Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Tenham muito medo, não vão um dia acordar como acordaram ontem os Cipriotas. Take care.

Privatbank -> Letónia (Latvia)

http://www.economist.com/blogs/schumpeter/2013/03/cyprus-bail-out?fsrc=scn/tw/te/bl/Unfairshortsighteddefeating

"... with enough foreigners at risk and a small enough country to push around, you get an outcome like Cyprus. (That is one reason why people are now wondering about the implications of this deal for little Latvia, also home to lots of Russian money and itself due to join the euro zone in 2014.)"

A Letónia já passou pela crise e ainda em tempos: "Após crise, Letônia é vista como modelo de austeridade" - http://economia.ig.com.br/2013-01-21/apos-crise-letonia-e-vista-como-modelo-de-austeridade.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

Sinceramente, depois desta notícia fiquei com mais medo foi de Portugal. A Letónia pode ter muito dinheiro russo, mas não está em risco de precisar de bail-out. Quanto a nós.... às páginas tantas é mais provável sermos nós a seguir o exemplo do que os letões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sinceramente, depois desta notícia fiquei com mais medo foi de Portugal. A Letónia pode ter muito dinheiro russo, mas não está em risco de precisar de bail-out. Quanto a nós.... às páginas tantas é mais provável sermos nós a seguir o exemplo do que os letões.

Eu acho uma vergonha essa medida, e concordo ctg, nada nos garante que de repente não se lembrem de fazer o mesmo cá, uma vez que estamos sob alçada da troika, uma pergunta, eles só aplicam a taxa aos depósitos a prazo e á ordem certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu acho uma vergonha essa medida, e concordo ctg, nada nos garante que de repente não se lembrem de fazer o mesmo cá, uma vez que estamos sob alçada da troika, uma pergunta, eles só aplicam a taxa aos depósitos a prazo e á ordem certo?

Também fiquei com essa dúvida. Penso que é apenas sobre os "Depósitos". Alguém que possa confirmar, ficarei grato ;)

Como o RuiCarlov disse, a probabilidade de acontecer em Portugal é maior do que na Letónia. Mas se não acontecer na grécia (que está muito sossegada, ultimamente) duvido que aconteça aqui. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante xpeculator

o meu post, ao contrário do que possa parecer, não pretendeu ser alarmista apenas informativo.

Quanto à hipostese de em Portugal ser mais provavel vir a acontecer o mesmo que aconteceu no Chipre concordo em absoluto.

O ponto fulcral que interessa reter é: o precedente foi aberto.

Que ninguem se espante se uma coisa semelhante vier a acontecer convosco.

Take care.

Xpeculator

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A medida para Chipre só amanhã vai ser discutida no parlamento e transformada em lei. (amanhã é feriado em chipre).

À partida aplica-se a todo o capital que esteja em depósitos (ordem ou prazo) e a ideia é esta taxa de roubo ser transformada em ações do banco (falido).

Por exemplo, quem tem 101.000 euros, vê 9.900,1 euros transformados em ações do banco onde tem o dinheiro (e se não tem dinheiro em ações ainda passa a ter de pagar comissões de guarda de títulos, LOL)

Quem tem 100.000 euros, vê 6.700 euros a serem roubados desta maneira.

Chamaram-me à atenção 5 pontos:

1. Chipre também tinha o fundo de garantia dos 100.000 euros.

É o exemplo claro que os politicos europeus estão-se nas tintas para a honra e para a legalidade porque com esta medida roubam até 6.7000 euros a cada depositante que confiou na veracidade dessa garantia. Se já desconfiávamos da veracidade dessa garantia, agora vale o que muitos de nós pensamos dos politicos: um balde de...

2. Dizem que Chipre é muito diferente do resto da Europa porque se transformou num paraíso fiscal e de depositantes russos que procuram lavar dinheiro.

Li que PIB de Chipre é cerca de 17B€, o empréstimo é de 10B€ mas só os russos têm 21B€.

O problema é se podem ter desejado que essas fortunas não fossem beneficiadas e, pelo contrário, participem no resgate, mas acabaram por arrastar as pequenas economias locais. Deviam ter colocado salvaguardas para os cipriotas, nomeadamente classes baixa e média.

3. A taxa de 9,9% para quem tem acima de 100.000 euros:

Mas isto agora é tipo promoção de supermercado ?! 9,9? Haja paciência.

4. Pela primeira vez rouba-se quem poupou

O IRS, IVA e outros, sobre o trabalho e rendimentos (juros, mais-valias, etc) são sobre ganhos variáveis e futuros.

Os cortes nas pensões, podemos pensar que são sobre direitos adquiridos mas o problema é que tinhamos a ideia errada: nós descontamos para quem está na reforma e não para a nossa reforma. Foi a realidade que descobrimos. Portanto quem está hoje na reforma, sofre os cortes da nossa crise. E nós nem sabemos se receberemos reforma, apesar de continuarmos a descontar.

Agora foram a dinheiro da poupança, adquirido (por trabalho honesto ou não, aí pode estar o único problema). Mas valia quem andou a poupar andar a torrar dinheiro.

5. Volta-se a falar em Portugal não estar a conseguir evitar um bail-out.

E que uma medida destas podia ser aplicada. Não agora, mas daqui a 1 a 2 anos. Reparem no que disse o Daniel Bessa (e o Cadilhe que voltou à carga)

A noticia ainda está a ser pouco falada na comunicação social, mais uma vez escolheram o fim de semana mas vamos ver o que vai acontecer nos próximos dias.

(sorry pela extensão) (provavelmente é bom passar a haver um tópico só sobre esta noticia de Chipre)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As decisões serão sempre politicas. Se assim interessar facilmente vão aos fundos e às obrigações. Não há escapatória fácil.

Boa sorte a todos.

Xpeculator

Mas neste caso não irá funcionar das mesma forma, nos depósitos pura e simplesmente retiram-te (roubam) da tua conta a percentagem correspondente, nas outras aplicações a acontecer será talvez no resgate...será?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante xpeculator

Mas neste caso não irá funcionar das mesma forma, nos depósitos pura e simplesmente retiram-te (roubam) da tua conta a percentagem correspondente, nas outras aplicações a acontecer será talvez no resgate...será?

Não necessariamente no resgate, podem perfeitamente "vender-te", i.e., roubar-te, uma determinada percentagem das tuas posições. Como disse, tudo decisões politicas.

A única forma de escapar a um assalto deste tipo é gastar o dinheiro em bens tangiveis ou guardar o ouro e cash debaixo do colchão e rezar para que não sejamos asaltados por outros bandidos de menor calibre.

Take care,

Xpeculator

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não necessariamente no resgate, podem perfeitamente "vender-te", i.e., roubar-te, uma determinada percentagem das tuas posições. Como disse, tudo decisões politicas.

A única forma de escapar a um assalto deste tipo é gastar o dinheiro em bens tangiveis ou guardar o ouro e cash debaixo do colchão e rezar para que não sejamos asaltados por outros bandidos de menor calibre.

Take care,

Xpeculator

Não sei se assim será...aguardemos, por alguma razão só falam em Depósitos, não te esquecas que um Depósito é um emprestimo ao banco, e um fundo de investimento não é a mesma coisa, não me podem pura e simplesmente me reduzirem o número de unidades de participação que detenho, no resgate talvez inventem alguma taxa extra, agora pura e simplesmente resgatar...mas aguardemos... já espero tudo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tudo isto é triste, não compreendo como se avança para uma situação destas em Chipre com toda a instabilidade que ela provoca, a fuga de capitais dos PIGS vai concerteza ter mais um incremento significativo....

O ano passado andei a tentar perceber se haveria uma solução para abertura de conta num banco estrangeiro (fora de pt) que servisse como solução a pequenos investidores, não o fiz porque não encontrei e porque entendo que se quero continuar a viver em pt deveria manter por cá as minhas economias, burrice, vou voltar à carga e tentar encontrar uma solução para estar com um pé dentro e outro fora...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aqui por Portugal nada me espanta, seja 28% (por enquanto) sobre os rendimentos, cortes no Natal e férias, taxa extraordinária de 3,5% no IRS, etc.

Um estado que devia ser social vai agora até buscar 20% sobre valores iguais ou superiores a 5.000€ nos prémios da Santa Casa sem esforço nenhum, nem aposta feita, haverá melhor exemplo?

Quanto ao Chipre, acho muito estranho a medida afectar só os depósitos e não os investimentos no global, isto deverá ser clarificado nos próximos dias. O futuro da Europa perspectiva-se negro...

Com esta última reavaliação da troika, o governo precisa de roubar mais 4 mil milhões de euros ao esforço, trabalho e poupança do povo. O governo já raspou os nossos tachos e agora vai voltar para também os levar.

Eu forneço uma dica para combater a dívida portuguesa: dispensem toda a comitiva política deste país, encerrem a Assembleia da República, que Portugal aceita ser governado pela troika. O que não pode acontecer é alimentar dois bichos papões. E não é preciso agradecer a dica, pois esta é fornecida de graça, não vá um dia ainda pagar imposto. 8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tudo isto é triste, não compreendo como se avança para uma situação destas em Chipre com toda a instabilidade que ela provoca, a fuga de capitais dos PIGS vai concerteza ter mais um incremento significativo....

O ano passado andei a tentar perceber se haveria uma solução para abertura de conta num banco estrangeiro (fora de pt) que servisse como solução a pequenos investidores, não o fiz porque não encontrei e porque entendo que se quero continuar a viver em pt deveria manter por cá as minhas economias, burrice, vou voltar à carga e tentar encontrar uma solução para estar com um pé dentro e outro fora...

Já olhou para este tópico? http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=8084.0

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também já pensei em abrir uma conta no estrangeiro.

Mas nem sei que taxas são praticadas noutros países, nem como se passa a nível de fiscalidade, nem que documentação necessária.

Acho até que seria interessante criar um tópico sobre o tema.

Creio que uma alternativa (temporariamente) seria colocar o dinheiro nos crofres de um banco pois a situação no Chipre, os vários pedidos de ajuda, as questões colocadas pelo BE à CMVM sobre a venda de produtos financeiros do BES, etc  me fazem duvidar de todo o sistema financeiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho até que seria interessante criar um tópico sobre o tema.

Já existe. Mais do que um. Mas a discussão nunca vai muito longe pois regra geral é muito complicado. As únicas opções mais acessíveis (para além de ir pessoalmente ao país) são o ING (tópico para onde direcionei o Ruif) e parece-me que através do Barclays também é possível

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas. Peço desculpa por duplicar de certa forma o conteudo, mas paerece me aceitavel que esteja em ambos os topicos.

Ora, chegou o momento de necessidade de reaplicar dinheiro vencido . E como todos sabem as taxas andam nas ruas da amargura.

O montante é substancial , e representa juntamente com o que ja esta depositado no privt (fruto de reforços ) cerca de 56,6%% de todo o meu capital bancario .

Será este banco uma opçao segura para rentabilizar o meu capital ate outubro de 2013? (altura em que a subscriçao do pe de meia termina com as taxas que usofruo actualmente.)

A taxa é de 5,45% brutos , e no mercado , aqui, nao me arranjam nada melhor ate o maximo de 1 ano acima dos 3% brutos. A diferença é enorme.

Sim, posso subrescrever o fundo liquidez do bes que tem dado uma rendibilidade regular na ordem dos 4% , mas, aqui o risco é de facto real .

Com toda a instabilidadade economica europeia, a situaçao actual do chipre  etc, será racional fazer uma aplicaçao de 56% do meu capital no privat por mais 7 meses?Continuando a reforçar como é obvio aumentando ainda mais a % .

Por onde passo , os gestores bancarios dizem barbaridades do banco, eu sei que eles fazem o papel deles, procuram dissuadir o cliente expondo os potenciais perigos do privat (classifica nos eles de perigos). Discursam tecnicamente establecendo relaçao negativa entre a instabilidade e estes bancos .

Que o fundo nao é portugues e que pode nao ser tao garantido como parece. Mas, andamos entao a brincar de faz de conta  garantindo o que nao é garantia nenhuma?

Eles vendem o seu peixe, mas conseguem "assustar" o cliente semeando receio e medo na cabeça das pessoas [img alt=:)]http://www.forumfinancas.com/Smileys/default/smiley.gif faz parte da estrategia. Mas resulta .

O que me dizem?

Que alternativas a as estas taxas existem? tendo sempre presente que nao quero nada acima dos 24 meses.

Poderá esta situaçao do chipre relacionar se de alguma forma com a estabilidade do privat? Mas até no chipre todos os depositos bancarios ate 100 mil euros estao salvaguardados , nao é assim? Mesmo os dos bancos que vao ser extintos.

O que acham(argumentando)?

Que alternativas a as estas taxas existem? tendo sempre presente que nao quero nada acima dos 24 meses.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas. Peço desculpa por duplicar de certa forma o conteudo, mas paerece me aceitavel que esteja em ambos os topicos.

Ora, chegou o momento de necessidade de reaplicar dinheiro vencido . E como todos sabem as taxas andam nas ruas da amargura.

O montante é substancial , e representa juntamente com o que ja esta depositado no privt (fruto de reforços ) cerca de 56,6%% de todo o meu capital bancario .

Será este banco uma opçao segura para rentabilizar o meu capital ate outubro de 2013? (altura em que a subscriçao do pe de meia termina com as taxas que usofruo actualmente.)

A taxa é de 5,45% brutos , e no mercado , aqui, nao me arranjam nada melhor ate o maximo de 1 ano acima dos 3% brutos. A diferença é enorme.

Sim, posso subrescrever o fundo liquidez do bes que tem dado uma rendibilidade regular na ordem dos 4% , mas, aqui o risco é de facto real .

Com toda a instabilidadade economica europeia, a situaçao actual do chipre  etc, será racional fazer uma aplicaçao de 56% do meu capital no privat por mais 7 meses?Continuando a reforçar como é obvio aumentando ainda mais a % .

Por onde passo , os gestores bancarios dizem barbaridades do banco, eu sei que eles fazem o papel deles, procuram dissuadir o cliente expondo os potenciais perigos do privat (classifica nos eles de perigos). Discursam tecnicamente establecendo relaçao negativa entre a instabilidade e estes bancos .

Que o fundo nao é portugues e que pode nao ser tao garantido como parece. Mas, andamos entao a brincar de faz de conta  garantindo o que nao é garantia nenhuma?

Eles vendem o seu peixe, mas conseguem "assustar" o cliente semeando receio e medo na cabeça das pessoas [img alt=:)]http://www.forumfinancas.com/Smileys/default/smiley.gif faz parte da estrategia. Mas resulta .

O que me dizem?

Poderá esta situaçao do chipre relacionar se de alguma forma com a estabilidade do privat? Mas até no chipre todos os depositos bancarios ate 100 mil euros estao salvaguardados , nao é assim? Mesmo os dos bancos que vao ser extintos.

O que acham(argumentando)?

Obrigado.

O fundo não é o portugues mas penso que o risco é o mesmo.

Porque dizes que o fundo de liquidez tem risco real? eu agora ainda gosto mais dos fundos, ainda mais com esta questão do Chipre, olha eles fazerem o emsmo cá? limparem 30% ou sei lá já a percentagem dos depósitos...nos fundos não te podem tocar, podem é inventar alguma taxa mas é no resgate e sobre o ganho, para alem do IRS, plo menos esta é a minha perspectiva da coisa :) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, secalhar nao usei a expressao correcta. O que eu queria dizer é que teoricamente nao ha qulaquer garantia , coisa que existe nos depositos a prazo. Mas o certo é que esse fundo demonstra estabilidade .

Quanto á taxaçao dos depositos aprazo no chipre. Ate 100000 mil euros nao se toca.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Finantia - 1 ano - 4.0%

Banco Invest - 1 ano - 4.0%

PrivatBank - 1 ano - 3.950%

Banco Popular - 1 ano - 3.50%

BBVA - 1 ano - 3.50%

Finantia - 6 meses - 3.50%

BIG - 6 meses - 3.50%

PrivatBank - 6 meses - 3.450%

BIC - 6 meses - 3.15%

Banco Invest - 6 meses - 3.10%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o que acham destes dois produtos estruturados da CGD

https://www.cgd.pt/Particulares/Futuro/Poupanca-Investimento/Produtos-Estruturados/Documents/Caixa-LuxAut-outubro-2014_PFC-Prospeto-Informativo.pdf

https://www.cgd.pt/Particulares/Futuro/Poupanca-Investimento/Produtos-Estruturados/Pages/Caixa-DuoMix-Abril-2016_PFC.aspx

Quais vantagens e desvantagens em relação aos depositos prazo normais.

A principal desvantagem é ser não mobilizável mas tem alguma vantagem adicional ?

Existe algum produto caixa geral depositos com garantia dinheiro inicial que seja interessante ? não me importo que tenha algum risco nos juros, desde que o montante inicial seja seguro 100% :)

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sinceramente esses produtos não são nada bons. Além de não garantirem rendimento, ou seja, podes nem ganhar nada, não permitem mobilização antecipda, no caso de precisares com urgência do dinheiro estás tramado. Existem depósitos a prazo com melhores taxas, e esses podes mobilizar antecipidamente e garantem à partida remuneração.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites