Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Nem todas as taxas refletem tão bem a solvabilidade bancária. Se por exemplo o BBVA a 3,5% TANB é algo que não me importava de meter (duvido que caiam), o Banif a 3,4% TANB não me metia nisso. Há também que ver o potencial de falência e os meios que cada banco tem para se aguentar.

atualmente o accionista maioritario do banif é o mesmo da cgd ;) ;) ;)

não vejo qual o problema...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

Boas

Estive a pensar no seguinte. É possível converter imagine-se 30.000€ para dollars, e investir o dinheiro num deposito a prazo a 1 ano em portugal?

As duas mais valias que vejo seria a valorização do dollar face ao euro no prazo de 1 ano.

Proteção relativamente à moeda (saída do euro).

O banco invest tem depositos em dollars (2.5%), no entanto a taxa é inferior à de novos depositos (4%), e não sei se neste fazem com essa moeda.

Faz algum sentido esta ideia noutro banco que ofereça algo como 4% em deposito em  dollars?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas

Estive a pensar no seguinte. É possível converter imagine-se 30.000€ para dollars, e investir o dinheiro num deposito a prazo a 1 ano em portugal?

As duas mais valias que vejo seria a valorização do dollar face ao euro no prazo de 1 ano.

Proteção relativamente à moeda (saída do euro).

O banco invest tem depositos em dollars (2.5%), no entanto a taxa é inferior à de novos depositos (4%), e não sei se neste fazem com essa moeda.

Faz algum sentido esta ideia noutro banco que ofereça algo como 4% em deposito em  dollars?

Boas

enquanto os EUA continuarem com as rotativas a imprimirem dolares como se não houvesse amanhã penso que isso de fazeres um deposito em dolares é capaz de não ser boa ideia depois se Portugal saísse do euro (pouco provavel a curto/medio prazo) também nada te garantia que não te passavam o deposito num banco portugues em dolares para a nova moeda se ainda assim não te sentes seguro penso que o melhor seria depositares num banco alemão com sucursal em portugal tipo deutsche bank em euros as taxas é que penso não serem grande espingarda

1 abraço bons investimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tiago Pereira

atualmente o accionista maioritario do banif é o mesmo da cgd ;) ;) ;)

não vejo qual o problema...

Não vês? Não achas francamente estranho que o Banif, dos bancos portugueses intervencionados, é o único que manteve as taxas de juro mesmo com a recente queda das taxas de juro? É que nem se mexeu.

Depois, é também o único que levou restrições à movimentação de capital de quem tivesse mais de X ações do banco, e o único que tem a quase totalidade das ações compradas pelo Estado.

Aliás - é dos bancos portugueses, aquele que dá maiores taxas por tabela, 3,4%. Depois tens outros a dar mais, como o BBVA, mas isto deve-se ou a políticas de captação de capital mais agressivas que tenham para possível expansão, ou a preferência pela captação de capital via depósitos (caso do Privat Bank), por exemplo, o que é uma opção e até nem é tão errado quanto isso.

Acho muito provável, a prazo, o Banif ser comprado e integrar um banco maior. Se quem o compra será o BPI, o BES, a CGD ou outro é algo que não sei (não faço futurologia não é :P ).

Indo de volta ao tópico, para quem faça reforços mensais, não vá colocar lá mais que 24.000€/ano e queira algo garantido em termos de taxa, a Poupança Programada 10 anos é uma boa alternativa - é TANB média 3,88% e os impostos são menores, dentro da banca "grande" que cá temos. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não vês? Não achas francamente estranho que o Banif, dos bancos portugueses intervencionados, é o único que manteve as taxas de juro mesmo com a recente queda das taxas de juro? É que nem se mexeu. Depois, é também o único que levou restrições à movimentação de capital de quem tivesse mais de X ações do banco, e o único que tem a quase totalidade das ações compradas pelo Estado.

Aliás - é dos bancos portugueses, aquele que dá maiores taxas por tabela, 3,4%. Depois tens outros a dar mais, como o BBVA, mas isto deve-se ou a políticas de captação de capital mais agressivas que tenham para possível expansão, ou a preferência pela captação de capital via depósitos (caso do Privat Bank), por exemplo, o que é uma opção e até nem é tão errado quanto isso.

Acho muito provável, a prazo, o Banif ser comprado e integrar um banco maior. Se quem o compra será o BPI, o BES, a CGD ou outro é algo que não sei (não faço futurologia não é :P ).

Indo de volta ao tópico, para quem faça reforços mensais, não vá colocar lá mais que 24.000€/ano e queira algo garantido em termos de taxa, a Poupança Programada 10 anos é uma boa alternativa - é TANB média 3,88% e os impostos são menores, dentro da banca "grande" que cá temos. :)

Mas em depositos até 100000 euros continuo a não ver qualquer problema de fazer um deposito no banif e mesmo para mais que isso o Estado é o accionista maioritário a não ser que o Estado vá à falencia mas isso já são outros 500.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

dp no bes a 10 anos

max 2000€ 2,75% + 0,25% bonus ao ano se entregar min 10 max 2000 por mes

ano 3 3.25 ano 4 3.5 ano 5 3.75 ano 6 4.0 ano 7 4.25 ano 8 4.5 ano 9 4.75 ano 10 5.0

http://www.bes.pt/sitebes/cms.aspx?labelid=contapoupancadez

Com estas taxas, são preferíveis os certificados de aforro. Actualmente 3,177% e vencem juros trimestralmente.

Só para aplicações a mais de 5 anos o BES seria vantajoso em relação aos CA, mas para esses prazos existem melhores opções.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com estas taxas, são preferíveis os certificados de aforro. Actualmente 3,177% e vencem juros trimestralmente.

Só para aplicações a mais de 5 anos o BES seria vantajoso em relação aos CA, mas para esses prazos existem melhores opções.

a ideia é ir conseguindo a bonificação com o minimo e daqui a um anos já com a taxa a 4% reforçar ao maximo pois a tendencia dos depositos em principio e se tudo correr bem é aproximarem-se da euribor

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou a pensar colocar algum dinheiro a 3 meses a 4% para depois re-aplicar, acham que em Agosto-Setembro as taxas estarão mais baixas ou que seja preferível colocar a 3,75 a 12 meses?

a tendencia é de baixa se no medio prazo a intenção é deposito a prazo faz se puderes com a melhor relação prazo juro

tens o fundo es liquidez que te da isso a um ano mas liquido ;D ;)  liquidez diaria risco quase 0 a maior parte é papel comercial do grupo bes

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

a ideia é ir conseguindo a bonificação com o minimo e daqui a um anos já com a taxa a 4% reforçar ao maximo pois a tendencia dos depositos em principio e se tudo correr bem é aproximarem-se da euribor

Visto dessa forma tens razão. É uma excelente estratégia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou a pensar colocar algum dinheiro a 3 meses a 4% para depois re-aplicar, acham que em Agosto-Setembro as taxas estarão mais baixas ou que seja preferível colocar a 3,75 a 12 meses?

A tendencia das taxas é continuarem a baixar faz um DP entre 6 a 12 meses, antes disso não compensa a não ser que queiras aproveitar alguma promoção para novos clientes com taxas atractivas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pode não ser mau, pode querer dizer que o banco atingiu os obejctivos de liquidez porpostos e agora não necessita de se expor tanto com taxas de juro tão altas.

MAis um banco que esta estabilizar as suas contas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante xpeculator

Com a descida generalizada das taxas de juro não será de considerar a subscrição de certificados de aforro (CA) uma boa opção mesmo tendo em conta o risco grande de falencia da republica? O dos bancos será menor?

Os CA serie C, actualmente disponiveis, oferecem hoje uma taxa de 3,177% a 3 meses o que me parece optimo dadas as condições actuais do mercado.

- xpeculator -

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

bem tenho uma duvida que agradecia se me ajudassem,

Desde há muito tempo tenho conta no bbva mas como acho que não estou a ser bem tratado e como posso estar a ser injusto pedia a vossa opinião.

tinha um DP com renumeração a 3% terminado o prazo desse deposito a prazo foi constituído automaticamente novo DP com taxa de 1.75% sem me consultarem sequer, sendo eu cliente há mais de 17 anos penso que merecia outro tratamento.

Na vossa opinião qual o melhor banco para investir esse deposito a prazo algo entre os 10000e os 15000.

private bank?

Banco invest?

ou outra opção??

Obrigado a quem me ajudar

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desde há muito tempo tenho conta no bbva mas como acho que não estou a ser bem tratado e como posso estar a ser injusto pedia a vossa opinião.

tinha um DP com renumeração a 3% terminado o prazo desse deposito a prazo foi constituído automaticamente novo DP com taxa de 1.75% sem me consultarem sequer, sendo eu cliente há mais de 17 anos penso que merecia outro tratamento.

Leu as condições desse depósito a prazo?

Provavelmente, existirá uma condição (é dito logo no inicio mas as pessoas esquecem) a alertar que findo o prazo este remunera a X% ou acaba e é depositado na conta à ordem.

Poderá ter sido esse o caso. Não convém precipitar-se!...  :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Neste caso, o que sucedeu é que o DP foi automaticamente renovado, com a taxa de juro em vigor no momento da renovação. Na FIN do DP deverá indicar que o mesmo é renovado automaticamente, e foi isso que sucedeu. Se for como indiquei o banco não fez nada de condenável ou ilegal, cumpriu aquilo que está estipulado.

Agora o que pode e deve fazer, é resgatar o capital e aplicá-lo noutro banco. O Privat Bank neste momento será a opção que oferece melhor taxa, seguido do Banco Invest.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu também nao mencionei todos os factos, sim eu sei que dizia renovável com capitalização.

Mas o que acontece é que sendo cliente há muitos anos como mencionei, esta não é a primeira vez que isto acontece.

Nas vezes anteriores e como se calhar tinha lá o triplo do capital telefonavam a oferecer ou mesmo a informar da taxa de juro do novo deposito e se concordasse aí constituía-se a aplicação, mas desta vez enviei inclusive uma mensagem á minha gestora de conta que simplesmentye ignorou. Penso que merecia outro tratamento apenas isso, nao menciono nada ilegal pois sei que nao o fizeram, mas se eles tomam a liberdade de tratar assim os clientes tambem tomo a liberdade de colocar o meu dinheiro onde bem o entender.

O pivat bank é de confiança??

posso lá investir sem receios??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até 100 mil euros estás protegido pelo fundo de garantia de depósitos da Letónia, diria que é minimamente seguro. O problema é que se ocorrer algum problema cá em Portugal, podes ter que ir à Letónia para reaver o dinheiro  ;D

O Banco Invest por outro lado está coberto pelo fundo de garantia de depósitos de Portugal até 100 mil euros também. Se suceder alguma coisa também estás seguro até aquela quantia, com a diferença de que tratas tudo cá em Portugal.

Ainda não tenho conta aberta no Invest, estou em processo de abertura, e hoje coloquei uma dúvida por e-mail e em poucos minutos telefonaram-me a dar uma resposta. Até agora estou a gostar do atendimento. Pedi os documentos de abertura de conta pelo correio, e enviaram logo no dia seguinte em correio azul.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Todos os últimos posts sobre o PrivatBank foram movidos para o tópico oficial do banco:

http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=325.684

Já que todo o bloco de mensagens rondava a confiança do banco em si, saindo um pouco off-topic, a discussão de tema fica mais apropriada lá, deixando este espaço para os depósitos a prazo propriamente ditos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fica actualização dos DP's:

Banco Popular - 1 ano - 4.25% (apenas para domiciliação do ordenado e valores até 5000€)

PrivatBank - 1 ano - 4.20%

Banco Invest - 1 ano - 3.75%

Finantia - 1 ano - 3.75%

Deutsche Bank - 1 ano - 3.50%

Millennium DP Estrela - 4%

PrivatBank - 6 meses - 3.70%

BIG - 6 meses - 3.50%

Finantia - 6 meses - 3.25%

BIC - 6 meses - 3.15%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites