, coberto por um fundo de garantia (mesmo sendo da Letónia), parece-me mauzinho. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Indicar isto como mais seguro que um depósito no Privat, coberto por um fundo de garantia (mesmo sendo da Letónia), parece-me mauzinho. ;)

CLN pode ser mais "arriscado" porque tem duplo risco, da parte do BESI e da parte da PT. Que digamos que se eles virem a falir, é preciso já estarmos todos a passar fome.

Quanto ao ES Liquidez, o risco é praticamente nulo, e tem muito melhor taxa que os DP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depende...existe risco de crédito em tudo, e o fundo de garantia vale o que vale, basta os Governos se lembrarem de dizer que a partir de amanha deixa de ser 100k e passa a ser menos, lembra-te sempre do Chipre, qual era a 1ª proposta de resgate?? Num CLN ou num fundo não podem mexer, cada um tem a sua percepção de risco hehe.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Num CLN ou num fundo não podem mexer, cada um tem a sua percepção de risco hehe.

Não podem é um termo demasiado forte. Também dantes se dizia que não podiam mexer nos depósitos a prazo, e todos sabemos como as coisas se desenrolaram. A lição a tirar é nunca subestimar as maroscas daqueles que estão no poder. Se há interesses, há maneiras.....

Agora que de momento os depósitos a prazo estão mais na linha de fogo dos governos, aí tenho de concordar. É possível que baixem a garantia para os 25.000€. Mas a partir desse ponto, já não ponho de parte arranjarem maneira de lixarem primeiro os detentores de fundos antes de ir ao resto dos depósitos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não podem é um termo demasiado forte. Também dantes se dizia que não podiam mexer nos depósitos a prazo, e todos sabemos como as coisas se desenrolaram. A lição a tirar é nunca subestimar as maroscas daqueles que estão no poder. Se há interesses, há maneiras.....

Agora que de momento os depósitos a prazo estão mais na linha de fogo dos governos, aí tenho de concordar. É possível que baixem a garantia para os 25.000€. Mas a partir desse ponto, já não ponho de parte arranjarem maneira de lixarem primeiro os detentores de fundos antes de ir ao resto dos depósitos.

As entidades máximas são os Governos, se hoje disserem que amanhã te vão buscar o dinheiro que tens no banco o carro e a casa podem-no fazer, ponto final, ai estamos totalmente de acordo, podem fazer o que quizerem, agora, um detentor de um DP é um credor do banco, logo estará sempre em 1º lugar a ser chamado a contribuir, num fundo de investimento isso não pode acontecer, é dinheiro autónomo, o que podem fazer (dentro da lógica que podem fazer tudo) é arranjarem uma taxa qualquer e dizerem, meus amigos, agora as mais valias têm uma taxa de 95% nos fundos e pronto, agora agarrarem um fundo como fazem com um depósito não me parece, um depósito é um produto de balanço de banco, um fundo não...e o CLN não deixa de ser uma obrigação...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o que podem fazer (dentro da lógica que podem fazer tudo) é arranjarem uma taxa qualquer e dizerem, meus amigos, agora as mais valias têm uma taxa de 95% nos fundos e pronto, agora agarrarem um fundo como fazem com um depósito não me parece, um depósito é um produto de balanço de banco, um fundo não...e o CLN não deixa de ser uma obrigação...

Sim, uma coisa desse tipo. Quando disse irem aos fundos não queria necessariamente dizer que confiscavam como nos DPs. Mas era bem possível que arranjassem algum subterfúgio/taxa que ia doer bem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Diversificar para que se o importante é lucrar mais e correr menos riscos.

Não sei se viu a ultima newsletter do Banco Best, mas colocar os ovos todos no mesmo cesto pode revelar-se desastroso. É verdade que os depósitos a prazo apresentam um risco inferior relativamente a fundos de investimento, CLN, etc etc... mas ter 200K num unico banco e num unico depósito a prazo, não será muito boa ideia.

Na minha opinião:

Se forem aversos ao risco, colocar 150K numa conta a render com dois titulares (deixa 50K livres para receber os juros todos e ter algum montante a ordem). Colocar os outros 50K noutro banco (so com um ou dois titulares) para também deixar margem livre para futuros depósitos ou juros).

Caso não sejam aversos ao risco, podem sempre ver o tópico do Salvador_ (sobre etf's e gestão passiva), ou ainda o tópico do D@vid sobre fundos de investimento (ou ainda falar com algum personal finance advisor do banco best ou do banco big).

Deixo já o alerta de que os fundos de investimento apenas estão assegurados até 25.000€ no conjunto (neste caso não vale a pena dividir os fundos de investimento por vários bancos, que o limite é mesmo de 25.000€. Não tenho a certeza, mas com dois titulares o montante passa para os 50.000€

Espero ter ajudado :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá boa noite,

Bem das várias conversas que tive hoje de manhã por visitas a alguns bancos, as que se destacaram foram:

- O Finantia com 3.75% (>50k de investimento) a um ano.

- O Bes com 3.5% (>25k de investimento) a um ano (3% 1º Sem. e 4% no 2º Sem.)

Estou a aguardar um contacto do Bic, para uma oferta competitiva com estas.

O que acham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia.

O BES com um DP a um ano, com vencimento semestral, com média de 3.5 TANB? Percebi bem? Para 25k no mínimo? Entregaram-lhe a FIN?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Deixo já o alerta de que os fundos de investimento apenas estão assegurados até 25.000€ no conjunto (neste caso não vale a pena dividir os fundos de investimento por vários bancos, que o limite é mesmo de 25.000€. Não tenho a certeza, mas com dois titulares o montante passa para os 50.000€

Espero ter ajudado :)

Não concordo que não vale a pena dividir por vários bancos. Embora o limite seja 25.000€ por titular, se uma pessoa tiver 50.000€, divididos por dois bancos em partes iguais, se houver bronca num deles, consegue reaver 25.000€. Os outros 25.000€ estão a salvo no outro banco, pelo que não perde nada. O único cenário em que perde é se os dois bancos forem simultaneamente à vida, o que é um cenário muito menos provável do que a falência de 1 banco. Ao dividir o dinheiro está deste modo a diminuir o risco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas

uma das perguntas (ou varias) efectuadas no workshop do Banco Best ontem, foi em relação ao "comportamento" do capital, no caso de "falência" da instituição onde o efectuamos o investimento.

Embora toda esta informacao careça de confirmação, a ideia que foi transmitida, foi:

- o capital investido num fundo, não está na conta do banco onde se faz a subscrição do fundo (ex. Best), no caso de uma situação dessas, apenas deve/terá que ser pedido a "transferencia" dessas Unidades de Participação do fundo, dessa instituição (com problemas), para outra (que esteja bem) - foi dado o exemplo de uma instituição bancaria, que entrou nessa situação, e quem possuía fundos, apenas os transferiu paa outra instituição - nao perdeu o capital, ao invés de quem tinha DP, estruturados, etc.... Foi também aconselhado, "nunca" resgatar os fundos numa situação de "problemas" desses, e deixar tar no fundo, pois se resgatar, vai para o balanço do banco, e torna-se também um problema ;) deixando estar, depois é "so pedir" para transferir para outra instituição.

logo, podem ir os bancos todos "à vida", menos um, que será sempre possível transferir as UP para o que "fique bem", agora, o caso da própria gestora do fundo....

- não ficou claro (pelo menos para mim) no caso de "problemas" com a própria gestora do fundo, embora tenha ficado com a ideia, que os activos do fundo, sao do fundo (e dos participantes com UP) e caso haja problemas na casa gestora, os bens estarão (?????) a salvo.... caso claro, os activos tenham valor suficiente para pagar a todos os credores...

cump

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá boa noite,

Bem das várias conversas que tive hoje de manhã por visitas a alguns bancos, as que se destacaram foram:

- O Finantia com 3.75% (>50k de investimento) a um ano.

Estou a aguardar um contacto do Bic, para uma oferta competitiva com estas.

O que acham?

Preferiria fundos de investimento  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas

uma das perguntas (ou varias) efectuadas no workshop do Banco Best ontem, foi em relação ao "comportamento" do capital, no caso de "falência" da instituição onde o efectuamos o investimento.

Embora toda esta informacao careça de confirmação, a ideia que foi transmitida, foi:

- o capital investido num fundo, não está na conta do banco onde se faz a subscrição do fundo (ex. Best), no caso de uma situação dessas, apenas deve/terá que ser pedido a "transferencia" dessas Unidades de Participação do fundo, dessa instituição (com problemas), para outra (que esteja bem) - foi dado o exemplo de uma instituição bancaria, que entrou nessa situação, e quem possuía fundos, apenas os transferiu paa outra instituição - nao perdeu o capital, ao invés de quem tinha DP, estruturados, etc.... Foi também aconselhado, "nunca" resgatar os fundos numa situação de "problemas" desses, e deixar tar no fundo, pois se resgatar, vai para o balanço do banco, e torna-se também um problema ;) deixando estar, depois é "so pedir" para transferir para outra instituição.

logo, podem ir os bancos todos "à vida", menos um, que será sempre possível transferir as UP para o que "fique bem", agora, o caso da própria gestora do fundo....

- não ficou claro (pelo menos para mim) no caso de "problemas" com a própria gestora do fundo, embora tenha ficado com a ideia, que os activos do fundo, sao do fundo (e dos participantes com UP) e caso haja problemas na casa gestora, os bens estarão (?????) a salvo.... caso claro, os activos tenham valor suficiente para pagar a todos os credores...

cump

Boas

cump

Boas

cump

A resposta está correcta, podes dar um salto ao topicos TOP Fundos de Investimento que se encontram lá explicações do género dadas pela DECO logo na 1ª página, um fundo nunca abre falência...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tou admirada pelo DP do bes, há 1 mês estive lá e apliquei dinheiro num num fundo, precisamente pq só pagavam 2.5/% (DP do Cristiano Ronaldo...algo do género...)

Por vezes as taxas oferecidas variam consoante o Balcão. Comigo já aconteceu.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eis o acordo de princípio sobre as novas regras de resgate aos bancos conhecida hoje...

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/novo_manual_para_lidar_com_bancos_em_apuros.html

ou

http://economico.sapo.pt/noticias/ue-alcanca-acordo-sobre-regras-de-resgates-bancarios_172209.html

Resumindo, acima dos 100 mil existe uma hierarquia onde o depositante particular será o último a ser chamado a pagar as "brincadeiras" dos bancos. (Vale o que vale 8) )

Abaixo dos 100 mil não podem mexer.

Mas é claro, tudo pode mudar consoante as vontades dos ventos... e será sempre para pior.  :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este deposito do BCP, parece-me bom...ainda oferecem uma telemovel Samsung Galaxy S4 para aplicacoes acima de 30000€.

http://ind.millenniumbcp.pt/pt/Particulares/Contas/Pages/Samsung-Galaxy-S4-TMN.aspx

Este para 30k com uma taxa de 3.4% TANB, com oferta de um Samsung Galaxy S4, parece um bom negócio. Os juros são pagos à cabeça, logo o capital não é mobilizável antecipadamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites